Autor Tópico: 70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014  (Lida 6081 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014
« Online: 06 de Abril de 2015, 18:01:38 »
70% dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Fecomercio-RJ
Leitura de livros caiu de 35% para quase 30% dos entrevistados.
Sete em cada dez pesquisados não leram um único livro em 2014.

Sete em cada dez brasileiros não leram um livro sequer no ano passado, revela pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre os hábitos culturais, feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas.
O mapa do lazer do brasileiro revela um consumidor sem muito entusiasmo pela arte e literatura. 55% dos brasileiros responderam que não fizeram nenhuma atividade cultural em 2014. Em 2013, essa porcentagem era de 49%.
A leitura de livros caiu de 35% para quase 30% dos entrevistados. 70% dos pesquisados não leram um único livro neste ultimo ano.
O uso da internet, facilitado pelos smartphones é apontado na pesquisa como um dos responsáveis pela queda na leitura, principalmente entre os jovens.
Os frequentadores de cinema também diminuíram no ano passado. Já as idas ao teatro dobraram em relação a 2009.
Mas, ainda assim, 89% não assistiram uma peça sequer entre 2013 e 2014.
A resposta da maioria dos entrevistados é que eles não lêem ou não freqüentam atividades culturais por falta hábito. Mas, para os pesquisadores, a situação econômica do país também interfere no lazer dos brasileiros e muitos consumidores concordam com isso.
“O crescimento da economia está menor em 2015, a propensão das pessoas a frequentar ambientes culturais provavelmente vai ser muito próxima da de 2014. Então, é importante apostar em promoções, parceria com outras empresas, inclusive de outros segmentos, para atrair esse consumidor que esá mais desconfiado”, aponta Christian Travassos, gerente de economia da Fecomercio-RJ.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/70-dos-brasileiros-nao-leram-em-2014-diz-pesquisa-da-fecomercio-rj.html

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2015, 19:22:15 »
Ano passado eu acho que li uns 10 livros. Cinema é mais raro, pois por aqui não tem.

Agora, uma coisa que eu nunca engoli é teatro, acho extremamente chato por isso evito ao máximo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2015, 20:56:28 »
Ano passado eu acho que li uns 10 livros. Cinema é mais raro, pois por aqui não tem.

Agora, uma coisa que eu nunca engoli é teatro, acho extremamente chato por isso evito ao máximo.

Mas teatro é arte. Tem incentivos do governo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2015, 21:15:08 »
Em função de quê se destacaria a quantidade de leitura de livros hoje em dia? Os tempos mudaram, os livros que já disputavam com conteúdos de jornais e revistas agora tem a internet. Eu que já li livros numa média de uns 100 por ano quase não os leio mais, mas em compensação tenho lido até mais volume de dados atualmente contando todos os suportes hoje em dia à disposição. Esse papo de quantidade de leitura de livros como meio de avaliar a cultura geral de um povo se é que é isso tá meio que anacrônico pros dias de hoje.

Quanto a teatro, compartilho a ojeriza dos colegas. Com raríssimas exceções à regra, haja saco.
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 21:19:41 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2015, 21:49:42 »
Não leram e quase todos eles com certeza votaram na Dilma. Isso é que é triste.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2015, 21:52:58 »
Em função de quê se destacaria a quantidade de leitura de livros hoje em dia? Os tempos mudaram, os livros que já disputavam com conteúdos de jornais e revistas agora tem a internet. Eu que já li livros numa média de uns 100 por ano quase não os leio mais, mas em compensação tenho lido até mais volume de dados atualmente contando todos os suportes hoje em dia à disposição. Esse papo de quantidade de leitura de livros como meio de avaliar a cultura geral de um povo se é que é isso tá meio que anacrônico pros dias de hoje.

Quanto a teatro, compartilho a ojeriza dos colegas. Com raríssimas exceções à regra, haja saco.

E qual seria o outro modo de se avaliar a cultura geral de um povo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2015, 22:20:18 »

Novelas?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2015, 22:29:40 »

Não vejo um suporte realmente confiável para avaliar isso mas eu apostaria em grau de escolaridade + domicílios com tv e internet e outros, e participação em fóruns como esse, pra começar.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2015, 22:36:38 »

Não vejo um suporte realmente confiável para avaliar isso mas eu apostaria em grau de escolaridade + domicílios com tv e internet e outros, e participação em fóruns como esse, pra começar.

Eu lia aproximadamente um livro por mês, além de umas 3 revistas e alguns gibis. Depois de casado e com um filho tenho bastante dificuldade até para ler uma revista por mês. Um ambiente mais silencioso e solitário é bastante propício para leitura. Mas conforme diminuí a leitura em papel, aumentei bastante a leitura de blogs, foruns e passei a ouvir muitos podcasts. Estas mídias são ideias para pequenos intervalos de tempo e também possuem uma riqueza muito grande de informações.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2015, 11:43:49 »
Leitura ainda é considerado um hábito excêntrico no Brasil. Quem lê muito é considerado introvertido, antissocial.
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 17:48:46 por Eu »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2015, 14:30:43 »
Ano passado eu fui razoável, porque tava cheio de preocupações, li uns 4. Esse ano já foram 8, eu acho, e estou lendo 2 ou 3 ao mesmo tempo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2015, 15:23:51 »
Segundo o meu Kobo, li 35 livros em 1 ano e 3 meses, além de revistas técnicas em papel ou no computador.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2015, 15:41:40 »
Eu até estava gostando de ler no tablet, mas nos últimos meses eu voltei pro papel. Acho mais produtiva a leitura que eu faço ali...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2015, 16:00:32 »
Aproveitando a deixa: queria dar um desses "kindles" pra minha namorada. Ela estuda muito pra concurso, então seria uma mão na roda ter algo assim para estudar onde for. Teria que ser algo com uma tela de qualidade e que aceite arquivos .pdf. Alguma sugestão?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2015, 16:12:12 »
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 16:15:57 por Diegojaf »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2015, 16:50:32 »
Eu até estava gostando de ler no tablet, mas nos últimos meses eu voltei pro papel. Acho mais produtiva a leitura que eu faço ali...

Concordo. Tablet para mim é para ler o jornal e assistir netflix. A propósito: noto também que tenho postado menos no CC porque odeio digitar no teclado do tablet (no momento estou usando o desktop de minha sala).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2015, 18:59:12 »
Média de horas lendo livro por semana por país.

Olha, eu certamente tenho contribuído pra essa média baixa brasileira. Ano passado eu completei 1, aos trancos e barrancos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2015, 19:18:46 »
O Brasil de LULA e Dilma se equipara a Japão e Coréia. Tomem essa, coxinhas!

FHC estaria se revirando no túmulo, se estivesse morto, como ele bem desejaria estar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2015, 19:41:20 »

Concordo. Tablet para mim é para ler o jornal e assistir netflix. A propósito: noto também que tenho postado menos no CC porque odeio digitar no teclado do tablet (no momento estou usando o desktop de minha sala).

Outra coisa pra qual eu "involui". Não vejo mais graça em notebook, preferindo mil vezes o desktop. A mesa confortável, cadeira com encosto...

Ê idade...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2015, 21:34:09 »
A pessoa que eu conheci que mais lia livros era uma espírita professora de português. Só lia livros espíritas, numa velocidade impressionante. Não adianta tanto avaliar isso pelo quantidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2015, 21:54:25 »
O Brasil de LULA e Dilma se equipara a Japão e Coréia. Tomem essa, coxinhas!

FHC estaria se revirando no túmulo, se estivesse morto, como ele bem desejaria estar.

As posições da Argentina e Venezuela também mostram que o Brasil deveria seguir seus exemplos porque lá está dando certo.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Abril de 2015, 22:54:28 »
Eu li poucos livros por si só, mas eu li bastante dos livros textos das minhas matérias e li uns 1000 HQs, então acho que me mantive nas leituras
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #24 Online: 07 de Abril de 2015, 23:40:08 »

Outra coisa pra qual eu "involui". Não vejo mais graça em notebook, preferindo mil vezes o desktop. A mesa confortável, cadeira com encosto...

Ê idade...

Li im livro inteiro no desktop hoje, "Holocausto Brasileiro",  acho que demorou umas três horas ou mais, coisa que não faria no tablet, nem no notebook, porque provavelmente faria deitado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!