Autor Tópico: Em defesa da terceirização  (Lida 4680 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Em defesa da terceirização
« Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2015, 21:28:59 »
Essa ideia de que todas as empresas são grandes e que os sócios são extremamente ricos, que abusam dos funcionários não faz mais parte da realidade.

Não estava participando do tópico, mas meu ponto de vista já que eu tive uma pequena marcenaria há uns anos atrás:

Terceirização é uma opção boa.

Micro empresa nem sempre tem um tipo de serviço constante que justifique a contratação de mão de obra permanente, com terceirização seria possível contratar os serviços temporários de alguma empresa com um quadro fixo de funcionários que poderia prestar serviços a várias empresas simultaneamente.

O problema desse pessoal de sindicato é que raciocina em termos de "indústria automobilística" com 10.000 funcionários e esquece o cara do mercadinho de esquina que poderia dar empregos formal para dez pessoas.

E esquecem que existem 10.000 mercadinhos dando empregos só na cidade de SP.
nas épocas de consumo pascoa e natal é comum a contratação de serviços temporários,  contratar profissionais autônomos cabe a eles definirem o custo da sua mão de obra x sobrevivência digna.

Serviço temporário é aquele contratado por tempo determinado, terceirizado é aquele em que o funcionário trabalha registrado em uma empresa que presta serviços para outras empresas.

Tenho uma oficina de restauração com dez carros antigos precisando pintura nova, contrato uma terceirizada que faz o serviço e depois manda os funcionários para outra oficina de pintura.

Tenho uma empresa que contrata funcionários em véspera de fim de ano para serviços temporários embalando panetones, dia primeiro estarão desempregados.

Percebe a diferença?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Abril de 2015, 21:31:37 »
Serviço temporário é aquele contratado por tempo determinado, terceirizado é aquele em que o funcionário trabalha registrado em uma empresa que presta serviços para outras empresas.

Tenho uma oficina de restauração com dez carros antigos precisando pintura nova, contrato uma terceirizada que faz o serviço e depois manda os funcionários para outra oficina de pintura.

Tenho uma empresa que contrata funcionários em véspera de fim de ano para serviços temporários embalando panetones, dia primeiro estarão desempregados.

Percebe a diferença?

Por uma fração de segundo pensei que você realmente tinha duas empresas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Abril de 2015, 21:38:57 »

Percebe a diferença?

Por uma fração de segundo pensei que você realmente tinha duas empresas.

Só exemplo para ilustrar a coisa.

Tive uma pequena marcenaria em que trabalhava com meu irmão, mas fechei e aluguei o galpão há uns cinco anos.

*Cheguei a um ponto em que não aguentava mais o stress, foi o motivo de largar tudo. Houve uma época em que passei 15 noites seguidas dormindo uma ou duas horas por noite por problemas de insônia que ainda hoje tenho.

Ficava acordado até 48 horas seguidas.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 21:41:36 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2015, 21:40:19 »
empresários não são coitados precisando de ajuda do governo, eles enriquecem portanto não tem do que se queixar e não adianta querer mais dando menos! isto é imoral!

Na empresa onde trabalho desenvolvemos um software de BI e existem cerca de 10 funcionários. Um dos funcionários que trabalha no suporte foi demitido para cortar custos, porque a receita da empresa diminuiu no início do ano. O chefe mencionou que faz 3 meses que ele não retira seu pró-labore. Ele trabalha cerca de 10-12 horas por dia, e até nas férias e viagens ele aproveita para vender o produto e visitar clientes. Eu estou com medo de perder o emprego também.
Essa ideia de que todas as empresas são grandes e que os sócios são extremamente ricos, que abusam dos funcionários não faz mais parte da realidade.
digamos que os encargos deveriam ser proporcional aos ganhos, em cooperativas dividem se ganhos e perdas
imagine voce terceirizado, contratos de baixa duração por empresas duvidosas com pouco comprometimento empregatício, que a qualquer momento poderá cancelar seu contrato alegando falência, veja os funcionários terceirizados que prestavam serviços as petroleiras do RJ, milhares de desempregados .

O certo é haver direito de emprego "vitalício" uma vez que se é contratado. Em vez de demitir, se não tem mais função o empregado, ou arranja outra função, ou este fica de "férias remuneradas" até que a empresa providencie um melhor uso de seus recursos. Do contrário o que se tem é demissão por incompetência alheia, um absurdo.

Em caso de suposta "falência", deve haver indenização correspondente ao que o empregado ganharia até a aposentadoria, incluindo bônus, benefícios, e promoções semestrais.

E deveria acabar também isso de "não ter vagas de emprego". Está mais do que na hora de haver emprego para todas as pessoas do país, nessas condições. Uma das formas disso ser obtido é a diminuição da carga horária na metade ou em um terço, com a preservação do salário.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #29 Online: 20 de Abril de 2015, 21:41:13 »

Não estava participando do tópico, mas meu ponto de vista já que eu tive uma pequena marcenaria há uns anos atrás:

Micro empresa nem sempre tem um tipo de serviço constante que justifique a contratação de mão de obra permanente, com terceirização seria possível contratar os serviços temporários de alguma empresa com um quadro fixo de funcionários que poderia prestar serviços a várias empresas simultaneamente.

O problema desse pessoal de sindicato é que raciocina em termos de "indústria automobilística" com 10.000 funcionários e esquece o cara do mercadinho de esquina que poderia dar empregos formal para dez pessoas.

nas épocas de consumo pascoa e natal é comum a contratação de serviços temporários,  contratar profissionais autônomos cabe a eles definirem o custo da sua mão de obra x sobrevivência digna.

Percebe a diferença?

terciarização significa, mão de obra barata e desqualificada, temos exemplo da telefônica e AES eletropaulo e sabesp só para citar exemplo seus  "Técnicos" terceirizados " solicitei que fosse medida a pressão da agua , o técnico da Sabesp usou o dedo como manômetro, apos questiona-lo teve que mandar seu ajudante alterar 3 justificativa que ja havia dado  para a baixa pressão, ou seja o cara não sabia oque estava falando nem o que tinha vindo fazer.
quantos os serviços dos demais citados é linha de telefone trocada, falta de energias constantes etc.
ja existe empresas prestadoras de serviços e muitos funcionários autônomos a diferença desse ultimo é que eles podem ter melhores remunerações.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 21:44:42 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #30 Online: 20 de Abril de 2015, 21:47:54 »
empresários não são coitados precisando de ajuda do governo, eles enriquecem portanto não tem do que se queixar e não adianta querer mais dando menos! isto é imoral!

Na empresa onde trabalho desenvolvemos um software de BI e existem cerca de 10 funcionários. Um dos funcionários que trabalha no suporte foi demitido para cortar custos, porque a receita da empresa diminuiu no início do ano. O chefe mencionou que faz 3 meses que ele não retira seu pró-labore. Ele trabalha cerca de 10-12 horas por dia, e até nas férias e viagens ele aproveita para vender o produto e visitar clientes. Eu estou com medo de perder o emprego também.
digamos que os encargos deveriam ser proporcional aos ganhos, em cooperativas dividem se ganhos e perdas
imagine voce terceirizado, contratos de baixa duração por empresas duvidosas com pouco comprometimento empregatício, que a qualquer momento poderá cancelar seu contrato alegando falência, veja os funcionários terceirizados que prestavam serviços as petroleiras do RJ, milhares de desempregados .

O certo é haver direito de emprego "vitalício" uma vez que se é contratado. Em vez de demitir, se não tem mais função o empregado, ou arranja outra função, ou este fica de "férias remuneradas" até que a empresa providencie um melhor uso de seus recursos. Do contrário o que se tem é demissão por incompetência alheia, um absurdo.

Em caso de suposta "falência", deve haver indenização correspondente ao que o empregado ganharia até a aposentadoria, incluindo bônus, benefícios, e promoções semestrais.

E deveria acabar também isso de "não ter vagas de emprego". Está mais do que na hora de haver emprego para todas as pessoas do país, nessas condições. Uma das formas disso ser obtido é a diminuição da carga horária na metade ou em um terço, com a preservação do salário.

cara você é um gênio, trabalhadores  precisam de um líder sindical assim, "companheiros vamos a luta até a presidência"  :hihi:
e veja que isto no brasil ja esta em vigor pelo menos para funcionário publicos corruptos é aposentadoria integral compulsória!
os salários no Brasil são baixos em relação ao custo de vida e impostos, a terceirização só vai nos empobrecer mais ainda.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 21:51:26 por Criaturo »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Abril de 2015, 21:49:47 »

Percebe a diferença?

terciarização significa, mão de obra barata e desqualificada, temos exemplo da telefônica e AES eletropaulo e sabesp só para citar exemplo seus  "Técnicos" terceirizados " solicitei que fosse medida a pressão da agua , o técnico da Sabesp usou o dedo como manômetro, apos questiona-lo teve que mandar seu ajudante alterar 3 justificativa que ja havia dado  para a baixa pressão, ou seja o cara não sabia oque estava falando nem o que tinha vindo fazer.
quantos os serviços dos demais citados é linha de telefone trocada, falta de energias constantes etc.
ja existe empresas prestadoras de serviços e muitos funcionários autônomos a diferença desse ultimo é que eles podem ter melhores remunerações.

Pelo que vejo vc não viveu o tempo da Telesp, uma empresa estatal que não tinha terceirizados prestando péssimos serviços.

Bastava vc entrar na fila e aguardar quatro a seis anos por uma linha fixa que custava o preço de um carro semi-novo.

Aliás, vc pode ver que toda empresa com funcionários fixos presta um ótimo serviço...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #32 Online: 20 de Abril de 2015, 21:59:39 »

Percebe a diferença?

Pelo que vejo vc não viveu o tempo da Telesp, uma empresa estatal que não tinha terceirizados prestando péssimos serviços.

Bastava vc entrar na fila e aguardar quatro a seis anos por uma linha fixa que custava o preço de um carro semi-novo.

Aliás, vc pode ver que toda empresa com funcionários fixos presta um ótimo serviço...
em compensação quando foi privatizada a preço de bananas brasileiras, proprietários de linhas lucraram vendendo ações.
consulte para ver se a vivo não esta no topo da reclamações
as terceirizadas devidos ao baxos salarios e benficios inexistentes  são as piores
um amigo meu era tecnico mecanico toda vez que conseguia entrar em um empresa grande, logo era terceirizado perdendo benefícios e salario reduzido com maior produtividade, resumindo hoje ele e toda sua familia ja estão trabalhando e morando no EUA, eles acreditar no governo que dizia na época "Sou Brasileiro e não desisto nunca"
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 22:04:14 por Criaturo »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Abril de 2015, 22:03:21 »

Percebe a diferença?

em compensação quando foi privatizada a preço de bananas brasileiras, proprietários de linhas lucraram vendendo ações.
as terceirizadas devidos ao baxos salarios e benficios inexistentes  são as piores

Lucraram vendendo ações e hoje até criança de doze anos tem um celular.

E reclamações não tem só a ver com serviços terceirizados, como exemplo vc pode usar qualquer serviço público brasileiro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Abril de 2015, 01:47:44 »

A privatização não ocorreu a 'preço de banana'. Isto é discurso típico de esquerdista desconhecedor de métodos de avaliação de empresas. E apenas os proprietários originais é que ganharam com a venda das ações, se as mantiveram ao longo do tempo, é claro.

E o que isto provaria?

Eu posso argumentar que o número de atendimentos realizados hoje é muito maior do que no início dos anos 90, o que explicaria um maior número de reclamações em termos absolutos.

Além disto, quando o sistema era estatal, as concessões de uso eram caríssimas e o serviço era ruim. E quase todos os serviços públicos são horríveis até hoje.

Pela minha experiência, eu avalio que geralmente as terceirizadas mais eficientes são aquelas em que o técnico é o próprio dono/sócio.

um amigo meu era tecnico mecanico toda vez que conseguia entrar em um empresa grande, logo era terceirizado perdendo benefícios e salario reduzido com maior produtividade, resumindo hoje ele e toda sua familia ja estão trabalhando e morando no EUA, eles acreditar no governo que dizia na época "Sou Brasileiro e não desisto nunca"

Então o seu amigo deve estar passando muitas dificuldades, porque no EUA não tem excrescências como 13o salário; 1/3 de férias e FGTS.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Abril de 2015, 02:08:22 »
Por que é tão difícil perceber que o funcionário público tem condições muito melhores do que o da iniciativa privada?

Evidentemente a solução é estatização geral, ou, no mínimo, ser dado aos empresários o direito de darem as mesmas condições de emprego do  funcionário público, através de subsídios estatais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Abril de 2015, 02:25:29 »
Por que é tão difícil perceber que o funcionário público tem condições muito melhores do que o da iniciativa privada?

Evidentemente a solução é estatização geral, ou, no mínimo, ser dado aos empresários o direito de darem as mesmas condições de emprego do  funcionário público, através de subsídios estatais.

Talvez uma estatização não seja suficiente. Já pensei em cadeias de estatização progressivas num sistema piramidal que permita estatizações municipais, estaduais, federais e multi-federais entre naciones hermanas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Abril de 2015, 06:28:37 »

Tive uma pequena marcenaria em que trabalhava com meu irmão, mas fechei e aluguei o galpão há uns cinco anos.

*Cheguei a um ponto em que não aguentava mais o stress, foi o motivo de largar tudo. Houve uma época em que passei 15 noites seguidas dormindo uma ou duas horas por noite por problemas de insônia que ainda hoje tenho.

Muito trabalho e pouco lucro ?

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 06:53:21 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Abril de 2015, 08:00:06 »

Muito trabalho e pouco lucro ?

O problema nem era retorno financeiro, eu tinha muito serviço e muitos clientes antigos.

O que me fez largar tudo foi stress relacionado ao trabalho mesmo.

Imagine que vc 30 anos atrás vc começou a trabalhar em um ramo onde matéria prima era abundante, e que vc podia se  dar ao luxo de escolher toras de madeira natural separando tábuas diferentes pelas cores dela, tudo para ficarem visualmente iguais.

Imagine que o que vc encontra para vender hoje é o refugo recusado pelas madereiras que produzem laminas de revestimento que são muito mais lucrativas.

Imagine que hoje seu cliente quer dar continuidade a um conjunto de móveis que ele já tem em casa e vc não encontra mais madeira natural para vender, por exemplo mogno, cuja venda é proibida hoje mas que há 20 anos era 90% da madeira vendida no seu trabalho e vc precisa arrumar algo similar hoje.

Ou era de cerejeira que vc não encontra para vender em lugar nenhum, nem mesmo algo similar.

Ou imagine que vc trabalha o tempo todo com decoradoras que mudam de idéia a cada 5 minutos pois ganham um acréscimo no contrato a cada vez que mudam o projeto original.

Ou imagine que vc trabalha para clinicas médicas instaladas em prédios comerciais onde vc só pode instalar seu serviço aos fins de semana, se vc não terminar seu trabalho até sexta feira só poderá instalar na próxima semana.

Imagine que 90% do seu trabalho é feito para gente com casamento marcado, ou que está mudando de endereço e depende de vc pois seu cliente está pagando dois aluguéis comerciais simultâneos, ou cliente  novo que contratou alguém antes de vc e esse "profissional" largou o serviço pela metade depois de dar um calote no freguês.

Imagine que vc faz seu trabalho em imóveis novos em obras e que seu trabalho depende dos pintores de parede e eletricistas terminarem os deles antes de vc poder dar acabamento no seu.

Dá para ter uma noção geral da coisa?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Abril de 2015, 08:28:51 »
Esses aqui são trabalhos atuais, editei o logotipo (Fiz em alto relevo, esculpido na madeira) da empresa para evitar qualquer problema.

Um móvel para aquário feito em madeira natural, ele tem que suportar um peso de mais ou menos 500kg na parte superior, na inferior escondido tem mais um com uns 350kg, filtros e aquecedores, etc.

Projeto meu, feito para substituir um móvel estragado e feito apenas com sobras de materiais que estavam disponíveis.

Basicamente é madeira velha reaproveitada, a frente e as laterias são do tipo veneziana para ventilação, feitas com sarrafinhos de madeira colocados na horizontal.

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 11:38:37 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #40 Online: 21 de Abril de 2015, 16:54:01 »

A privatização não ocorreu a 'preço de banana'. Isto é discurso típico de esquerdista desconhecedor de métodos de avaliação de empresas. E apenas os proprietários originais é que ganharam com a venda das ações, se as mantiveram ao longo do tempo, é claro.
a é qual interesse dos europeus (espanhóis) concederem um premio para o FHC ? doação da telefônica e banespa

E o que isto provaria?

Eu posso argumentar que o número de atendimentos realizados hoje é muito maior do que no início dos anos 90, o que explicaria um maior número de reclamações em termos absolutos.
ok o seu argumento  era o meu medo!

Então o seu amigo deve estar passando muitas dificuldades, porque no EUA não tem excrescências como 13o salário; 1/3 de férias e FGTS.
segundo ele para os legalizados ha muito benefícios, principalmente para os desempregados.
a família ja esta la a dez anos conseguiram comprar duas casas a duras penas é claro.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #41 Online: 21 de Abril de 2015, 16:55:52 »

de fato professores publicos ganham até mais que muitos privados, porem é inegável que os concursados possuem uma maior capacitação é justo, sem falar que dão aulas para marginais.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #42 Online: 21 de Abril de 2015, 17:04:31 »
Esses aqui são trabalhos atuais, editei o logotipo (Fiz em alto relevo, esculpido na madeira) da empresa para evitar qualquer problema.

Um móvel para aquário feito em madeira natural, ele tem que suportar um peso de mais ou menos 500kg na parte superior, na inferior escondido tem mais um com uns 350kg, filtros e aquecedores, etc.

Projeto meu, feito para substituir um móvel estragado e feito apenas com sobras de materiais que estavam disponíveis.

Basicamente é madeira velha reaproveitada, a frente e as laterias são do tipo veneziana para ventilação, feitas com sarrafinhos de madeira colocados na horizontal.

bonito trabalho, como bom curioso gosto de fazer de tudo, quando minha filha nasceu fiz em casa um guarda roupas embutido com seis portas, usando compensados e um serra tico-tico, leigos acham bonito,  profissionais diriam que não esta la muito retinho  :hihi:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Abril de 2015, 17:07:35 »
Mora em SP? Se for em SP posso te dar umas dicas por MP de onde arrumar material quase a ponto de apenas montar o armário em casa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #44 Online: 21 de Abril de 2015, 18:08:14 »
Como a terceirização beneficia negros, mulheres e jovens
By Carlos Góes @goescarlos · On 17/04/2015

Nas últimas semanas tem ocorrido um debate nacional sobre os méritos do projeto que autoriza a terceirização de atividades fim em empresas e no governo. Alguns partidos e órgãos da grande imprensa se levantaram contrariamente à medida, com o argumento de que ela prejudicaria “os trabalhadores” brasileiros. Mas, olhando objetivamente para os dados do mercado laboral brasileiro, observa-se que a medida vai tender a beneficiar os grupos tradicionalmente excluídos por décadas de políticas públicas mal feitas e preconceitos diversos ainda prementes na sociedade brasileira: negros, mulheres e jovens.

Qual a razão de o projeto beneficiar esse grupo de trabalhadores? A realidade é que, de acordo com o IBGE, nada menos que 42% dos trabalhadores brasileiros  são empregados no mercado informal – em grande medida por causa dos altíssimos custos trabalhistas existentes no país. Não se trata de ser contra boas condições para os trabalhadores: idealmente, todos teriam acesso à maior amplitude de direitos possíveis. Mas, para garantir esses direitos e outros benefícios, as leis trabalhistas brasileiras mais do que duplicam o valor das folhas de pagamentos, aumentando drasticamente os custos de contratação. Assim, criam uma situação bem injusta: para que 58% dos brasileiros tenham direitos trabalhistas europeus, 42% da população são condenados a não ter nenhuma proteção. Não contam sequer com um contrato legal que estipule os termos de sua profissão.

E os grupos que são desproporcionalmente prejudicados pela informalidade decorrente do sistema trabalhista brasileiro são negros, mulheres e jovens. Enquanto um homem no mercado formal ganha 68% a mais do que um homem empregado no mercado informal, uma mulher no mercado formal ganha 92% a mais do que uma mulher que vende sua força de trabalho informalmente. Jovens têm mais chance de estarem na informalidade que adultos. E a taxa de informalidade entre negros é mais de 40% maior do que aquela existente entre brancos. Os dados do gráfico abaixo são do IBGE e estão disponíveis aqui.

Com custos trabalhistas muito altos, trabalhadores menos produtivos – porque têm menos experiência (como jovens) ou porque foram excluídos de um treinamento educacional adequado (como negros) – acabam não conseguindo ser contratados formalmente, pois sua produtividade não justifica os custos que uma empresa teria para contratá-lo. O objetivo da terceirização é diminuir esses custos. Diminuindo os custos que existem para as empresas, haverá maior possibilidade de que aqueles que hoje são condenados ao mercado informal passem a ingressar o mercado formal.

Uma pesquisa de economistas do FMI que analizou dados de 97 países entre 1985 e 2008 concluiu que economias com mercados laborais mais rígidos (ou seja, onde há maiores custos para se empregar alguém) tendem a ter maior desemprego. Especificamente, eles demonstram empiricamente que altos custos e muita regulação para contratação e demissão de funcionários têm um efeito negativo sobre o emprego. São exatamente esses custos que o projeto de terceirização busca contornar, aumentando a empregabilidade dos que hoje são excluídos do mercado formal.

Além disso, como demonstraram dois famosos economistas brasileiros, a informalidade tem diversos efeitos deletérios para os trabalhadores excluídos. Os trabalhadores são prejudicados porque, na informalidade, as empresas investem menos em treinamento, capacitação e máquinas, já que há menos segurança de que o trabalhador continuará na empresa. Com menos treinamento, esses trabalhadores não se capacitam e perdem a oportunidade de se tornarem mais produtivos e ganharem maiores salários no futuro.

Portanto, esses trabalhadores – no Brasil majoritariamente negros e jovens – são duplamente prejudicados. Inicialmente, são condenados a uma educação pública de baixa qualidade que não os capacita suficientemente para conseguir um emprego que lhes garanta um salário alto. Em seguida, por causa dos custos trabalhistas, a sociedade nega a eles a possibilidade de se capacitarem no trabalho e melhorarem um pouco sua vida à medida que eles acumulam treinamento e experiência.

Apesar de não ser uma panaceia, o projeto de flexibilização da terceirização beneficia os trabalhadores brasileiros. Não aqueles trabalhadores já bem instituídos e formalizados, que têm o privilégio de contar com uma rede de proteção robusta. Beneficia os 42% dos trabalhadores brasileiros que estão atualmente na informalidade e agora vão contar com alguma proteção legal ao encontrar empregos formais com mais facilidade.

Todos nós queremos condições melhores para os trabalhadores e salários maiores. E há um jeito de se conseguir isso efetivamente: aumentando a produtividade do trabalhador brasileiro. Inserir esse mais de 40% que está no mercado informal no mercado formal é um bom passo para aumentar a produtividade. Na dúvida, fique com os mais vulneráveis. E os mais vulneráveis – mulheres, negros e jovens – tenderão a ficar um pouco menos vulneráveis com esse projeto.

Fonte: http://mercadopopular.org/2015/04/como-a-terceirizacao-beneficia-negros-mulheres-e-jovens/

Rhyan

• Visitante
« Resposta #45 Online: 21 de Abril de 2015, 18:08:53 »
Criaturo, refuta esse gráfico aqui, por gentileza:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #46 Online: 21 de Abril de 2015, 18:11:17 »
17/04/2015 às 12:01 \ Burocracia, Economia
Por que os trabalhadores fogem dos países com “melhores” leis trabalhistas?

Quem ataca a regulamentação da terceirização costuma acreditar que as leis trabalhistas garantem direitos, que sem elas os trabalhadores estariam em situação vulnerável e precária. Essas pessoas precisam responder uma pergunta: por que os países com “melhores” leis trabalhistas exportam trabalhadores?

Ora, se as leis que protegem os empregados têm o efeito esperado, veríamos ingleses migrando para a Espanha e Portugal, onde é quase impossível demitir alguém. Operários dos Estados Unidos, onde não há obrigação de aviso prévio, multa por rescisão de contrato nem férias remuneradas, atravessariam desertos a pé para chegar ao México, onde o custo médio de uma demissão é de 74 semanas de trabalho.

Mas o que vemos é o contrário: os trabalhadores fogem dos países com leis que os protegem demais. Há quase 200 mil portugueses e espanhóis trabalhando na Inglaterra, onde é muito fácil contratar e demitir. Cerca de 4 milhões de indonésios (segundo o Banco Mundial, um dos países onde é mais caro demitir) trabalham na Malásia, na Austrália e também em Cingapura, onde sequer há uma lei geral de salário mínimo.

Considere estes dois grupos de países:

1. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Cingapura, Hong Kong (China), Maldivas, Ilhas Marshall.

2. Bolívia, Venezuela, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Congo e República Centro Africana

Quem acredita na mágica das leis trabalhistas diria que elas são mais rígidas nos países do primeiro grupo. Afinal vivem ali os trabalhadores com melhor qualidade de vida no mundo. Na verdade, no grupo 1 estão os sete países que, segundo o Banco Mundial, têm as leis que menos azucrinam os patrões. Já o grupo 2 reúne os sete países que mais protegem os trabalhadores. Na Venezuela, a lei proíbe a demissão de que ganha até um salário mínimo e meio (o que faz funcionários terem medo de serem promovidos, pois os patrões costumam aumentar o salário para então demiti-los).

Por que multidões de imigrantes decidem ir trabalhar nos Estados Unidos e não na Venezuela?

Eu arrisco uma explicação: países com leis trabalhistas muito rígidas são geralmente lugares ruins para se fazer negócio. Lucro é considerado pecado; empresários são tidos como vilões. Pouca gente se aventura a investir ou abrir vagas de trabalho em lugares assim. Já os países onde as leis trabalhistas são mais leves costumam ter mais liberdade para empreender, tradição de respeito à propriedade, facilidade para investir e, por causa disso tudo, mais oportunidades para os pobres.

É a facilidade de fazer negócios, e não um punhado de palavras escritas no papel, que garante direitos aos trabalhadores.

@lnarloch

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2015/04/17/por-que-os-trabalhadores-fogem-dos-paises-com-melhores-leis-trabalhistas/

Rhyan

• Visitante
« Resposta #47 Online: 21 de Abril de 2015, 18:36:21 »
Um discursinho montado e vagabundo que só engana ignorante vs uma simples pergunta:

https://www.facebook.com/nilsonleitao/videos/974196242613797/

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2015, 09:57:24 »

Receita para quebrar um país.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!