Autor Tópico: Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas  (Lida 5070 vezes)

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Offline Lorentz

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #25 Online: 15 de Julho de 2015, 09:51:43 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?
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Offline FZapp

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #26 Online: 15 de Julho de 2015, 10:15:15 »
Também acho que deveria se ensinar filosofia na escola. A diferença é que em filosofia há mais formulação de perguntas, do que respostas, além de algumas ferramentas úteis como fundamentos da lógica, falácias, principais filosofias, religiões, a evolução do pensamento, etc.

Na escola a ciência também é ensinada como uma coleção de receitas, e por isso é difícil ajudar nesse ensinamento a 'pensar', ou melhor, mostrar questionamentos e como foram resolvidos, além de algumas ferramentas de lógica úteis para entender melhor a argumentação seja de religiosos ou de filosofias.
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Offline JJ

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #27 Online: 15 de Julho de 2015, 10:50:34 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?



Offline Lorentz

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2015, 13:32:28 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?
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Offline Cientista

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2015, 03:12:51 »
Foi só o Cientista formular (mais) 3 simples e fáceis perguntinhas (para ver se dessas, ao menos, consegue respostas...) e cobriram logo a mesma abordagem com um tampão! Sei que o que o Cientista destaca é importante, por isso entendo, mas não quero que as perguntas fiquem na retro-obscuridade. Então...  vamos a esclarecimentos!


Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.
Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?
Como assim, "suficiente"? filosofia ocuparia uma posição superior?! Poderia realizar o mesmo "trabalho"?!  Não pode ser sério...  não pode.

Não se trata realmente de "aprender a pensar"; isso é (um)a (das) maior(es) asneira(s) de crentes que se propala no mundo. Trata-se de tratar de fatos, do que é real e do que não é, do que funciona e do que não. Não se "aprende a pensar" primeiro para, depois, adaptar-se a essas coisas e fatos. O primeiro 'como pensar' (nunca '--N--O que pensar') a se (tentar!) ensinar, se isso é mesmo possível, é a pensar cientificamente e não filosoficamente. Se o aluno é incapaz disso, só mesmo as 'receitas prontas' caberão na mente dele e terão utilidade, para ele e para o sistema em que se encontrar. O resto é baboseira religiosa.





Também acho que deveria se ensinar filosofia na escola. A diferença é que em filosofia há mais formulação de perguntas, do que respostas,
Em filosofia só há perguntas, e as jamais respondíveis.

além de algumas ferramentas úteis como fundamentos da lógica, falácias, principais filosofias, religiões, a evolução do pensamento, etc.
Tão úteis quanto orações.

Na escola a ciência também é ensinada como uma coleção de receitas, e por isso é difícil ajudar nesse ensinamento a 'pensar', ou melhor, mostrar questionamentos e como foram resolvidos, além de algumas ferramentas de lógica úteis para entender melhor a argumentação seja de religiosos ou de filosofias.
Não se ensine a 'coleção de receitas' de imediato. Instiguem-se os alunos por vias que os façam chegar a elas por si mesmos, sem doutrinações de pensamentos específicos. Os que não conseguirem, pode-se despejar neles as 'receitas prontas' e mesmo a filosofia toda, porque não chegarão a nada melhor que isso de qualquer forma.







Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.
Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?
Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?
Pensar com o mínimo de erros de raciocínio é pensar cientificamente, começar constantemente pelas respostas e adaptar perguntas puramente ilustrativas e elimináveis a elas. Jamais consegui encontrar uma dessas máquinas que adquirisse tal característica cognitiva sem com ela ter nascido. As outras (não ingênitas) reagem a isso como de uma alergia a uma anafilaxia. É um efeito intrigantíssimo, mas real. São os crentes.







Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.
Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?
Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?
Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?
Piadas são boas demais...   é compreensível que humanos gostem tanto de contá-las e ouvi-las/lê-las...  Mas nem tudo funciona sob(re) piadas.

Como?!  CO-MO!!!? "Uma aula de filosofia" poderia "resolver tudo o que querem com essas aulas"?!!!!! Incluo até essa naquelas que fiz ali atrás! Certo, meu caro jovem Pedro Reis?! Viste, não?!

Se filosofia fosse apenas inócua, seria só perda de tempo. O problema é que não é só isso. Para o propenso ao pensamento filosófico, adiantar-lhe o passo da degradação mental só piora a situação dele (e dos circunjacentes) mais rapidamente. SIM! Ele enveredar pelo comunismo "intelectualizado" é um perigo iminente, mesmo que não o seja o diretamente ministrado. Ele descobre por ele mesmo mais rápido.









Agora, só mais alguns 'detalhinhos' sobre "filosofia"...

Uma coisa curiosa que se pode observar é que todos os ferrenhos defensores da "importância do pensamento filosófico" apresentam a mesma obstinação muito representativa que se verifica em um dos muitos perniciosos subprodutos desse "modo de pensar" -- o comunismo ("intelectual"). Jamais obtiveram qualquer resultado positivo (muito o contrário!) com a implantação, mas não reconhecem jamais a pior que nulidade, perniciosidade. O conflito 'ciência x filosofia' tem esta subrepresentação 'capitalismo x comunismo'. O capitalismo sempre esteve lá -- nada mais é que a naturalidade dos insumos vários para a ocorrência de qualquer coisa; até um organismo funciona capitalistamente (precisa de reservas e de fluxos coordenados de nutrientes vários, por exemplo); o capitalismo pode 'reduzir(-se)' muito localmente com a adoção de alguma técnica produtiva específica como o 'just in time', mas ele é o que é sempre. Quando tecnologia desenvolveu-se em certos aspectos muito sensíveis, a forma do capitalismo assumiu o que chamaram eponimicamente de...    hahahahahahahahahha  "capitalismo"! Pode-se verificar o mesmo processo com ciência -- "ela" sempre esteve lá, mas quando tecnologia, notadamente a mesma da que, se o mundo não fosse regido por pensadores cegos, seria reconhecida como a que levaria à primeira REAL revolução industrial (que não foi a que é ensinada nas escolas), quando essa tecnologia acarreta mudanças na forma d"a" ciência, dizem ter iniciado "a ciência". O curioso é que essa alteração indiscutivelmente dramática de forma, basicamente, não retumbou mais do que pelo **conflito** acirrante com pensadores filosofistas! ...que, hoje, se dizem (insurgem, arvoram) " 'definidores-agrimensores-organizadores' da ciência"    hahahahahahahahhahahahaha...


Quando alguém tenta justificar a "importância da filosofia", o "melhor" que consegue fazer é uma diarreia como isso:

Caro - cientista

Como tenho pouca capacidade argumentativa, "contratei" um advogado, que "percebe" do assunto, para explanar sobre o tema em questão...

O valor da filosofia - Bertrand Russell

«« ...Tendo agora chegado ao fim da nossa análise breve e muito incompleta dos problemas da filosofia, será vantajoso que, para concluir, consideraremos qual é o valor da filosofia e porque deve ser estudada... »»

É da maior necessidade que examinemos esta questão, tendo em conta que muitas pessoas, sob a influência da ciência ou de afazeres práticos, se inclinam a duvidar de que a filosofia seja algo melhor do que frivolidades inocentes mas inúteis, distinções demasiado subtis e controvérsias sobre matérias acerca das quais o conhecimento é impossível.

Esta visão da filosofia parece resultar em parte de uma concepção errada dos fins da vida e em parte de uma concepção errada do género de bens que a filosofia procura alcançar. A física, por meio de invenções, é útil a inúmeras pessoas que a ignoram completamente, pelo que seu o estudo é recomendado, não apenas, ou principalmente, devido ao efeito no estudante, mas sim devido ao efeito na humanidade em geral.
...

Onde o "advogado" que "percebe" do assunto tem que se desculpar por todos os trinta primeiros parágrafos e...  depois não deve sobrar nenhum para apontar a tal "importância"...   hahahahahahaha

Não sugiro que alguém vá além desse excerto que aí está! De fato, sugiro que não vá! E nem que procure, por curiosidade, o que há antes de "Tendo agora chegado ao fim da nossa análise breve e muito incompleta dos problemas da filosofia" para descubrir quais são esses confessos *****problemas*****. É tudo o que filosofia é. Aquilo que faz seus defensores insinuarem que ""influência" da ciência ou de afazeres práticos" seria algo... "danoso"; aquilo que os faz recorrerem sempre ao mesmo ridículo mantra "Esta visão da filosofia parece resultar em parte de uma concepção errada...";    ...aquilo que faz um indivíduo despejar essa apelatividade sentimentalóide-religióide toda ridícula que se pode ver ali e ainda ser o "Bertrand Russel"!




Filosofia é uma vaca geneticamente defeituosa, que nunca deu, não dá, nem jamais dará leite, mas se acha "bonitinha" porque é 'malhadinha' e "enfeita o campo de pastagem". Essa vaca come do pasto evacuando fezes totalmente esgotadas e os que recebem transcerebração dela por 'neurofagocitose de príons', ficam filósofos mesmo, porque é uma vaca louca!   hahahahahahahahah...

Offline Pedro Reis

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #30 Online: 16 de Julho de 2015, 09:41:48 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.
Peço esclarecimentos sobre esse trecho:

É para "aprender a pensar" SÓ na escola?

Qual seria a relação entre "aprender a pensar" e apensar filosofia na grade?...   ...   ...   ?   ...   ...seria para demonstrar o sentido de contradição?...   ...?

Essas são fáceis, não?!

Mais ou menos. É meio complicado porque nenhuma das questões tem ligação com o meu comentário. Daí, né, num dá pra elaborar repostas como "esclarecimentos" porque não havendo relação das perguntas com o trecho a ser esclarecido responder não vai esclarecer nada.

Quando muito eu poderia esclarecer o trecho e depois filosofar a respeito do que o senhor pretendeu filosofar com estas questões, que são assim, de repente, me apresentadas do nada. O que até me honra, porque sem um motivo imediatamente identificável alguém manifesta interesse em conhecer a minha opinião sobre estas filosofices.

Ou seja, quer saber da minha crença sobre estes assuntos, e quem sabe até da filosofia através da qual me convenci - talvez transitoriamente - desta própria crença.

[ Eu só fico com pena do Geo, coitado, que vai ter que ler estas bobagens e não recebe nada pra isso. ]

Olha, sobre o trecho o esclarecimento é bem simples. Se além das disciplinas citadas houvesse um reforço no ensino de Literatura, especificamente no treino da interpretação de textos, não existiria essa dificuldade em se perceber que o autor ( no caso, eu ) não pretendeu defender a inclusão de nenhuma destas disciplinas no currículo regular.

Não, foi exatamente o contrário.

O autor acredita que cada um tende a valorizar mais seus próprios interesses e campo de conhecimento, de modo que um músico acharia importante a educação musical, alguém com formação em Letras talvez sugerisse o retorno do Latim como essencial para o aprendizado da Língua Portuguesa, um astrônomo poderia achar relevante que os alunos tivessem algum conhecimento elementar de Astronomia, um chato enxergaria a importância da Moral e Civica... e assim por diante.

Não obstante, mesmo reconhecendo que estes e outros saberes podem ser altamente enriquecedores dos espíritos jovens, o autor entende que existem limites de ordem prática estabelecendo o que é  - e o que não é - razoável de se incluir no currículo dos ciclos médio e fundamental.

Note-se que o comentário até inicia dizendo "É verdade!", expressando claramente sua concordância com a citação da colega Brienne. Sequentemente o autor ( que não é nenhum Machado de Assis mas tem consciência que dá pro gasto pra se fazer entender ), adota um estilo irônico, usando do contraditório, para, por redução ao absurdo, demonstrar seu ponto de vista.

Agora, a Filosofia.

A primeira questão não é um argumento estruturalmente equivalente ao argumento que intenta questionar. Quero dizer, àquilo que parece ter sido interpretado como um argumento a favor de se incluir Filosofia como disciplina regular.

Ainda que a minha pretensão fosse mesmo afirmar que de nada vale o acúmulo enciclopédico de conhecimento se o aluno também não for ensinado a pensar, não se poderia inferir disso que aprender a pensar só é importante na escola.

Imagine que alguém argumente: "De nada adianta ter um curso superior se depois não se arranja emprego."

Evidentemente esta pessoa não estaria querendo sugerir que ter trabalho SÓ é importante para quem fez alguma faculdade.

Taí a Lógica, Ciência que estuda a estrutura dos argumentos, demonstrando sua utilidade. A Lógica, que foi sistematizada pela primeira vez pelo filósofo Aristóteles, mas, dizem, a partir de trabalhos anteriores de outros filósofos como Parmênides e Platão.

No século 19 o FILÓSOFO e matemático George Boole viria a propor um sistema equivalente ao concebido por Aristóteles, que ficou conhecido como Álgebra Booleana. Equivalente porque capaz de formalizar o mesmo conjunto de argumentos formalizaveis na Lógica de Aristóteles, sendo todo argumento demosntrado válido neste sistema também demosntrável válido naquele outro.

E se não estou enganado foi na década de 1930 que um engenheiro da AT&T ( que agora me escapa o nome ), publicou um importante trabalho demonstrando como a álgebra booleana poderia ser utilizada na análise e projeto de redes de telefonia, a base do que hoje é aplicado em análise e projeto de circuitos digitais. E a eletrônica digital revolucionou nossas vidas, é hoje uma gigantesca indústria que emprega diretamente milhões de pessoas, o ganha-pão até de algumas que cospem no prato da Filosofia.

No tocante à segunda questão eu por acaso acredito, creio, sustento neste momento a crença, uma crença embasada em convincentes evidências e filosoficamente construída, de que uma das utilidades do estudo da Filosofia é o de ajudar a estruturar os processos de raciocínio do estudante e promover o pensamento crítico. Digo "por acaso" porque foi só uma coincidência mesmo. Ja quando escrevi que o estudo da Moral e Civica era importante para formar cidadãos só estava sendo irônico.

Basicamente sobre isso, em linhas gerais, penso como o  Fzapp. Por que:

1 - Muitas vezes as perguntas é que são importantes. E difíceis. Muitas vezes, as respostas foram apenas consequências de terem sido feitas as perguntas.

2 - A busca do conhecimento pelo conhecimento é Filosofia, mesmo quando também é Ciência. "A Ciência sempre esteve lá"?, mas o que ocorreu por volta de 400 A.C. na Grécia? Milagre? Um milagre chamado Filosofia. Porque certos homens se debruçaram sobre perplexidades que não tinham nenhum interesse prático para o mundo da época, esse foi o milagre. Nós hoje não conhecemos os nomes dos ilustres gregos que souberam construir aquedutos ou sustentar lajes sobre colunas, mas daqui a mil anos as pessoas ainda vão saber quem foi Parmênides, Platão, Aristóteles, Sócrates... Aquedutos e colunas de pedra não têm mais nenhuma importância, nenhuma utilidade, nenhuma aplicação e jamais voltarão a ter. É curioso e inescapável filosofar sobre: mas parece que quanto menos se busca o conhecimento prático, utilitário, pragmático, mais se encontra a Ciência que vai produzir as aplicações práticas para o hoje e para o sempre. Por exemplo, pense em como a matemática "prática" dos sumérios e egípcios era limitada e  permaneceu assim, limitada, por milênios. Por outro lado, quando um gênio como Euler se interessa por algo como Topologia é puramente pensar filosófico. Porque algo quase que totalmente desconectado do século 18 em que esse homem viveu.

3 - A Filosofia é um ( dos ) antítodo para esse "pensar sem receita", que na verdade, nesse contexto, está significando não pensar. Ou seja, aprender e repetir mecanicamente passos que chegam a um determinado resultado. Ora, isto é, quase que por decorrência direta da conceituação de Filosofia, um não-filosofar.


Mas eu só não concordo que se deva incluir Filosofia como uma disciplina do ensino médio porque se a gente for nessa progressão quantas matérias teria a grade dos pobres alunos que mal aprendem as que já estão aí?

Errata: Ops! Onde está escrito "pensar SEM receitas" leia-se "pensar por receitas".
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 10:15:09 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #31 Online: 16 de Julho de 2015, 09:44:25 »
Mas do que estamos falando? É sempre útil conceituar: Filosofia é uma palavra que vem do grego e significa amor á sabedoria.

É o estudo de aspectos fundamentais da existência humana: verdade, conhecimento, ética e moral, estética, a natureza da mente e do pensamento...

Filósofo seria alguém interessado no conhecimento pelo conhecimento, sem necessariamente ter uma visão utilitária do conhecimento.

Logo, se alguém concorda com essa conceituação de Filosofia deve concordar também que a Filosofia é intrínseca ao ser humano. Todo homem filosofa. É tão inescapável que desprezando a Filosofia o Homem já está filosofando.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 09:47:41 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #32 Online: 16 de Julho de 2015, 09:49:19 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?

Não sei se é o suficiente mas acho que está mais ou menos dentro do razoável.

Acho que você não leu o que eu escrevi antes e só leu a provocação do provocador Cientista.

Aquilo era só ele querendo cavar este "gancho" pra ficar filosofando sobre a inutilidade de filosofar.

Offline JJ

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #33 Online: 16 de Julho de 2015, 11:00:30 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?


Eu acho é que cada aluno deveria ter grande liberdade na montagem de uma grade .  Por exemplo, alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.







Offline Lorentz

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #34 Online: 16 de Julho de 2015, 12:11:25 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?


Eu acho é que cada aluno deveria ter grande liberdade na montagem de uma grade .  Por exemplo, alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.



Muitos vão optar por não fazer nada.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #35 Online: 16 de Julho de 2015, 13:27:32 »
alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.

Fala isso não, JJ, a Física não, please, já não chega esses god damn apedeutas incapazes de calcular distância, trajetória e velocidade que já temos no trânsito, não????  :chorao:
GNOSE

Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #36 Online: 16 de Julho de 2015, 14:09:13 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?


Eu acho é que cada aluno deveria ter grande liberdade na montagem de uma grade .  Por exemplo, alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.
Um discente querendo bancar o docente? Isso equivale ao doente querer tratar o médico.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 14:11:16 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #37 Online: 17 de Julho de 2015, 00:39:26 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?


Eu acho é que cada aluno deveria ter grande liberdade na montagem de uma grade .  Por exemplo, alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.
Um discente querendo bancar o docente? Isso equivale ao doente querer tratar o médico.
Caríssimo mi Chefian, em primeira melhor aproximação estaria mais para o doente tratar a si próprio; em segunda, o doente determinar como ele se determinaria tratador de si próprio; em terceira, ...

De qualquer forma, não deixando de reconhecer-lhe a validade (afinal, como nosso queridíssimo jovinho Skep sempre diz, somos "unha e carne" e ele precisa muito que assim pareçamos...   hahahahahahahaaha), considere como seria útil para a seleção do trigo do joio. Já nas escolhas dos "aspirantes" à 'autodocentização', poderíamos escolher os melhores! Uma triagem inicial como essa, não se pode desprezar! Estou certo de que concordarás! Do contrário, como atenderemos aos anseios do nosso querido jovem que sempre faz questão de aparecer para falar sobre nós por apenas a veneração que nos tem?...

Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #38 Online: 17 de Julho de 2015, 00:48:41 »
Mas nada disso adianta se você não aprende a pensar na escola. É por isso que Filosofia deveria  ser uma das disciplinas mais exigidas.

Ensinar matemática, ciência, português/inglês/literatura e estímulo à leitura extra curricular não seria o suficiente?


Por suficiente você quis dizer suficiente para aprender a pensar  com o mínimo de erros de raciocínio ?




Você acha que temos condições de dar uma aula de filosofia que resolva tudo o que querem com essas aulas? Se a gente dá o triplo de aulas de português e não resolve o problema da alfabetização, porque teríamos esperança de que 1 hora de aula de filosofia por semana vai resolver o problema de "pensar"? E qual a chance dessas aulas serem cooptadas por marxistas para pregar ideologias ultrapassadas?


Eu acho é que cada aluno deveria ter grande liberdade na montagem de uma grade .  Por exemplo, alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.
Um discente querendo bancar o docente? Isso equivale ao doente querer tratar o médico.
Caríssimo mi Chefian, em primeira melhor aproximação estaria mais para o doente tratar a si próprio; em segunda, o doente determinar como ele se determinaria tratador de si próprio; em terceira, ...

De qualquer forma, não deixando de reconhecer-lhe a validade (afinal, como nosso queridíssimo jovinho Skep sempre diz, somos "unha e carne" e ele precisa muito que assim pareçamos...   hahahahahahahaaha), considere como seria útil para a seleção do trigo do joio. Já nas escolhas dos "aspirantes" à 'autodocentização', poderíamos escolher os melhores! Uma triagem inicial como essa, não se pode desprezar! Estou certo de que concordarás! Do contrário, como atenderemos aos anseios do nosso querido jovem que sempre faz questão de aparecer para falar sobre nós por apenas a veneração que nos tem?...
Mas, e se o doente for um médico? Haháaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2015, 01:08:41 »
(Equivalência por equivalência?)Seria um com quem ele mesmo não quereria se tratar! MHUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA...

Offline JJ

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #40 Online: 18 de Julho de 2015, 16:18:33 »
alunos que não gostam de física não deveriam ser obrigados a matricular em física.  Deveria ser optativa a matrícula em física.  E assim para outras matérias também, a física foi só um exemplo.

Fala isso não, JJ, a Física não, please, já não chega esses god damn apedeutas incapazes de calcular distância, trajetória e velocidade que já temos no trânsito, não????  :chorao:



Não é preciso ver nem saber a física no ensino médio para uma pessoa ser um bom motorista.  A física do ensino médio não faz nenhuma falta real para a maioria das pessoas.  Na prática é só uma grande perda de tempo e uma  encheção de saco para a maioria das pessoas.




« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 16:21:00 por JJ »

Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #41 Online: 18 de Julho de 2015, 16:35:05 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #42 Online: 18 de Julho de 2015, 17:21:17 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...



Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.







Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #43 Online: 18 de Julho de 2015, 17:46:34 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...



Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.
É como eu disse, se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #44 Online: 18 de Julho de 2015, 18:12:52 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...



Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.
É como eu disse, se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...


Ou seja vamos xingar de repolhos as pessoas que não sabem e/ou não gostam de física.

Que belo  "argumento" lógico você tem para defender a imposição do ensino de física no ensino médio.



Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #45 Online: 18 de Julho de 2015, 18:35:04 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...



Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.
É como eu disse, se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...


Ou seja vamos xingar de repolhos as pessoas que não sabem e/ou não gostam de física.

Que belo  "argumento" lógico você tem para defender a imposição do ensino de física no ensino médio.
Quem xingou o quê de quê, fio? Tô falando que se não há o que formar não há o com o quê formar.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #46 Online: 18 de Julho de 2015, 18:40:08 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...



Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.
É como eu disse, se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...


Ou seja vamos xingar de repolhos as pessoas que não sabem e/ou não gostam de física.

Que belo  "argumento" lógico você tem para defender a imposição do ensino de física no ensino médio.




Acho ruim ter aulas de ciências de maneira muito específica, como ensinar fórmulas de física. Mas ensinar ciência de maneira generalista, enfatizando o método científico e tendo aulas práticas e incentivando os alunos a resolverem problemas seria bom.
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Offline Cientista

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #47 Online: 19 de Julho de 2015, 01:29:39 »
Se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...
Tem muitas pessoas inteligentes e que  ganham muito dinheiro e não estão nem aí para a física do ensino médio.  A física que tentam obrigar os adolescentes a aprender é um conhecimento totalmente desnecessário para a vida da maioria das pessoas.
É como eu disse, se for para formar repolhos não precisa nem alfabetizar...
Ou seja vamos xingar de repolhos as pessoas que não sabem e/ou não gostam de física.

Que belo  "argumento" lógico você tem para defender a imposição do ensino de física no ensino médio.
Quem xingou o quê de quê, fio? Tô falando que se não há o que formar não há o com o quê formar.
É um problema, não, mi Chefian? É um problema...   É a "lógica"!!! Funcioooooona que é uma maravilha! Dia desses mesmo...  nalgum lugar que vi...   não tô recordando agora...   um cara daqueles SUPERFEDERUNIVERSAISDEMAIS provou além-aritmeticamente, para um jovem a teimar, além de para um amplo público, que se você não sabe bem o que seja um mero maldito comburente ou a ridícula diferença entre uma ignóbil lâmpada e um mísero LED, não consegue ser salvo por uma logiquinha reles. Isso foi em algum lugar que não lembro...    hahahahahahahahahahaha

Agora, "tu tens um belo "argumento lógico" " sei lá para que...  Me esclareça, por favor, mi chefian. Consideras tua "argumentação" uma coisa...    ...exatamente...     "lógica"?!

Offline Sergiomgbr

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #48 Online: 19 de Julho de 2015, 01:41:23 »
Pois é. Cada uma! Não sei mesmo que lógica é essa não.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

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Re:Deputada defende ensino do criacionismo em escolas gaúchas
« Resposta #49 Online: 19 de Julho de 2015, 01:55:31 »
Pois então, não é mesmo?! Eu não sou favorável a obrigar ninguém a estudar. Não sei se ficou clara tua disposição a respeito dessa forma, mas foi como entendi: "ninguém deve ser obrigado a estudar, a menos que queira estudar". Seria por aí? Talvez isso desafie a "lógica" de muitos. Para mim, é simplesmente natural.

 

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