Autor Tópico: Negros cometem mais crimes porque são negros?  (Lida 8559 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Negros cometem mais crimes porque são negros?
« Online: 29 de Novembro de 2014, 11:25:44 »
Leiam esse texto de Felipe Moura Brasil (colunista da Veja)

Violência de negros contra brancos nos EUA é mais de 25 vezes maior que o inverso, mas jornais escondem dados

Meu artigo segue abaixo do vídeo de Ben Shapiro, agora legendado, sobre o caso de Ferguson.

<a href="https://www.youtube.com/v/PNl_azRrHkw#t=12" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/PNl_azRrHkw#t=12</a>

I. “Os fatos são coisas teimosas; e quaisquer que sejam os nossos desejos, nossas inclinações, ou os ditames da nossa paixão, eles não podem alterar o estado de fatos e provas.”

Assim disse John Adams (1735-1826), um dos pais fundadores dos Estados Unidos e segundo presidente do país (interpretado por Paul Giamatti em minissérie premiada da HBO, que rendeu matéria na VEJA em outubro de 2008).

Cerca de duzentos anos depois, um gigante negro rouba uma loja, parte para cima do dono, anda pelo meio da rua, tenta pegar a arma de um policial, parte para cima do policial, leva tiros – e a moral da história é que “a América é racista”.

Hoje, na mídia e nas ruas, os militantes teimam em ignorar os fatos, as provas, a legislação e Adams. Seus desejos, inclinações e ditames de paixão ideológica se sobrepõem ao amor à verdade e ao senso de justiça.

II. O argumento do racismo no caso de Ferguson, como antes no de Trayvon Martin, é apenas uma farsa usada para legitimar outra: a de que os ataques de brancos contra negros são acontecimentos comuns, muito mais frequentes do que os de negros contra brancos, ou negros contra negros.

Os dados omitidos na cobertura da imprensa mostram o contrário:

Rudy Giuliani crimes negros1)  Assassinatos:

- Entre 93 e 94% dos negros assassinados nos EUA são mortos por outros negros.

Mas se você apontar este dado oficial do governo, como fez o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani no programa de TV “Meet the press” do dia 23, lamentando que ele não desperte a mesma atenção do caso de Ferguson (e que a violência de Chicago seja ignorada pela esquerda), os militantes esquerdistas chamam você de racista.

Giuliani ainda foi chamado de tal coisa pelo ativista negro Michael Eric Dyson por dizer, no calor do debate, que “policiais brancos não estariam lá (nas comunidades negras) se vocês não estivessem se matando uns aos outros”. Depois o ex-prefeito teve de explicar na CNN:

“Eu disse a mesma coisa que o presidente dos Estados Unidos disse e fui acusado de ser racista. O presidente disse ‘porque as comunidades minoritárias normalmente estão sujeitas a mais crimes, elas precisam de aplicação da lei mais do que ninguém’. Quando ele disse isso, ele não foi acusado de ser racista. Quando eu disse, o meu adversário disse que eu era um racista. Se houver grandes quantidades de crime na comunidade, nós colocamos mais policiais lá. Se não fizéssemos isso, seríamos racistas (também). Se eu colocar todos os meus policiais na Park Avenue e nenhum dos meus policiais onde estão ocorrendo cinco vezes mais crimes, então eu serei acusado de racista. A polícia vai aonde o crime é cometido.”

Claro. O resto é melindre da militância histérica, que, de uma forma ou de outra, xingará seu adversário político. Na Fox News, Giuliani fez bem em reagir ao ataque de Dyson mostrando o próprio legado nessa área:

“Até o momento em que me tornei prefeito, milhares de negros estavam sendo mortos a cada ano. Quando deixei o cargo, o número havia baixado para cerca de 200. Eu provavelmente salvei mais vidas de negros como prefeito de Nova York do que qualquer prefeito na história desta cidade. Eu gostaria de ver se o dr. Dyson já salvou tantas vidas em sua comunidade como eu salvo, e eu fiz isso por ter de usar policiais em áreas de negros onde havia uma quantidade enorme de crimes.”

2) Crimes violentos não letais:

Os dados da Pesquisa Nacional de Vitimização de Crime (NCVS, na sigla em inglês) sobre crimes violentos não letais cometidos em 2010 – último ano disponível – são os seguintes:

- Brancos contra negros: 62.593;
- Negros contra brancos: 320.082.

Logo:

- Negros cometem 5 vezes mais crimes violentos contra brancos do que o contrário.

Mas estes são números absolutos. Proporcionalmente, ainda é pior.

- População branca: 197.000.000.
- População negra: 38.000.000.

- Crimes violentos de brancos contra negros por cada 100 mil brancos = 62.593 x 100.000/197.000.000 = 32.
- Crimes violentos de negros contra brancos por cada 100 mil negros = 320.082 x 100.000/38.000.000 = 842.

Logo:

- Taxa de crimes violentos de negros contra brancos é mais de 25 vezes maior do que o contrário.

No caso específico de “agressão agravada”, a diferença ainda aumenta:

- Brancos contra negros: 1.748.
- Negros contra brancos: 67.755.

Logo:

- A taxa de crimes de “agressão agravada” de negros contra brancos é 200 vezes maior do que o contrário.

Nos casos de roubo e estupro, há um dado curioso (e aqui vou inverter a ordem, em nome do suspense):

- Negros contra brancos: 13.000 estupros; 39.000 roubos.
- Brancos contra negros: 0!

Isso mesmo: o número de estupros e roubos de brancos contra negros relatados na pesquisa é tão infinitesimal que o dado foi arredondado para zero.

[* Os dados são públicos. As imagens acima do vídeo de Bill Whittle sobre Ferguson, tantas vezes recomendado neste blog.]

III.

“Para atiçar o fogo do ressentimento racial em face desses fatos contrários”, como escreve David Horowitz, “os defensores dos direitos civis fingem que as estatísticas mentem ou que apenas mencioná-las é um ato de racismo. Eles nos dizem que os criminosos negros não são, na verdade, os criminosos; o verdadeiro culpado é o ‘sistema branco e injusto de justiça’”.

Eis alguns políticos e militantes – citados por Horowitz – que concordam com esse embuste:

1) Deputada Maxine Waters: “A cor da sua pele determina se você vai ser preso ou não, julgado severamente ou menos severamente, receber uma sentença dura ou ganhar liberdade condicional ou a entrada em tratamento”;

2) Bill Quigley, diretor jurídico do Centro (esquerdista) para Direitos Constitucionais: “O sistema de justiça criminal dos EUA é… uma instituição baseada em raça, onde os afro-americanos são diretamente alvejados e punidos de uma forma muito mais agressiva do que as pessoas brancas.”

3) Presidente Barack Obama, durante as primárias do Partido Democrata em 2008: Negros e brancos “são presos em taxas muito diferentes, são condenados em taxas muito diferentes [e] recebem sentenças muito diferentes” para “o mesmo crime”.

4) Hillary Clinton, para não ficar atrás na ocasião, denunciou a “desgraça de um sistema de justiça criminal que proporcionalmente encarcera muito mais afro-americanos do que os brancos.”

Eu acrescentaria uma colunista do Globo, que aliás insiste na mentira de que o gigante Brown estava de “mãos para o alto”:

5) Helena Celestino: “a cada 28 horas um afro-americano morre em confrontos com a polícia com seguranças privados”; a presidência Obama “coleciona casos de jovens negros desarmados abatidos por homens liberados de prestar contas à justiça”.

Escreve Horowitz:

“Nenhum membro da imprensa perturbou seu dueto [Obama e Hillary] salientando que os afro-americanos cometem muitos mais crimes proporcionalmente do que os brancos. Isto é ‘privilégio de pele negra’ e ilustra como as atitudes racistas anti-brancos tornaram-se predominantes na cultura política.

Por pura repetição e falta de informação corretiva, os mitos de ‘privilégio de pele branca’ deixaram uma marca profunda na cultura em geral e na cultura dos negros americanos em particular. De acordo com uma recente pesquisa do Washington Post e da ABC News, 84% dos negros norte-americanos acham que o sistema de justiça os trata de forma injusta. Mas, se é verdade que os negros são presos em maior número do que sua representação na população, também é verdade que eles cometem crimes em número muito maior do que sua representação garantiria. Os afro-americanos são 12,6% da população dos EUA, mas eles são responsáveis por 38,9% de todas as detenções em casos de crimes violentos - incluindo 32,5% de todos os estupros, 55,5% de todos os roubos e 33,9% de todas as ‘agressões agravadas’. Isto porque eles são presos por crimes que não cometeram? Eles são apenas ‘culpados por serem negros’? Na verdade, as estatísticas são compiladas por meio de entrevistas com as vítimas destes crimes violentos, o que, no caso de crimes cometidos por negros, são em sua maioria negras elas próprias. Em 2010, autores negros eram responsáveis por 80% de toda a violência contra os negros (incluindo 94% dos homicídios), enquanto autores brancos representavam apenas 9% de toda a violência contra os negros.

Outro fato inconveniente para os promotores do mito racial ‘sistema de injustiça’ é que muitas cidades de alta criminalidade com população de maioria negra e altas taxas de prisão de negros são dirigidas por prefeitos afro-americanos e chefes de polícia afro-americanos. Entre eles estão Detroit, Jackson, Birmingham, Memphis, Flint, Savannah, Atlanta, e Washington. Conhecedor dos métodos usados pela polícia para combater o crime e da contribuição desproporcional de negros para as taxas de criminalidade, o ex-chefe de polícia negro de Los Angeles Bernard Parks disse: ‘Não é culpa da polícia quando eles param homens das minorias ou os colocam na cadeia. É culpa dos homens das minorias por cometerem o crime. Na minha mente, não é uma grande revelação que, se os oficiais estão à procura de atividade criminal, eles vão olhar para o tipo de pessoas que estão listadas em relatórios de crimes.’ Mas esta atitude sensata não penetrou na liderança do Partido Democrata, nem no moralmente degradado movimento dos direitos civis neste país.”

Retomo. Nada disso você lê nos jornais. Nada isso importa à militância. Os casos Trayvon Martin e Michael Brown mostraram que a esquerda agora quer que os negros também tenham o “direito” de espancar ou tentar pegar a arma de autoridades sem correr o risco de serem mortos.

E se você acha que Giuliani, Horowitz e eu só constatamos esses fatos porque somos brancos, assista ao épico massacre moral e intelectual imposto pelo radialista negro Larry Elder no âncora esquerdista branco da CNN Piers Morgan sobre a violência interracial, na ocasião da morte de Martin: “O racismo não é mais um dos principais problemas da América. O problema número 1 entre as pessoas negras é o alto número de negros nascidos fora do casamento: 75%. Em 1960, 5% de todas as pessoas deste país haviam nascido fora do casamento. Atualize-se, Piers. O número agora é de 43%. Olhe para isso, para os crimes, para o abandono dos estudos – está tudo conectado”, ensinou Elder.

Pois é. Os fatos são coisas teimosas. E, felizmente, não dependem da cor de ninguém.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Negros cometem mais crimes porque são negros?
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2014, 12:29:20 »
"Caraca".

Se tais dados estiverem corretos, será necessária uma ampla revisão do que eu penso sobre o tema e certamente diminuirá, e muito, a base de sustentação dos ativistas civis mais radicais, que adoram clichês e frases de efeito.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2014, 16:11:49 »
Não li o texto, mas quanto a diferença em brancos mortos por negros e vice-versa, isso não é meio óbvio e não surpreendente/polêmico?

Tanto por haver mais brancos do que negros, quanto mais negros vivendo em ambiente propício ao crime ("ambiente" não se restringe a renda e riqueza, mas inclui todo o contexto cultural). Com isso eu fico meio surpreso é de ainda haver mais assassinatos "racialmente endógenos" do que de brancos por negros, já que as "melhores vítimas" seriam também os brancos, por condições melhores de vida.

Ao mesmo tempo, mortes de brancos por negros nessas condições gerais não "precisam" de um elemento racista, já nas mortes de negros por brancos, como as citadas, fica bem difícil eliminar esse elemento (e, para aqueles com dificuldade em não interpretar generalizações como sendo não-absolutas, não, não estou sugerindo que nunca haja racismo de negros contra brancos, ou que sempre haja racismo de brancos contra negros, respectivamente).

Com isso em mente acho pouco provável que o texto traga algo relevante. Há algo que não seja suficientemente bem explicado por isso que coloquei?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2014, 16:58:17 »
Se a coisa é  insolúvel mesmo, talvez tivesse sido melhor para os negros que com o fim da escravidão, fossem indenizados e tivessem tido um pedido oficial de desculpas pelo governo, reconhecimento de que negros tem  alma pelas autoridades religiosas e repatriamento para a África, a fim de se evitar qualquer racismo, já diriam os radicais.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 17:06:52 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Bastet

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2014, 18:54:50 »
Existem muitos indicadores a serem considerados antes de chegarmos a conclusão de que "negros cometem mais crimes por serem negros".  Nesse caso não dá para ignorar o fato de que as populações negra e hispânica, nos EUA, têm uma renda média inferior à da população branca, menos acesso recursos e tendem a estar mais expostas à violência.

O texto abaixo mostra a diferença de renda entre brancos e negros:

http://www.pewsocialtrends.org/2011/07/26/wealth-gaps-rise-to-record-highs-between-whites-blacks-hispanics/

Esse outro mostra as diferenças no acesso à saúde (impacto de algumas doenças nas populações):

http://www.commonwealthfund.org/usr_doc/mead_racialethnicdisparities_chartbook_1111.pdf

Embora a desigualdade social e a falta de acesso à serviços básicos (acesso menor no caso dos EUA) não possam ser usadas como única explicação para a violência (ou como justificativa) também não é possível dizer que não têm impacto no comportamento das populações.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2014, 19:13:17 »
Não querendo reforçar um problema particular com negros (na verdade é mais exemplo de "fatores circunstanciais"), mas acho curioso que imigrantes ilegais (na maioria hispânicos, ou especificamente esses) têm menor chance de serem criminosos nos EUA, até do que brancos. Mas o efeito vai desaparecendo com a legalização dos descendentes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2014, 20:25:20 »
Existem muitos indicadores a serem considerados antes de chegarmos a conclusão de que "negros cometem mais crimes por serem negros".  Nesse caso não dá para ignorar o fato de que as populações negra e hispânica, nos EUA, têm uma renda média inferior à da população branca, menos acesso recursos e tendem a estar mais expostas à violência.

http://www.pewsocialtrends.org/2011/07/26/wealth-gaps-rise-to-record-highs-between-whites-blacks-hispanics/

Esse outro mostra as diferenças no acesso à saúde (impacto de algumas doenças nas populações):

http://www.commonwealthfund.org/usr_doc/mead_racialethnicdisparities_chartbook_1111.pdf

Embora a desigualdade social e a falta de acesso à serviços básicos (acesso menor no caso dos EUA) não possam ser usadas como única explicação para a violência (ou como justificativa) também não é possível dizer que não têm impacto no comportamento das populações.

A questão principal não é a de que "negros cometem mais crimes por serem negros" e sim de que "negros cometem mais crimes contra os próprios negros", o que desmistificaria a principal assertiva dos defensores de direitos humanos e ativistas raciais, de que "negros morrem mais porque são negros, por causa da polícia branca ou do racismo do estado".
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2014, 20:49:33 »
Acho que devem ser poucos os que realmente fazem essa afirmação, Geotecton, como se estivesse havendo uma espécie de genocídio contra os negros*. No máximo, há confusão da "antropomorfização social" do "racismo institucional" e racismo "de verdade". Porque mesmo esses números, de mais homicídios intra-raciais, são influenciados por esses fatores que costumam rotular de "racismo institucional".

Como breve explicação da minha rejeição ao termo, acho que "racismo" seria mais propriamente utilizado para algo que tem esse foco específico, e não incidental, como deve o caso com a maior parte dos fatores rotulados de "racismo institucional", que igualmente se aplicariam a pessoas em condições sócio-econômicas e culturais similares, mesmo sem ser de uma "raça" tipicamente alvo de racismo "de verdade". Mas haver preconceito racial ou de "castas" deve agravar isso, de qualquer forma.

* Um bom exemplo de mistura das coisas e "confusão razoável" é o de discriminação racial no sistema penal, desde policial até os julgamentos.

<a href="http://www.youtube.com/v/WsfZlGYRWWs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/WsfZlGYRWWs</a>

Garoto rico enche a cara rouba loja, dirige bêbado, mata quatro pessoas em batida (algumas delas que estavam ajudando alguém com problemas com o carro), e consegue ficar apenas em liberdade condicional porque, pelo laudo psicológico (?!), a riqueza lhe causa uma condição chamada "affluenza" (meio que uma mistura de influenza/gripe, com afluência/riqueza), que faz com que seja protegido das conseqüências de seus atos, nunca tendo tido oportunidade de aprender a ser responsável. Coitadinho. :(

Os pais podem pagar o tratamento, no entanto.

Imagine um negro pobre no lugar dele. Tendo feito a mesmíssima coisa.

Para comparação, ficou preso por algo perto de um ano um garoto negro autista, por mal-entendido ao ser abordado por um policial enquanto esperava que abrisse a biblioteca:

http://leftbrainrightbrain.co.uk/2010/06/10/reading-while-black-and-autistic-leads-to-arrest/

Outros casos:

http://news.yahoo.com/teen-girl-expelled-charged-felony-science-experiment-goes-050006336.html

http://aattp.org/enraged-over-boston-bombings-man-breaks-fking-muslim-iraq-war-veterans-jaw-video-2/

A menina (negra) faz um trabalho de ciência que explode acidentalmente, e isso é "felony". Um cara quebra o queixo de um soldado veterano (negro e muçulmano) por ele defender os muçulmanos de generalizações, e é só "misdemeanor".

Encarceiramento por vender maconha também afeta desproporcionalmente negros. Não diria que é um 'esquema velado" para prender negros, como uns dizem, mas vai contribuindo para piorar a situação deles, em todos os sentidos.

Offline Bastet

• Nível 03
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:33:15 »

A questão principal não é a de que "negros cometem mais crimes por serem negros" e sim de que "negros cometem mais crimes contra os próprios negros", o que desmistificaria a principal assertiva dos defensores de direitos humanos e ativistas raciais, de que "negros morrem mais porque são negros, por causa da polícia branca ou do racismo do estado".

Eu acho que mesmo colocando dessa forma, ainda não seria o suficiente para desmitificar essa assertiva dos direitos humanos. Porque por mais que não exista uma "conspiração racista do estado" ou "polícia racista" ainda se pode alegar que pelo fato da população negra dos EUA ser mais pobre do que a branca, receber serviços de pior qualidade, crescer em um ambiente mais violento e isso continuar acontecendo ao longo dos anos, existe uma negligência do estado em relação a ela. Dentro dessa argumentação, importaria somente o fato da taxa de mortalidade na população negra (ou de outras como mortes violentas) ser maior do que na população branca. Tanto faz quem puxa o gatilho nesse caso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:40:25 »
Se não existe, afinal de contas, essa coisa de "negro", ninguém sabe o que é "negro", que não existe essa coisa de raça negra , a quem então se discrimina quando se diz de questões relacionadas a negros?
« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 23:28:34 por sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2014, 22:35:23 »
Acho que devem ser poucos os que realmente fazem essa afirmação, Geotecton, como se estivesse havendo uma espécie de genocídio contra os negros*. No máximo, há confusão da "antropomorfização social" do "racismo institucional" e racismo "de verdade". Porque mesmo esses números, de mais homicídios intra-raciais, são influenciados por esses fatores que costumam rotular de "racismo institucional".
[...]

Estava com pressa quando escrevi. Realmente, da maneira que foi redigido, dá a entender que eu afirmei que todos os defensores dos direitos humanos e todos os ativistas raciais consideram que os crimes contra negros seriam essencialmente por causa de uma política estatal de racismo (ainda que não oficial) e por agentes de segurança do estado da "raça branca".

De fato, a minha intenção foi dizer que aqueles dados enfraquecem (destroem, na verdade) as alegações supra feitas pelos segmentos mais extremistas dos direitos humanos e dos ativistas raciais, que enxergam tudo apenas sob a ótica "classe branca opressora versus classe negra oprimida".

Eu acho que mesmo colocando dessa forma, ainda não seria o suficiente para desmitificar essa assertiva dos direitos humanos. Porque por mais que não exista uma "conspiração racista do estado" ou "polícia racista" ainda se pode alegar que pelo fato da população negra dos EUA ser mais pobre do que a branca, receber serviços de pior qualidade, crescer em um ambiente mais violento e isso continuar acontecendo ao longo dos anos, existe uma negligência do estado em relação a ela. Dentro dessa argumentação, importaria somente o fato da taxa de mortalidade na população negra (ou de outras como mortes violentas) ser maior do que na população branca. Tanto faz quem puxa o gatilho nesse caso.

Saber quem puxa o gatilho é uma diferença fundamental se o objetivo desta discussão for o de desmistificar a alegação de que "negros morrem de forma violenta mais do que os brancos", usado amplamente por políticos e "intelectuais" militantes de esquerda.

E discordo sobre a sua frase "existe uma negligência do estado em relação a ela". A atuação do estado por lá reflete uma tradição que é apoiada há dezenas de anos por uma ampla maioria da população, que preza a atuação individual na ascensão profissional e social. Resumindo: Para eles não há uma negligência, porque o estado deve existir sempre mas atuar apenas de forma limitada.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2014, 23:13:40 »
Saber quem puxa o gatilho é uma diferença fundamental se o objetivo desta discussão for o de desmistificar a alegação de que "negros morrem de forma violenta mais do que os brancos", usado amplamente por políticos e "intelectuais" militantes de esquerda.

Não sei por que, se por sorte ou por já ter lido o suficiente para saber melhor antes, mas acho que nunca tive essa impressão, da mortalidade/violência contra os negros ser majoritariamente proveniente de brancos, mesmo quando racismo era o assunto. Acho que talvez também por mentalmente automaticamente mesclar o assunto com o econômico, e ficar então ainda mais bizarra a noção de que os pobres seriam vítimas de violência vinda dos ricos, quando se fala que os pobres são as maiores vítimas de violência.

Agora fico curioso sobre textos que tentem passar isso de forma mais intencional, imagino que talvez, sabendo como as coisas são, você pode acabar até fazendo uma interpretação positiva (e factualmente correta) de algo que na verdade visava enganar.

Analogia: meio como, nem considerando "criacionismo" como uma interpretação plausível, você pode ler colocações que talvez até sejam criacionistas, mas entender apenas como metáforas ou embelezamentos, "criatividade da natureza", "Deus não joga dados". Mas acho que nesses casos de natureza/ciência deve ser ainda mais improvável a tentativa de "mensagem subliminar", de estarem tentando mesmo induzir a uma conclusão "a mais". Mas acho que já vi também quem tenha interpretado assim, apesar de não ter sido mesmo a intenção do autor. Especificamente o ex-forista A.P.O.D.man sobre um livro do paleontólogo Peter Ward, sobre a improbabilidade de vida inteligente, que foi interpretada como um argumento travestido de "ajuste fino" e "desenho inteligente.

Lembro de já ter visto exageros, mas não lembro disso especificamente.

Acho que no assunto de violência contra homossexuais esse tipo de artifício desonesto talvez seja mais comumente usado. Nesse caso não existe bem um papel para "homofobia institucional" ser responsabilizada por violência entre parceiros, por exemplo. Também não acho que deva ser lá muito incomum tentar ver qualquer violência contra um homossexual como tendo motivação homofóbica. (Ressalva por precaução às más interpretações costumeiras: não sugiro que não haja homofobia, que não haja violência por homofobia, que essa não seja maior do que a violência entre homossexuais, ou que haja uma conspiração gay para sodomizar o mundo) Inclusive já vi em "testes" ou "estudos" no assunto que os pesquisadores inclusive têm esse tipo de presunção da pior motivação como a "conclusão certa".

Era algo como um estudo que comparava uma educação/conscientização "cega a cor" versus algo que chamasse mais atenção ao racismo. Os pesquisadores concluíam que as crianças submetidas à conscientização "cega a cor" tinham a tendência não perceber ações racistas, por não ver como racista (ou digno de ser denunciado a um professor/adulto) quando um garoto branco aleatoriamente batia num negro, na aula de educação física (situação encenada em vídeo para avaliação). Mas isso evidentemente já assume que a motivação do garoto foi racista. Não me lembro se era mencionado que, a interpretação era diferente se fosse uma agressão intra-racial, ou especificamente entre brancos, mas *acho* que não foi feita essa comparação. Se foi, então sim, há um achado interessante aí que depõe contra a "conscientização cega a cor". Também era interessante ser estudada a percepção de crianças de todos os grupos, não sei se foi feito.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2014, 02:29:50 »
E isso importa? Punir-se-ia mais (ou menos!) os criminosos de um grupo delimitado porque eles são frequentemente, incidentemente, natural-inerentemente que seja, criminosos? Para que distinguir criminosos por outra classificação que não seja os crimes? Trapaças ridículas, tanto de "um lado" quanto do "outro" (se "um lado" não está só caindo) para fazer perder tempo olhando para onde não tem nada. Criminosos cometem crimes por uma muito simples razão: porque são criminosos. O mais é sofistaria barata que sai cara demais para quem não é criminoso.

Se a coisa é  insolúvel mesmo, talvez tivesse sido melhor para os negros que com o fim da escravidão, fossem indenizados e tivessem tido um pedido oficial de desculpas pelo governo, reconhecimento de que negros tem  alma pelas autoridades religiosas e repatriamento para a África, a fim de se evitar qualquer racismo, já diriam os radicais.
Procedimento que, obviamente, seria acusado de tão desumano quanto (ou mais até que) a própria escravização...  Um fato no texto é assofismático: "se a gente põe polícia na 'comunidade', somos o diabo; se não pomos,     ...somos o diabo". Pensamento comunista é pensamento comunista.

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2014, 17:33:21 »
A esquerda perdeu na economia e venceu na cultura. E tem gente, esquerdistas em sua maioria, que querem trazer essa divisão racial dos Estados Unidos para o Brasil.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, 22:23:10 por Eu »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2014, 20:43:26 »
Há estudos similares aqui para a América Latina? Talvez isso indique uma diferença no papel de cultura/natureza.
Latebra optima insania est.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2014, 21:13:31 »

É bem por aí. Só não gosto muito quando morre negro aqui no Brasil mesmo falam q foi racismo. Se vier um ladrão, assassino seja negro ou branco e vc pode reagir tendo q matar: Você mataria ou deixaria ele te matar e matar sua familia?

Eh como diz o ditado "maçã podre tem em todo lugar". Mas o negros sempre serão visto como eternas vitimas? Só o tempo pra dizer.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 01:38:15 por Agnoscetico »

Offline Bastet

• Nível 03
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2014, 00:13:16 »

Até certo ponto, sim. Serve para mostrar que o cenário vem se modificando ao longo dos anos e que a maior parte dos assassinatos cometidos contra negros não ocorre por racismo. Acho que ajuda a desmistificar os argumentos dos grupos mais radicais e de "intelectuais" que aparentam estar parados no tempo. Mas enquanto a população negra for um grupo mais pobre e com menos acesso a serviços sempre haverá uma militância, com algumas pessoas coerentes e outras totalmente fora da realidade.

Saiu um texto interessante na Folha hoje sobre o tema. Acho que é livre:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/197958-ferguson-e-o-racismo-historico.shtml

E discordo sobre a sua frase "existe uma negligência do estado em relação a ela". A atuação do estado por lá reflete uma tradição que é apoiada há dezenas de anos por uma ampla maioria da população, que preza a atuação individual na ascensão profissional e social. Resumindo: Para eles não há uma negligência, porque o estado deve existir sempre mas atuar apenas de forma limitada.

Eu quis dizer que os serviços oferecidos nos locais onde a população negra é maioria seriam de pior qualidade e que negros teriam, por exemplo, menos acesso a planos de saúde (tanto que foi uma das coisas que o Obama tentou modificar). Algo dentro de uma atuação reduzida do estado.

Não sei quem os americanos culpariam diretamente por isso. Quando passei um tempo nos EUA, lembro de ter conversado com meus amigos sobre o racismo em algumas ocasiões. Em todas as conversas a conclusão foi de que a culpa seria "da sociedade". O tema é um tabu bem grande por lá. Em uma das vezes nas quais conversei sobre isso, estava com dois amigos dentro de um café que no momento em que a gente entrou, estava lotado. Depois que nós começamos a falar sobre isso, o local todo se esvaziou. E eu nem percebi que a gente tinha "expulsado" todo o povo de lá, foi minha amiga quem notou.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2014, 11:08:55 »
A esquerda perdeu na economia e venceu na cultura. E tem gente, esquerdistas em sua maioria, que querem trazer essa divisão racial dos Estados Unidos para o Brasil.

E no Brasil não tem divisão racial?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2014, 12:43:10 »
Há estatísticas para os mulatos?.... ficam a meio-caminho decerto... :?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2014, 12:58:04 »

E no Brasil não tem divisão racial?

Não, tanto que o Brasil tem a figura do "pardo", do mulato, mestiço. Nos Estados Unidos não tem essa figura, ou você é branco ou negro, não tem meio termo. Mas muitos esquerdistas querem taxar todo mundo que não é branco no Brasil de negro, o que mostra certa complicação, pois grande parte dos chamados "pardos" no Brasil são índios. Abaixo um texto de Demétrio Magnoli:

“Afro-americanos”, nos EUA, e “afrodescendentes”, no Brasil, são produtos identitários paralelos dessa vertente narrativa.

O acento americano do discurso racialista brasileiro é tão óbvio quanto problemático. Nos EUA, o projeto político de uma identidade negra separada tem alicerces sólidos, fincados nas leis de segregação que, depois da Guerra de Secessão, traçaram uma linha oficial entre “brancos” e “negros”, suprimindo no nascedouro a possibilidade de construção de identidades intermediárias. No Brasil, em contraste, esse projeto choca-se com a noção de mestiçagem, que funciona como poderoso obstáculo no caminho da fabricação política de raças. A solução dos porta-bandeiras do nacionalismo negro é impor, de cima para baixo, a divisão dos brasileiros em “brancos” e “negros”. As leis de cotas raciais servem para isso, exclusivamente.

As diferenças históricas entre EUA e Brasil têm implicação direta na gramática do discurso político. Lá, o nacionalismo negro é uma proposição clara, que provoca um debate público informado ─ e, quando Barack Obama se define como mestiço, emerge uma resposta desconcertante no cenário conhecido da polaridade racial. Aqui, os arautos do nacionalismo negro operam por meio de subterfúgios, escondendo-se atrás do pretexto fácil da desigualdade social — e encontram políticos oportunistas, juízes populistas e intelectuais preguiçosos o suficiente para conceder-lhes o privilégio da prestidigitação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2014, 13:54:19 »

Não necessariamente, assim como com "negros" vai depender mais de outras variáveis correlatas do que da origem apenas.

Ao mesmo tempo, a auto-identificação também pode influenciar (mulatos não vão sempre se classificar assim, especialmente nos EUA). Em indicadores de saúde as pessoas podem se aproximar mais por "cor" auto-identificada do que por genealogia propriamente dita.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2014, 14:45:06 »
Há estudos similares aqui para a América Latina? Talvez isso indique uma diferença no papel de cultura/natureza.

O problema é que foi o Dodo que veio com essa idéia ou sugestão de que haveria um papel importante da natureza aí. O texto não parece fazer essa sugestão ele mesmo.

Sinceramente me parece que o enunciado é mais anti-vejismo do Dodo do que qualquer outra coisa, querendo fazer essa associação.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2014, 15:01:03 »
Policial branco que matou jovem negro em Ferguson pede demissão. Darren Wilson disse que tomou a decisão por razões de segurança. (...) "Eu fui informado que se continuasse em meu trabalho, os moradores e funcionários da polícia da cidade de Ferguson poderiam estar em perigo, uma circunstância que não posso permitir" - Darren Wilson em sua carta de demissão ao departamento de polícia.

Fonte: Globo.com / G1
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2014, 15:09:05 »
Uma vez eu li um comentário interessante, não me lembro exatamente de quem, dizendo que no Brasil, para os negros a vida seria um inferno, para os brancos, o purgatório, e para os mulatos, o paraíso. Um mulato tem mesmo este leque de opções entre desde construir sua identidade como mulato, a se afirmar como "negro," ou  "branco", mas nesses dois últimos casos ele então renunciaria ao paraíso! Hahahaha
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 16:02:50 por sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x