Perispírito
Eu tenho um conhecido que é absolutamente fascinado com essas questões e nunca perde a oportunidade de repetir estórias de experiências pessoais "inexplicáveis".
Certa feita eu inventei de perguntar (jocosamente) se não haveria um tipo de interface entre alma e corpo. Um mecanismo que permitisse ao espírito absorver o conhecimento que é processado no cérebro ou algo que o valha.
Mal eu sabia que já haviam inventado uma "explicação". Minha ignorância sobre o espiritismo havia sido exposta.
De pronto ele se levantou da poltrona e foi buscar um livro (cujo título eu não me recordo) e leu dois parágrafos que falavam do tal do
perispírito. Leu com a certeza e a alegria de quem achava estar preenchendo uma lacuna de conhecimento e persuadindo um descrente.
Na minha cabeça, enquanto ele lia, eu só pensava: "Cacete! Os caras pensam em tudo!

"
Eu fiquei calado. Argumentar o que com quem acha que o livro "O Segredo" e o filme "Quem somos nós" tem valor.
Mais tarde eu fui pesquisar à respeito e descobrí que foi o próprio Kardec que havia cunhado o termo. Sem dúvida um pilantra além do seu tempo.