Não acredito que diminuir a maioridade penal diminuíra a criminalidade, por isso eu não discuto com defensores da não diminuição da maioridade penal sobre isso, a questão não é essa, pelo menos não a que eu coloco. Diminuir a maioridade penal seria uma forma de acabar com a impunidade, menores entre 12 e 17 anos serem condenados a no máximo 3 anos de detenção por crimes bárbaros como latrocínio, estupro seguido de morte e etc., isso é o mesmo que sair impune do crime cometido.
No entanto eu fui convencido por um psiquiatra que a diminuição da maioridade penal como desejado também não seria justo, pois adolescentes possuem desenvolvimento mental incompleto a de um adulto, e isso implica que a consciência que eles tem de seus atos não é a mesma de uma pessoa adulta, por tanto, seria justo eles receberem penas proporcionalmente menores do que a de adultos, levando em consideração a sua maturidade mental. Segundo este psiquiatra, para todos os crimes cometidos, menores entre 12 e 17 anos deveriam receber penas de 1 a 2/3 das penas recebidas por um adulto, de acordo com o seu grau de maturidade.
https://www.youtube.com/v/Ri94WnZubTU