Não consigo entender como manifestações pedindo o fim da democracia, ditadura militar e secessão estão sendo vistas como normais. Mesmo o PT quando oposição, apesar do indefensável Fora FHC, não chegava a pregar o fim da democracia e uma ditadura militar. É por causa de coisas assim que, hoje, o PSDB está representando um risco ao país. Não aceitando os resultados das eleições está simplesmente jogando gasolina na fogueira.
Secessão é plenamente democrático. É uma região que não aceita um governo imposto a ela por outra região. Sendo que dessa forma ela teria seu próprio governo que a maioria do local apoia. O anti-democrático é pensar que alguém que não vive seus problemas, não vive na sua região, e não compartilha sua cultura, tenha que decidir seu governo. Indo a uma comparação absurda, é o mesmo que ter um governo global, onde o chinês vai decidir o governo do Brasil, somente por ser a maioria. É uma comparação absurda mas é somente para você ter uma noção de como um governo não pode ser centralizado, principalmente em países imensos com o Brasil.
A Europa, mais precisamente os países de baixa corrupção, tem governos descentralizados, os municipios e e estados tem autonomia, de forma que o presidente se do país se torna irrelevante pois não há tanto poder concentrado nas mãos dele, as leis são delegadas aos estados e municípios, a comunidade.. Os eua por exemplo é um país de proporções continentais assim como o Brasil, mas lá existe um federalismo de verdade. Mesmo que um presidente seja considerado ruim por uma região em especifico, ele não afetara tanto ela, os estados tem autonomia. Se não queres dividir o Brasil, deem mais poder aos estados e municípios. O que seria somente uma divisão de poderes e não uma divisão de país, que é desnecessária quando existe federalismo.
O governo deve representar o povo e existir pela vontade dele, se ele não cumpre com esses requisitos ele é ilegitimo para aquele povo.
Se o sudeste quer ter o governo e as leis que eles demandam, se o nordeste quer ter o governo e as leis que demandam, e se o sul, centro-oeste também, isso só sera possível com autonomia de cada estado e região, e um governo centralizado, com um unico sistema imposto sobre todo o território, jamais vai ser mais democrático que o federalismo, ou até mesmo a separação dessas regiões em novos países com novas constituições e leis que os represente.