O Brasil não cria tanta empresa e tantos ricos como lá. Quantas empresas aqui são líderes mundiais tirando estatais, mistas e empresas ligadas ao governo? Muito pouco.
A economia do Brasil é uma fração da de lá, já fez essa conta proporcionalmente?
Mas essa é a razão. Países mais abertos para negócios ficam mais ricos, países com mais oportunidades tem mais ricos e mais empresas importantes mundialmente. Elas são ricos porque há facilidades de negócios e não o contrário. Os incentivos das instituições faz uma diferença enorme.
Então por exemplo, os EUA é uma país muito mais aberto que o Japão que tem apenas duas empresas entre as maiores do mundo em valor de mercado, enquanto os EUA tem 53? O Brasil é um país tão aberto quanto o Canadá, já que ambos tem 1 empresa entre as maiores em valor de mercado?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_empresas_do_mundoEsquece o fato de países ricos serem mais abertos, eu concordo em parte com você nesse ponto. A questão é a seguinte, até agora para os exemplos que você deu de que no Brasil é tão difícil o empreendedorismo, eu dei contra exemplos que desmentem esses fatos, e no fim aquela foto postagem sua sobre Bill Gates é mais uma falácia do que uma verdade de fato.
Bill Gates não prosperaria no Brasil, porque estaria no ramo errado e não porque aqui é tão mais difícil assim alguém abrir uma empresa e ir pra frente, talvez seja mais difícil, eu nem duvido disso, mas está coalhado de exemplos tanto aqui, quanto lá. O fato é que ele não prosperaria no Japão, nem na China atual, nem na Alemanha, ele só prosperaria nos EUA porque lá é que estão as melhores universidades de ponta em tecnologia da informação e porque o país domina esse ramo crucial, a internet está lá, os melhores pesquisadores estão lá, e os EUA é a maior potência tecnologica do mundo. Eu resumiria assim esse debate, você está errado com os argumentos certos. Se Bill Gates brasileiro começasse com um comércio, ou uma industria, quem garante que ele não seria um dos mais ricos do Brasil?