Autor Tópico: Futebol 2015  (Lida 15920 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Futebol 2015
« Resposta #100 Online: 12 de Agosto de 2015, 06:54:35 »
http://observador.pt/2015/08/06/cristiano-ronaldo-ainda-quer-campeao-pelo-sporting/

Que aspiração nobre e comovente... :oba:.... mas é praticamente irrealizável... :'(
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #102 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:58:54 »
Acabou há pouco... Espanyol - Real Madrid 0-6... E Cristiano Ronaldo marca 5... CR7, o bola e bota de ouro, está de volta :!: :!: :ok:

O internacional português tornou-se no segundo jogador da história da Liga espanhola a chegar aos 100 golos fora de casa, feito que estava com Messi. Mas o argentino precisou de 127 jogos para chegar aos 100 golos, Ronaldo fê-lo em 103 jogos (103 golos em 103 fora de casa, uma média de um golo por jogo).
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 15:38:36 por Pagão »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #103 Online: 16 de Setembro de 2015, 06:27:02 »
Mais 3 golos de CR7, agora na Liga dos Campeões europeus,... o que dá 8 golos marcados nos últimos 2 jogos... em 4 dias... Outra vez melhor marcador da História da Liga dos Campeões... com 80 golos... Enfim, já nem é notícia mas mero hábito... :enjoo:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #104 Online: 23 de Setembro de 2015, 08:19:54 »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #105 Online: 30 de Setembro de 2015, 17:49:28 »

Maior goleador da história do maior clube do Mundo... 323 golos em 308 jogos..., o mesmo que Raúl Gonzalez fez mas precisando de 741 jogos.

Maior goleador da história da Liga dos Campeões Europeus com 82 golos contra 77 de Lionel Messi...

« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 17:55:44 por Pagão »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #106 Online: 30 de Setembro de 2015, 17:55:28 »

Maior goleador da história do maior clube do Mundo... 323 golos em 308 jogos..., o mesmo que Raúl Gonzalez fez mas precisando de 741 jogos.

Maior goleador da história da Liga dos Campeões Europeus com 82 golos contra 77 de Lionel Messi...
Fala sério, rapá. O Maior Clube Do Mundo é o Galo!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #107 Online: 30 de Setembro de 2015, 18:19:56 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 30 de Setembro de 2015, 22:47:21 »

E sem um só título de campeão mundial por seleções...
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #109 Online: 01 de Outubro de 2015, 06:27:45 »

A verdadeira qualidade individual não se deve esconder atrás da qualidade coletiva... Os títulos coletivos são isso mesmo... coletivos... não definem a qualidade individual de nenhum jogador em concreto...

Por essa ordem de ideias nunca um pequeno país ou um clube menos relevante poderia ter o melhor jogador do mundo... Magnus Carlsen não seria considerado o melhor xadrezista mundial, porque a Noruega é uma anã como equipa ante a Rússia, etc... (isto a despeito das reconhecidas diferenças entre o xadrez e o futebol no campo do individual e do coletivo).

Mas, vendo bem, até há algum fundamento... Onde chegariam os grandes coletivos com CR7?... Se integrasse uma grande seleção mundial ou tivesse começado de criança num dos clubes gigantes do futebol?... Provavelmente também calaria os argumentos somente assentes no coletivo e não no individual...

Digo o que digo sem absolutamente nenhuma simpatia pelo Real de Madrid... Mas como lá joga CR7, tenho de "engolir este sapo".:enjoo:

« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 06:56:05 por Pagão »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 01 de Outubro de 2015, 09:08:49 »
A verdadeira qualidade individual não se deve esconder atrás da qualidade coletiva... Os títulos coletivos são isso mesmo... coletivos... não definem a qualidade individual de nenhum jogador em concreto...

E o que é que define a qualidade individual, especificamente no caso do seu ídolo?

A quantidade de gols marcados?

Porque tem que ser este o critério principal?

Por essa ordem de ideias nunca um pequeno país ou um clube menos relevante poderia ter o melhor jogador do mundo... Magnus Carlsen não seria considerado o melhor xadrezista mundial, porque a Noruega é uma anã como equipa ante a Rússia, etc... (isto a despeito das reconhecidas diferenças entre o xadrez e o futebol no campo do individual e do coletivo).

Xadrez é uma disputa individual (no meu entender não é esporte!).

Futebol é um esporte com disputa coletiva.

Mas, vendo bem, até há algum fundamento... Onde chegariam os grandes coletivos com CR7?... Se integrasse uma grande seleção mundial ou tivesse começado de criança num dos clubes gigantes do futebol?... Provavelmente também calaria os argumentos somente assentes no coletivo e não no individual...

Talvez sim. Talvez não.

Mas se a atuação pela seleção portuguesa no último mundial for um indicador, a carreira dele em seleções seria pífia.

Digo o que digo sem absolutamente nenhuma simpatia pelo Real de Madrid... Mas como lá joga CR7, tenho de "engolir este sapo".:enjoo:

Sinceramente acho-o um ótimo jogador mas não o vejo no mesmo nível de, por exemplo, Di Stéfano, Maradona, Pelé e Puskás, que são verdadeiras 'lendas'.
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #111 Online: 01 de Outubro de 2015, 10:41:20 »

Fernando Peyroteo é a minha "verdadeira lenda"... Nunca Cristiano Ronaldo poderá se aproximar das suas médias golo/jogo... Mas é uma lenda em grande parte porque jogou "noutros tempos"... O que seria de muitas "lendas" se jogassem no futebol moderno? Na verdade ninguém sabe.... Mas sabemos que CR7 já fez mais golos e melhores médias/golo do que algumas "lendas" referidas por Geotecton... facto a que dou bastante valor...

E dos números conseguidos por Fernando Peyroteo devo concluir que deve ser considerado melhor jogador na história do futebol do que Cristiano Ronaldo?... Julgo que não...

E o que é que define a qualidade individual, especificamente no caso do seu ídolo?

Mas se a atuação pela seleção portuguesa no último mundial for um indicador, a carreira dele em seleções seria pífia.

A qualidade individual de CR7 é bem demonstrada por já ter ganhado 3 bolas de ouro FIFA e 4 botas de ouro UEFA... algo nunca alcançado por nenhum jogador europeu... nem extraeuropeu no caso das 4 botas... É objetivo e sem contestação... A que se junta o enorme reconhecimento em todo o mundo; verbas que a sua figura movimenta a todos os níveis;... No seu tempo histórico, poucos terão tido a mesma popularidade mundial...

Quanto à atuação na (fraca) seleção portuguesa... ele estava lesionado no joelho esquerdo e jogou em sacrifício....

Mas Geotecton, o que é realmente notável é que, desde que CR7 joga na seleção, NUNCA Portugal deixou de se apurar para os mundiais e os europeus... o que não acontecia, nem de perto nem de longe, nos tempos de Peyroteo e de Eusébio... e CR7 joga num tempo em que Portugal não tem uma seleção tão forte quanto eram a de Figo e a de Eusébio (quase toda o Benfica duas vezes campeão europeu e outras vezes finalista).
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 15:21:51 por Pagão »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #112 Online: 02 de Outubro de 2015, 09:08:57 »

Campeão por Portugal...?!!!  :o  Você tem que considerar a nacionalidade para fazer uma comparação como essa, se você estivesse falando do Zico, Careca, Sócrates ou Messi, eu ficava quieto. Quantas finais de torneios mundiais Portugal já chegou?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #113 Online: 02 de Outubro de 2015, 09:17:48 »

Sinceramente acho-o um ótimo jogador mas não o vejo no mesmo nível de, por exemplo, Di Stéfano, Maradona, Pelé e Puskás, que são verdadeiras 'lendas'.

Saudosismo detected, ele está no mesmo nível do Messi, que é inegavelmente um dos melhores da história. Acho que o grande "azar" dele é ser contemporâneo de Messi, senão seria o maior jogador de sua geração, disparado.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #114 Online: 03 de Outubro de 2015, 05:45:27 »
« Última modificação: 03 de Outubro de 2015, 05:50:15 por Pagão »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 03 de Outubro de 2015, 09:36:02 »
[...]
Campeão por Portugal...?!!!  :o  Você tem que considerar a nacionalidade para fazer uma comparação como essa, se você estivesse falando do Zico, Careca, Sócrates ou Messi, eu ficava quieto. Quantas finais de torneios mundiais Portugal já chegou?

E?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 03 de Outubro de 2015, 09:37:21 »
Saudosismo detected, ele está no mesmo nível do Messi, que é inegavelmente um dos melhores da história. Acho que o grande "azar" dele é ser contemporâneo de Messi, senão seria o maior jogador de sua geração, disparado.

"Messi é inegavelmente um dos melhores da história".

Certo. E em que posição?

Está entre os jogadores que eu citei? Duvido!!
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #117 Online: 03 de Outubro de 2015, 16:52:46 »
As comparações entre gerações diferentes de jogadores devem recorrer a que metodologia?

Por mim, a maior objetividade possível está em comparar a projeção mundial dos jogadores no tempo histórico em que atuaram... o impacto que então tiveram no campo desportivo e não só (ganhos financeiros, preços de transferência, por exemplo).

Parece-me que o impacto mundial de Messi e Cristiano hoje em nada fica a dever ao de terceiros (já lendários) no seu tempo histórico próprio...

Será que se tornarão "lendas" quando acabarem as respetivas carreiras? Quanto tempo a sua memória perdurará? Isso só o futuro dirá... logo não dá para fazer comparações ainda...

Dificilmente a realidade supera a lenda... é preciso esperar que advenha lenda também...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #118 Online: 03 de Outubro de 2015, 19:20:50 »
As comparações entre gerações diferentes de jogadores devem recorrer a que metodologia?

Por mim, a maior objetividade possível está em comparar a projeção mundial dos jogadores no tempo histórico em que atuaram... o impacto que então tiveram no campo desportivo e não só (ganhos financeiros, preços de transferência, por exemplo).

Parece-me que o impacto mundial de Messi e Cristiano hoje em nada fica a dever ao de terceiros (já lendários) no seu tempo histórico próprio...

Será que se tornarão "lendas" quando acabarem as respetivas carreiras? Quanto tempo a sua memória perdurará? Isso só o futuro dirá... logo não dá para fazer comparações ainda...

Dificilmente a realidade supera a lenda... é preciso esperar que advenha lenda também...
Acho que estão de mimimi os que querem desfazer do Cristiano. Ele é o melhor de todos, é bom mesmo e pronto. Os portugueses podem e devem tirar um sarro do Neymar, do Maradona, do Messi, e até do Pelé, porque o Cristiano é melhor mesmo do que todos eles. Eu se fosse português, tiraria.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #119 Online: 03 de Outubro de 2015, 19:24:18 »

Acho que estão de mimimi os que querem desfazer do Cristiano. Ele é o melhor de todos, é bom mesmo e pronto. Os portugueses podem e devem tirar um sarro do Neymar, do Maradona, do Messi, e até do Pelé, porque o Cristiano é melhor mesmo do que todos eles. Eu se fosse português, tiraria.
E digo mais, se o Cristiano fosse da época desses de outras épocas seria considerado um alienígena.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #120 Online: 04 de Outubro de 2015, 04:03:37 »

Na verdade, o reconhecimento universal (que ele merece) dos portugueses por Cristiano é algo que tem de ficar para o futuro... Ele nada tem a ver com o Benfica, clube que alardeia ter mais de "6 milhões de adeptos" (é do rival eterno, Sporting), e ainda muitos não lhe perdoam ter arredado a imagem do benfiquista Eusébio como melhor futebolista português de sempre... Mobilizaram-se em força para votarem em Eusébio para melhor futebolista português de sempre (votação nos 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol)... mas perderam o voto popular (por pouco)... e de seguida conseguiram impor que o corpo de Eusébio fosse para o Panteão Nacional...

Se você ouvir portugueses a criticar negativamente Cristiano... Já sabe a "razão de fundo"... (embora haja já muitos benfiquistas que reconhecem o valor de CR7 mesmo face a Eusébio).

E digo mais, se o Cristiano fosse da época desses de outras épocas seria considerado um alienígena.

Não há razão objetiva para dizer categoricamente que não seria assim, dada a qualidade e empenho na profissão de Cristiano..., só que nunca saberemos o que teria de facto acontecido...

Ainda assim, quem, perante Cristiano, recorre a comparação com Maradona ou Pelé ou Di Stéfano... Está a desfazer dele... ou a fazer-lhe o maior elogio que consegue? :smartass:
« Última modificação: 04 de Outubro de 2015, 13:31:53 por Pagão »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #121 Online: 07 de Outubro de 2015, 15:34:25 »
http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/06-10-2015/alemanha-gerd-muller-sofre-de-alzheimer

Um dos maiores jogadores que eu vi jogar..., dos tempos em que eu via futebol regularmente...,  fantástico goleador..., 68 golos em 62 jogos da seleção alemã...,  2 botas de ouro de melhor marcador dos campeonatos da UEFA..., 1 bola de ouro (ainda quando só era atribuída a jogadores de nacionalidade europeia e jogando na Europa).

Alzheimer em estado avançado. :(

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #122 Online: 07 de Outubro de 2015, 17:27:07 »
Acho completamente irracional comparar jogadores de épocas tão distintas, por dois motivos.

Primeiro, porque os mais antigos sempre terão a vantagem de a memória das pessoas privilegiar os momentos de conquistas e de proezas, e esquecer os momentos medíocres dos jogadores. Todo mundo, ao se lembrar de Pelé, Maradona, Cruyff, Di Stéfano e cia. lembram automaticamente dos melhores momentos, e não dos pênaltis perdidos, das furadas, dos jogos apagados. Já os jogadores atuais não contam com isso, pois são analisados jogo a jogo. Assim, quando comparamos jogadores do passado com as atuais estamos comparando as melhores versões dos jogadores do passado com uma versão "média" dos jogadores atuais.

Segundo, porque o esporte em si mudou e ficou mais equilibrado. Tanto as estatísticas quanto as gravações da época mostram que o futebol até poucas décadas atrás era muito menos dinâmico e muito menos equilibrado. Há jogos atualmente onde os jogadores percorrem até 12 km ou 14 km, enquanto antigamente era raro se chegar a 7 km. Os esquemas defensivos eram claramente mais fracos que os atuais e os goleiros bem menos eficientes. Coisas banais como planejamento alimentar ou aquecimento antes do jogo eram consideradas novidades e decidiam jogos. Hoje todos os grandes times têm acesso a um método bem mais otimizado de preparação de atletas, e isso torna muito mais difícil o destaque de alguns. Os times antigos não teriam a menor chance contra os de hoje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 07 de Outubro de 2015, 21:46:50 »
Acho completamente irracional comparar jogadores de épocas tão distintas, por dois motivos.

Primeiro, porque os mais antigos sempre terão a vantagem de a memória das pessoas privilegiar os momentos de conquistas e de proezas, e esquecer os momentos medíocres dos jogadores. Todo mundo, ao se lembrar de Pelé, Maradona, Cruyff, Di Stéfano e cia. lembram automaticamente dos melhores momentos, e não dos pênaltis perdidos, das furadas, dos jogos apagados. Já os jogadores atuais não contam com isso, pois são analisados jogo a jogo. Assim, quando comparamos jogadores do passado com as atuais estamos comparando as melhores versões dos jogadores do passado com uma versão "média" dos jogadores atuais.

Segundo, porque o esporte em si mudou e ficou mais equilibrado. Tanto as estatísticas quanto as gravações da época mostram que o futebol até poucas décadas atrás era muito menos dinâmico e muito menos equilibrado. Há jogos atualmente onde os jogadores percorrem até 12 km ou 14 km, enquanto antigamente era raro se chegar a 7 km. Os esquemas defensivos eram claramente mais fracos que os atuais e os goleiros bem menos eficientes. Coisas banais como planejamento alimentar ou aquecimento antes do jogo eram consideradas novidades e decidiam jogos. Hoje todos os grandes times têm acesso a um método bem mais otimizado de preparação de atletas, e isso torna muito mais difícil o destaque de alguns. Os times antigos não teriam a menor chance contra os de hoje.

Concordo em boa parte com o que escrevestes.

Mas ainda há dúvidas razoáveis.

Cito o caso do basquete.

Praticamente todos os especialistas neste esporte apontam Michael Jordan como o melhor de todos os tempos, mesmo ele tendo se aposentado há quase uma década e meia. Entre os jogadores e ex-jogadores a opinião se mantém, a despeito de excelentes jogadores terem surgido desde então, como Kobe Bryant e LeBron James.

Porque o mesmo não pode ser dito sobre o futebol?
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 08:35:22 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #124 Online: 07 de Outubro de 2015, 22:35:55 »

Concordo em boa parte com o que escrevestes.

Mas ainda há dúvidas razoáveis.

Cito o caso do basquete.

Praticamente todos os especialistas neste esporte apontam Michael Jordan como o melhor de todos os tempos, mesmo ele tendo se aposentado há quase uma década e meia. Entre os jogadores e ex-jogadores a opinião se mantém, a despeito de excelente jogadores terem surgido desde então, como Kobe Bryant e LeBron James.

Porque o mesmo não pode ser dito sobre o futebol?

Eu não acompanho basquete o suficiente para saber, mas no futebol as mudanças que ocorreram nos parâmetros táticos do jogo e físico dos jogadores foram muito grandes. Também há uma quase unanimidade em apontar o Pelé como melhor de todos os tempos no futebol, mas o que eu questiono é justamente o que embasa essa unanimidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!