Autor Tópico: Os estragos do chavismo na Venezuela  (Lida 123264 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #550 Online: 08 de Abril de 2016, 10:41:14 »
Tem um ditado que diz que só doido tenta obter resultados diferentes fazendo a mesma coisa.

Seria então o socialismo uma espécie de patologia mental?


No caso do Maduro acho que é apego ao poder (e ao dinheiro que vem com ele), e talvez tenha burrice também.



Skorpios

  • Visitante
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #551 Online: 08 de Abril de 2016, 16:19:43 »
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,escassez-de-agua-e-itens-de-higiene-leva-a-surto-de-sarna-na-venezuela,1852473

Isso é uma brilhante estratégia do comandante Maduro. É muito mais fácil combater inimigos que estão ocupados se coçando. :P

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.232
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #552 Online: 08 de Abril de 2016, 16:53:56 »

Abaixo um texto do site de Luciana Genro. Dedico aos foristas que falaram bem de Luciana Genro nos debates sobre as eleições.


Encontro com Nicolás Maduro e os desafios para o avanço da Revolução Bolivariana


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu ontem em Brasília representantes dos partidos que apoiam seu governo e/ ou a Revolução Bolivariana, e dos movimentos sociais. Digo partidos que apoiam o governo, e não só a Revolução Bolivariana, pois o Governo Lula e agora Dilma, e seus partidos, tem atuado para deter e não para apoiar e desenvolver o processo revolucionário. Aliás, a convivência com os limites desenhados pelo governo brasileiro é, desde os tempos de Chávez, parte dos limites do próprio processo bolivariano.

madurolucianaDentre os representantes do PSOL estávamos eu, os deputados Chico Alencar e Ivan Valente e o senador Randolfe Rodrigues. Maduro veio ao Brasil para buscar apoio do governo brasileiro, o que não só é legitimo como extremamente necessário, visto que a oposição golpista e fascistoide segue tentando desestabilizar o governo legitimamente eleito. O evento foi, naturalmente, hegemonizado pelas forças políticas e movimentos sociais que apoiam o governo Dilma, como a UNE, a FUP (Federação dos Petroleiros) e o MST, representado por João Pedro Stédile. O conteúdo do discurso do presidente Maduro também não fugiu muito deste script, o que já era previsto.

A sua retórica, entretanto, tem tons diferentes da cantilena lula- dilmista, a começar pela definição, feita logo no inicio da sua fala, de que a Venezuela tem “um governo legitimo, uma revolução popular no poder”. Disse ainda que aqueles que chegam ao poder e não se apoiam na mobilização do povo, estão fadados a fazer apenas um “governito”.

Chamou a atenção também o momento em que ele citou os membros do governo presentes, e referindo-se ao representante das Forças Armadas disse que o exercito é bolivariano, anti-imperialista, chavista e o general presente gritou ” e socialista”. Vejam que diferença do governo brasileiro, que sequer enfrenta o problema da punição aos crimes da ditadura militar! Na Venezuela, Chávez provocou um processo de transformação das Forças Armadas, mas ele ainda é inconcluso, e sabe-se que na alta cúpula reside um dos focos de resistência às medidas necessárias para aprofundar a revolução Bolivariana.

É claro que a direção do movimento e dos governos bolivarianos tem sérios limites e contradições. As alianças que a direção da corrente bolivariana tem com setores burgueses e, sobretudo, com a burocracia estatal, nefasta para os interesses do movimento de massas, são posições que também contribuem no retrocesso do processo. Tais posições burocráticas se expressaram na desastrosa e nefasta política burocrática e pró-ditaduras durante a primavera árabe, posições defendidas por Chávez diretamente.

Mas nesta noite em Brasília, o que fez, ao meu ver, muita falta no discurso de Maduro foi uma referencia ao enfrentamento dos problemas que ameaçam a revolução Bolivariana, questões abordadas pelo próprio Chávez no último discurso que fez aos seus ministros, pouco antes de embarcar para Cuba para sua derradeira cirurgia. Neste discurso, que ficou conhecido como Golpe de Timão, uma expressão que podemos traduzir como “dar uma virada”, Chávez fala do problema da burocracia que ameaça o processo, da necessidade do governo não aparelhar os movimentos sociais e do fato de que a Venezuela ainda não é socialista pois o estado ainda é burguês, necessitando portanto de medidas concretas que avancem neste caminho. Antes de morrer Chávez fez uma profunda crítica e autocrítica, apontando a necessidade do aprofundamento da revolução e assim demonstrando-se um verdadeiro revolucionário. Maduro não tocou nestes desafios legados por Chávez. Ao final da reunião, fomos nos despedir dele e eu então perguntei: presidente, vamos dar o golpe de Timão, conforme orientou o comandante Chávez? Ele respondeu sim, vamos dar!

Pelo que se pode perceber, o processo está em aberto. Os próximos passos de Maduro serão decisivos. Os movimentos sociais e os grupos políticos, como Marea Socialista, que apoiam o processo mas não se acomodam na burocracia também têm grande papel a cumprir. A vitória apertada de Maduro preocupa a todos os apoiadores da revolução Bolivariana, pois um retrocesso na Venezuela seria um desastre para toda a América latina. O bolivarianismo sem Chávez certamente perde em radicalidade, mas o povo da Venezuela já avançou muito seu nível de consciência socialista e revolucionária, portanto não será uma tarefa fácil para a direita impor um retrocesso. Mas não nos iludamos, na história, nada fica estático. O que não avança, retrocede. O desafio está posto.


http://lucianagenro.com.br/2013/05/encontro-com-nicolas-maduro-e-os-desafios-para-o-avanco-da-revolucao-bolivariana/

Desde quando Chávez está morto? Ele se transforma em pássaro e fala com Maduro, guiando a Revolução.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/04/03/interna_mundo,358400/maduro-vira-alvo-piada-da-oposicao-apos-ver-chavez-passarinho.shtml
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #553 Online: 08 de Abril de 2016, 17:40:13 »
O que mais se nota nesses discursos é o tal do "legitimamente eleito". Se você venceu uma eleição, não importa como, não importa quando, não importa a constituição, você ganhou um cheque em branco para fazer o que quiser indefinidamente em nome da democracia.

A Luciana Genro tem que sair do macbook dela e dar um rolé por aí pra ver a realidade.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

  • Visitante
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #554 Online: 09 de Abril de 2016, 04:37:12 »
<a href="https://www.youtube.com/v/A5pbFf9q2m4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/A5pbFf9q2m4</a>

[G]old

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #555 Online: 09 de Abril de 2016, 14:56:43 »
O que mais se nota nesses discursos é o tal do "legitimamente eleito". Se você venceu uma eleição, não importa como, não importa quando, não importa a constituição, você ganhou um cheque em branco para fazer o que quiser indefinidamente em nome da democracia.

A Luciana Genro tem que sair do macbook dela e dar um rolé por aí pra ver a realidade.

Se fosse FHC no lugar da Dilma, com esse nível de reprovação popular e envolvimento em escândalos, depois de uma eleição apertada dessas, a situação dos petistas seria simplesmente histérica, estariam saturando os hospitais com problemas de garganta inflamada e ataques cardíacos.

Se fosse o Aécio mesmo a coisa já estaria bastante histérica mesmo assim, apesar dele ainda não ser visto como o diabo em pessoa.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #556 Online: 23 de Abril de 2016, 19:49:59 »
Venezuelanos vão ficar sem eletricidade quatro horas por dia

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/venezuelanos-vao-ficar-sem-eletricidade-quatro-horas-por-dia

Li em algum lugar que so nao tivemos apagão pq muitas industrias diminuiram o ritmo ou fecharam durante a crise. Quando o Brasil retomar o crescimento, será nossa vez de cortar eletricidade.

P.S.: ia esquecendo, Viva la Revolucion!
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #557 Online: 24 de Abril de 2016, 11:44:04 »
Venezuelanos vão ficar sem eletricidade quatro horas por dia

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/venezuelanos-vao-ficar-sem-eletricidade-quatro-horas-por-dia

Li em algum lugar que so nao tivemos apagão pq muitas industrias diminuiram o ritmo ou fecharam durante a crise. Quando o Brasil retomar o crescimento, será nossa vez de cortar eletricidade.

P.S.: ia esquecendo, Viva la Revolucion!

Mas então o PT estará fora do governo e culpará o próximo pelos apagões, ao mesmo tempo em que "esquece" que só no governo Dilmão ocorreram dez deles.

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #558 Online: 24 de Abril de 2016, 15:52:13 »
Se vocês verem a evolução de certos indicadores sociais da Venezuela, perceberão que é compreensível - apesar de injustificável - que o chavismo tenha durado tanto tempo. Eu disse "injustificável", pois existe a seguinte ressalva. Por trás da evolução de certos indicadores sociais, existia um socialismo que ameaçava colocar a economia em colapso através da "depre-hiperinflação" mais cedo ou mais tarde e um projeto criminoso de poder que inclui até aliança com narcotraficantes e censura da imprensa. Para todos aqueles que acham que Lula e Dilma não deveriam ser imediatamente presos e o PT extinto pela Justiça Eleitoral, a Venezuela chavista sorri e lhes diz: "Eu sou você amanhã".
« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 15:57:08 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #559 Online: 24 de Abril de 2016, 16:02:58 »
A diferença da Venezuela chavista para o Brasil lulopetista é que enquanto na Venezuela a estratégia comunista é 70% gramsciana e 30% leninista/maoísta, no Brasil ela é quase exclusivamente gramsciana.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #560 Online: 24 de Abril de 2016, 16:22:49 »
A diferença da Venezuela chavista para o Brasil lulopetista é que enquanto na Venezuela a estratégia comunista é 70% gramsciana e 30% leninista/maoísta, no Brasil ela é quase exclusivamente gramsciana.

Aí eu pergunto, não foi parcialmente leninista porque não quiseram ou porque não puderam?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #561 Online: 24 de Abril de 2016, 18:34:12 »
A diferença da Venezuela chavista para o Brasil lulopetista é que enquanto na Venezuela a estratégia comunista é 70% gramsciana e 30% leninista/maoísta, no Brasil ela é quase exclusivamente gramsciana.

Aí eu pergunto, não foi parcialmente leninista porque não quiseram ou porque não puderam?

É difícil responder, pois as opções não são mutuamente exclusivas. Mas eu lembrei uma coisa que Rodrigo Constantino disse sobre se o Brasil caminhasse rumo a um processo de "venezualização":

" (...) restaria às Forças Armadas o papel de manter a ordem constitucional e evitar a bagunça definitiva. Na Venezuela, isso não foi possível pois o Exército já tinha sido tomado pelos bolivarianos. No Brasil, o PT ainda não conseguiu aparelhar as Forças Armadas ou comprar os militares, tendo apenas enfraquecido a instituição após anos de baixo investimento e décadas de narrativa depreciativa."

http://rodrigoconstantino.com/artigos/lula-ministro-e-mst-nas-ruas-se-o-pt-radicalizar-e-para-enquadrar-os-vagabundos-ate-com-as-forcas-armadas/

Não pesquisei sobre o que tem acontecido com as Forças Armadas do Brasil. Mas, se a petização das Forças Armadas foi deixada de lado como o autor citado sugere, é mais possível que eles escolheram espontaneamente seguir a linha (quase) puramente gramsciana mesmo.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #562 Online: 25 de Abril de 2016, 13:57:47 »
Mas então o PT estará fora do governo e culpará o próximo pelos apagões, ao mesmo tempo em que "esquece" que só no governo Dilmão ocorreram dez deles.
Em geral, no dia seguinte a cada anúncio dela de que "no meu governo não tem apagão".

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #563 Online: 25 de Abril de 2016, 18:58:42 »
Mas então o PT estará fora do governo e culpará o próximo pelos apagões, ao mesmo tempo em que "esquece" que só no governo Dilmão ocorreram dez deles.
Em geral, no dia seguinte a cada anúncio dela de que "no meu governo não tem apagão".

E supondo que os mortadelas remanescentes não sabotarão os serviços públicos que já são péssimos para ficarem ainda piores.

Acho muito possível que um grupo como o MST que bloqueia estradas e depreda propriedades parta para depredação de redes de energia ou coisa do tipo.

Exagero? Não, já houve um caso em que esses capiaus invadiram a sala de controle de uma hidroelétrica.




Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #564 Online: 27 de Abril de 2016, 18:36:41 »
E no paraíso dos mortadelas:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/venezuela-tem-semana-de-2-dias-uteis-para-poupar-energia

Decretada a semana de dois dias úteis aos funcionários públicos para poupar energia, sem desconto salarial.

Agora ninguém trabalha nas quartas, quintas, sextas...

Imagino a situação de quem precisa pegar fila para ser atendido em uma repartição pública, depois sair de lá e pegar a fila da comida.
« Última modificação: 27 de Abril de 2016, 18:38:59 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #565 Online: 27 de Abril de 2016, 19:40:02 »
E no paraíso dos mortadelas:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/venezuela-tem-semana-de-2-dias-uteis-para-poupar-energia

Decretada a semana de dois dias úteis aos funcionários públicos para poupar energia, sem desconto salarial.

Agora ninguém trabalha nas quartas, quintas, sextas...

Imagino a situação de quem precisa pegar fila para ser atendido em uma repartição pública, depois sair de lá e pegar a fila da comida.

Isso explica porque todo vagabundo gosta de socialismo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro


Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #567 Online: 27 de Abril de 2016, 21:12:01 »
Imagino o que deve ser a vida de quem não é funcionário público e trabalha por conta própria.

O cara precisa pagar as contas mas passa metade do dia sem trabalhar por falta de energia, supondo que ainda tem algum cliente, precisa ter alguém para ficar na fila da comida, problemas com falta de materiai, inflação correndo solta e sem poder demitir funcionarios.

Ainda corre o risco de ser preso por "sabotar" a revolução do proletariado.

Não é sem motivo que a coisa chegou onde está.

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #568 Online: 29 de Abril de 2016, 08:39:58 »
Como é que os socialistas-de-iphone daqui andam justificando a situação venezuelana?

Ainda apostando na carta de que a imprensa aqui é que pinta uma situação ruim?


Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #569 Online: 29 de Abril de 2016, 09:08:31 »
Como é que os socialistas-de-iphone daqui andam justificando a situação venezuelana?

Ainda apostando na carta de que a imprensa aqui é que pinta uma situação ruim?
Segundo os socialistas, é tudo sabotagem dos capitalistas que não aceitam que os pobres melhorem de vida.

Eles estocam comida e remédios para vender a preços inflacionados.

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #570 Online: 29 de Abril de 2016, 11:49:13 »
Como é que os socialistas-de-iphone daqui andam justificando a situação venezuelana?

Ainda apostando na carta de que a imprensa aqui é que pinta uma situação ruim?
Segundo os socialistas, é tudo sabotagem dos capitalistas que não aceitam que os pobres melhorem de vida.

Eles estocam comida e remédios para vender a preços inflacionados.

 :lol:

Tinha me esquecido dessa linha de desculpas.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #571 Online: 29 de Abril de 2016, 15:48:55 »
O Maduro da esquerda democrática quer empurrar um decreto que anula todas as decisões do congresso eleito.

Quem será o primeiro vagabundo brasileiro a aplaudir?

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #573 Online: 13 de Maio de 2016, 22:45:51 »
Maduro dá mais um tiro no pé!

http://m.folha.uol.com.br/mundo/2016/05/1771172-apos-afastamento-de-dilma-maduro-chama-embaixador-de-volta-a-caracas.shtml

Ótimo.

Tomara que ele tire a Venezuela do Mercosul.

Chega de aguentar esta porcaria esquerdista retrógrada.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Os estragos do chavismo na Venezuela
« Resposta #574 Online: 13 de Maio de 2016, 22:50:38 »
Que bom, já  nós livramos  da louca, do ignorante e da corja, agora ficaremos livres dos amigos caloteiros.

Será  que  o Imorales tb entra nessa?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!