Alguns foristas já observaram, realmente é bem questionável esse critério de quantidade de livros lidos. A pessoa que eu conhecia que mais lia era uma colega minha no Ensino Médio, que devia ler uns três livros por semana. Mas eram todos de qualidade baixíssima, aqueles romances que livrarias de esquina vendem, vários livrinhos de auto-ajuda superficiais.
Acho que essa coisa de "ler livro" meio supervalorizada. Como alguns já observaram, nos últimos anos a gente tem contato com mídias diversas onde também ficamos mais informados/cultos.
Uma coisa que eu comento com meus amigos também é a qualidade da leitura em si, isto é, a pessoa sabe
COMO ler? Quero dizer, ela consegue se concentrar, interpretar, abstrair o conteúdo e reter algo daquela leitura consigo? Existem livros que requerem um tempo maior para ler, seja pela quantidade de páginas (ex; Anna Karenina), seja pelo próprio conteúdo mais técnico que existe que tu faça um estudo daquilo que se lê. Nesse segundo caso, não adianta só passar os olhos pelas letras, há que tomar nota, interromper a leitura para pesquisar sobre algum trecho específico. Uma vez demorei dois meses para ler um livro de arquitetura, basicamente por dois motivos: 1. não sou arquiteto, então haviam várias especificidades da área que me exigiam estudar mais sobre aquilo para entender melhor e 2. como era um livro sobre arquitetura de uma determinada época, precisava pesquisar sobre alguns eventos históricos específicos daquele período.
É como ver um filme, existe uma diferença entre só ligar a televisão e ficar com os olhos olhando em sua direção passivamente e realmente imergir no enredo, ter uma experiência com o filme. Lembro que era bem frequente meus avós só pereberem que já haviam assistido aquele filme quando este estava chegando ao final.

A propósito, ano passado só li um livro fora da minha área. Mas em contrapartida, devo ter lido mais de 5.000 páginas de livros técnicos, apostilas e artigos relacionados à área em que estou trabalhando e realizando minha pós-graduação.