Isso não faz o mínimo sentido.
Eu sou esquerdista, de acordo com o "Buck Compass". Parece legítimo.
Não me parece uma "caricatura", parece realmente que você acha que a "esquerda" possui o monopólio nessas coisas que você citou, quando, na verdade, em TODOS os casos em que a esquerda tomou o poder de fazer tudo o que queria, direitos humanos e tudo o mais foram pro brejo. Cuba fuzilava homossexuais, mas, hei, é coisa da esquerda aceitar casamentos homossexuais.
Rapaz...
Como eu disse antes,
não gosto dessa "condensação de componentes principais" unidimensional de "esquerda e direita", mas ela existe, e estas associações estão muitas vezes presentes no discurso da oposição.Não é que "a esquerda possui o monopólio"; não é sobre os
movimentos de esquerda, ou, pessoas que mais se rotulam assim, mas sobre a
definição de "esquerda".
Esquerda e direita não são só grupos/times opostos que se rotulam arbitrariamente assim, mas são
definidos por diferentes conjuntos de valores e crenças. Comunismo e liberalismo num extremo* (esquerda), capitalismo laissez-faire e conservadorismo no outro.
* bem, se falando de "extremo", em vez de apenas "liberalismo", talvez fosse melhor falar de "porra-louquismo".
A
definição do espectro não implica num "monopólio" do valor ou crença
por um grupo, mas faz daqueles indivíduos que tenham um dado valor ou crença "se desviarem" ao lado correspondente do espectro.
Por isso não faz sentido falar em radical de direita comunista gayzista maconhista, nem num esquerdista teocrático-monarco-laissez-fairista. Você não pode se rotular arbitrariamente de "esquerda" ou "direita" e ter os valores que definem o lado oposto.
Não é o "Buck compass":
https://en.wikipedia.org/wiki/Political_spectrumÉ a definição geral da coisa, nada que eu inventei.
"Cuba fuzilar homossexuais",
por definição, leva Cuba mais à direita, ou ao centro, seja lá onde vá parar no espectro por isso. Não importa se esquerdistas neguem o fato histórico, se os direitistas neguem a definição, ou centristas neguem ambos.
Mas, como queiram. Vamos dizer também que os regimes teocráticos muçulmanos são "de esquerda", já que os esquerdistas defendem imigração de muçulmanos, e acham que eles não são uma ameaça. Teocracia=cultura, então teocracia=multiculturalismo, e multiculturalismo=esquerdismo. Menos aquele que considerarmos razoável e portanto direitista, claro.