Autor Tópico: CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico  (Lida 3364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Online: 31 de Março de 2015, 16:18:36 »
Eu vou tentar explicar melhor meu ponto de vista.

É claro, é um ponto de vista, mas eu não sou a única pessoa no mundo a enxergar as coisas dessa maneira.

Como o fundamentalismo islâmico veio a se tornar o combustível para toda essa perpretação absurda de violência.

A pergunta pertinente e implícita nessa discussão em particular seria:

É o islamismo uma religião intolerante que necessariamente progride para a violência? Ou não é tão diferente de algumas outras religiões, mas existe um processo histórico e político que explica melhor o atual contexto?

Mesmo sem conhecer muito o islã me arrisco a dizer que não é fundamentalmente diferente de outras religiões monoteístas.

Todas as religiões monoteístas são intolerantes porque creem em uma verdade única e revelada. Os hebreus são o "povo escolhido", ninguém vai ao Pai senão por Jesus e os mussuns devem ter algo parecido pra dizer.

Podemos até imaginar um índio pré-colombiano do séc. XVII dizendo: "Que religião terrível esse cristianismo." Mas o flagelo do colonialismo e a barbaridade da Inquisição, embora tenham tido seus suportes teológicos, são consequências, respectivamente, do mercantilismo e da ameaça da Reforma Protestante.

Aliás, reforma esta, que embora também tenha tido seu suporte teológico, segundo os historiadores foi a reação de uma burguesia emergente que tinha alcançado considerável poder
econômico mas via seu poder social e político tolhido pelo poder da Igreja Católica.

Vejam como a religião, mesmo sendo um ingrediente muito importante, costuma vir a reboque da História.

Voltando aos mussuns, não importa muito o que está realmente nas escrituras porque a experiência mostra que os textos sagrados costumam ser interpretados de acordo com os interesses. Independentemente de bíblia e alcorão quando o cristianismo era mais violento e intransigente os muçulmanos conviviam respeitosamente com judeus e cristãos em seus domínios. Desde lá as escrituras não foram revistas mas o cristianismo se tornou mais tolerante e o islamismo mais intransigente.

Por quê?

Como já mencionei a destituição de um governo progressista no Irã, substituído por uma brutal ditadura que esmagou completamente a oposição, deixou espaço apenas para a resistência liderada pelo clero, que acabou por conduzir um aiatolá ao poder.

Nesse processo de mais de 20 anos, o discurso religioso dos líderes xiitas se tornou mais e mais radical. É fácil de entender: quando se quer usar religião como pretexto para atacar um regime você tende ao fundamentalismo, dizendo coisas como "olha o que as mulheres fazem nesse regime satãnico do Xá, maomé já disse que não pode." É parecido como quando usam a religião para atacar o governo do PT, fazendo críticas ao "kit-gay" nas escolas, e coisas do gênero.

Mas o resultado é que quando Khomeini chegou ao poder veio junto uma teocracia fundamentalista radical. Porém é importante perceber que era muito mais radical e fundamentalista do que é hoje. Porque já houve um considerável abrandamento, mostrando que o discurso fundamentalista foi mais um recurso político do que uma posição teológica inarredável.

No entanto o Irã, então isolado tanto do Ocidente quanto da URSS ( que temia sua influência em suas próprias repúblicas islâmicas, como a Chechênia ), começa a tentar exercer influência no mundo árabe. Passa a apoiar grupos de resistência palestinos, que não recebem apenas dinheiro, mas também ideologia na forma de influência religiosa. Esses grupos que se alinham
automaticamente com o radicalismo xiita porque são financiados por este, atuam em Israel, na Palestina, no Líbano, no Egito e na Jordânia.

As ideias se espalham como vírus e religião está cada vez mais misturada com luta armada. Fanatismo é o que resta para forjar combatentes para uma causa militar aparentemente perdida. Assimm como parecia perdida a luta contra o regime do Xá Reza. Uma luta sem apoio da União Soviética contra um regime com todo apoio da indústria do petróleo, mas vencida com as armas da religião.

Então acontece o Afeganistão. Um dia os caras lá da CIA percebem que meia dúzia de zelotes das cavernas estão guerreando os russos. "Olha aqueles malucos. Acham que podem derrotar o Exército Vermelho com espingardas." Mas os malucos fazem isso porque são religiosamente
motivados, com a missão divina de expulsar os hereges ateístas do sagrado solo muçulmano, e portanto acreditam que possam vencer de forma sobrenatural.

E o milagre se realiza, porque lá na CIA alguém pensa: "Se tivesse 100 vezes mais malucos a gente botava uns mísseis stinger na mão dos caras e dava pra incomodar os russos." Aí começam a investir em "fábricas de malucos" no Paquistão, são as madrassas, escolas religiosas fundamentalistas que fazem lavagem cerebral em meninos desde o mais cedo possível.

Como sempre acontece, a exmeplo da neo-pentecostal teologia da prosperidade, se há dinheiro disponível uma religião tende a crescer e o fundamentalismo islâmico cresceu muito no Paquistão, influenciando toda a sociedade.

Na medida do possível isso foi estimulado em todo o mundo árabe, que forneceu jihadistas de todas as partes para lutar no Afeganistão. Assim como o árabe saudita Bin Laden, fundador do Al Qaeda, da qual o ISIS viria a ser uma dissidência.

O resultado dessa aventura foram os talibãs no poder, com uma teocracia ainda mais radical que a do Irã, e o Afeganistão servindo de base para a Al Qaeda, assim como o próprio Paquistão, que muito embora seja um regime com apoio americano, é onde o Bin Laden foi encontrado vivendo tranquilamente. E isso porque, mesmo sem apoio do governo paquistanes para terrorismo anti-americano, a rede de madrassas no país gerou uma natural rede de infraestrutura para uma organização como a Al Qaeda.

O discurso ideológico da jihad então se espalhou para fomentar revoltas em lugares mais distantes, como em repúblicas separatistas soviéticas e lugares onde poderes locais gostariam de um pretexto para botar a mão em ricas reservas de petróleo, como a Nigéria.

Mas entre uma coisa e outra o discurso radical e a própria Al Qaeda foi fortalecida pela invasão do Iraque, e o verdadeiro genocídio que se seguiu, com os americanos matando, por baixo, mais de cem mil pessoas.

Incrivelmente, mesmo com essa experiência, voltaram a fazer a mesma coisa na Síria. Para destituir o regime de Assad, que viabilizava o projeto de gasoduto iraniano, que despejaria estas reservas a baixo preço no suculento mercado na União Européia, inviabilizando a exportação do gás do Qatar, vários países como os EUA, a Turquia, o próprio Qatar, e sabe-se lá mais quem, compraram uma guerra civil com mercenários de toda a parte com o sonho de instaurar um regime "islâmico puro" na Síria.

Na verdade estavam dando dinheiro e armas para qualquer um que quisesse e pudesse lutar na Síria, como o não fundamentalista e secular ELS. Mas quem mais podia e queria lutar eram os radicais como a Al Nusra e Al Qaeda. Esse malucos receberam armas de gente mais maluca ainda, gente tomada pela insanidade da ganância.

Até então o ISIS não existia, mas foi criado na Síria, com dinheiro dos próprios americanos.

E a propósito do Paquistão, o Buckaroo cita um oficial americano ( olha só a fonte! ), que diz que a rivalidade entre hindus e muçulmanos é a causa por trás de ataques terroristas na Índia.

Náo! A rivalidade não é entre hinduismo e islamismo, a rivalidade tem nome e chama-se Cashemira, uma região riquíssima disputada por Ìndia e Paquistão. Essa disputa existe desde a criação dos dois estados e motivou até uma corrida nuclear entre eles.

O que são recentes são os atentados terroristas. Isso diz tudo! O Paquistão é islâmico desde sua fundação, as tensões com a Índia existem desde essa época, mas o terrorismo religiosamente inspirado só surgiu depois que a própria CIA financiou centenas de "escolas de malucos" nesse país. Até então não se falava em religião nesse conflito que sempre existiu.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #1 Online: 31 de Março de 2015, 16:36:46 »
E assim, a CIA cria o terrorismo islâmico.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #2 Online: 31 de Março de 2015, 17:03:07 »
Mesmo que fosse a CIA a mãe do terrorismo político-islâmico, HOJE o terrorismo é perpetuado por quem?

As mesmas perguntadas endereçadas a você, Pedro, permanecem páginas atrás.

Entre elas... No Panamá, deu no quê? E em Grenada? E em outros lugares que os Estados Unidos botaram a mão, financiaram deus e o mundo, e la hj não tem gente vendendo escrava sexual? Parece que os USA tem um efeito criminalizador absoluto.

Isso parece muito aquelas explicações do politicamente correto pra desqualificar alguém quando alguém diz um palavrão. Do tipo: "ó, caro senhor, não deve usar esse apelido para chamar os torcedores de futebol pois, os portugueses, quando chegaram por aqui, utilizavam nome similar para definir..."

E a mais importante pergunta é: Hoje, vai fazer o que com a CIA pra acabar o terrorismo islâmico?

Se o chefe da CIA pedir desculpa o pessoal suspende as decapitações?

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #3 Online: 31 de Março de 2015, 18:03:26 »
Mesmo que fosse a CIA a mãe do terrorismo político-islâmico, HOJE o terrorismo é perpetuado por quem?

As mesmas perguntadas endereçadas a você, Pedro, permanecem páginas atrás.

Entre elas... No Panamá, deu no quê? E em Grenada? E em outros lugares que os Estados Unidos botaram a mão, financiaram deus e o mundo, e la hj não tem gente vendendo escrava sexual? Parece que os USA tem um efeito criminalizador absoluto.

Isso parece muito aquelas explicações do politicamente correto pra desqualificar alguém quando alguém diz um palavrão. Do tipo: "ó, caro senhor, não deve usar esse apelido para chamar os torcedores de futebol pois, os portugueses, quando chegaram por aqui, utilizavam nome similar para definir..."

E a mais importante pergunta é: Hoje, vai fazer o que com a CIA pra acabar o terrorismo islâmico?

Se o chefe da CIA pedir desculpa o pessoal suspende as decapitações?

Sim, é evidente que a CIA teve um papel nisso tudo. Não quero crer que o plano fosse criar a Al Qaeda e o Estado Islâmico, mas no mínimo estes não teriam surgido sem estas várias intervenções americanas. O golpe que tirou Mogadessh, o genocídio iraquiano, os talibãs no poder, a guerra civil na Síria...

No entanto, ESPECIFICAMENTE, estimular a loucura do radicalismo religioso foi algo que a CIA fez DELIBERADAMENTE. Era parte do plano. Aliás, era "O Plano".

E até funcionou, porque os soviéticos tiveram que sair do Afeganistão. Mas Al Qaeda e EI são efeitos colaterais desse amargo remédio.

Mas você não entendeu, achei que explicando dessa forma ficaria mais fácil, mas você não entendeu.

Diferentes intervenções americanas tiveram diferentes efeitos. No Camboja, por exemplo, o maior bombardeio aéreo da História acabou levando aos massacres do Khmer Vermelho.

Mas esse não é o ponto. Essa pergunta não tem que ser respondida porque não tem nada a ver com o que se está discutindo.

Faria sentido a comparação se a CIA, por acaso, tivesse tido a oportunidade de financiar o fundamentalismo cristão como arma ideológica em algum conflito. Aí então você poderia comparar as consequências e dizer: " Tá vendo? Olha o que eles fizeram dando dinheiro e estimulando o fundamentalismo daqueles fanáticos evangélicos dos Contras, na Nicarágua. E mesmo assim hoje eles não estão decapitando ninguém".

Seria um argumento que faria algum sentido. Poderia ser um ponto a favor de uma evidência de que o islamismo, ao contrário de outras religiões, intrinsicamente tem como consequência a barbárie. QUE È O QUE ESTAVAM DISCUTINDO AQUI!

Mas se você examina todo este processo que eu descrevi ( que são fatos, você pode discordar das interpretações, mas todos os eventos são fatos ) as evidências apontam para o contraditório.

O islamismo não é terrível. É uma religião monoteísta como outra qualquer, em seu nome, sob seu pretexto, as piores atrocidades podem ser cometidas, mas assim também foi na história do cristianismo.

Alguém cujo nome não lembro já disse:

"Pessoas boas farão coisas boas. Pessoas ruins farão coisas ruins. Mas para que pessoas boas façam coisas ruins é preciso religião."

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #4 Online: 31 de Março de 2015, 18:20:45 »
Citar
Court Documents Shed Light on CIA Illegal Operations in Central Asia Using Islam & Madrassas
Court Documents Shed Light on CIA Illegal Operations in Central Asia Using Islam & Madrassas
- Sibel Edmonds State Secrets Gallery Connects Pipeline Politics, Madrassas & the Turkish Proxies

In a recent immigration court case involving Turkish Islamic Leader, Fetullah Gulen, US prosecutors exposed an illegal, covert, CIA operation involving the intentional Islamization of Central Asia. This operation has been ongoing since the fall of the Soviet Union in an ongoing Cold War to control the vast energy resources of the region - Uzbekistan, Azerbaijan, Kazakhstan and Turkmenistan - estimated to be worth $3 trillion.

O correto não é dizer "islamização intencional". A Ásia Central já é bastante islâmica sem ajuda da CIA. O verdadeiro seria dizer fanatização intencional.
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 18:23:38 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #5 Online: 31 de Março de 2015, 18:34:40 »
Citar
CIA, along with Saudi Arabia and Turkey, have been financing the promotion of radical Islam in Central Asia in a decade-long illegal covert operation.

The operation includes propaganda and indoctrination in the form of financing, building and operating madrassas, control of media outlets and publishing houses, financing of terrorist groups, and heroin trafficking, as well as facilitating the requisite money-laundering apparatus. It is this operation that is at the heart of the gagging of former FBI translator Sibel Edmonds, and many of the names on Sibel's State Secrets Privilege Gallery are associated with this operation.

This modus operandi is not new, of course. A recent New York Times article noted that "Saudi and American money" financed schools in Pakistan which "spread Islamic radicalism" dating back to the 1980s. Students from these schools went on to fight the Russians in Afghanistan alongside other CIA creations such as Osama Bin Laden.

The US government has also previously used Islamic fighters, including Al-Qaeda, in the Chechen and Balkan wars. In these cases, and with the Central Asian operation, we see the same elements - Islamic terrorist groups, drug trafficking, weapons trafficking, and money laundering - converging with the 'foreign policy' objectives of a small group of US officials, and US energy companies. In each case, the activities of the Islamic groups have been facilitated by puppet states of the US; Saudi Arabia, Pakistan, and Turkey.


Se alguém tiver interesse em saber mais pesquise sobre o caso Sibel Edmonds.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #6 Online: 31 de Março de 2015, 19:07:45 »
Cara, quanta baboseira. Você absolutamente superestima a capacidade da CIA.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #7 Online: 31 de Março de 2015, 19:30:15 »
Quando alguém fala em superestimar/subestimar algo, o pior cenário é o de subestimar os outros e superestimar a si próprio.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #8 Online: 31 de Março de 2015, 20:23:49 »
Quando alguém fala em superestimar/subestimar algo, o pior cenário é o de subestimar os outros e superestimar a si próprio.

Mas nesse caso não.

Aqui 'baboseira' significa apenas "eu gostaria de refutar mas não tenho fatos nem argumentos, portanto adjetivo" .
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 20:26:09 por Pedro Reis »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #9 Online: 31 de Março de 2015, 20:41:47 »
desculpe, mas realmente não tenho paciência para teorias conspiratórias desse porte. A CIA não tem esse poder de radicalizar uma região nem que a vaca tussa, EUA tomou o Khamenei na testa, perdeu Diem, não controlou Iraque (perdeu todos os contratos), reviravolta com os contras, fracassos na baia dos porcos, não conseguiu matar fidel após trocentas tentativas, não sabia o que havia ocorrido com o Maddox (se foi ou não atacado).. aí você vem com uma história onde existe uma estratégia desse porte que muda uma região? EUA controlou tanto isso quanto a primavera árabe... pela televisão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #10 Online: 31 de Março de 2015, 20:43:33 »
A questão das teorias conspiratórias é que elas não são necessariamente refutáveis. É basicamente uma interpretação que pretende dar uma coesão a uma sequência de fatos históricos não necessariamente correlacionados.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #11 Online: 31 de Março de 2015, 21:15:13 »
OFF TOPIC: Lembram quando "O governo esta escutando tudo o que a gente diz" era conspiração? :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #12 Online: 31 de Março de 2015, 21:20:33 »
aí você vem com uma história onde existe uma estratégia desse porte que muda uma região?

A estratégia existe Bahadur. Você pode acreditar ou não que a estratégia produziu os resultados, mas desconhecer a existência da estratégia é falta de informação.

Pelo amor de deus, Isso é quase tão secreto quanto as operações do Coronel Oliver North na América Central.  Eu disse, se quiser saber mais pesquise sobre o caso Sibel Edmonds. Isso é público.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #13 Online: 31 de Março de 2015, 21:58:36 »
tem esse caso em alguma fonte respeitável e não sites conspiracionistas?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #14 Online: 31 de Março de 2015, 22:30:25 »
tem esse caso em alguma fonte respeitável e não sites conspiracionistas?

Ué, pesquisa jornais, imprensa.

Eu não vou falar porque eu não sou confiável. Eu sou "conspiracionista".

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #15 Online: 31 de Março de 2015, 22:40:15 »
OFF TOPIC: Lembram quando "O governo esta escutando tudo o que a gente diz" era conspiração? :lol:

Essa foi punk. Mas lembro que o homem não foi a lua, 11/09 foi um inside job e FDR sabia do ataque a Pearl Harbour, area 51 entre outros.

O bom desse seu exemplo é que ele prova, ou sugere, que de alguma maneira manter coisas tão complexas confiando na confidencialidade humana não é uma estratégia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #16 Online: 31 de Março de 2015, 22:55:09 »
OFF TOPIC: Lembram quando "O governo esta escutando tudo o que a gente diz" era conspiração? :lol:

Essa foi punk. Mas lembro que o homem não foi a lua, 11/09 foi um inside job e FDR sabia do ataque a Pearl Harbour, area 51 entre outros.

O bom desse seu exemplo é que ele prova, ou sugere, que de alguma maneira manter coisas tão complexas confiando na confidencialidade humana não é uma estratégia.

É, pessoas que tendem a acreditar em conspiração não percebem como governos são incompetentes em manter segredos. Tipo as WMD que o governo Bush mentiu existirem no Iraque, uma mentirinha tão simples de esconder, de falsificar... E nem isso eles conseguiram.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #17 Online: 31 de Março de 2015, 23:10:17 »
Eu, como bom conspiracionista, acredito que FDR sabia de Pearl Harbor e 11/9 foi inside job.

Área 51, homem na lua e reptilianos, não. Aí já são bobagens.

Ah, e acho que Lee Oswald também não matou Kennedy.

Eu tô saindo do tópico, mas não do assunto. O problema é pôr todas as hipóteses de conspiração no mesmo nível. Reptilianos e Pearl Harbor, como se conjecturar o segundo fosse tão absurdo quanto o primeiro.

Mas quem não acredita em conspiração é tão alienado ( ou mais ) do que quem acha que os iluminatis dominam o mundo.

Se você põe 12 débeis mentais no BBB a primeira coisa que eles fazem, no primeiro dia, é conspirar. Formam grupos e tramam veladamente uns contra os outros. É a natureza humana.

Pra alguém achar que conspiração não existe, ela nunca leu um jornal na vida. Nunca soube do mensalão, do petrolão, dos anões do orçamento, do propinoduto do PSDB...

A conspiração é uma tese plausível quando ela explica eventos que, de outra forma, sem a tese conspiratória, se tornam mais difíceis de explicar.

E não é plausível quando ocorre o contrário.

O JFK, por exemplo. Se não houve conspiração temos que supor que Lee Oswald agiu sozinho. Aí você tem que supor que ele, que foi um atirador medíocre na Marinha ( existem os registros ), usando uma arma não especial, acertou um tiro incrível, na cabeça, em um alvo em movimento. Algo que seria difícil até para um atirador de elite.

É possível. Mas improvável.

Temos que acreditar que ele, o Lee Oswald, foi morto antes de poder dar depoimento e ser julgado por acaso. Mas o cara que matou não tinha o perfil de um patriota indignado, era um gangster de quinta com ficha na polícia. Esse tipo que não tinha perfil de herói comete o assassinato na frente de todos e se deixa prender. É possível, mas muito improvável.

Mas teríamos que acreditar também que esse próprio assassino foi morto rapidamente ainda na cadeia, sem que pudesse dar depoimento ou ir a julgamento, por acaso.

E sabe o que mais?

Qualquer um pode conferir isso, só precisa do YouTube e um cronômetro. Entre um tiro e outro, o primeiro que ele erra e o segundo que acerta são apenas 4 segundos! E ele usava uma arma com ferrolho e mira telescópica em um alvo em movimento.

Ou seja, Lee, um atirador medíocre, ao errar o primeiro tiro ( como o alvo está em movimento )tem que carregarr a arma novamente e com isso tira a vista da mira telescópica. É preciso mirar novamente, achar o alvo de novo na mira telescópica, compensar o movimento do carro e atirar. Pimba! Direto na cabeça!

Isso tudo em 4 segundos.

Acho mais plausível a conspiração.
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 23:20:50 por Pedro Reis »

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #18 Online: 31 de Março de 2015, 23:10:41 »
OFF TOPIC: Lembram quando "O governo esta escutando tudo o que a gente diz" era conspiração? :lol:

Essa foi punk. Mas lembro que o homem não foi a lua, 11/09 foi um inside job e FDR sabia do ataque a Pearl Harbour, area 51 entre outros.

O bom desse seu exemplo é que ele prova, ou sugere, que de alguma maneira manter coisas tão complexas confiando na confidencialidade humana não é uma estratégia.

É, pessoas que tendem a acreditar em conspiração não percebem como governos são incompetentes em manter segredos. Tipo as WMD que o governo Bush mentiu existirem no Iraque, uma mentirinha tão simples de esconder, de falsificar... E nem isso eles conseguiram.

Mas assim, como saber se conseguiram esconder com competência alguma coisa? Só vámos saber do que fracassaram, o que não, não saberemos.  :)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2015, 23:34:56 »
OFF TOPIC: Lembram quando "O governo esta escutando tudo o que a gente diz" era conspiração? :lol:

Essa foi punk. Mas lembro que o homem não foi a lua, 11/09 foi um inside job e FDR sabia do ataque a Pearl Harbour, area 51 entre outros.

O bom desse seu exemplo é que ele prova, ou sugere, que de alguma maneira manter coisas tão complexas confiando na confidencialidade humana não é uma estratégia.

É, pessoas que tendem a acreditar em conspiração não percebem como governos são incompetentes em manter segredos. Tipo as WMD que o governo Bush mentiu existirem no Iraque, uma mentirinha tão simples de esconder, de falsificar... E nem isso eles conseguiram.

Mas assim, como saber se conseguiram esconder com competência alguma coisa? Só vámos saber do que fracassaram, o que não, não saberemos.  :)

Se eles são competentes não existe conspiração. :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2015, 23:49:30 »
A respeito do Snowden a única surpresa é as pessoas terem ficado tão surpresas.

Eu sempre soube.

Mas não descobri em nenhum site conspiracionista. É que simplesmente nunca foi segredo!

O sistema Echelon existe há bom tempo, é operado conjuntamente por EUA, Reino Unido e Austrália, e... NÃO É SECRETO!

Até em documentário do Discovery o tripulante do submarino nuclear conta que eles tem a capacidade de "grampear" qualquer comunicação, e que só não pode dizer como é feito.

E isso antes do Snowden.

Digita Echelon no Google. É tão secreto quanto a estátua da liberdade.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2015, 23:51:27 »
Tão secreto que tem até artigo na Wikipedia.

Citar
Echelon é um rede de vigilância global e espionagem para a coleta e análise de sinais de inteligência (SIGINT), operada inicialmente pelos cinco Estados signatários do Tratado de Segurança UK-USA conhecido como "Cinco Olhos" (Five Eyes - em inglês): Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.15 16 17 18 .

Em 03/11/1999 a BBC confirmou a existência da rede de espionagem mundial ECHELON.19 . Mas apenas em 2013, através das revelações pelo americano Edward Snowden20 , o projeto Echelon foi exposto como sendo em projeto para vigilância global e espionagem cuja revelação recebeu atenção do público em nível mundial

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #22 Online: 31 de Março de 2015, 23:59:50 »
Como disse, acham que o "governo" é uma entidade maligna com superpoderes de armar uma trama digna de filma, e que meia dúzia de gente que vive no porão da avó e espalham boatos pela internet são super confiáveis em descobrir esses super segredos.

Se eu não sei explicar, são ETs, a CIA, illuminattis, maçonaria, etc, etc, etc.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2015, 00:24:54 »
O JFK, por exemplo. Se não houve conspiração temos que supor que Lee Oswald agiu sozinho. Aí você tem que supor que ele, que foi um atirador medíocre na Marinha ( existem os registros ), usando uma arma não especial, acertou um tiro incrível, na cabeça, em um alvo em movimento. Algo que seria difícil até para um atirador de elite.

Talvez seja o caso de levar essa discussão a algum tópico apropriado, deve haver.

Esse detalhe me parece bem forçado, quero dizer, esperar ser necessário conspiração para isso. "Alvo em movimento" no caso é um movimento linear, mais ou menos "lento", e previsível, não errático e rápido. Você "projeta" o caminho do alvo e mira lá, então só espera. Duvido um bocado que seja difícil para um atirador de elite, não deve ser nem para um caçador medíocre.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:CIA e seu papel no fundamentalismo islâmico
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2015, 00:34:35 »
Todo conspiracionista é sniper, engenheiro físico, médico e especialista em outras 23947563 profissões.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!