Autor Tópico: 70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014  (Lida 6083 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:70% dos brasileiros não leram nenhum livro em 2014
« Resposta #51 Online: 10 de Abril de 2015, 12:30:16 »
Caras, ano passado foi bom porque li o "pentateuco" do RR Martin, só "A Dança dos Dragões" tem mais de 800 páginas, pedreira...

Ler para mim é como meditar para budista, desliga um lado e liga o outro, e quando acabo o cérebro parece até "mais limpo", rs.

Estou (re)lendo dois do Dawkins: Evolução e o Maior Espetáculo da Terra, tive que pedir ajuda a um livro de biologia...

E queria terminar "A História" do Heródoto, mas não consegui ainda... :chorao:

Lembro agora que quando tinha 17 anos comecei a ler Grande Sertão: Veredas; fui terminar 10 anos depois, simplesmente não conseguia entender aquelas frases...

Hoje me orgulho de ter lido obras daqueles que para mim são a Santíssima Trindade do sertão: Ariano Suassuna, Graciliano Ramos e Euclides da Cunha, eles me mostraram como o sertanejo é, antes de tudo, massa de manobra...

« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 12:36:24 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #52 Online: 10 de Abril de 2015, 12:36:09 »
Ano passado eu li 'O Hobbit'. Serve? :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #53 Online: 10 de Abril de 2015, 12:37:34 »
Ano passado eu li 'O Hobbit'. Serve?

O livro é melhor que o filme... :ok:
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Abril de 2015, 13:45:20 »
Levando em conta o potencial de gosto do estilo de livro da maioria das pessoas do mundo, não ler nenhum livro nem faz tanta diferença assim. Livros de divulgação científica seguem marginalizados. E a alfabetização científica ainda é muito mais importante do que a arte. Portanto, não é surpresa que o fato de o brasileiro médio ser mais leitor do que o japonês ou o sul-coreano médio não faça muito diferença.

Cara, que leiam gibis. O negócio é que quem lê muito, escreve melhor. Isso por si só já é motivo pra despejar qualquer coisa na cabeça do povo para que leia e eu me estresse menos com a inclusão digital. :P

Eu sempre tive uma gramática melhor que a da maioria dos meus amigos, além de tirar notas altas nas provas de português. E o que eu lia na infância eram revistas de games. Depois na adolescência passei a ler outras revistas e livros também. Mas o interessante é que mesmo algo simples como uma revista de video game pode ajudar na alfabetização.

Acho que as escolas poderiam pedir leitura e estudo sobre livros mais "pop" em vez dos clássicos da literatura. Pelo menos no começo, depois podem ir enveredando para as chatices.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Abril de 2015, 16:45:06 »
Levando em conta o potencial de gosto do estilo de livro da maioria das pessoas do mundo, não ler nenhum livro nem faz tanta diferença assim. Livros de divulgação científica seguem marginalizados. E a alfabetização científica ainda é muito mais importante do que a arte. Portanto, não é surpresa que o fato de o brasileiro médio ser mais leitor do que o japonês ou o sul-coreano médio não faça muito diferença.

Cara, que leiam gibis. O negócio é que quem lê muito, escreve melhor. Isso por si só já é motivo pra despejar qualquer coisa na cabeça do povo para que leia e eu me estresse menos com a inclusão digital. :P

Eu sempre tive uma gramática melhor que a da maioria dos meus amigos, além de tirar notas altas nas provas de português. E o que eu lia na infância eram revistas de games. Depois na adolescência passei a ler outras revistas e livros também. Mas o interessante é que mesmo algo simples como uma revista de video game pode ajudar na alfabetização.

Acho que as escolas poderiam pedir leitura e estudo sobre livros mais "pop" em vez dos clássicos da literatura. Pelo menos no começo, depois podem ir enveredando para as chatices.

Eu estudei na escola estadual da pequena cidade do interior onde eu morava. Uma vez na escola a professora, acho que num momento de não ter o que fazer pra preencher aulas, ou porque era alguma professora substituta, mandou a gente ir na pequena biblioteca da escola pegar algum livro para ler. Acho que eu tinha uns 15 anos, e peguei um livro ilustrado do Sítio do Picapau Amarelo (reconheço que é indicado par um público mais novo), onde os personagens viajam para a Grécia antiga e encontram Hércules, passando a ajudá-lo nos 12 trabalhos. Lembro de ter gostado bastante da leitura. Cheguei até a procurar os livros posteriormente para comprar mas nunca encontrei.

Depois fiquei pensando o quanto poderia ter sido positivo se as aulas de literatura não ficassem tentando empurrar Machado Assis e estimulassem mais a leitura de Monteiro Lobato e similares.

Essa ideia de que todos os adolescentes vão adorar literatura clássica só pode vir da cabeça de pseudo-intelectual. Muitos parecem não entender que gostar de clássicos na adolescência é exceção, e não regra. Inclusive, são esses mesmos intelectuais que criticam Harry Potter, não percebendo o enorme benefício da série em estimular a leitura entre os pequenos.

Estava até ouvindo Os Pingos Nos Is com o Reinaldo e ele comentou que detesta ficção científica e quadrinhos. Ele volta e meia fica se vangloriando de ter lido Eliot quando tinha uns 13 anos. É esse tipo de pessoa que considero prejudicial lecionando e tentando estimular a leitura de jovens.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Abril de 2015, 18:47:15 »
Monteiro Lobato sempre me pareceu um hipsterismo tropicalista. Mas deve mesmo ser bem melhor que clássicos, para dar um gosto inicial por leitura.

Meu gosto por ler veio principalmente de gibis e enciclopédias. Só mais tarde, acho que lá pelos 12-14, fui gostar de ler livros "propriamente ditos", mas absolutamente nada do que tive que ler para a escola. Não muita coisa, também, só Agatha Christie e Asimov. Também um ou outro de uma série de uns moleques detetives que deve ter sido escrita por "ghost writers". Parecido com isso também tinha uma outra série bastante popular, mas que não cheguei a ler, acho que se chamava "vaga-lume", ou esse nome totalmente aleatório me veio em mente se passando por vaga memória.

Se fosse depender dos pedidos para a escola, mesmo um ou outro dos não-clássicos, acho que odiaria ler. Seria como se filmes e TV fosse só uns dramalhões arrastados e "confissões de adolescente".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #57 Online: 10 de Abril de 2015, 18:51:48 »
Meu gosto por ler veio principalmente de gibis e enciclopédias.

Pra mim aquela enciclopédia vermelhinha era como se fosse uma compilação dos melhores livros do universo. Eu passava o dia inteiro lendo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #58 Online: 10 de Abril de 2015, 18:59:00 »
Comecei a aprender a ler com dois anos, com três já lia jornais, com 5 já fazia poesias e crônicas. Com 6, ganhei um prêmio com uma poesia. Aos 7 já tinha lido toda a Barsa e os russos. Aos 10 horrorizei meus professores com uma teoria que eles não sabiam. Aos 11 passei num vestibular da UFMG  de brincadeirinha.

Homenagem ao 1 de Abril atrasada, caso não acreditem. Que tal?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Abril de 2015, 19:50:39 »
Meu gosto por ler veio principalmente de gibis e enciclopédias.

Pra mim aquela enciclopédia vermelhinha era como se fosse uma compilação dos melhores livros do universo. Eu passava o dia inteiro lendo.

A Barsa meus pais não tinham. Talvez algum dos meus tios/primos tivesse mas quando ia na casa deles era mais comum que a atenção fossem brinquedos e vídeo-games. :lol:

"Conhecer Universal" (sem relação com "a" Universal), "os bichos", e um pouco de "tecnirama". Não é enciclopédia, mas também muitas revistas "Seleções". Tinha ainda um bocado de coisa esotérica (Planeta, UFO), mas nunca li praticamente nada, acho que os outros serviram de "vacina" a tempo.

Agora fui ver no google e a "conhecer" também é vermelha... não lembrava porque eram só os fascículos, sem encadernação, embora, pensando bem, acho que já vi as capas vazias...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #60 Online: 10 de Abril de 2015, 20:07:49 »
As que eu tinha eram da Larrousse Cultural...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #62 Online: 10 de Abril de 2015, 20:12:59 »
Setenta reais no mercado livre...meu dedo até coçou. :lol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Abril de 2015, 21:24:40 »
Ta falando daquela Larousse?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Abril de 2015, 21:46:50 »
Em casa meus pais tinham esse:

Eu lia alguns de vez em quando. Gostava dos verbetes de geologia e astronomia. E tinha fotos e figuras.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Abril de 2015, 02:25:51 »
Comecei a aprender a ler com dois anos, com três já lia jornais, com 5 já fazia poesias e crônicas. Com 6, ganhei um prêmio com uma poesia. Aos 7 já tinha lido toda a Barsa e os russos. Aos 10 horrorizei meus professores com uma teoria que eles não sabiam. Aos 11 passei num vestibular da UFMG  de brincadeirinha.

Que tal?!!! Estou desapontado, meu caro, com teu atraso. Esperava eu muito mais precocidade de ti...  Uma parte do meu mundo caiu...

Mas, interessado estou nessa tua teoria com que horrorizaste teus professores! Agora vais ter que contar. E nada de desculpas de "1º de abril"! Sei bem que deves ter mesmo muitas teorias escondidas aí! Libera uminhas pros mortais, vai.

A propósito... que booobAAAAAAgem essa de "ler ou não ler livros, eis a questão". Quanta pobreza nesse mundo, mosinhô Prot!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #66 Online: 11 de Abril de 2015, 03:28:52 »

Que tal?!!! Estou desapontado, meu caro, com teu atraso. Esperava eu muito mais precocidade de ti...  Uma parte do meu mundo caiu...
Viu? É bem assim a realidade.

Mas, interessado estou nessa tua teoria com que horrorizaste teus professores! Agora vais ter que contar. E nada de desculpas de "1º de abril"! Sei bem que deves ter mesmo muitas teorias escondidas aí! Libera uminhas pros mortais, vai.
Não posso. Há o tempo de se plantar e o tempo de se colher, bem sabes...

« Última modificação: 11 de Abril de 2015, 03:33:26 por Sergiomgbr »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Abril de 2015, 04:38:57 »

Sim... Diamante é fluido quântico em comparação. Infinitamente dura... E talvez mais triste que a crença...  Oh, por que, ó meu Proteus amado?!!!...

Sei. E às vezes o cultivo não vinga...    ...dura triste, triste dura, triste mas dura!  hahahahahahaha
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 04:42:10 por Cientista »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #68 Online: 12 de Abril de 2015, 11:01:31 »

Sim... Diamante é fluido quântico em comparação. Infinitamente dura... E talvez mais triste que a crença...  Oh, por que, ó meu Proteus amado?!!!...

Sei. E às vezes o cultivo não vinga...    ...dura triste, triste dura, triste mas dura!  hahahahahahaha
Priapismo.

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Abril de 2015, 00:03:27 »
Uma HQ sobre HQ's.

"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Abril de 2015, 16:14:38 »
Monteiro Lobato sempre me pareceu um hipsterismo tropicalista. Mas deve mesmo ser bem melhor que clássicos, para dar um gosto inicial por leitura.

Meu gosto por ler veio principalmente de gibis e enciclopédias. Só mais tarde, acho que lá pelos 12-14, fui gostar de ler livros "propriamente ditos", mas absolutamente nada do que tive que ler para a escola. Não muita coisa, também, só Agatha Christie e Asimov. Também um ou outro de uma série de uns moleques detetives que deve ter sido escrita por "ghost writers". Parecido com isso também tinha uma outra série bastante popular, mas que não cheguei a ler, acho que se chamava "vaga-lume", ou esse nome totalmente aleatório me veio em mente se passando por vaga memória.

Se fosse depender dos pedidos para a escola, mesmo um ou outro dos não-clássicos, acho que odiaria ler. Seria como se filmes e TV fosse só uns dramalhões arrastados e "confissões de adolescente".
Monteiro Lobato é clássico.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #71 Online: 17 de Abril de 2015, 12:12:31 »
Li toda a obra de ML, inclusive os chamados livros "sérios", como Urupês e O Presidente Negro; visionário, profundo, Emília sempre foi seu alter ego, dizendo o que queria para quem quisesse ouvir e até para quem não queria ouvir.

Tachado de racista, pela passagem das onças invadindo o sítio: " trepou na árvore como uma macaca de carvão", mas parece ser desconhecido o trecho onde Emília diz, com raiva da Tia Nastácia: "Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou: quando ele preteja uma criatura é por castigo".

Um texto sem contexto sempre será apenas um pretexto...
GNOSE

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #72 Online: 17 de Abril de 2015, 12:59:16 »
Li toda a obra de ML, inclusive os chamados livros "sérios", como Urupês e O Presidente Negro; visionário, profundo, Emília sempre foi seu alter ego, dizendo o que queria para quem quisesse ouvir e até para quem não queria ouvir.

Tachado de racista, pela passagem das onças invadindo o sítio: " trepou na árvore como uma macaca de carvão", mas parece ser desconhecido o trecho onde Emília diz, com raiva da Tia Nastácia: "Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou: quando ele preteja uma criatura é por castigo".

Um texto sem contexto sempre será apenas um pretexto...

Sério, você leu "O presidente negro" e não acha que o céu é azul o ML era racista?

A propósito: ainda gosto muito do Sítio do Picapau Amarelo, mas o que eu devorava mesmo era a Coleção Vagalume

e a série Para Gostar de Ler.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #73 Online: 17 de Abril de 2015, 13:49:27 »
Esta para sair o filme "O escaravelho do Diabo", baseado num livro de mesmo nome da coleção Vagalume.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #74 Online: 17 de Abril de 2015, 13:59:44 »
Li esse livro no meu ensino fundamental. Lembro também, daquela época, de Caninos Brancos e O Chamado da Floresta. Ainda no fundamental, também li O Cão dos Baskervilles, mesmo só vindo a saber sobre Sherlock Holmes anos mais tarde.

Machado de Assis, Monteiro Lobato, e afins, só me davam sono.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!