Não existe financiamento para as PICS. É uma política de visa estimular e incentivar essas práticas como complementares ao tratamento. Ênfase no complementares. Os tratamentos, quando indicados, são realizados de forma complementar ao tratamento habitual por profissionais das equipes de saúde.
Eu queria viver nesse mundo em que o Derfel vive, onde tudo é "apenas complementar" e sem custo, onde homeopatia nunca é a única coisa prescrita para o paciente, mas, sim, sempre um complemento de um tratamento comprovadamente eficaz.
Você está me garantindo que todos os médicos com licença para prescreverem remédios homeopatas (LOL) nunca prescrevem apenas o remédio homeopata, mas, sim, apenas como um complemento de um remédio alopata? Se um paciente está com dor, o médico vai sempre prescrever um analgésico, e um homeopata apenas como complemento (LOL²)? Nunca vai prescrever apenas o homeopata, pois acredita que a homeopatia funciona (LOL³)?
Não há a contratação de pessoal para isso e é realizado de acordo com as recomendações da OMS, do MS e do CFM. Quem pode realizar a acupuntura é apenas o médico da unidade (ou dentista na área que o compete) e existe uma série de indicações para seu uso, a maior parte relacionado ao controle da dor crônica.
Não há contratação de pessoal, mas há custo com cursos para "especialização" nas áreas.
http://www.bulevoador.com.br/2012/04/financiamento-de-curso-de-homeopatia-pela-ses-mg/Primeira página da minha busca no Google. Se eu continuar procurando, quanto dinheiro público eu vou achar sendo jogado fora em pseudociência?
O mecanismo de funcionamento da técnica já é conhecido e descrito há muito tempo na literatura médica e nada tem a ver com pseudociência.
Eu adoraria ler um artigo indexado em um periódico científico com os estudos e testes comprovando o funcionamento da acupuntura, porque eu só tenho achado artigos em contrário.
http://www.sciencebasedmedicine.org/acupuncture-does-not-work-for-back-pain/http://www.realclearscience.com/blog/2013/07/acupuncture-3000-studies-more-research-needed.htmlTo date, more than 3,000 acupuncture trials have been conducted. But even after such a profusion of research, there are no consistent results in acupuncture's favor. If the best thing that can be said after 3,000 trials is that "more research is required," then perhaps there's nothing conclusively positive to be found?
Da mesma maneira, a fitoterapia não significa ter um raizeiro na unidade de saúde. Existe toda uma legislação e normas para o uso de fitoterápicos que, novamente, são de uso cotidiano e reconhecido pela literatura médica.
Dá mesma maneira, o Estado deve financiar cursos de filoterapia para os médicos interessados.
E também adoraria ver os artigos em periódicos científicos sobre a eficácia da filoterapia. Não achei em nenhum lugar explicando em qual situação um medicamento filoterapico poderia ser usado em substituição a um remédio comum.
Por fim, chega-se ao que é realmente polêmico que são a Homeopatia e a medicina antroposófica.
Polêmicos? Sério, Derfel? Não tem absolutamente nada de polêmico. É pseudociência. Não funcionam. Fim.
Eu fico imaginando o esforço e duplipensar que você tem que estar fazendo para conseguir jogar seu ceticismo e conhecimento médico e científico de lado para dizer que homeopatia é "polêmico".
Porém são duas modalidades que são exercidas por médicos e dentro do que estabelece o CFM. E, novamente, não são profissionais a mais contratados, mas os profissionais que já integrem as equipes e que por ventura tenham capacitação na área.
Não preciso colocar de novo o link do curso de homeopatia sendo pago pelo Estado, né?
Sem ofensa, mas eu nem precisaria ter pesquisado para saber que não era tudo arco-íris como você pinta. Essa realidade onde o governo só incentiva, os médicos só prescrevem como algo complementar, e todo mundo corre de mãos dadas em direção ao horizonte só existe no seu mundo.
Ainda que tanto uma quanto outra tenham uma base questionável do ponto de vista científico, por outro lado não significa que não tenham uma eficácia terapêutica.
Questionável, Derfel? A parte cética e médica do seu cérebro deve estar sofrendo. Está na hora de a parte do seu cérebro que relativiza tudo de ruim em relação a saúde pública do país parar de torturar a outra parte.
Eles têm uma base científica questionável do mesmo jeito que espiritismo tem uma base científica questionável.
Sim, mas um placebo pode ser mais eficiente em certas condições e transtornos que medicações com princípio ativo, como no caso das psicossomáticas, por exemplo.
Ótimo, então você orienta seus médicos a darem água com açúcar para os pacientes, dizendo que é um medicamente homeopático super supimpa, e não gasta fortunas com cursos de homeopatia. E o engraçado neste caso é que a água com açúcar teria ainda mais "coisas" do que todos os medicamentos homeopáticos existentes, que são só água.
A forma de exame e anamnese utilizada pela homeopatia e pela medicina antroposófica também possui algo que se perdeu na medicina convencional, que é a visualização do paciente como um todo em todas as suas dimensões e não apenas um enfoque na doença ou em um órgão ou sistema.
Hein?
A antroposófica ainda possui um componente espiritual que é importante para o paciente. Ainda que você não acredite em um espiritualismo, essa não é a realidade da clientela atendida e a espiritualidade é um componente importante na vida dessas pessoas e faz parte do processo de cura.
Hein²?
Você tem algum artigo científico sobre isto? E eu já consigo imaginar você relativizando o estado pagando cursos espirituais para os médicos, com base no que você acabou de escrever.
"Não basta ser médico, tem que ser guia espiritual! Faça já seu curso!"
Nesse sentido, acho que se deve usar mesmo a benzedeira da comunidade ou a mãe ou pai-de-santo do terreiro, com a cooptação desse pessoal, no sentido de fazer a adesão do paciente que faz uso dessas práticas ao tratamento.
Quanto tempo você acha que demoraria (se já não acontece) para o estado estar pagando por essa "cooptação"? Ah, não, espera, vai ser algo complementar e completamente sem custo, como é com a homeopatia, oh, wait...