Isso aqui era um livro da quarta série primária dos anos 60:

Da primeira série:

E isso aqui eram alunos de uma escola:

Livros recentes:

Em qual delas vc colocaria seu filho?
Mas isso é muito tendencioso, pegando livros básicos da época da ditadura, que pelo que se vê nem era lá essas coisas e comparando com um trecho de texto onde Lula é citado e outra com ilustração comparando capitalismo x comunismo, como se toda a educação se resumisse nisso. E aliás nem sei em qual escola tem esse livro, se foi um aluno que recebeu de outro aluno; se um professor que recomendou por conta própria; etc.
Já na escola da época da ditadura na foto, as crianças parecem que saíram dum clipe do Pink Floyd, todas com fardas iguais - lá nos EUA, terra da liberdade capitalista, alunos vão a paisana, liberdade como essa e outras liberdades não se viram na época da ditadura.
Ainda permaneço na minha posição - nem (extrema) direita nem (extrema) esquerda. Eu pus muitos links com fontes sólidas de como era educação da ditadura e aí me vem com essas fotos editadas pegando casos isolados (ainda que não seja tão incomum assim) pra dar impressão que há uma doutrinação e conspiração marxista nas escolas.
Nesse vídeo mostra como doutrinação pode vir de outros locais (igreja, família, etc), não é assim que acontece com doutrinação religiosa?
http://www.youtube.com/v/EBKLXta6ZD0