Olá laefer, desculpe a demora para lhe responder
Não exige sempre não. Essa condição que alguns exigem é que é absurda (menos aqui, claro, que ainda está parado em Popper lá no século XX, hehe...). Fosse assim, nenhum experimento humano poderia ter o status de científico. A repetitibilidade é desejável sim, sem dúvidas, mas não mandatória. E em experimentos humanos a repetição é frequentemente inviável.
Discordo de você, a "repitibilidade" de um experimento é uma das características mais importantes do mesmo.
Uma das coisas mais belas da ciência é justamente que ela permite que as conclusões de um experimento possam ser contestadas por qualquer um. Serve como um controle de qualidade.
Se eu publico um excelente artigo, bem embasada e documentado, demostrando atraves de experimento com controle bem feito um determinado resultado e afirmo que naquelas condições o resultado sempre será o mesmo... Qualquer pessoa em qualquer lugar do globo que seguir as mesmas condições vai achar resultados semelhantes. Se achar diferente ou eu errei em algum ponto, ou a pessoa errou. Os erros podem ser inclusive de metodologia que eu empregeui.
Além disso os avanços tecnológicos permitem o surgimento de novos mecanismo de aferição, então os estudos antigos podem ser reanalisados sobre outros angulos, etc...
E assim a ciencia vai avançando, sempre acrescentando conhecimento ao já estabelecido.
Durante anos se acreditou na abiogênese, bastava deixar um material orgânico exposto que com o tempo surgia vida! Qualquer um pode fazer esse experimento e o resultado tende a ser o mesmo. Na época não se sabia sobre nosso "mundo microscópico", até que Pasteur utilizou uma nova METODOLOGIA e provou que a idéia anterior era errada.
E se repetíssimos os experimentos de Crooks e pela visão infravermelha (inexistente na época) detectássemos vultos humanóides? OU um aumento de radioatividade pelo contador Geiser? OU alterações eletroencefalográficas típicas de Crise temporal? Ou se filmasse que por debaixo dos panos o médium "puxava uma cordinha"?
As condições de observação é que têm que ser bem controladas, ainda que a observação tenha sido feita uma única vez. Mesmo algumas observações meramente físicas não podem ser repetidas. Imagine você se eu resolve duvidar que um cometa realmente atingiu Júpiter anos atrás. Não dá pra repetir pra eu fotografar ou filmar melhor. Um evento sísmico a mesma coisa, etc...
Laefer, se você afirma que anos atras um cometa atingiu jupiter é obvio que não podemos voltar no tempo e conferir se o que você fala é verdade. Mas podemos checar se mais algum astrônomo fez a mesma observação. Podemos rever seus filmes e fotos em busca de possíveis fraudes. Podemos (no futuro) enviar uma sonda para Júpiter e procurar sinais de impacto.
Por isso que se alguem faz alguma afirmação impossível de ser checada a contento, como por exemplo a mediunidade, não é uma observação cientificamente válida
Posso até pensar no seu caso, mas a minha crença em espíritos está muito longe de basear-se só em manifestações físicas. As manifestações inteligentes são mil vezes mais convincentes.
Hum, mas num texto anterior: "O Espiritismo é uma filosofia construída a partir de um fato positivo: a existência dos espíritos. Essa existência não foi suposta por nenhuma teoria, mas constatada por diversas experiências provocadas ou espontâneas que ocorreram e ocorrem por todo o mundo"
Então se fosse provada a não existência de espíritos, através de resultados negativos nas experiencias provocadas ou espontâneas, o Espiritismo cairía, não? Afina ela é uma Filosofia constuída a partir desse fato (existência de espíritos)