Sobre a esfera dos Bertz pode ter sido apenas algo pra eles ganharem aquele premio.
essa história de alguém oferecer 750.000 e eles não aceitarem e os advogados não divulgarem o nome do comprador, é estranho...
e depois que não ganharam o prêmio sumiram por anos
Mesmo assim souberam do paradeiro deles anos depois, mas a esfera nunca mais vista ou comentada.
Vai ver tentaram dar o golpe pra ganhar o premio de 50.000 e depois sumiram por uns tempos.
Neste fórum em inglês, alguém menciona algo sobre um brinquedo antigo que faria os mesmo movimentos orbitais da esfera, alguem lembra disso?
http://www.abovetopsecret.com/forum/thread870057/pg1há várias discrepâncias mencionadas neste link:
http://www.mundogump.com.br/o-misterio-da-esfera-dos-betz/"
Questões de cronologia e discrepâncias da históriaApós a publicação do post, muitos leitores alertaram para a discrepância de datas envolvendo a descoberta da esfera e a data em que ela foi analisada. Estranhamente, essas discrepâncias aparecem na ampla maioria dos sites que usei para levantar a história, o que indica que praticamente todo mundo pegou a fonte da história de um mesmo lugar com o erro. Investigando mais a fundo em busca das datas certas, achei algumas coisas interessantes sobre a história. Essa discussão no forum ATS, trata justamente disso.
Questões de dimensões e pesosUsando os dados conhecidos da esfera, sua cobertura metálica era de 7,96 polegadas (202,2 milímetros) de diâmetro, feita com uma liga ASTM magnética chamado aço 431 inoxidável, com cerca de 1/2 de polegada (12,7 mm) e peso de £ 21,34 ( 9,68 kg).
Usando a densidade conhecida da liga de aço inoxidável que é 431 (7700 kg / m3), uma esfera de diâmetro externo 202,2 milímetros com um diâmetro interno de 180,33 milímetros (10,93 milímetros e espessura de parede de 0,430 polegada) pesaria exatamente 9,68 kg.
Considerando-se essa história foi filtrada através do “Main Media Stream” (MSM), é compreensível que a espessura de 0,43 centímetros tenha sido declarada como cerca de 1/2 polegada.
A fonte de raios X
Segundo o usuário “Z”, ele também investigou a tensão da fonte de raios-x necessário para expor objetos no interior de uma esfera de aço inoxidável com 11 milímetros de espessura de parede. Ele descobriu que pelo menos um raio-x 300 kV seriam necessários.Veja mais informações aqui: industrial X-Ray
Segundo a história da esfera, foi realmente usado este raio X potente e nele foram vistos dois elementos super-pesados dentro da esfera.O problema, é que de acordo com os cálculos de “Z” a esfera com tais dimensões deveria estar vazia, pois seu peso medido equivale ao peso do aço do escudo e nada mais. O peso declarado da esfera não deixaria espaço para as massas dos componentes internos.
Outras discrepâncias
É muito comum que erros de datas e medidas surjam nesse tipo de história, principalmente essas mais antigas, que foram reescritas muitas vezes ao longo de mais de 35 anos.
Comparando alguns dados da história com os dados de registro da MUFON, várias discrepâncias surgiram.
A história relata, segundo a MUFON relata, tem datas diferentes.(posso assumir que a MUFON esteja certa, porque seria preciso de uma maquina do tempo para que o cara analisasse sua esfera antes da data em que a encontrou, hehehe)
Segundo a MUFON, a esfera foi encontrada em 06 de abril de 1974, e não 26 de maio do mesmo ano. O documento da época, contradiz a data da descoberta e por tabela, altera a data da publicação da história no St. Petersburg Times em 12 de Abril de 1974, e contradiz esta data novamente relatando o ano de 1976 como o ano da investigação paranormal da esfera.
A história MUFON relata que a Marinha analisou a esfera alguns dias depois de 06 de abril de 1974.O relatório da MUFON diz que a senhora Betz relata que a esfera dela teria 3 ou 4 esferas menores dentro com seus pólos norte e sul magnéticos separados por 150 graus. Isso é diferente dos relatos da internet que dão conta de que a Marinha teria descoberto, através de imagens de raios-X os dois objetos redondos dentro e que tinham 4 pólos magnéticos, 2 positivo e 2 negativos.
O relatório também situa a análise da esfera pelo painel do UFO Blue Ribbon. A MUFON indica que a esfera foi descoberta somente duas semanas antes do painel, que oferecia um prêmio de 50.000 dólares para quem provasse qualquer objeto que tivesse origem alienígena.
Este painel incluía vários especialistas, entre eles o célebre Dr. J. Allen Hynek. O painel analisou a esfera deles, que indica que os Betz estavam realmente interessados em ganhar este premio em dindinho. (o que daria uma certa logica para o surgimento de ma esfera misteriosa)
Mesmo que eles estivessem certos que a esfera não era deste planeta, eles se deram mal, porque o Dr. J. Allen Hynek concluiu que a esfera é de origem artificial, misteriosa, mas não foi possível associá-la a qualquer tipo de atividade alienígena, e assim eles não levaram o premio para casa.
As datas e a questão do premio em dinheiro para quem trouxesse um artefato alienígena, pode indicar que o Mistério da esfera Betz poderia ter sido um hoax projetado para embolsar o premio do National Enquirer de $ 50.000.
Por outro lado, a materia do Palm Beach Journal de junho diz que alguém endinheirado ofereceu a montanha de grana (imagina nos anos 70) de 750.000 dólares pela esfera e ela não vendeu. Se ela quisesse somente o premio, teria vendido no ato, o que me leva a duas hipóteses: Ou ela inventou essa cascata para o jornal afim de calar a boca dos que diziam que ela tentou morder os 50.000 do premio com um embuste, ou realmente havia alguém CERTO de que aquilo era de outro planeta mesmo.
Vamos lembrar que pessoas surgindo com malas de dinheiro não são incomuns na ufologia. O caso varginha tem uma situação muito parecida, onde dois homens tentam convencer as meninas a irem na TV dizer que inventaram aquilo tudo. Em troca ganhariam uma mala abarrotada de dinheiro. Elas também se negaram a aceitar a proposta, o que os deixou muito irritados."