Com tantos resultados catastróficos reiteradamente gerados pela implantação de políticas socialistas, me parece incrível que alguma pessoa inteligente, bem informada e bem intencionada ainda possa advogar em prol de tais sandices.
O primeiro que você precisa saber é que antes da era Chávez havia uma enorme desigualdade social, um governo populista que levou a uma crise insustentável , com hiperinflação e tumultos sociais derivados de estratégias econômicas equivocadas... de direita.
Veio um suposto salvador da pátria, nacionalista e no caso de vertente socialista, que primeiro utilizou os ventos favoráveis para promover modificações sociais e permitir que pessoas de classes sociais menos favorecidas pudessem participar do governo, sustentando suas medidas populistas enquanto dava migalhas aos menos favorecidos. E depois insistiu em permanecer no poder a todo custo, e ainda conseguiu elegeu seu sucessor que tem um gabinete lambe botas mas bem ineficiente tecnicamente, tirando o quesito 'conspirar para continuar no poder', quesito este em que são especialistas.
O resto da estória você já sabe.
Mas veja que na verdade os dois governos erraram nos mesmos pontos e chegaram ao mesmo caos. Deveríamos aprender algo com isso que não seja culpar o bando contrário e continuar a luta nonsense que levamos há 200 anos.
Mas a parte que você não entende e olha de cima do seu pedestal de compreensão está associada a uma falta de capacidade de entender como foram formados os países na Am Latina. E talvez nunca ter vivido numa favela, por exemplo. Nunca ter visto seus filhos passando fome. Ou ter visto um parente próximo trabalhar a vida inteira e não ter aposentadoria, ou morrer mais cedo por não ter nenhuma assistência médica. A realidade é bem outra.
Com muita, muita gente na pobreza por muitos, muitos anos, centenas de anos, com milhões antes escravos, depois excluídos e que mesmo assim querem algum dia conseguir participar do poder.
Isso explica tanto a parte aparentemente inexplicável do 'socialismo' assim como a repetição exaustiva de governos populistas, sejam de direita ou esquerda, que assolam os nossos trópicos.
Entendo a sua queixa quanto a parte técnica, económica da questão na qual devo concordar totalmente. Mas para entender a coisa toda você precisa ter empatia para com a população real do nosso continente e o seu sofrimento, que também é real.
Vai parecer bem hippie setentista o que digo, mas se for de mochila percorrer o nosso continente verá o que quero dizer.
Eu te peço sinceras desculpas se parece um discurso de um sabichão, mas na verdade é o discurso de um velho que viu, vê e certamente verá muita injustiça ao seu redor.