Autor Tópico: Os estragos do chavismo na Venezuela  (Lida 123262 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #500 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 09:55:58 »

Citar
Crise energética leva Venezuela a restringir funcionamento de centros comerciais

Todos os dias entre 13h e 15h e das 19h às 21h, as empresas deverão fechar as portas ou gerar a própria eletricidade

CARACAS — A crise energética que já dura mais de sete anos na Venezuela, mas que se agravou recentemente, forçou Nicolás Maduro a tomar medidas que estão ameaçando os centros comerciais na capital com apagões e cortes nos horários. A partir desta quarta-feira, boa parte das empresas vai ter que paralisar suas atividades entre 13h e 15h e das 19h às 21h, caso não consigam gerar sua própria energia.

[...]

Além disso, os novos horários põem em risco o emprego de 75% dos funcionários e pode afetar cerca de 500 mil pessoas, diz o órgão, assim como levar a uma queda de mais de 80% na vendas dos produtos. A Cavececo também aponta que a medida agravará a recessão econômica no país.

http://oglobo.globo.com/mundo/crise-energetica-leva-venezuela-restringir-funcionamento-de-centros-comerciais-18643719#ixzz3zmv5ldlg

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #501 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 12:55:18 »
A história recente da Venezuela parece seguir os itens de um manual: "Como desmontar um país. Dicas passo-a-passo."
Lamento muito pelos venezuelanos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #502 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 13:15:37 »
A história recente da Venezuela parece seguir os itens de um manual: "Como desmontar um país. Dicas passo-a-passo."
Lamento muito pelos venezuelanos.

Espero que os venezuelanos não mandem condolências para nós daqui dois ou três anos.
Foto USGS

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #503 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 13:43:46 »
A história recente da Venezuela parece seguir os itens de um manual: "Como desmontar um país. Dicas passo-a-passo."
Lamento muito pelos venezuelanos.

Mas segue, é o manual do socialismo e do populismo. E o resultado é sempre o mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #504 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:12:09 »
Citar
Na Venezuela, a hiperinflação chega de Boeing 747

Quando a moeda perde seu valor, toda a economia degringola.
 
Sendo a moeda a metade de toda e qualquer transação econômica, se ela deixa de funcionar, você retorna a um estado de escambo.  Ninguém aceita abrir mão de bens — principalmente alimentos e outros produtos essenciais — em troca de uma moeda sem poder de compra nenhum.  Escassez e desabastecimentos se tornam rotineiros.

Uma moeda fraca destrói o aspecto econômico mais básico da economia de mercado, que é o sistema de preços.  Consequentemente, sem uma formação de preços minimamente racional, todo o cálculo econômico permitido pelo sistema de preços — o cálculo de lucros e prejuízos, que é o que irá estimular investimentos — se torna praticamente impossível.

Esta é exatamente a atual situação da Venezuela.

Uma moeda em contínuo enfraquecimento, que nenhum venezuelano quer portar e que nenhum estrangeiro está disposto a aceitar em troca de dólares (o que inviabiliza importações), levou a uma escassez generalizada de bens essenciais na economia — inclusive comida e remédios, que estão sendo substituídos por remédios para cachorros —, impondo um trágico suplício aos cidadãos daquele país.

Como já explicado detalhadamente nos artigos deste site, o valor do bolívar está desabando feito uma pedra.  O gráfico a seguir, elaborado pelo site Dolar Today, que mantém um histórico do valor do dólar no mercado paralelo da Venezuela, mostra a evolução da taxa de câmbio do bolívar em relação ao dólar americano.


Taxa de câmbio bolívar/dólar no mercado paralelo

Como mostra o gráfico, em meados de 2014, um dólar custava 200 bolívares no mercado paralelo.  Atualmente, o bolívar já desabou acentuadamente, com um dólar valendo mais de 1.000 bolívares.  Isso implica uma desvalorização da moeda nacional de 80% em apenas um ano.

O país está hiperinflação.  Organismos internacionais, em uma projeção conservadora, estimam uma inflação de preços de 720% para este ano.

Uma das causas desta hiperinflação está na acelerada criação de dinheiro.

O gráfico abaixo mostra a evolução da quantidade de cédulas de papel e de depósitos em conta-corrente na economia venezuelana (agregado M1) de acordo com as estatísticas do próprio Banco Central venezuelano.  Em apenas dois anos, essa variável praticamente quadruplicou.


Evolução da quantidade de cédulas de papel e de depósitos em conta-corrente na Venezuela

No entanto, segundo reportagem do The Wall Street Journal, as impressoras do Banco Central da Venezuela, localizadas na cidade industrial de Maracaíbo, não têm mais papel suficiente para continuar a impressão de cédulas.  Não no volume exigido pelo governo — que, após a queda do preço do petróleo, passou a se financiar quase que exclusivamente via impressão de dinheiro.

Sendo assim, como manter o ritmo dessa tresloucada criação de cédulas de papel?

O próprio The Wall Street Journal respondeu: utilizando 36 Boeings 747, os famosos Jumbos.

"Toneladas de provisões, amontoadas dentro de 36 Boeings 747 cargueiros, chegaram aqui em Caracas oriundos de vários países ao redor do mundo para trazer mantimentos para a estropiada economia venezuelana.

Porém, em vez de comida e de remédios, os aviões trouxeram um outro recurso que frequentemente se torna escasso aqui: cédulas da moeda venezuelana, o bolívar.

De acordo com sete pessoas que participaram do acordo, os suprimentos fazem parte de uma remessa de pelo menos cinco bilhões de cédulas que o governo do presidente Nicolás Maduro encomendou durante o segundo semestre de 2015 como forma de aumentar a oferta da cada vez mais desvalorizada moeda venezuelana.".

E não acaba por aí.  Mais aviões estão chegando.

Ainda segundo a reportagem, o Banco Central venezuelano começou negociações secretas para encomendar outros 10 bilhões de cédulas, o que, na prática, irá dobrar toda a quantidade de cédulas em circulação.  Para efeito de comparação, vale dizer que o Fed (o Banco Central americano) e o Banco Central Europeu, que atuam em regiões de dimensão continental, imprimem anualmente 8 bilhões de cédulas cada um — sendo que os dólares e euros, ao contrário do bolívar, são utilizados mundialmente, especialmente em outros países.

Obviamente, o governo venezuelano tem de pagar por esse serviço:

"Toda essa farra de encomenda de cédulas está custando ao governo venezuelano centenas de milhões de dólares, disseram as sete pessoas envolvidas no acordo entre o governo venezuelano e os produtores das cédulas de dinheiro.

[...]

A maioria dos governos ao redor do mundo terceirizou a atividade de impressão de cédulas para empresas privadas, as quais podem fornecer sofisticadas tecnologias anti-falsificação, como marcas d'água e faixas de segurança.

[...]

A enorme encomenda de 10 bilhões de cédulas do governo venezuelano não pôde ser atendida por apenas uma empresa, disseram as sete pessoas familiarizadas com o acordo.  Consequentemente, a medida do governo venezuelano despertou um enorme interesse entre as maiores empresas mundiais do ramo de impressão de dinheiro, cada qual ansiosa por uma fatia desse bolo, principalmente em uma época em que as baixas margens de lucro no ramo da impressão de cédulas de dinheiro obrigaram várias dessas empresas a cortarem seus custos.".

Mas como o governo venezuelano está pagando por este serviço?  Exaurindo suas reservas internacionais em dólar e, principalmente, queimando todo o seu estoque de ouro.

De acordo com informações da Reuters e da Bloomberg, todo o ouro provavelmente estará exaurido até o final deste ano, dado que o país tem dívidas de US$ 12 bilhões que vencerão este ano e terá de recorrer ao metal para quitar estas dívidas.  Após isso, a menos que ocorra um surpreendente aumento nos preços do petróleo — que sempre foi o grande garantidor de divisas para o país —, o país estará à deriva.

Atualmente, já há enormes dificuldades para importar bens essenciais, como medicamentos contra o câncer, papel higiênico, e repelentes contra insetos para exterminar o vírus da Zika.

Mas tudo se torna ainda mais ridículo: o governo determinou que a cédula de maior denominação é a de 100 bolívares.  Não pode haver nenhuma cédula maior que a de 100 bolívares.  Segundo a reportagem, o governo venezuelano se recusa a imprimir cédulas de maior denominação — o que, por si só, geraria uma grande redução nos custos de impressão, poupando ao governo milhões de dólares — porque "fazer isso implicaria o reconhecimento de que o país está em hiperinflação, algo que o governo publicamente nega."

"As mais recentes encomendas do Banco Central venezuelano contemplam exclusivamente cédulas de 100 e de 50 bolívares, pois as de 20, 10, 5 e 2 valem menos do que seu custo de produção.".

Enquanto isso, a vida na Venezuela segue perturbadoramente semelhante àquela vivenciada pelos alemães durante a hiperinflação da República de Weimar em 1923, com os carrinhos de mão lotados de dinheiro e tudo:

"Embora o uso de cartões de crédito e de transferências bancárias esteja em alta, venezuelanos têm de carregar pilhas enormes de cédulas de dinheiro, uma vez que os vendedores fazem de tudo para evitar as taxas governamentais que incidem sobre as transações eletrônicas.  Jantar em um restaurante bom pode custar um tijolo de cédulas de dinheiro.  Um pastel de queijo — localmente conhecido como arepa — custa aproximadamente 1.000 bolívares.  Como a cédula de maior denominação é a da 100 bolívares, um simples pastel de queijo exige que o comprador tenha ao menos dez cédulas de 100 bolívares — cada qual vale menos que US$ 0,10.

Por causa do rígido controle de preços implantado pelo governo, só é possível encontrar bens no mercado negro.  Desde pneus de carro até fraldas de bebê — os venezuelanos têm de recorrer ao mercado negro se quiser adquiri-los.  E o mercado negro, obviamente, só trabalha com dinheiro vivo, o que exige que os venezuelanos portem pilhas e pilhas de cédulas de dinheiro.".

E as coincidências se tornam ainda mais desesperadoras.  De acordo com as pessoas que participaram do acordo entre o Banco Central da Venezuela e as empresas privadas que estão fornecendo as cédulas:

"As empresas escolhidas são a britânica De La Rue, a canadense Bank Note Co., a francesa Oberthur Fiduciaire e sua subsidiária em Munique chamada Giesecke & Devrient, que é a mesma que imprimiu as cédulas alemãs durante a hiperinflação da República de Weimar, em 1923, quando os cidadãos tinham de utilizar carrinhos de mão lotados de dinheiro para comprar pão.

Mais recentemente, essa mesma empresa forneceu as cédulas de dinheiro para o Zimbábue quando o país entrou em hiperinflação em 2008.  À época, os preços dobravam diariamente."

Conclusão

Recentemente, uma foto de um venezuelano utilizando uma cédula de 2 bolívares como guardanapo para segurar uma empanada tornou-se viral na internet.  A imagem é uma perfeita ilustração da teoria econômica: se a moeda é fraca, ela perde toda a sua função de meio de troca, e passa a ser utilizada em aplicações mais cotidianas.



Uma cédula de 2 bolívares vale muito menos que US$ 0,01 (na prática, vale um terço de um cent, ou US$ 0,002).  Já um pacote de guardanapos custa mais de 600 bolívares.

Essa foto é pavorosamente parecida com as fotos oriundas do episódio da hiperinflação alemã na época da República de Weimar, em que o índice da inflação de preços mensal saltou de 100% em julho de 1922 para 29.500% em novembro de 1923. A cédula de 100 trilhões de marcos foi criada e as impressoras do Reichsbank passaram a imprimir dinheiro ao ritmo recorde de 74 trilhões de cédulas de marcos por semana.

Como consequência dessa inflação de dinheiro, os alemães passaram a utilizar as cédulas como lenha para fogueiras e para fogões.

Por ora, podemos apenas especular a extensão do estrago que esse episódio trará à poupança dos venezuelanos.  À medida que as notícias sobre a economia do país vão sendo reveladas é inevitável não ter aquela sensação de horror.

Não deixa de ser fascinante constatar que, mesmo com a história nos fornecendo inúmeros exemplos, os governos parecem nunca aprender.  Eles continuam acreditando que podem, de alguma maneira, sobrepujar as leis econômicas por decreto.  E isso se aplica não apenas ao governo da Venezuela, mas também a todos os governos do mundo.  O planejamento central da moeda é uma prática adotada por todos os governos de todos os países.  A Venezuela é apenas o exemplo mais extremo.

Em algum momento, todos os estados deixarão de ser capazes de honrar suas promessas feitas aos seus cidadãos.  E quando isso ocorrer, ou seja, quando os governos não mais forem capazes de manter suas promessas por meio da tributação e do confisco de riqueza, eles recorrerão à impressora de dinheiro.

Essencialmente, todos os governos do mundo controlam suas moedas da mesma maneira que o governo Maduro.  Varia apenas a intensidade com que cada governo destrói o poder de compra de suas respectivas moedas.  Ao redor de todo o mundo, o que temos no âmbito monetário é socialismo puro, de modo que todas as moedas nacionais estão sujeitas unicamente ao poder político.

É inevitável imaginar (e temer) quantos outros desastres econômicos terão de ocorrer até que se torne claro que o socialismo — de todos os tipos, tamanhos e graus de intensidade — é impraticável, intolerável e indesculpável.

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2327
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #505 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 16:25:50 »
Que nojo! Do valor da moeda e desse porco usando dinheiro como guardanapo. Por que não usou como papel higiênico?

Alguém  sabe como funciona a política  de criação de novas cédulas pelo BC e pelo FED? Será que é uma medida transparente, anunciando-se com antecedência ou é feito sem divulgação? É importante saber, pois é um fator importante de desvalorização da moeda.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #506 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:42:15 »
Se não estou enganado, precisa de autorização do Congresso Nacional, não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #507 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:47:50 »
Tomara...

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #508 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:50:35 »

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #509 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 17:57:56 »
Vish...lá vem mais desvalorização...

então temos que ficar de olho nessas LDOs...


Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #510 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:02:46 »
Vish...lá vem mais desvalorização...

então temos que ficar de olho nessas LDOs...



Aí aumenta o juros para combater a inflação... A saída poderia ser a exportação, mas com a China desacelerando... :(

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #511 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:09:51 »
Exato, é assim que se fabrica a inflação com déficit  público.

http://www.ilisp.org/noticias/governo-pede-permissao-para-imprimir-r-602-bilhoes-de-reais-para-pagar-gastos-de-2016/

Vish...lá vem mais desvalorização...

então temos que ficar de olho nessas LDOs...

Na realidade, a emissão de títulos públicos não implica necessaria e diretamente no aumento da inflação porque se trata, em última instância, de uma modalidade de empréstimo.

Mas se o governo não conseguir gerar um superávit primário que permita, ao menos, pagar os juros da dívida, aí sim estará formado o ambiente para o aumento da inflação pelo aumento do meio circulante, ou seja, emissão de dinheiro.
Foto USGS

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #512 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:57:47 »
Citar
http://www.oantagonista.com/posts/chavez-foi-eleito-com-dinheiro-sujo-da-odebrecht

Chávez foi eleito com dinheiro sujo da Odebrecht

A Odebrecht comprou Hugo Chávez.

Foi o que disse a mulher de João Santana, Dona Xepa, em depoimento à Lava Jato.

Segundo O Globo, ela acusou a empreiteira de usar "caixa dois para pagar parte da campanha do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Os pagamentos foram feitos através da mesma offshore que os investigadores da Lava Jato dizem que foi usada pela empresa para pagar propina aos ex-diretores da Petrobras. Os pagamentos não foram declarados nem no Brasil nem na Venezuela".

A Odebrecht, até o momento, permanece calada.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #513 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:58:14 »
Olha o Foro de São Paulo...
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #514 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 20:20:15 »
Olha o Foro de São Paulo...

Encurtando:

O Ignorácio favorecia a Odebrecht que desviava grana via BNDES para obras na Venezuela e o marqueteiro do PT recebia a grana suja lá no exterior como pagamento pela campanha do PT aqui.

Exatamente como eu dizia muito tempo antes dessa sujeirada vir a público, o Ignorácio não subia no palanque eleitoral desses vagabundos sem um bom motivo.

E agora vcs entendem a "importância estratégica" dessas obras que o PT financiava no exterior.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #515 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 20:26:43 »
Mas o porto de Cuba é estratégico...
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #516 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 20:29:28 »
Mas o porto de Cuba é estratégico...

Sim, claro...

E pelo resultado econômico do governo Dilmão nós podemos ver o retorno financeiro da obra.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #517 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 07:56:56 »
Para quem ainda acha que o Maduro vai aceitar o resultado das eleições, ou vai largar o cargo por bem:

http://www.defesanet.com.br/al/noticia/21685/VENEZUELA-%E2%80%93-Ministro-da-Defesa-considera-o-povo-inimigo-e-manda-entregar-armas-para-as-Milicias/

Os militares venezuelanos, muitos ligados ao tráfico de drogas, estão armando com fuzis as milicias a serviço do Maduro.

Citar
"Isso é algo muito grave, muito grave, porque a Milícia Bolivariana não é um componente das Forças Armadas. Ele não está prevista na Constituição. Isso significa que eles estão entregando armas a grupos não-profissionais, que estão à margem da lei. São soldados à serviço da revolução ", disse Rocio San Miguel, presidente da ONG Control Ciudadano para la Seguridad, la Defensa y la Fuerza Armada Nacional..
 
A especialista explica que a estrutura militar atual cobre todo o território nacional, através das 7 Regiões  de Defesa Estratégica Integral (REDI), 24 Áreas de Atuação Defesa Integral (ZODI), e 99 Áreas de Defesa Integral da Milícia (ADI). "Isso significa que eles estão entregando armas para as 99 ADI, que estão constituídas por cerca de 1.500 grupos da Milícia Bolivariana, que ocupam todas as regiões do país", diz San Miguel, e detalha que somente no noroeste de Caracas (entre San Bernardino e 23 de Janeiro), operam oito grupos de milicianos identificados como Ezequiel Zamora.

Citar
"Estão avançando no processo de definir as milícias como organizações de combate na defesa da revolução e isto é absolutamente inconstitucional e extremamente grave", insistiu a presidente da ONG Control Ciudadano

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #518 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 10:14:15 »
Para quem ainda acha que o Maduro vai aceitar o resultado das eleições, ou vai largar o cargo por bem:

http://www.defesanet.com.br/al/noticia/21685/VENEZUELA-%E2%80%93-Ministro-da-Defesa-considera-o-povo-inimigo-e-manda-entregar-armas-para-as-Milicias/

Os militares venezuelanos, muitos ligados ao tráfico de drogas, estão armando com fuzis as milicias a serviço do Maduro.

Citar
"Isso é algo muito grave, muito grave, porque a Milícia Bolivariana não é um componente das Forças Armadas. Ele não está prevista na Constituição. Isso significa que eles estão entregando armas a grupos não-profissionais, que estão à margem da lei. São soldados à serviço da revolução ", disse Rocio San Miguel, presidente da ONG Control Ciudadano para la Seguridad, la Defensa y la Fuerza Armada Nacional..
 
A especialista explica que a estrutura militar atual cobre todo o território nacional, através das 7 Regiões  de Defesa Estratégica Integral (REDI), 24 Áreas de Atuação Defesa Integral (ZODI), e 99 Áreas de Defesa Integral da Milícia (ADI). "Isso significa que eles estão entregando armas para as 99 ADI, que estão constituídas por cerca de 1.500 grupos da Milícia Bolivariana, que ocupam todas as regiões do país", diz San Miguel, e detalha que somente no noroeste de Caracas (entre San Bernardino e 23 de Janeiro), operam oito grupos de milicianos identificados como Ezequiel Zamora.

Citar
"Estão avançando no processo de definir as milícias como organizações de combate na defesa da revolução e isto é absolutamente inconstitucional e extremamente grave", insistiu a presidente da ONG Control Ciudadano

Me espanta tanta resistência para sair do cargo. Se ele sair e entrar alguém que conserte o país, pode até beneficiar financeiramente o Maduro, dependendo dos bens que ele tem. Mas não, ele está lá e não quer sair, como se tivessem dado uma missão secreta a ele que ainda não foi totalmente cumprida. O PT age igual por aqui. Que missão é esta? Nada mais explica tamanha resistência. O PT arriscou a vida do próprio partido para ter mais uma eleição ganha. Teóricos da conspiração tem razão de ficarem desconfiados desse tipo de político.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #519 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 11:20:02 »

Me espanta tanta resistência para sair do cargo. Se ele sair e entrar alguém que conserte o país, pode até beneficiar financeiramente o Maduro, dependendo dos bens que ele tem. Mas não, ele está lá e não quer sair, como se tivessem dado uma missão secreta a ele que ainda não foi totalmente cumprida. O PT age igual por aqui. Que missão é esta? Nada mais explica tamanha resistência. O PT arriscou a vida do próprio partido para ter mais uma eleição ganha. Teóricos da conspiração tem razão de ficarem desconfiados desse tipo de político.

Imagine que vários ministros do Maduro e do Chapolim Colorado tem ligações comprovadas com o tráfico de drogas e recentemente dois sobrinhos do Maduro foram presos nos EUA tentando vender drogas a um agente, droga que foi transportada em malote diplomático que não passa por revista no aeroporto.

Sair do cargo implica em dar um cano no esquema armado com esse pessoal.

Mais ou menos como dar um cano no Marcola e achar que vai ficar por isso mesmo.

Não é só o cargo e o empreguismo de parentes que está em jogo.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, 13:47:43 por Arcanjo Lúcifer »

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #520 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 11:42:18 »
Crise faz pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil crescerem 1.036% em 2 anos


O número de venezuelanos que pediram refúgio no Brasil aumentou 1.036% entre 2013 e 2015. Os dados são do Conare (Conselho Nacional para Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça. O crescimento coincide com o agravamento da crise política e econômica vivida pelo país vizinho.

Especialistas acreditam que os principais responsáveis por esse aumento são a crise econômica na Venezuela e a facilidade para obter o direito de trabalhar no Brasil. Para lidar com esse crescimento, o governo federal montou uma "força-tarefa" para atender aos novos pedidos.

O refúgio é um tipo de visto concedido a quem alega ser perseguido em outros países em função da raça, religião, opinião política, posição social, entre outros motivos. No Brasil, os pedidos precisam ser analisados pelo Conare, que entrevista os solicitantes e verifica se eles se enquadram na lei brasileira do refúgio, num processo que pode levar até um ano.

Atualmente, o maior grupo de refugiados no Brasil são os sírios (2.097) que fogem de uma guerra civil que se arrasta desde 2011.

A Venezuela, por outro lado, vive uma crise política e econômica. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a inflação na Venezuela deverá atingir 720% em 2016. O desemprego no país chega a 7% e o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma retração de 4% em 2014, de acordo com o Banco Mundial.

A população venezuelana vem encontrando dificuldade para ter acesso a itens básicos como carne, leite, remédios e papel higiênico.

A situação também é instável na política. Nos últimos dois anos, dezenas de opositores foram presos pelo governo do presidente Nicolás Maduro, o que despertou a reação negativa de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos.

De acordo com o Conare, os pedidos de refúgio de venezuelanos saíram de 30 em 2013 para 160 em 2014 e para 341 em 2015. Os pedidos de refúgio são um dos indicadores da imigração para o Brasil.

Outro "termômetro" da imigração para o Brasil é o Sincre (Sistema Nacional de Controle de Registro de Estrangeiros), administrado pela Polícia Federal. De acordo com esse sistema, o número de venezuelanos que recebeu o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) subiu 4,5% entre 2013 e 2015. Em 2013, foram expedidos 870 RNEs para venezuelanos enquanto em 2015 esse número subiu para 910.

Para a coordenadora da Pastoral do Migrante de Manaus, Valdiza Carvalho, a maior parte dos pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil tem razões econômicas. "A lei do refúgio brasileira dá direito à carteira de trabalho e ao CPF a todo mundo que pede o refúgio. Eles ficam com esse documento até que o pedido seja julgado.

Como o pedido leva até um ano para ser analisado pelo Conare, as pessoas correm atrás desses documentos para começar a trabalhar imediatamente", explica Valdiza.


http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/02/26/crise-faz-pedidos-de-refugio-de-venezuelanos-no-brasil-crescerem-1036-em-2-anos.htm
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #521 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 11:42:49 »
Para quem conhece um pouco da história do século XX, é mais do mesmo.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #522 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 21:36:27 »
Citar
O Foro de São Paulo está com os dias contados. Kirchner já foi, Dilma está caminhando para o impeachment ou cassação, Evo Moralez sofreu dura derrota na semana passada, e Maduro stem tudo para deixar o cargo de presidente em breve.




Citar
Oposição venezuelana anunciou ao Brasil que derrubará Maduro
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins


Nicolás Maduro: parlamentar disse que deixou o Brasil ciente dos "mecanismos constitucionais" que serão usados para derrubar Maduro
Da EFE

Caracas - A oposição da Venezuela afirmou nesta segunda-feira que comunicou oficialmente ao Executivo e ao Legislativo do Brasil, assim como a autoridades eleitorais, judiciais e empresariais, sua decisão "de pôr fim em breve" ao governo do presidente Nicolás Maduro.

Devido à "importância do Brasil na geopolítica da América Latina" e sua "grande influência sobre o resto" das nações, o parlamento da Venezuela, agora sob controle da oposição, decidiu que sua primeira viagem internacional fosse a esse país e assim aconteceu na semana passada, disse em entrevista coletiva o deputado Luis Florido.

O presidente da comissão parlamentar das Relações Exteriores disse que deixou os poderes brasileiros cientes dos "mecanismos constitucionais que serão ativados nos próximos dias para substituir de forma pacífica, constitucional e popular o governo de Maduro".

Franqueado pelo vice-presidente do Legislativo, Simón Calzadilla, e o deputado William Dávila, que também visitaram o Brasil, Florido deu especial importância ao fato de que os membros da delegação venezuelana foram recebidos pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

"Foi um fato histórico porque mudou o que vinha sendo a política (governamental) do Brasil, de se esquivar da oposição venezuelana", ressaltou Florido sobre sua reunião com Vieira em Brasília.

Segundo ele, se tratou da "primeira reunião de representantes da MUD (a aliança partidária opositora venezuelana) com um representante do mais alto nível do governo brasileiro".

Além de informar-lhe da decisão da MUD de antecipar o fim da gestão de Maduro, "pudemos falar da grave crise humanitária que existe na Venezuela, dos presos políticos e também dos exilados", relatou.

"Ter sido recebido pelo chanceler joga por terra toda essa argumentação que vieram desenvolvendo os setores governistas de que a oposição está conspirando (...); isso é mentira, caso contrário, não teríamos sido recebidos", destacou Dávila.

O mesmo aconteceu nas reuniões com autoridades legislativas brasileiras, tanto da Câmara dos Deputados como do Senado, e em outras com autoridades eleitorais e judiciais, segundo Florido.

Dávila e Florido detalharam a esse respeito que solicitaram a investigação de acordos entre o governo de Maduro e empresas brasileiras como JBS, Hypermarcas e Odebrecht.

"A Odebrecht tem contratações que passam dos US$ 20 bilhões na Venezuela", enquanto a JBS, que atende 50% do consumo venezuelano de carne, "assinou contratos no valor de US$ 2,1 bilhões em 2015 e de 1,5 bilhão em 2014", ressaltou Dávila.

Sobre a Hypermarcas, que negou que exista algum tipo de contrato com o governo da Venezuela, Dávila assegurou que o deputado governista Diosdado Cabello, presidente do parlamento venezuelano até o ano passado, informou publicamente que negociava com o conglomerado a compra e venda de remédios.

Foram selados "compromissos de cooperação e troca de informação com o Tribunal de Contas do Brasil para investigar as irregularidades" com as três empresas brasileiras, garantiu Florido.

Também assegurou que o Legislativo brasileiro emitirá esta semana "uma resolução" que "se solidariza" com a lei de anistia que os legisladores venezuelanos se preparam para sancionar a favor dos opositores presos.

Essa resolução, destacou, também incluirá uma solicitação à presidente Dilma Rousseff para que "ative" instrumentos do Mercosul frente a "desconhecimentos" de Maduro em relação a decisões parlamentares, o que "atenta contra a democracia".

Na cidade de São Paulo os parlamentares tiveram reuniões com as autoridades da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que adquiriram "o compromisso", segundo os opositores, de doar remédios à Venezuela.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #523 Online: 20 de Março de 2016, 15:33:10 »
Citar
http://rodrigoconstantino.com/artigos/juntando-le-com-cre-aviao-cargueiro-da-venezuela-faz-pouso-forcado-em-brasilia-e-carro-com-placa-de-goias-e-apreendido-com-milhoes-em-moeda-venezuelana/

JUNTANDO LÉ COM CRÉ: AVIÃO CARGUEIRO DA VENEZUELA FAZ POUSO FORÇADO EM BRASÍLIA, E CARRO COM PLACA DE GOIÁS É APREENDIDO COM MILHÕES EM MOEDA VENEZUELANA

8 de março de 2016 By Rodrigo Constantino

Não farei ilações aqui, tampouco acusações “levianas”. Vou me limitar a juntar duas notícias recentes num só post, e o leitor que tire suas próprias conclusões:

Avião cargueiro faz pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília
Informações preliminares apontam que a aeronave precisou jogar combustível fora por estar acima do peso


Um cargueiro modelo DC-10 da companhia venezuelana Solar fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 12h desta  segunda-feira (7/3). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB) o avião declarou emergência por ter apresentado problema no trem de pouso.

Informações preliminares apontam que a aeronave precisou queimar combustível fora por estar acima do peso. Por isso o carguiero teve que ficar dando voltas em Brasília. A aterrissagem foi realizada sem acidente e feridos.


Polícia Rodoviária apreende mais de R$ 6 milhões em dinheiro venezuelano
Flagrante ocorreu na madrugada desta terça-feira (8), em Pres. Prudente.
Cédulas estavam em quatro malas dentro de um veículo.


A Polícia Militar Rodoviária apreendeu na madrugada desta terça-feira (8), em Presidente Prudente, 11,4 milhões de bolívares, moeda corrente da Venezuela, que eram transportados por dois homens em uma caminhonete Kia Mohave, com placas de Goiânia (GO), abordada por volta das 4h30 no km 561,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Na conversão cambial, o valor equivale a aproximadamente R$ 6,8 milhões.

Os dois homens são moradores do Estado de Goiás e acabaram presos em flagrante pelo crime, em tese, de evasão de divisa. A caminhonete era conduzida por um corretor de imóveis, de 46 anos, e tinha como passageiro um ex-bancário, de 44 anos.

Durante a fiscalização, os ocupantes do veículo apresentaram nervosismo exacerbado, segundo a polícia, além de respostas contraditórias sobre a motivação da viagem que faziam.

No porta-malas da caminhonete, havia seis malas de viagem e as notas do dinheiro venezuelano foram localizadas dentro de quatro delas. Nas outras duas malas, havia apenas roupas dos ocupantes do veículo.


O que o leitor acha disso? Será que pode haver alguma ligação entre os dois casos tão próximos? E isso logo depois da Operação Lava-Jato colocar o ex-presidente Lula no epicentro das investigações, com o Foro de São Paulo emitindo nota de apoio ao companheiro bolivariano. Está na dúvida se há elo? Então vamos só fechar com uma foto para refrescar a memória do leitor:

blog

Esse aí ao lado de Lula é Cabello, braço-direito do ditador Maduro e acusado de tráfico de drogas pelo governo americano. É a máfia vermelha e branca: vermelha da ideologia comunista e branca da cocaína que irriga seus cofres. São traficantes com uma ideologia ou ideólogos que traficam para seu projeto de poder? Ó, dúvida cruel.

O que se sabe, porém, é que a ligação da esquerda radical latino-americana com o tráfico de drogas é bem antiga, e Cuba já foi um dos principais hubs do tráfico internacional, sem falar das Farc, aliadas dessa corja toda. Isso mesmo: Fidel Castro, além de ser o mais cruel ditador e o maior assassino do continente, é também o maior traficante de drogas.

Pois é, meus caros, não estamos lidando com brincadeira. É preciso, afinal, bancar MUITA mortadela para os vagabundos da CUT, UNE e MST, não é mesmo? E por isso mesmo é fundamental que todos estejam no próximo domingo nas ruas para protestar contra o governo Dilma, o PT e Lula. Não dá mais para ter gente assim no comando de nosso país. Eles querem transformar o Brasil na Venezuela. Mas nós não vamos deixar. Nos vemos no dia 13!

Rodrigo Constantino
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Jack Carver

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.198
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #524 Online: 20 de Março de 2016, 15:37:25 »
Não devemos esquecer que nas manifestações de 2 a 4 anos atrás morreram mais 60 pessoas que lutavam contra o governo Maduro nas ruas. Enquanto que aqui, em 2013, foram umas 15, a maioria por atropelamento.
« Última modificação: 20 de Março de 2016, 15:39:50 por Jack Carver »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!