Me impressionou o quanto os estadunidenses gastam com transporte e combustível.
Eu enquanto capitalista selvagem de montadora tenho recentemente ido muito à decadente Detroit.
Anedoticamente falando, observo por lá que o uso do carro é imprescindível, dado que em diversos locais fora das grandes metrópoles tudo é longe demais de uma coisa da outra e raramente há outra opção de transporte minimamente eficiente, nem mesmo taxi se encontra com facilidade, só mesmo agendando alguns especiais em lobbies de hotel ou algo do tipo.
Além disso, os carros por lá são naturalmente (bem) maiores do que os nossos aqui e são praticamente sempre equipados com câmbio automático, que costuma induzir a maior consumo de combustível do que a contrapartida manual. É inclusive difícil achar engenheiros que sequer saibam conduzir carros com câmbio manual e isso é um problema pra eles alugarem carro enquanto trabalham por aqui, por exemplo.
Lembro que durante a minha primeira ida por lá, fiquei meio assustado com o pessoal dirigindo carros do tipo de uma Dodge Ram 3500 e ainda puxando um trailer... vazio... durante dia de semana.
A taxa de posse de carros lá por habitantes também é uma das mais "apertadas" do mundo.
Outro ponto é que a idade média dos veículos nas ruas por lá não é das menores, inclusive deve ser maior da que a brasileira (chupa império golpista), o que reforça a existência de sistemas mais antigos, menos racionais, projetados em épocas em que a percepção do custo do combustível era outra.