Autor Tópico: Cientistas dizem ter identificado parte do cérebro que faz 'ver fantasmas'  (Lida 2164 vezes)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Re:Cientistas dizem ter identificado parte do cérebro que faz 'ver fantasmas'
« Resposta #25 Online: 17 de Novembro de 2014, 12:41:03 »
Assim sendo, todos veriam e não só os médiuns...
.
Me parece ser a mediunidade, um mecanismo perigosamente próximo da esquizofrenia...

Os médiuns possuem uma sensibilidade muito elevada, por isso sentem, ouvem, percebem e veem o que quase ninguém consegue e isso não deve ser confundido com doença mental apesar de existirem médiuns que são de fato doentes mentais. Alguns animais conseguem ver no escuro porque possuem sensibilidade ao infravermelho, com os médiuns deve acontecer a mesma coisa, talvez consigam perceber realidades que vibram em outras frequências.

A fantasmogenese não é apenas um fenômeno mental, também é físico e existem inúmeros casos de fantasmas documentados fotograficamente.

Bem que o Gigaview deveria usar uma cor diferente nesse tipo de postagens, tal qual faz o buckarroo (azul pra [modo direitista/liberal]; vermelho pra [modo petista/esquerdista on]) e assim 'facilitar a vida' dos novatos.
Larissa, para ver o que o forista gigaview diz seriamente sobre o assunto, você pode olhar essas discussões aqui, aqui, aqui ou aqui
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 17 de Novembro de 2014, 12:59:31 »
.
Me parece ser a mediunidade, um mecanismo perigosamente próximo da esquizofrenia...

Os médiuns possuem uma sensibilidade muito elevada, por isso sentem, ouvem, percebem e veem o que quase ninguém consegue e isso não deve ser confundido com doença mental apesar de existirem médiuns que são de fato doentes mentais. Alguns animais conseguem ver no escuro porque possuem sensibilidade ao infravermelho, com os médiuns deve acontecer a mesma coisa, talvez consigam perceber realidades que vibram em outras frequências.

A fantasmogenese não é apenas um fenômeno mental, também é físico e existem inúmeros casos de fantasmas documentados fotograficamente.

Bem que o Gigaview deveria usar uma cor diferente nesse tipo de postagens, tal qual faz o buckarroo (azul pra [modo direitista/liberal]; vermelho pra [modo petista/esquerdista on]) e assim 'facilitar a vida' dos novatos.
Larissa, para ver o que o forista gigaview diz seriamente sobre o assunto, você pode olhar essas discussões aqui, aqui, aqui ou aqui
Ou achar, como eu, que ele nunca esteve tão sério como agora...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Novembro de 2014, 19:10:20 »
.

Há contudo que se lembrar sempre que a comprovação do fenômeno fantasmagórico não é corroboração imediata do paradigma postulados pelas ciências kardeciestas. Não há absolutamente nenhuma prova de que a fantasmogênese seja não um fenômeno provocado pela sobrevivência do "eu" após a morte, mas apenas uma ilusão disso produzida pela combinação de memórias das pessoas (memórias desencarnadas ou encarnadas nos cérebros de terceiros) e psicocinese, dentro desse contexto de crenças "espirituais". Apenas um "fantoche telecinético" do inconsciente coletivo das pessoas que conheciam um indivíduo. O próprio kardecismo aceita que em 99% do tempo quando se sonha com uma pessoa, isto não é um contato espiritual entre as duas almas em um plano superior, mas apenas uma fabricação de uma delas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Tulpa

Mesmo se confirmando a sobrevivência do "eu" desencarnado e capaz de "encarnar" improvisada e temporariamente em matéria organizada pela psicocinese de "médiuns" e seus assistentes (todos têm algum grau de psicocinese; numa sessão esta é canalizada pelo médium), isso não nos permite generalizar essa ocorrência para todos os casos observados, é ainda necessário conceber ainda algum meio confiável de discriminar  ambos os mecanismos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Novembro de 2014, 20:19:53 »
Outra hipótese aceitável é que a fantasmogênese tem relação com o desprendimento do "haltija" em que a entidade pode assumir comportamento sistêmico de aparição ou mesmo temporário e circunstancial em ambientes favoráveis ao poltergeist. No primeiro caso, um exemplo típico é a do fantasma da loura que pede carona na estrada ou da mulher que assombra banheiros públicos no caso de poltergeists é comum vincular fluxos modelados de ectoplasma em haltija, emanados por meninas na puberdade, a manifestações de origem demoníaca.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Novembro de 2014, 20:53:40 »
.

Há duas descobertas que seriam as maiores de toda a humanidade: 1 - vida alienígena e 2 - mundo dos espíritos. (E renderiam um Nobel ao descobridor).
Eu ficaria muito feliz em saber que há continuidade após a morte. Então se você puder postar uma foto autêntica que demonstre a existência de fantasma, ficaria muito grata.

http://www.paranormalhaze.com/10-famous-ghost-pictures-and-their-story/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2014, 05:48:19 »
hahaha se você escrevesse um blog espírita faria muito sucesso.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Dezembro de 2014, 19:17:26 »
Perispírito

Eu tenho um conhecido que é absolutamente fascinado com essas questões e nunca perde a oportunidade de repetir estórias de experiências pessoais "inexplicáveis".
Certa feita eu inventei de perguntar (jocosamente) se não haveria um tipo de interface entre alma e corpo. Um mecanismo que permitisse ao espírito absorver o conhecimento que é processado no cérebro ou algo que o valha.
Mal eu sabia que já haviam inventado uma "explicação". Minha ignorância sobre o espiritismo havia sido exposta.
De pronto ele se levantou da poltrona e foi buscar um livro (cujo título eu não me recordo) e leu dois parágrafos que falavam do tal do perispírito. Leu com a certeza e a alegria de quem achava estar preenchendo uma lacuna de conhecimento e persuadindo um descrente.
Na minha cabeça, enquanto ele lia, eu só pensava: "Cacete! Os caras pensam em tudo! :o"
Eu fiquei calado. Argumentar o que com quem acha que o livro "O Segredo" e o filme "Quem somos nós" tem valor.

Mais tarde eu fui pesquisar à respeito e descobrí que foi o próprio Kardec que havia cunhado o termo. Sem dúvida um pilantra além do seu tempo.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2014, 19:42:06 por Pilantrólogo »
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Dezembro de 2014, 00:44:02 »
Eu nunca gostei das estórias e dos personagens supra.
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #34 Online: 07 de Dezembro de 2014, 00:51:59 »
Eu gosto dos gibis da mônica & cia...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Dezembro de 2014, 09:13:55 »
Eu gosto dos gibis da mônica & cia...

Eu também! Mas apenas até a geração em que adotaram planos de fundo em degradê (que, acredito, tenha sido o momento em que computadores chegaram pra valer na produção). Nessa época parece que houve uma crise de criatividade nos estúdios e eu acabei deixando de ler (ou eu que havia perdido a inocência. Um dos dois.)

Mas a grande pergunta é: O que levou Maurício de Sousa a contaminar os gibís com o espiritismo?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 12:35:50 por Pilantrólogo »

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:47:28 »
Prezados,

Compartilho aqui com as(os) senhoras(es) os conteúdos de dois sites, relacionados à um grupo que vem estudando as causas das chamadas alucinações verbais (i.e. vozes que são ouvidas na ausência de um ou mais locutores).
Conteúdo em inglês:
http://mosaicscience.com/story/hearing-voices
http://hearingthevoice.org/

Enjoy

Obs.: Não achei que fosse necessário criar um novo tópico pois, ao me ver, "ver fantasmas" e "ouvir vozes" são farinha do mesmo saco.   
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 13:51:25 por Pilantrólogo »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2014, 17:42:12 »
editado, nao relevante...  :P
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 17:58:27 por Rocky Joe »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!