Autor Tópico: Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas  (Lida 5069 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Online: 01 de Maio de 2015, 12:37:51 »
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/04/deputada-defende-ensino-do-criacionismo-em-escolas-gauchas-4751196.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

A humanidade surgiu em seis dias pelas mãos divinas ou levamos milênios para evoluir a partir de uma explosão ocorrida há 13 bilhões de anos? A discussão sobre a origem da vida está embutida em um projeto que começou a tramitar na Assembleia Legislativa e defende o estudo do criacionismo nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul.

Os criacionistas dizem que o universo foi criado por um ser superior: Deus. Sua obra incluiria ainda todos os seres vivos. O criacionismo contrapõe a Teoria da Evolução de Charles Darwin, do século 19, segundo a qual todos os seres se originaram de um ancestral único, diferenciando-se em várias espécies a partir de então, sem a participação de uma divindade na "obra". A grande polêmica do projeto é que o criacionismo seria ensinado nas aulas de ciências, e não de religião.

O Ministério da Educação já se posicionou contra o ensino do criacionismo como uma disciplina de ciências. No entanto, a deputada Liziane Bayer (PSB) baseou a defesa do seu projeto em um artigo da Constituição Federal que diz: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, (...) ninguém será privado de direitos por motivos de convicções filosóficas ou políticas".

Liziane incluiu no texto uma pesquisa realizada na internet por seu gabinete, segundo a qual houve 406 respostas, 296 a favor integralmente, 93 apoios sem entrar no mérito da discussão, 12 contra e quatro indiferentes, o que resulta em 96% de respostas favoráveis à ideia. Ela reforça que a proposta não tem o cunho de obrigar os alunos a aceitarem o criacionismo, e sim a os estimularem a utilizar o conhecimento.

— A intenção é que o criacionismo não seja estudado como religião. Eu também estudo o evolucionismo, e as pessoas acreditam no que quiserem. Também defendo que as aulas de religião enfoquem outras crenças. Eu acredito em Deus e professo a fé cristã — afirma a parlamentar.

Fernando Becker, professor da Faculdade de Educação da UFRGS, classifica a proposta de absurda. O criacionismo, segundo o docente, é uma postura "pseudocientífica", puramente religiosa.

— É baseado em crença, não em evidência. Um total contrassenso, vai contra qualquer sentido científico. A escola tem por função trazer o conhecimento à população que de outra forma não teria como chegar aos resultados da ciência. É afronta à escola — critica Becker.

A assessoria da Secretaria Estadual da Educação afirma que atualmente as escolas são obrigadas a ofertar a disciplina de ensino religioso — no entanto, os alunos optam se querem cursar a disciplina. Atualmente, o criacionismo não está entre os conteúdos abordados, e ainda não há um estudo ou posicionamento da Secretaria da Educação sobre o tema.

Presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), Bruno Eizerik considera que criar um projeto de lei sobre o assunto é um exagero. Mas não discorda da exposição do conteúdo em aula:

— Defendemos que sejam apresentadas para os alunos, em qualquer disciplina, todas as versões aceitas dos fatos. Não podemos ter uma escola única, com uma única verdade. Se nós concordamos ou não com o criacionismo, é outra questão. Se não tem aula de religião e o professor de ciências não trata desse assunto, fica devendo uma teoria, com a qual se pode concordar ou não.

O projeto terá oposição na Assembleia. O deputado Tarcísio Zimmermann (PT) é um dos contrários, com o argumento de que o estudo é laico e a escola deve ensinar a ciência, e não dogmas. Ele considera que a questão do criacionismo já está contemplada no ensino religioso e não pode interferir em outras disciplinas que incluem temas como o evolucionismo ou teorias como o Big Bang.

Protocolado na Assembleia, o projeto da deputada Liziane ainda não passou por nenhuma comissão.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2015, 15:52:10 »
[...]
Presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), Bruno Eizerik considera que criar um projeto de lei sobre o assunto é um exagero. Mas não discorda da exposição do conteúdo em aula:

— Defendemos que sejam apresentadas para os alunos, em qualquer disciplina, todas as versões aceitas dos fatos. Não podemos ter uma escola única, com uma única verdade. Se nós concordamos ou não com o criacionismo, é outra questão. Se não tem aula de religião e o professor de ciências não trata desse assunto, fica devendo uma teoria, com a qual se pode concordar ou não.
[...]

O criacionismo não é uma teoria científica, como é a Evolução.

E não há qualquer relevância em se "concordar ou não" com uma hipótese científica. O que interessa são as evidências e que as premissas e a estrutura da hipótese não violem o que se observa.

De qualquer maneira, eu entendo que o senhor supra é mais um exemplo do quão nefasta é a "liberdade de escolha" nas escolas privadas, que estão repletas de maus exemplos da influência das crenças religiosas e da ignorância científica dos seus proprietários.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2015, 18:12:22 »
[...]

[...]

O criacionismo não é uma teoria científica, como é a Evolução.

E não há qualquer relevância em se "concordar ou não" com uma hipótese científica. O que interessa são as evidências e que as premissas e a estrutura da hipótese não violem o que se observa.

De qualquer maneira, eu entendo que o senhor supra é mais um exemplo do quão nefasta é a "liberdade de escolha" nas escolas privadas, que estão repletas de maus exemplos da influência das crenças religiosas e da ignorância científica dos seus proprietários.

Mas eu acho que devem ser apresentadas todas as versões mesmo, e os alunos devem se decidir qual teoria é melhor pra ele.

Por isso deveríamos propor ensinar na mesma disciplina as seguintes versões:
- Fé bahá'í
- Teogonia
- Hinduísmo
- Iorubá
- Islamismo
- P'an ku
- Tolkien
- Spohrverso
- Battlestar Galatica

Ou ensinam todas as existentes, ou somente a versão científica, pois senão estarão sendo injustos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2015, 18:24:32 »
Mas eu acho que devem ser apresentadas todas as versões mesmo, e os alunos devem se decidir qual teoria é melhor pra ele.

Por isso deveríamos propor ensinar na mesma disciplina as seguintes versões:
- Fé bahá'í
- Teogonia
- Hinduísmo
- Iorubá
- Islamismo
- P'an ku
- Tolkien
- Spohrverso
- Battlestar Galatica

Ou ensinam todas as existentes, ou somente a versão científica, pois senão estarão sendo injustos.

Isso de se escolher "acreditar" ou não em fatos, me lembra destes desafios, que certa vez vi no Ceticismo.net:

Desafio: Pule do 40º andar. Se a análise acima realmente traduzir a premissa, então por mais que você se atire, a força gravitacional não irá puxá-lo para baixo. Não posso provar que existe esta força. Você pode cair, ou não.

Desafio 2: Faça uma solução concentrada de cianeto de potássio (KCN) e beba tudo. Química é Ciência, mas não há provas definitivas, só interpretações. Então, como não há nada definitivo, o cianeto, sal derivado de ácido fraco, não terá seu equilíbrio deslocado pelo ácido clorídrico ácido forte) e não haverá a formação do venenosíssimo ácido cianídrico. Reações químicas não existem, são apenas modelos. que não condizem com uma possível realidade.
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2015, 18:27:25 »
Desafio: Pule do 40º andar. Se a análise acima realmente traduzir a premissa, então por mais que você se atire, a força gravitacional não irá puxá-lo para baixo. Não posso provar que existe esta força. Você pode cair, ou não.

Ah, mas a gravidade é lei. A "teoria" da evolução é somente uma teoria. Quando virar lei a gente conversa. Cadê o elo perdido? E aquela fraude do homem de piltdown? pffff
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2015, 22:53:52 »
Sem falar que, o criacionismo científico não é religião, é ciência, como está no próprio nome. Os pesquisadores apenas detectam as evidências de um projetista, isso não implica automaticamente que seja o Jeová da bíblia, ou Alá, ou qualquer outro deus (embora muitos pesquisadores considerem a primeira hipótese a mais provável, o que coincide com sua crença pessoal).

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2015, 23:53:36 »
Posta da deputada no Facebook (link):
Citação de: Liziane Bayer
Amigos, seguidores e visitantes da página,

Como muitos já sabem, protocolei um projeto de lei que inclui o ensino do criacionismo nas escolas do estado. O projeto de lei não tem intenção de desprezar a teoria do evolucionismo ou de retirar o ensino científico das escolas, bem pelo contrário, a ideia é estimular o conhecimento e os estudos. Não vejo problemas em expôr em sala de aula que boa parte da população mundial, brasileira e gaúcha acredita que tudo se originou a partir de um ser de inteligência superior, e que muitos acreditam que esse ser possa ser Deus. Deus não é religião. Muitos crêem em Deus e não seguem nenhuma religião.
Simplesmente dizer que criacionismo é religião e ignorar o ensino, ou uma explicação, referente ao assunto é negligenciar o conhecimento cultural. Aliás existem várias interpretações para a criação ou o surgimento do mundo e dos seres vivos. Porquê não estudar ou expôr?
Algumas escolas já fazem isso, expondo várias opiniões e pensamentos, científicos ou culturais. Cultura é história. História deve ser ensinada.

Como podemos ver o debate sobre o tema é grande e isso é bom. Nos faz pensar, nos faz estudar. Conhecimento e informação não faz mal a ninguém.

Infelizmente, algumas pessoas julgam previamente e de forma preconceituosa, até por não terem argumentos fundamentados, usam xingamentos ao invés de um bom debate. Sejamos inteligentes em nossos comentários.

Meu desafio é, democraticamente, representar meus eleitores e aqueles que pensam no bem da sociedade assim como eu.

Abraço,
Liziane.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2015, 00:08:12 »
Ela também propõe ensinar teorias populares/culturais que expliquem outros tipos de fenômenos como a etiologia de doenças e seus tratamentos, a classificação de seres vivos, o comportamento da matéria, o funcionamento do corpo humano e outros mais? Porque se restringe apenas à evolução quando diversas outras áreas são "vitimadas pelo cientificismo"?  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2015, 08:58:42 »
Sem contar que:

E:

:histeria:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2015, 09:00:12 »
Existiria algum material bem didático e sucinto que existe em portugues, online, sobre essa questão, explicações bem básicas sobre como criacionismo não é ciência, e como seria análogo a essas outras coisas também mais reconhecidamente não científicas?

Acho que numa parte do tempo as pessoas/alguns políticos são até bem intencionados, apenas pouco informadas*, e talvez a resposta típica seja pouco esclarecedora e até contribua com a defesa dos criacionistas do status da evolução na biologia se dever a algo como uma "censura".

* ainda que, convenhamos, com mais boa vontade em se informar de forma menos enviesada, o engano deveria se desfazer...

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2015, 09:03:15 »
Existiria algum material bem didático e sucinto que existe em portugues, online, sobre essa questão, explicações bem básicas sobre como criacionismo não é ciência, e como seria análogo a essas outras coisas também mais reconhecidamente não científicas?

Acho que numa parte do tempo as pessoas/alguns políticos são até bem intencionados, apenas pouco informadas*, e talvez a resposta típica seja pouco esclarecedora e até contribua com a defesa dos criacionistas do status da evolução na biologia se dever a algo como uma "censura".

* ainda que, convenhamos, com mais boa vontade em se informar de forma menos enviesada, o engano deveria se desfazer...

Rapaz, o problema é que, se existir, os criacionistas vão simplesmente dizer que o site é ateu/satanista. |(
Você sabe, eles não ligam para evidências. :umm:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2015, 09:08:03 »
Sim criacionistas convictos e engajados diriam isso, ou algo menos caricato.

Mas as pessoas não nascem ou criacionistas convictas ou "evolucionistas".

Há pessoas que são simplesmente teístas ou deístas, e a eles as noções superficiais que os criacionistas passam podem soar convincentes, e então são levados a acreditar que é um debate científico sério, mas "abafado".

Meio como pessoas acreditam em "terapias alternativas", homeopatia, em benefícios meio mágicos de alimentos orgânicos, sem serem necessariamente "fanáticos" nessas coisas, são apenas convencidos por um verniz de cientificiidade da coisa.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2015, 09:13:11 »
Sim criacionistas convictos e engajados diriam isso, ou algo menos caricato.

Mas as pessoas não nascem ou criacionistas convictas ou "evolucionistas".

Há pessoas que são simplesmente teístas ou deístas, e a eles as noções superficiais que os criacionistas passam podem soar convincentes, e então são levados a acreditar que é um debate científico sério, mas "abafado".

Meio como pessoas acreditam em "terapias alternativas", homeopatia, em benefícios meio mágicos de alimentos orgânicos, sem serem necessariamente "fanáticos" nessas coisas, são apenas convencidos por um verniz de cientificiidade da coisa.

Sendo assim, acho que o que já vi, que se encaixa nesse quesito, é este link:

http://ceticismo.net/comportamento/tipicos-erros-criacionistas/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2015, 09:21:14 »
Interessante, parece uma tradução ou adaptação de parte do "talk origins".

O problema que vejo é a coisa vir nessa embalagem de "ceticismo" e anti-relgiosidade, em vez de algo mais neutro, dentro de alguma página sobre ciências ou biologia de uma faculdade, como o "undersdanding evolution" da Berkeley:

http://evolution.berkeley.edu/

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2015, 17:28:49 »
Há um episódio de "Os Simpsons", onde ocorre uma implementação do criacionismo na grade curricular e seu desfecho.
Achei fantastico.
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2015, 17:57:30 »
Há um episódio de "Os Simpsons", onde ocorre uma implementação do criacionismo na grade curricular e seu desfecho.
Achei fantastico.

O que é mais impressionante é o discurso criacionista de "escolher em que acreditar", sinceramente, o que esses indivíduos pensam que é ciência? :o
Uma mera crença em que se escolhe ou não acreditar? :wink:

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2015, 19:58:23 »
Achei fantastico.

O que é mais impressionante é o discurso criacionista de "escolher em que acreditar", sinceramente, o que esses indivíduos pensam que é ciência? :o
Uma mera crença em que se escolhe ou não acreditar? :wink:
O tal do criacionismo cientifico?? que diabos vem a ser isso???  :'( :'( :'(
Não vejo ciência passível de crença ou não, mas sim de resultados verificáveis.
Cientista: "Nos temos esses dados, o que podemos afirmar com isso???"
Criacionistas: "Temos essas afirmações, que dados podemos arrumar com isso!"
Acho que algo parecido...

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2015, 20:12:47 »

A "ciência" que "evidencia" que a Terra tem 6.000 anos, todas as espécies vivas foram criadas, e ao mesmo tempo, e que a teoria da evolução e da biopoese são falsas. Pode rir :histeria:... ou se matar agora. :facada:
Apenas para seu deleite, veja este link e tenha um ataque de risos... ou pesadelos à noite:

http://creationwiki.org/pt/Archaeoraptor

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2015, 20:13:59 »

A "ciência" que "evidencia" que a Terra tem 6.000 anos, todas as espécies vivas foram criadas, e ao mesmo tempo, e que a teoria da evolução e da biopoese são falsas. Pode rir :histeria:... ou se matar agora. :facada:
Apenas para seu deleite, veja esse link e tenha um ataque de risos... ou pesadelos à noite:

http://creationwiki.org/pt/Archaeoraptor

Isso!!!! :ok: :ok: :ok: :ok:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2015, 20:56:38 »

Apenas para seu deleite, veja este link e tenha um ataque de risos... ou pesadelos à noite:

Esse seria o criacionismo da Terra jovem, existe o criacionismo da Terra antiga que acredita numa Terra com bilhões de anos. Nem todo criacionista é criacionista da Terra jovem .

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2015, 18:15:08 »

Esse seria o criacionismo da Terra jovem, existe o criacionismo da Terra antiga que acredita numa Terra com bilhões de anos. Nem todo criacionista é criacionista da Terra jovem .

É que o colega se referiu ao criacionismo "científico", que normalmente, é o criacionismo de Terra jovem. :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2015, 13:15:02 »
Eu também acho que criacionismo sequer é uma teoria em si, mas acho que religião comparada é sim importante ensinar.

E falando nisso, vejam uma participação do grande Neil de Grasse Tyson sobre ID:

<a href="https://www.youtube.com/v/pwCt7WWiPXA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/pwCt7WWiPXA</a>

(Ando vendo tudo desse cara, inclusive o Cosmos novo, que tem muito de Ann Druyan, dele tem os assuntos e a voz, mas é excelente).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2015, 13:27:32 »
Essas desgraças mal dão conta de aprender uma grade curricular decente, vão agora inundar o currículo com "ensino de religião"? A troco de quê? Para quê?

OMOPAI, não sabem o que fazem uma ova, manipulação do caraleo, fico imaginando se até o deus da Polinésia vai entrar nessa... |(
GNOSE

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2015, 04:42:07 »
Essas desgraças mal dão conta de aprender uma grade curricular decente, vão agora inundar o currículo com "ensino de religião"? A troco de quê? Para quê?

OMOPAI, não sabem o que fazem uma ova, manipulação do caraleo, fico imaginando se até o deus da Polinésia vai entrar nessa... |(

É verdade.

Tem um monte de coisas importantes. Religião comparada é importante, mas educação artística também. Não está se dando também a devida atenção à educação musical. Hoje em dia não basta mais ser bilíngue, as oportunidades proporcionadas pela integração promovida pelo Mercosul tornam indispensáveis o ensino do Espanhol. E o Latim? Antigamente todo mundo estudava Latim. A escola deve formar também cidadãos, de forma que não se entende a ausência de OSPB e Moral e Cívica na grade curricular. E cursos profissionalizantes! O jovem tem que sair do ensino médio já capacitado para o mercado de trabalho.

Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Se a Educação fosse levada a sério neste país seria fácil ter ensino de qualidade. Bastava triplicar o número de professores e submeter o aluno a uma carga horária de 40 horas por dia.

Sete dias por semana.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Julho de 2015, 01:48:30 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.
Peço esclarecimentos sobre esse trecho:

É para "aprender a pensar" SÓ na escola?

Qual seria a relação entre "aprender a pensar" e apensar filosofia na grade?...   ...   ...   ?   ...   ...seria para demonstrar o sentido de contradição?...   ...?

Essas são fáceis, não?!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!