Eu sou empresário, conheço muito bem como é procedimento para abrir uma empresa ( e fechar) no Brasil, mas a pergunta ainda persiste, como um país que segundo essa visão é tão ruim para o empreendedorismo, consegue ser o mais empreendedor do mundo? Essa conta não bate...
Eu sou empresário, incluindo uma empresa do setor contábil e respondo - até certo ponto estarrecido - a sua questão.
O desejo de empreender decorre de diversas causas: Controlar mais e melhor o seu tempo para atividades diversas; não gostar de receber ordens; estar com dificuldade ou impossibilidade de ser um empregado formal; vislumbrar rendimentos maiores; etc.
De qualquer modo fica claro que:
a) Não há relação causal entre o grau de facilidade de abertura de uma empresa e o número de empreendedores, pelos motivos supra.
b) As pessoas que buscam o empreendedorismo sentem as dificuldades impostas pelo estado brasileiro, que as oneram. E muito. Taxas, emolumentos, licenças e vistorias tiveram reajustes bem acima da inflação em todos os municípios e estados em que a minha empresa faz trabalhos contábeis. Somem-se aos impostos e contribuições e se tem um custo operacional muito elevado.
c) Agravando a situação de ônus fincanceiro descrita no item anterior, se tem um rol de legislações, algumas com leis claramente absurdas, que abrangem a trabalhista e a ambiental.
Exemplo. A minha equipe está há mais de 100 dias trabalhando para formalizar a abertura de uma filial de uma empresa (um restaurante) e ainda não foi bem sucedida.
Para comparar. No mês de agosto um cliente abriu uma empresa em um pequeno município no condado em que fica Orlando, na Flórida. Ele entregou a documentação (passaporte dele e da sócia e o endereço da empresa) e preencheu um formulário com dados sobre atividade econômica e como foi integralizado o capital social.
Menos de três horas depois, ligaram para ele comparecer na repartição pública para retirar a documentação da empresa, já devidamente formalizada. Repito: Três horas. E ainda foi acompanhado de um pedido de desculpa porque houve um problema no sistema, senão teria sido liberado em duas horas.