Os mercados "normais" se abastecem do mercado negro que vem da Colômbia, vendendo acima dos preços controlados pelo governo.
E adivinhe quem deve ganhar muita grana controlando o mercado negro.
Toda vez que essa corja imunda se encastela no governo de algum país é questão de tempo até arrebentarem a economia propositalmente para controlar a população pela fome.
Não é acaso, depois ficam milionários com contrabando e controle total do mercado e da produção industrial, mesmo que o país esteja falido.
Arcanjo, só me dá 2 minutos de sua atenção num ponto:
Antes, minhas considerações:
Antes do Hugo Chávez quem governou na Venezuela foi Carlos Pérez, que tinha um governo nacionalista nos meados dos anos 70, quando nacionalizou o petróleo, pouco antes da crise do petróleo de 73.
Era um tempo em Am Lat onde outros países viviam ditaduras de direita porém extremamente nacionalistas, regidos por todo tipo de protecionismo para formas as indústrias locais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Andr%C3%A9s_P%C3%A9rezNa Venezuela o plano também não deu certo: após algumas crises financeiras voltou a se eleger porém 'traiu o movimento', não conseguiu melhorar o andamento econômico, as pessoas protestaram nas ruas e foram recebidos à bala (isto já em '89, no episódio conhecido como 'Caracazo', quando na verdade Carlos Pérez já estava isolado tentando manter o poder).
Hugo Chávez subiu ao poder com a bandeira do nacionalismo, para retomar as rendas e tals, mas também propôs um grande acordo nacional, do qual nasceu a sua constituinte (muito diferente da atual que é uma maquiada para um regime ditatorial). E daí partiu para o seu plano de se manter perpetuamente no poder, interrompido somente pela sua doença.
Agora, o ponto:
Você diz
Toda vez que essa corja imunda se encastela no governo de algum país é questão de tempo até arrebentarem a economia propositalmente para controlar a população pela fome.
Na verdade a esquerda teve muitas noções errôneas econômicas, porém porque mantiveram erros do passado em tentar consertar a economia através de commodities. Mas isso é uma constante na Am Lat independente do viés ideológico.
A constante que eu vejo no caso de ditaduras é tentar se perpetuar no poder de qualquer maneira, e isso é característica de uma ditadura, seja de direita, de esquerda, de centro, etc.
Talvez tenhamos que concluir que foi um nacionalismo e protecionismo e um foco em commodities (por não ter outro diferencial de mercado) o que causa este tipo de crise, seja por ditaduras de esquerda assim como de direita.
Obs: o Maduro ainda vai desencadear uma crise violenta na Venezuela, de um novo enfrentamento político, e começo a achar que é o que ele quer, para sair como um herói que tentou manter o equilíbrio quando na verdade apagou o fogo com gasolina.