Hahahaha, o cara é um economista respeitado, tem um currículo absurdo, até trabalhou no FMI, mas o argumento contrário é que a família dele é dona de vinícolas. ai ai...
O que todos desejam é um trabalho que ofereçam condições dignas de salários, transporte, alimentação, saudê e plano de carreira, bolsa de estudos,coisa que só funcionários efetivos ainda possuem.
empregos temporários ja existem e são obrigados a pagarem os direitos CLT, o problema é que atualmente uma empresa não pode viver 100% da exploração de ter todos seus funcionários trabalhando em regime temporário,mas é isso que a terceirização propõe.
é natural empresários quererem aumentar suas margens de lucros, mas em cima dos trabalhadores?
na verdade eles querem comer carne de primeira, sem gorduras e sem ossos ,sem terem que pagar nem um centavo a mais por isso, ou seja só pagar pelo serviço quando prestado.
É natural períodos de maior ou menor produção conforme a variação da demanda, funcionários efetivos são como casamento para alegria e na tristeza, o empresario tem que ir compensando com as altas e baixas do mercado, mas espertamente eles querem ficar apenas com a parte 100% produtiva sem ter que pagar nada mais por isso, é como se o consumidor passasse a exigir do açougueiro que retirasse toda gordura e ossos da carne e a continuasse vendendo o kg pelo mesmo preço.
Defendo que deveriam pagar mais por exigirem uma mão de obra mais produtiva , mas na pratica os trabalhadores irão trabalhar mais e terão salários e benefícios reduzidos, verão seus empregos transformados em sub-empregos.
Serviço rotativo,sem plano de carreira, sem benefícios, ou seja serviço terceirizado nunca oferecerá as mesmas condições que os efetivos, pelo contrario ta mais para sub empregos visando economia empresarial.
Esta bem claro que o lucro da terceirização sairá de alguma forma do bolso do trabalhador e ira para os empresários seja ele efetivo ou terceirizado.