É sempre bom encontrar um dos 13%... tão raros nesses tempos...
A Dilma é um poste colocada pelo Poderoso Chefão, o governo dela é uma porcaria. Entretanto isto não faz eu ficar entusiasmado com um movimento que não tem pauta objetiva, específica e realista. E que não tem liderança expressiva.
Se passar a ter, aí ok, mas por enquanto não tem.
Concordo. Mas eu o que me anima no movimento não é o objetivo dele, mas a força que o povo coxinha, tão omisso até então, mostrou, e que pode sim ser bem direcionado de agora em diante para objetivos concretos.
Não tive tempo de postar antes, mas acho que muita gente que vem com esse argumento da falta de pauta está deixando de perceber um detalhe importante: a força dessas manifestações é algo que transcende o governo Dilma ou os escândalos atuais. De certa forma ela tem semelhança com o que aconteceu em 1999: o protesto (mesmo que os próprios manifestantes não consigam articular isso) é contra forma como a democracia no Brasil tem sido conduzida desde o fim da ditadura. Da forma como está hoje o eleitor é tratado como uma simples peça num mecanismo de disputa do poder, que é acionada periodicamente durante as eleições, e prontamente ignorada logo que o resultado é divulgado. Assim, para o PT (e o PSDB antes, e Collor também e o PMDB* ainda antes) é perfeitamente natural mentir e prometer o que não pretende entregar durante a campanha, para logo em seguida fazer o oposto do que havia prometido**. Eu, pelo menos, duvido muito que houvesse o mesmo ímpeto para o protesto se Dilma tivesse explicitado tudo o que pretendia fazer logo após a posse. O fato então é que o povo, mais uma vez, mostra que não admite esse tipo de desonestidade***. Isso independe de lideranças e pautas. Só espero que
desta vez os políticos ouçam.
*Plano Cruzado II, para os velhos do fórum.
** E foi a consciência dessa prática que causou a crise de 2002, logo após a vitória de Lula. E deve-se reconhecer que,
naquele momento ele por uma vez
cumpriu a palavra, que havia sido empenhada na Carta aos Brasileiros.
***Tudo bem, eu sei que quase todos que foram para a rua não votaram no Poste, mas vale lembrar que hoje ela tem 62% de desaprovação, o que prova meu ponto.