Na iminência da soltura, ao que parece, amanhã de MO, veja que Claudio Tognolli “previu” o que está acontecendo com meses de antecedência: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/saiba-porque-marcelo-odebrecht-nao-vai-fazer-125522053.html
E mais: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/o-terceiro-golpe-do-pt-contra-a-lava-jato-vai-ser-135520436.html
Nesse último link, fala do atual ministro Navarro. Já foi cantada a bola que ele estará lá pra melar a Lava Jato. Ele foi o segundo de uma lista tríplice que a Dilma escolheu; foi colocado pelo PMDB. Soltou Otavio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez e só não soltou o MO porque pediram vistas, mas a tendência é soltá-lo.
Só uma correção, Otavio Azevedo não foi solto, mas o ministro cheio de suspeitas votou a favor da soltura dele.
Agora sim dá pra voltar a acreditar na Lava Jato.
A coisa mais bombástica que aconteceu foi a gravação do conluio do Delcídio e a turma dele. Com isso, ficou demonstrado as movimentações nos tribunais superiores, até dando nome aos bois, quero dizer dos ministros, que fariam a melação da Lava Jato. Ficou praticamente impossível de acontecer com a suspeitas de que eles estão lá de armação.
Com a prisão do senador, que deve ter nas mçaos provas para desmoronar o PT, oposição, Planalto e a PQP, a coisa mudou de nível. Ao que parece, Delcídio não tem chances de sair mais da cadeia e partirá para a delação premiada. Nesta altura do campeonato, ele vai entregar o Lula e alguns ministros dos tribunais superiores.
O efeito Delcídio, que devemos agradecer enormemente ao filho do Cerveró, fez ocorrer uma reviravolta no julgamento de HCs de uma cambada da pesada. Eu mesmo estava crente que ocorreria hoje parte da operação Mela Jato, mas, felizmente, estava errado.
Vamos aos acontecimentos...
Se não me engano, o ministro Navarro do STJ, citado por Delcídio como um dos meladores, tinha votado a favor da prisão domiciliar da cambada: quatro ao todo, entre eles MO e o presidente da AG, Otavio Azevedo. Pediram vistas e depois de alguns dias voltaram a julgar; no caso de MO, o julgamento não aconteceu.
Um outro personagem da melação é o presidente do STJ, Falcão. Parece que também estava na articulação para aprovar o nome de Navarro para o tribunal. Vejam que interessante:
O temor de Falcão é o adiamento
Brasil 10.12.15 11:16
Francisco Falcão tem feito pressão na quinta turma do STJ para que todos os habeas corpus de réus da Lava Jato sejam votados antes do recesso.
Ele ficará no plantão e não quer ter a responsabilidade de assinar nada.
http://www.oantagonista.com/posts/o-temor-de-falcao-e-o-adiamento
O sujeito quer terceirizar a melação para não queimar o próprio filme. Igual quando Gilmar Mendes resolveu soltar a primeira leva de empreiteiros presos. Nesse caso, Gilmar dividiu a queimação do filme, mas não foi tão forte assim porque não existia o fator Delcídio.
O Antagonista, na sua sanha, resolveu pedir pressão:
http://www.oantagonista.com/posts/pressao-no-stjPra atiçar mais a pressão:
http://www.oantagonista.com/posts/liberdade-para-cupula-da-andrade-gutierrez-pode-frustrar-delacaoA pressão na prática:
Estamos de olho
Brasil 10.12.15 14:41
A coluna Radar, da Veja, informa que as caixas de e-mails dos ministros do STJ que vão julgar pedidos de liberdade de réus da Lava Jato estão abarrotadas de mensagens de cidadãos.
Cidadãos leitores de O Antagonista.
http://www.oantagonista.com/posts/estamos-de-olho
Não sei se outra média além d'O Antagonista se empenhou. Parabéns, O Antagonista.
E porque acho que isso é resultado d'O Antagonista:
http://www.oantagonista.com/posts/a-imprensa-mudou Para os que buscam assuntos ligado à política, só perdem para os grandes portais (Terra, Folha, Uol etc.) que existem há anos e tem diversos outros temas que atraem leitores.
O julgamento dos HCs foram dos seguintes sujeitos:
Ricardo Hoffmann
http://www.oantagonista.com/posts/hoffmann-permanecera-presoOtávio Azevedo
http://www.oantagonista.com/posts/urgente-quinta-turma-nega-hc-a-presidente-da-andrade-gutierrezElton Negrão de Azevedo
http://www.oantagonista.com/posts/stj-tambem-nega-hc-a-elton-negraoDa Turma que julga os casos da Lava Jato (são cinco integrantes), somente Navarro votou pela concessão de HC. É claro que esse resultado aconteceu por causa do fator Delcídio e da pressão que sofreram. E que continue assim, já que semana que vem, dia 15, é o julgamento do HC de MO.
Por falar em MO, vejam:
http://www.oantagonista.com/posts/emilio-ameaca-retaliarO pai dele tem que por em prática essa retaliação, pô! Ele disse que teriam que construir uma cela pra ele, outra pro Lula e mais uma pra Dilma. Meses antes de MO ser preso, ele disse que o filho não teria condições psicológicas de ficar preso, mas tá tendo e muita. O herdeiro dele disse que se não concertarem essa lambança (ele ser preso) até segunda (acho que ele foi preso numa sexta), não vai ter mais república. Já vai fazer quase seis meses e ele ainda não fez a república cair.
Só que agora o caldo pode engrossar pra valer:
STJ: tendência para Marcelo Odebrecht é a mesma
Brasil 10.12.15 20:15
Dois ministros do STJ disseram ao Antagonista que a tendência manifestada na votação de hoje deve permanecer para o julgamento do habeas corpus de Marcelo Odebrecht, "desde que mantidas as atuais condições de pressão e temperatura".
Eles querem dizer que o apoio da sociedade é fundamental. Vários ministros ressaltaram em seus votos a perplexidade da nação com o escândalo do petrolão e a necessidade da manutenção das prisões de réus da Lava Jato para garantir a ordem pública, há muito abalada.
Mas o divisor de águas para um posicionamento tão contundente foi o recente episódio da prisão de Delcídio Amaral, que expôs vários membros dos tribunais superiores. No caso do STJ, a imagem que não era boa ficou ainda mais abalada.
Por tudo isso, os membros da Quinta Turma fizeram questão de se posicionar contra o ministro Navarro Dantas, citado na gravação de Bernardo Cerveró e identificado com Francisco Falcão, mencionado, por sua vez, em mensagens de Marcelo Odebrecht.
http://www.oantagonista.com/posts/stj-vai-manter-porteira-fechada-ate-2016
MO deixa a presidência da Odebrecht
Brasil 10.12.15 23:21
A Odebrecht informou em nota há pouco que Marcelo Odebrecht foi destituído do cargo de presidente da empreiteira. O conselho de administração da companhia anunciou Newton de Souza para o lugar do neto do fundador.
Além da holding, Souza também vai comandar os conselhos de administração da Braskem, Odebrecht Óleo e Gas, Odebrecht Realizações Ambientais e Odebrecht Ambiental.
O Antagonista apurou que a decisão de afastar Marcelo partiu do pai. Emílio ouviu de interlocutores em Brasília que as chances de seu filho deixar a prisão são mínimas.
http://www.oantagonista.com/posts/mo-deixa-a-presidencia-da-odebrecht