Autor Tópico: 70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014  (Lida 6082 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014
« Resposta #25 Online: 08 de Abril de 2015, 11:07:55 »
Vantagens do e-reader (não confundir com tablet):
- Leio onde quiser: na cama, no troninho, no sofá etc.
- A bateria dura uns dois meses, pelo menos.
- Não preciso mais encomendar os livros com meses de antecedência, sem saber se vão chegar: entro no site, baixo o livro e começo a ler.
- Os livros são mais baratos.
- Se encontro uma palavra desconhecida, basta tocar nela e aparece a tradução.
- Não preciso segurar o livro aberto.
- Posso ajustar tipo e tamanho de fonte, margens etc.

Desvantagens em relação a um tablet:
- É preto e branco.
- Figuras com muitos tons de cinza perdem a qualidade.
- Não é possível ajustar tamanho de letra em arquivos PDF, portanto é preciso dar zoom se a letra for pequena e ficar movendo a página de um lado para o outro para ler tudo.
- Apesar de abrir arquivos CBZ e CBR, histórias em quadrinhos têm os mesmos problemas acima.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #26 Online: 08 de Abril de 2015, 12:46:43 »
Já que estão falando em suportes para leitura, eu prefiro o livro tradicional, feito com papel, aliás, mais que prefiro. Pra mim simplesmente não existe essa de ler livro em tela de eletrônico.
Até onde eu sei eu não sei.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #27 Online: 08 de Abril de 2015, 13:10:38 »
Tava querendo comprar um e-reader, já usei tablet e foi uma boa experiência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2015, 14:21:57 »
Já que estão falando em suportes para leitura, eu prefiro o livro tradicional, feito com papel, aliás, mais que prefiro. Pra mim simplesmente não existe essa de ler livro em tela de eletrônico.

+1

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #29 Online: 08 de Abril de 2015, 14:32:58 »

+1

Seus Gandalfs da vida...

Bom, né? Ácaros, traças, aquele cheirinho, o papel cortando seus dedos...

Nada se compara ao prazer de ler o "Malleus Malleficarum" no original. :histeria:
GNOSE

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Abril de 2015, 14:38:28 »
Estou bem satisfeito com a minha biblioteca composta de... livros!!!
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #31 Online: 08 de Abril de 2015, 14:43:59 »

+1

Seus Gandalfs da vida...

Bom, né? Ácaros, traças, aquele cheirinho, o papel cortando seus dedos...

Nada se compara ao prazer de ler o "Malleus Malleficarum" no original. :histeria:

Fui auxiliar e mais tarde "bibliotecário" (sem formação) dos 8 aos 30 anos, numa biblioteca particular (tipo clube de leitura). Então esse gosto vem de longe, de quando
meu pai trazia alguma Pato Donald para casa e toda a família sentava em frente ao fogão a lenha com a porta aberta para ajudar a iluminar a cozinha, já que o lampião não dava conta, os adultos com seus livros e as crianças com as revistas.
Me bateu uma nostalgia agora, apesar de que na época a gente queria mesmo era eletricidade.

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Abril de 2015, 15:22:13 »
Média de horas lendo livro por semana por país.

Olha, eu certamente tenho contribuído pra essa média baixa brasileira. Ano passado eu completei 1, aos trancos e barrancos.

Essa pesquisa mede a quantidade de leitura e não a qualidade, um exemplo é a Índia que está em primeiro lugar:

"Analistas disseram que livros de auto-ajuda e motivacionais poderiam explicar a razão dos altos índices de leitura na Índia."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/06/050627_leiturams.shtml

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Abril de 2015, 16:45:15 »

Olha, eu certamente tenho contribuído pra essa média baixa brasileira. Ano passado eu completei 1, aos trancos e barrancos.

Essa pesquisa mede a quantidade de leitura e não a qualidade, um exemplo é a Índia que está em primeiro lugar:

"Analistas disseram que livros de auto-ajuda e motivacionais poderiam explicar a razão dos altos índices de leitura na Índia."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/06/050627_leiturams.shtml

E o outro local mais pesquisado foi a Rússia, a não ser que se queira acreditar que boa parte da humanidade lê principalmente livros de autores russos, mesmo que sejam os clássicos.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Abril de 2015, 17:51:37 »

E o outro local mais pesquisado foi a Rússia, a não ser que se queira acreditar que boa parte da humanidade lê principalmente livros de autores russos, mesmo que sejam os clássicos.

Sobre a parte dos clássicos russos, veja o subtítulo logo acima: "What russians read". Diz especificamente sobre hábitos de leitura dos russos, não do mundo todo. Pq isso foi feito assim? Não sei.

Btw, "Eu" o que seria leitura de alta/baixa qualidade? Quem e como classifica? Um livrão com vocabulário mais diverso e história intrincada e descritiva é leitura de "mais qualidade" do que um livro de auto-ajuda?

Sempre encarei isso de qualidade de leitura, e outras formas de observação de "arte", sendo mais vinculada às capacidades do observador do que da própria obra. Isso acontece muito na música também, na minha interpretação.
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 17:55:35 por Johnny Cash »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Abril de 2015, 18:23:47 »

Sobre a parte dos clássicos russos, veja o subtítulo logo acima: "What russians read". Diz especificamente sobre hábitos de leitura dos russos, não do mundo todo. Pq isso foi feito assim? Não sei.
[...]

Perfeito.

Eu não havia reparado.

Obrigado pela correção.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Abril de 2015, 18:28:34 »
 :ok:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 08 de Abril de 2015, 18:57:17 »
Vantagens do e-reader (não confundir com tablet):
- Leio onde quiser: na cama, no troninho, no sofá etc.
- Não preciso mais encomendar os livros com meses de antecedência, sem saber se vão chegar: entro no site, baixo o livro e começo a ler.
- Os livros são mais baratos.
- Se encontro uma palavra desconhecida, basta tocar nela e aparece a tradução.
- Não preciso segurar o livro aberto.
- Posso ajustar tipo e tamanho de fonte, margens etc.

Desvantagens em relação a um tablet:
- É preto e branco.
- Figuras com muitos tons de cinza perdem a qualidade.
- Não é possível ajustar tamanho de letra em arquivos PDF, portanto é preciso dar zoom se a letra for pequena e ficar movendo a página de um lado para o outro para ler tudo.
- Apesar de abrir arquivos CBZ e CBR, histórias em quadrinhos têm os mesmos problemas acima.

Nem me fala. Com o tablet eu economizei brincando, uns R$5.000 em livros, sem exageros, em dois anos. A Amazon é imbatível nesse quesito.

Mas sei lá... a sensação tátil de passar a página, de segurar o livro, de não depender de bateria. Só nesse mês eu comprei 8 livros, que estão empilhados esperando a vez deles.

Pra se ter uma ideia, meus livros ficam assim quando termino:

Vai demorar até um tablet/ebook fazer isso... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2015, 08:44:29 »
Pra se ter uma ideia, meus livros ficam assim quando termino:

Vai demorar até um tablet/ebook fazer isso... :P

Eu também costumo marcar páginas importantes, só que eu anoto os números na primeira página, a lápis.
Os e-readers permitem marcar páginas.

Mas sei lá... a sensação tátil de passar a página, de segurar o livro, de não depender de bateria. Só nesse mês eu comprei 8 livros, que estão empilhados esperando a vez deles.

Depois de uma certa idade, a gente começa a ver as coisas sob nova perspectiva:
- Não vai dar tempo de ler tudo (nem de ouvir/assistir/visitar/testar/provar/etc.)
- Não vai dar tempo de ler de novo.
- Você nunca mais vai voltar àquelas páginas que você marcou.

Ter uma enorme biblioteca, cheia de livros em papel, é muito lindo, mas o espaço na minha casa acabou. O importante agora é ler o livro, não ter o objeto físico nas mãos.

Outras vantagens:
- Às vezes, eu quero consultar algum coisa num livro e nem sei onde ele está. Acabo desistindo. Se acho o livro, não sei onde está o trecho. Com os livros eletrônicos, basta usar a função de busca para achar tanto o livro como o trecho do livro.
- Em vez de marcar páginas (o que é possível), eu copio e colo os trechos num arquivo texto.
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 08:47:26 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Abril de 2015, 14:48:04 »
Um tablet gasta muita energia e a bateria dura pouco. Um e-reader não gasta nada para manter o texto na tela. É um display mecânico, que mantém uma imagem quando se desliga (em geral a capa do livro que estamos lendo).

Até hoje, nunca precisei parar para recarregar. Leio vários livros em seguida e a carga é feita quando me conecto ao PC para baixar mais livros.

Ah, esqueci: não dá para ler o livro de papel no escuro, mas já passei quase 2 horas lendo no e-reader quando faltou luz.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Abril de 2015, 15:29:24 »
Já se consolidou algum leitor-e como praticamente padrão de mercado, ou a guerra está ainda muito equilibrada?

Existem leitores que tentam ser menos específicos, incorporando funções de tablet/computador de uma forma meio low-tech, meio como se esperaria um tablet nos anos 80 ou começo dos anos 90, com menus em texto e etc?

O Brasil de LULA e Dilma se equipara a Japão e Coréia. Tomem essa, coxinhas!

FHC estaria se revirando no túmulo, se estivesse morto, como ele bem desejaria estar.

As posições da Argentina e Venezuela também mostram que o Brasil deveria seguir seus exemplos porque lá está dando certo.

Eles estão avançando em nossa direção. Em breve lerão tão rapidamente quanto os brasileiros.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Abril de 2015, 18:16:08 »

+1

-1
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Abril de 2015, 18:42:59 »
Btw, "Eu" o que seria leitura de alta/baixa qualidade? Quem e como classifica? Um livrão com vocabulário mais diverso e história intrincada e descritiva é leitura de "mais qualidade" do que um livro de auto-ajuda?

Tem razão, é difícil classificar, se bem que é melhor alguém ler livro de auto-ajuda do que não ler nada.

« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 18:47:00 por Eu »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Abril de 2015, 20:55:48 »
-1
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Abril de 2015, 21:51:11 »
Levando em conta o potencial de gosto do estilo de livro da maioria das pessoas do mundo, não ler nenhum livro nem faz tanta diferença assim. Livros de divulgação científica seguem marginalizados. E a alfabetização científica ainda é muito mais importante do que a arte. Portanto, não é surpresa que o fato de o brasileiro médio ser mais leitor do que o japonês ou o sul-coreano médio não faça muito diferença.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 10 de Abril de 2015, 08:44:55 »
Levando em conta o potencial de gosto do estilo de livro da maioria das pessoas do mundo, não ler nenhum livro nem faz tanta diferença assim. Livros de divulgação científica seguem marginalizados. E a alfabetização científica ainda é muito mais importante do que a arte. Portanto, não é surpresa que o fato de o brasileiro médio ser mais leitor do que o japonês ou o sul-coreano médio não faça muito diferença.

Cara, que leiam gibis. O negócio é que quem lê muito, escreve melhor. Isso por si só já é motivo pra despejar qualquer coisa na cabeça do povo para que leia e eu me estresse menos com a inclusão digital. :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Abril de 2015, 08:55:31 »

Cara, que leiam gibis. O negócio é que quem lê muito, escreve melhor. Isso por si só já é motivo pra despejar qualquer coisa na cabeça do povo para que leia e eu me estresse menos com a inclusão digital. :P

Eu sempre tive uma gramática melhor que a da maioria dos meus amigos, além de tirar notas altas nas provas de português. E o que eu lia na infância eram revistas de games. Depois na adolescência passei a ler outras revistas e livros também. Mas o interessante é que mesmo algo simples como uma revista de video game pode ajudar na alfabetização.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #48 Online: 10 de Abril de 2015, 09:09:23 »

Eu sempre tive uma gramática melhor que a da maioria dos meus amigos, além de tirar notas altas nas provas de português. E o que eu lia na infância eram revistas de games. Depois na adolescência passei a ler outras revistas e livros também. Mas o interessante é que mesmo algo simples como uma revista de video game pode ajudar na alfabetização.

Minha infância eu passei lendo gibis da Disney, havia caixas empinhadas de revistinhas em casa, e acho que nenhum livro teria o efeito de me fazer ler como um adulto já aos 7 anos de idade.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #49 Online: 10 de Abril de 2015, 09:29:12 »

Minha infância eu passei lendo gibis da Disney, havia caixas empinhadas de revistinhas em casa, e acho que nenhum livro teria o efeito de me fazer ler como um adulto já aos 7 anos de idade.

Idem. Só que lá em casa não havia caixas empilhadas. Ganhavamos poucas e no domingo à tarde iamos para frente do cinema onde a molecada se reunia para trocar revistinhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!