Por uma questão de coerência, se vocês vão criticar o socialismo tal como ele foi implementado em contraste com a idealização dos ideólogos, então seria bom que fizessem o mesmo com o capitalismo.
Como é o "capitalismo" real?
Primeiro vamos concordar que "capitalismo" não é uma ideologia. O capitalismo não se propõe a nada, da mesma forma que uma frente fria não tem propostas. Por outro lado, se você quiser comparar os diferentes níveis de regulamentação dos mercados, as leis e os indicadores sociais
entre países capitalistas, vai perceber que existe uma variedade enorme de 'implementações' do capitalismo, e cada uma dessas pode ser tratada como um 'capitalismo real'. Ou seja: mercados livres + leis claras + ??? = Lucro! é, na melhor das hipóteses uma simplificação gigantesca de um fenômeno complexo. Além disso, resta o fato de que em Todas as implementações do capitalismo houve espaço para o surgimento de cartéis, compra de poder político, exploração de trabalhadores e crimes financeiros. É a natureza humana em ação. Daí que afirmar platitudes como "o capitalismo é melhor porque nele há liberdade econômica" é como criar, talvez inadvertidamente, um espantalho invertido: distorcer o seu próprio argumento para este ficar mais palatável. Ou seja: se quiser defender o capitalismo, vá em frente. Mas reconheça que ele não é capaz, por si só de criar uma sociedade melhor.
E não, não acho que o socialismo à la Cuba ou Venezuela se saia melhor. É muito pior, na minha opinião.