Vocês argumentam como se PIs fossem um direito de propriedade natural e sempre existiram. Vejam os vídeos postados.
Não importa que não "sempre existiram". Nenhum direito sempre existiu.
Importa apenas que é uma tecnologia para tornar atrativo investir nisso por algo mais do que fazer bem a humanidade ou hobby, e que assim sendo, permite uma situação melhor para todos do que com o comunismo intelectual.
Direito sempre existir ou não é irrelevante. Se você fosse jornalista iria querer seu trabalho expropriado sim ou não?
Acho que repórteres especificamente não devem se importar muito com isso, sendo pagos por uma empresa para o trabalho, de natureza mais efêmera (ou até, mais efêmera impossível). Uns bons porcentos do jornalismo deve ser chupinhagem.
Mesmo repórteres independentes não devem dar tanta importância assim, ao menos uma vez que existam e já vivam disso. Isso é, ao menos num cenário em que no mínimo quem reproduzisse se dignificasse a citar a fonte. Aí com isso, e com as matérias dele sendo sempre por algum motivo mais interessantes, poderia acabar aumentando sua audiência individual e lucros.
Mas ainda deve ser possível um cenário onde os independentes só se ferram, se grupos maiores podem simplesmente reproduzir suas matérias, sem qualquer atribuição, mesmo com esse aspecto efêmero da notícia.
Aliás, mesmo para grupos grandes acho que a coisa nesse campo não é tão fácil com a internet. Cada vez menores as tiragens impressas, e estão sempre tentando colocar paredes de pagamento. O que, com direitos autorais, deve favorecer aos menores.