Autor Tópico: Imagens políticas  (Lida 187009 vezes)

Rhyan

• Visitante
Re:Imagens políticas
« Resposta #1450 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:33:49 »
Há pessoas que trabalham duro em todos os países do mundo, seja como empregado ou empreendedor, o que explica a riqueza é sistema legal e econômico que criam os incentivos certos:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=978

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1451 Online: 29 de Outubro de 2015, 22:29:21 »
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/negros-ja-sao-maioria-entre-empreendedores

Um direitista usando lógica Juquiana diria então que podemos nos dar por satisfeitos com toda a situação de desigualdade racial, que, como vemos, está plenamente resolvida, melhor do que se podia esperar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1452 Online: 29 de Outubro de 2015, 22:39:10 »

Este é mais um asqueroso e hipócrita.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1453 Online: 29 de Outubro de 2015, 22:46:39 »
[...]
E segundo o fotocomentário sobre Bill Gates do qual fui o único a criticar a falácia contida ali, o problema do Brasil é que o empreenderismo não é frutífero aqui, o que também não é verdade, existe inúmeros empreendores de muito sucesso e de relativo sucesso aqui.
[...]

O fato de existirem empreendedores de sucesso possivelmente está mais relacionado à qualidade das pessoas que se dedicam a isto porque o ambiente para se constituir, manter, crescer e até fechar uma empresa no Brasil ainda é muito mais adverso que em outros países na mesma condição do Brasil.
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1454 Online: 29 de Outubro de 2015, 22:53:19 »
Não dá nem pra levar a sério essa conversa.

Verdade, quando falta argumento e você parte pro ataque, é difícil levar a sério.

Argumente.

Filho, eu não contesto esses dados, mesmo eu podendo fazer um outro gráfico, com outros países e para dar outros resultados que seriam contrários a esses. O meu ponto é, se o ambiente de negócios é tão nocivo e afeta o empreendorismo, como o Brasil é número 1 do mundo há vários anos nesse quesito? Era de se esperar que mesmo o povo sendo empreendedor, num cenário tão adverso e difícil o Brasil estivesse no meio da tabela como sempre. Então, se arrisca a argumentar, ou vai ficar de picuinha como de costume.

A sua tese é que a magnitude "respeitável" da facilidade institucional para a atividade empreendedora tem grande responsabilidade na explicação do alto coeficiente de empreendedorismo no Brasil. A falácia já parte do pressuposto que coeficiente de empreendedorismo e facilidade institucional para a atividade empreendedora devem estar correlacionados. Mas as pessoas miseráveis tem muito menos facilidade institucional para a atividade empreendedora que as pessoas de classe média alta no Brasil, mas mesmo assim os miseráveis são mais empreendedores que as pessoas de classe média alta. Isso por si só reduz a pó a sua tese.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 23:11:00 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1455 Online: 29 de Outubro de 2015, 23:14:30 »
Nos lixões há grande quantidade de empreendedores por metro quadrado.

Essa é justamente a evidência que eu deixo para o Juca sobre a alegação de que, em média, os miseráveis são mais empreendedores que as pessoas de classe média alta.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1456 Online: 30 de Outubro de 2015, 00:19:25 »
Nos países menos inóspitos ao empreendedorismo, a empresa cresce e emprega mais, absorvendo muitos desses que tem que se virar com negócio próprio, seja fonte exclusiva de renda ou complementar.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1457 Online: 30 de Outubro de 2015, 08:38:22 »

Verdade, quando falta argumento e você parte pro ataque, é difícil levar a sério.

Argumente.

Filho, eu não contesto esses dados, mesmo eu podendo fazer um outro gráfico, com outros países e para dar outros resultados que seriam contrários a esses. O meu ponto é, se o ambiente de negócios é tão nocivo e afeta o empreendorismo, como o Brasil é número 1 do mundo há vários anos nesse quesito? Era de se esperar que mesmo o povo sendo empreendedor, num cenário tão adverso e difícil o Brasil estivesse no meio da tabela como sempre. Então, se arrisca a argumentar, ou vai ficar de picuinha como de costume.

A sua tese é que a magnitude "respeitável" da facilidade institucional para a atividade empreendedora tem grande responsabilidade na explicação do alto coeficiente de empreendedorismo no Brasil. A falácia já parte do pressuposto que coeficiente de empreendedorismo e facilidade institucional para a atividade empreendedora devem estar correlacionados. Mas as pessoas miseráveis tem muito menos facilidade institucional para a atividade empreendedora que as pessoas de classe média alta no Brasil, mas mesmo assim os miseráveis são mais empreendedores que as pessoas de classe média alta. Isso por si só reduz a pó a sua tese.

Onde você enxergou essa tese? Você está fazendo conclusões baseado no fato do meu ceticismo apontar uma incongruência entre o cenário de negócios e oportunidades e o fato do Brasil ser o país com maior empreendedorismo no mundo. Eu apontei várias falhas nas argumentação entre as comparações entre o Brasil e os EUA que foram feitas aqui, mas não tirei conclusão final dizendo que o Brasil a vida de negócios é fácil ou tão difícil assim.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1458 Online: 30 de Outubro de 2015, 08:40:35 »

Essa é justamente a evidência que eu deixo para o Juca sobre a alegação de que, em média, os miseráveis são mais empreendedores que as pessoas de classe média alta.

Verdade? Eles tem uma empresa aberta?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1459 Online: 30 de Outubro de 2015, 08:47:30 »
Então por exemplo, os EUA é uma país muito mais aberto que o Japão que tem apenas duas empresas entre as maiores do mundo em valor de mercado, enquanto os EUA tem 53? O Brasil é um país tão aberto quanto o Canadá, já que ambos tem 1 empresa entre as maiores em valor de mercado?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_empresas_do_mundo

Esquece o fato de países ricos serem mais abertos, eu concordo em parte com você nesse ponto.  A questão é a seguinte, até agora para os exemplos que você deu de que no Brasil é tão difícil o empreendedorismo, eu dei contra exemplos que desmentem esses fatos, e no fim aquela foto postagem sua sobre Bill Gates é mais uma falácia do que uma verdade de fato.

Bill Gates não prosperaria no Brasil, porque estaria no ramo errado e não porque aqui é tão mais difícil assim alguém abrir uma empresa e ir pra frente, talvez seja mais difícil, eu nem duvido disso, mas está coalhado de exemplos tanto aqui, quanto lá. O fato é que ele não prosperaria no Japão, nem na China atual, nem na Alemanha, ele só prosperaria nos EUA porque lá é que estão as melhores universidades de ponta em tecnologia da informação e porque o país domina esse ramo crucial, a internet está lá, os melhores pesquisadores estão lá, e os EUA é a maior potência tecnologica do mundo. Eu resumiria assim esse debate, você está errado com os argumentos certos. Se Bill Gates brasileiro começasse com um comércio, ou uma industria, quem garante que ele não seria um dos mais ricos do Brasil?

Ter as maiores empresas do mundo não é o único ponto a ser analisado, apenas um deles.

Não falta empreendedor no Brasil, faltam oportunidades, falta mais flexibilização de leis trabalhistas, menos regulamentações, menos carga tributária, menos burocracia... aquele discurso básico que até o governo concorda.

Há muitos empreendedores de baixa renda, o empreendimento dentro de favelas é grande, há mulheres, negros e analfabetos sendo empreendedores, e a crise tende a aumentar esses números por causa das demissões.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/negros-ja-sao-maioria-entre-empreendedores
http://economia.terra.com.br/classe-c-representa-55-dos-empreendedores-brasileiros,d1083214d6f2d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Peraí, eu abri esse link com a esperança de ver uma resposta plausível e o que ele diz é o óbvio, a classe C é maioria dos empreendores, mas isso é porque ela é maioira simples, 55% é o tamanho exato da classe C no Brasil. As pessoas negras e pardas são exatamente a metade da população.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1460 Online: 30 de Outubro de 2015, 09:23:26 »
[...]
E segundo o fotocomentário sobre Bill Gates do qual fui o único a criticar a falácia contida ali, o problema do Brasil é que o empreenderismo não é frutífero aqui, o que também não é verdade, existe inúmeros empreendores de muito sucesso e de relativo sucesso aqui.
[...]

O fato de existirem empreendedores de sucesso possivelmente está mais relacionado à qualidade das pessoas que se dedicam a isto porque o ambiente para se constituir, manter, crescer e até fechar uma empresa no Brasil ainda é muito mais adverso que em outros países na mesma condição do Brasil.

E o mais importante é que o Juca está cometendo o velho erro de pegar os dados relativos a uma minoria e desprezar o que acontece com maioria que está dentro do intervalo da média + 2 ou 3 desvio padrão. 

Só para exemplificar , SE  digamos, 5%  dos empresários estão se dando bem e incrementando seus negócios (aumentando as suas vendas e seus lucros) e ficando mais ricos,   e 95% estão vendo seus negócios estagnarem ou diminuírem, está minoria que está se dando realmente bem não é um bom indicativo de que as coisas estão indo bem de forma geral,  e que os 95% que estão estagnados ou diminuindo, é porque são preguiçosos, não se mexem e não se esforçam como deveriam.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2015, 09:31:25 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1461 Online: 30 de Outubro de 2015, 09:39:19 »
[...]
[...]

E o mais importante é que o Juca está cometendo o velho erro de pegar os dados relativos a uma minoria e desprezar o que acontece com maioria que está dentro do intervalo da média + 2 ou 3 desvio padrão. 

Só para exemplificar , SE  digamos, 5%  dos empresários estão se dando bem e incrementando seus negócios (aumentando as suas vendas e seus lucros) e ficando mais ricos,   e 95% estão vendo seus negócios estagnarem ou diminuírem, está minoria que está se dando realmente bem não é um bom indicativo de que as coisas estão indo bem de forma geral,  e que os 95% que estão estagnados ou diminuindo, é porque são preguiçosos, não se mexem e não se esforçam como deveriam.

Eu acho que ninguém está falando da situação econômica atual... Seria bom ler os posts desde o começo pra entender o debate direito.  :hein:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1462 Online: 30 de Outubro de 2015, 09:40:03 »
[...]
Eu apontei várias falhas nas argumentação entre as comparações entre o Brasil e os EUA que foram feitas aqui, mas não tirei conclusão final dizendo que o Brasil a vida de negócios é fácil ou tão difícil assim.

Quais foram as minhas falhas?
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1463 Online: 30 de Outubro de 2015, 09:54:05 »

Argumente.

Onde você enxergou essa tese? Você está fazendo conclusões baseado no fato do meu ceticismo apontar uma incongruência entre o cenário de negócios e oportunidades e o fato do Brasil ser o país com maior empreendedorismo no mundo. Eu apontei várias falhas nas argumentação entre as comparações entre o Brasil e os EUA que foram feitas aqui, mas não tirei conclusão final dizendo que o Brasil a vida de negócios é fácil ou tão difícil assim.

Se você vê "incongruência" na coexistência de dificuldade institucional para a atividade empreendedora e coeficiente de empreendedorismo alto não é porque está apenas "questionando ceticamente", mas também porque está negando que esses são conceitos distintos e independentes.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2015, 10:19:45 por -Huxley- »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1464 Online: 30 de Outubro de 2015, 10:02:35 »

E o que isso tem que ver com o tópico? Eles têm empreendimento e pronto. Na verdade, não faz diferença, pois sendo firma formal ou informal, ambos estão submetidos a mesma legislação. Por causa da vigilância do Fisco na movimentação bancária, a firma informal corre o risco de ser taxada com os impostos atrasados e pagar multa. E apesar da maior dificuldade institucional (dificuldade para acesso a crédito, dificuldade para acesso a economias de escalas, etc.), os miseráveis empreendem mais que as pessoas de classe média alta. E isso mostra que dificuldade institucional para a atividade empreendedora e coeficiente de empreendedorismo são conceitos distintos e independentes.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1465 Online: 30 de Outubro de 2015, 11:12:35 »

E o que isso tem que ver com o tópico? Eles têm empreendimento e pronto. Na verdade, não faz diferença, pois sendo firma formal ou informal, ambos estão submetidos a mesma legislação. Por causa da vigilância do Fisco na movimentação bancária, a firma informal corre o risco de ser taxada com os impostos atrasados e pagar multa. E apesar da maior dificuldade institucional (dificuldade para acesso a crédito, dificuldade para acesso a economias de escalas, etc.), os miseráveis empreendem mais que as pessoas de classe média alta. E isso mostra que dificuldade institucional para a atividade empreendedora e coeficiente de empreendedorismo são conceitos distintos e independentes.

Catar lixo simplesmente, não é empreendedorismo. Se você não sabe o que é empreendedorismo, o significado de um empreededor, não dá nem pra começar a discussão, vamos ao básico:

https://www.google.com.br/search?q=empreendedorismo&oq=empreendedorismo&aqs=chrome..69i57.7535j0j4&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8#q=empreendedorismo+significado

empreendedorismo
substantivo masculinoADM MKT
1.
disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
2.
inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.

http://www.significados.com.br/empreendedor/

O que é Empreendedor:

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

Empreendedor individual
Empreendedor individual é aquele que atua no mercado com uma atividade empresarial própria. É a pessoa física, é o titular da empresa, onde o patrimônio da pessoa física e do empreendedor individual são os mesmos. É o responsável de forma ilimitada pelas dívidas do empreendimento.

Na legislação brasileira, é considerado empreendedor individual aquele empresário que fatura até R$60 mil por ano, e que possui, no máximo, um empregado. O empreendedor individual é enquadrado no sistema tributário do “Simples Nacional”, cujas alíquotas tributárias variam entre 04 a 11,61%.

Empreendedor digital
Empreendedor digital é aquele que oferece seu produto ou serviço através da internet, com o objetivo de obter lucro. O e-commerce – todo comércio realizado online permite diferentes maneiras de negócios para o empreendedor.

Lojas, fábricas, artesões, produtores individuais, entre ouros, podem empreender na rede através de um site construído especificamente para a venda de produtos ou através de links patrocinados, redes sociais, e-mail etc.

Empreendedor social
Empreendedor social é aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.

As empresas sociais, diferentes das ONGs ou das empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para por meio de uma atividade lucrativa, buscar soluções para os problemas sociais.

Empreendedor e empresário
Empreendedor e empresário são palavras associadas, porém, na prática, há uma diferença entre os dois perfis. Ser empresário é tomar a seu cargo um empreendimento, é gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro e o crescimento sustentável da empresa. É também se ocupar da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público.

O perfil do empreendedor é ser inovador, arrojado, é ter um olhar próprio de ver os negócios, é querer transformar seu sonho em realidade. Para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa, ele pode ser empreendedor em qualquer campo que atue, sendo ele um professor, um médico, um industriário etc. Basta ser inovador, contribuir com ideias arrojadas, com o objetivo de criar algo que revolucione sua área de trabalho.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1466 Online: 30 de Outubro de 2015, 11:37:23 »

Argumente.

Se você vê "incongruência" na coexistência de dificuldade institucional para a atividade empreendedora e coeficiente de empreendedorismo alto não é porque está apenas "questionando ceticamente", mas também porque está negando que esses são conceitos distintos e independentes.

Parece um non sequitur. Então a dificuldade de empreender está descolada do número de empreendedores e assim temos um cenário que não favorece o empreendedorismo e somos campões do empreendedorismo ao mesmo tempo, ou resumindo a "dificuldade não dificulta".

Rhyan

• Visitante
« Resposta #1468 Online: 30 de Outubro de 2015, 14:40:28 »
Bem-vindo ao Ancapistão!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1469 Online: 30 de Outubro de 2015, 15:08:59 »
Me lembrou de um "experimento social":

<a href="https://www.youtube.com/v/BKGZnB41_e4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/BKGZnB41_e4</a>

Eu não teria coragem de fazer isso sendo branco, mesmo que usasse óculos e penteasse meu cabelo com gel e etc.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1470 Online: 31 de Outubro de 2015, 11:36:18 »

Argumente.

Parece um non sequitur. Então a dificuldade de empreender está descolada do número de empreendedores e assim temos um cenário que não favorece o empreendedorismo e somos campões do empreendedorismo ao mesmo tempo, ou resumindo a "dificuldade não dificulta".

Não falei em "dificuldade que não dificulta". Falei em dificuldade institucional (algo específico) que pode ser facilmente sobrepujada por outras variáveis que atuam em direção contrária.

Catar lixo simplesmente, não é empreendedorismo. Se você não sabe o que é empreendedorismo, o significado de um empreededor, não dá nem pra começar a discussão, vamos ao básico:

https://www.google.com.br/search?q=empreendedorismo&oq=empreendedorismo&aqs=chrome..69i57.7535j0j4&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8#q=empreendedorismo+significado

empreendedorismo
substantivo masculinoADM MKT
1.
disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
2.
inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.

http://www.significados.com.br/empreendedor/

O que é Empreendedor:

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.

Empreendedor individual
Empreendedor individual é aquele que atua no mercado com uma atividade empresarial própria. É a pessoa física, é o titular da empresa, onde o patrimônio da pessoa física e do empreendedor individual são os mesmos. É o responsável de forma ilimitada pelas dívidas do empreendimento.

Na legislação brasileira, é considerado empreendedor individual aquele empresário que fatura até R$60 mil por ano, e que possui, no máximo, um empregado. O empreendedor individual é enquadrado no sistema tributário do “Simples Nacional”, cujas alíquotas tributárias variam entre 04 a 11,61%.

Empreendedor digital
Empreendedor digital é aquele que oferece seu produto ou serviço através da internet, com o objetivo de obter lucro. O e-commerce – todo comércio realizado online permite diferentes maneiras de negócios para o empreendedor.

Lojas, fábricas, artesões, produtores individuais, entre ouros, podem empreender na rede através de um site construído especificamente para a venda de produtos ou através de links patrocinados, redes sociais, e-mail etc.

Empreendedor social
Empreendedor social é aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.

As empresas sociais, diferentes das ONGs ou das empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para por meio de uma atividade lucrativa, buscar soluções para os problemas sociais.

Empreendedor e empresário
Empreendedor e empresário são palavras associadas, porém, na prática, há uma diferença entre os dois perfis. Ser empresário é tomar a seu cargo um empreendimento, é gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro e o crescimento sustentável da empresa. É também se ocupar da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público.

O perfil do empreendedor é ser inovador, arrojado, é ter um olhar próprio de ver os negócios, é querer transformar seu sonho em realidade. Para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa, ele pode ser empreendedor em qualquer campo que atue, sendo ele um professor, um médico, um industriário etc. Basta ser inovador, contribuir com ideias arrojadas, com o objetivo de criar algo que revolucione sua área de trabalho.

O limite superior no nível de inovação que a atividade de ganhar dinheiro com reciclagem pode vir a ter é muito maior do que o parco conteúdo inovativo do típico empresário brasileiro enquadrado como "empreendedor" nesses rankings de empreendedorismo (o artigo de José Dornelas que você mesmo pôs mostra que a empresa brasileira representativa inova pouco). Idem para outras atividades de subsistência, como o comércio de vendedor ambulante.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1471 Online: 31 de Outubro de 2015, 13:34:10 »
1973, 1992 e 2001.

Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Rhyan

• Visitante
« Resposta #1472 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:24:57 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1473 Online: 01 de Novembro de 2015, 00:45:45 »
Arma impressa em 3d me parece que é praticamente fantasia ainda. Produção artesanal mais low-tech é uma coisa muito mais palpável e capaz de produzir a arma completa, não só umas peças meio descartáveis, tendo que comprar o resto (o principal) de produção industrial.

É quase como se falar em telefones com latas e barbantes para substituir a telefonia.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #1474 Online: 01 de Novembro de 2015, 10:34:09 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!