Só exemplo para ilustrar a coisa.
Tive uma pequena marcenaria em que trabalhava com meu irmão, mas fechei e aluguei o galpão há uns cinco anos.
*Cheguei a um ponto em que não aguentava mais o stress, foi o motivo de largar tudo. Houve uma época em que passei 15 noites seguidas dormindo uma ou duas horas por noite por problemas de insônia que ainda hoje tenho.
Ficava acordado até 48 horas seguidas.
Muito trabalho e pouco lucro ?
O problema nem era retorno financeiro, eu tinha muito serviço e muitos clientes antigos.
O que me fez largar tudo foi stress relacionado ao trabalho mesmo.
Imagine que vc 30 anos atrás vc começou a trabalhar em um ramo onde matéria prima era abundante, e que vc podia se dar ao luxo de escolher toras de madeira natural separando tábuas diferentes pelas cores dela, tudo para ficarem visualmente iguais.
Imagine que o que vc encontra para vender hoje é o refugo recusado pelas madereiras que produzem laminas de revestimento que são muito mais lucrativas.
Imagine que hoje seu cliente quer dar continuidade a um conjunto de móveis que ele já tem em casa e vc não encontra mais madeira natural para vender, por exemplo mogno, cuja venda é proibida hoje mas que há 20 anos era 90% da madeira vendida no seu trabalho e vc precisa arrumar algo similar hoje.
Ou era de cerejeira que vc não encontra para vender em lugar nenhum, nem mesmo algo similar.
Ou imagine que vc trabalha o tempo todo com decoradoras que mudam de idéia a cada 5 minutos pois ganham um acréscimo no contrato a cada vez que mudam o projeto original.
Ou imagine que vc trabalha para clinicas médicas instaladas em prédios comerciais onde vc só pode instalar seu serviço aos fins de semana, se vc não terminar seu trabalho até sexta feira só poderá instalar na próxima semana.
Imagine que 90% do seu trabalho é feito para gente com casamento marcado, ou que está mudando de endereço e depende de vc pois seu cliente está pagando dois aluguéis comerciais simultâneos, ou cliente novo que contratou alguém antes de vc e esse "profissional" largou o serviço pela metade depois de dar um calote no freguês.
Imagine que vc faz seu trabalho em imóveis novos em obras e que seu trabalho depende dos pintores de parede e eletricistas terminarem os deles antes de vc poder dar acabamento no seu.
Dá para ter uma noção geral da coisa?