PUUUUUUUUUUUUUTZZZ!!!!! Essa verborreia filosofenta toda é para o FEDERUNIVERSAL ler???????!!!!!!!!!!!!!!!
E... embora o rapaz sempre despejevacue preenchimentos de laudas e laudas velocissimamente em tantos casos, mostrando-se um digitador desenfreado, para jorrar conspiracionismos e algaravias até 'anti-Científicas' (kkkkkkkkk...), levou, entretanto, todo esse tempo para isso????!!!!! O contorcionismo não deixa pisar no acelerador, não, fio?! hahahahahhahahahahaha...
Ah, mas agora que dei uma primeira lida, ele se justifica... tenho que crer...
Fio, o MESTRE não pediu um curso extensivo de enrolação aplicada! Mas se, ao final, tiver um contexto enrolatório certo para expor-se no "uma vez demonstrada a generalidade"...
Vejamos...
Cara, eu não tinha visto que você tinha voltado ao tópico. Por isso não respondi.
Tá...
É verdade, eu juro. Você acredita?
QuerdItu!!!
Claro que não, né.
Quequeisss?...
O mestre já disse antes, não acredita no crer.
É MESTRE! E só **não acredita**, intransitivamente.
Neste caso até bem faz,
Como assim?... Há algum em que (não) faça bem?... Ou... melhor... é possível ser "científico" (já nem mais se sabe se "coisa boa ou ruim"...) sem ser obrigatoriamente crente (na "boa crença" digamos assim, claro hahahahahahahahahah...)? Ô confusão que esse pessoal cria para salvar as crenças!!!! hahahahahahhaha
acreditar em juramentos não é crença confiável.
Ah, mas tem crença que é... a "crença bouuua"..., claro... hahahahahahahahaha...
Não obstante é verdade, não vi mesmo.
O MEGAMASTER já disse! Olha só: ... tá... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Esfries, fio!
Mas o que você prefere ( deixo à sua escolha ), esclarecer primeiro que existirem circunstâncias que neutralizam os efeitos das circunstâncias que levam muitos a sociopatia não deve ser razão para ignorarmos estas últimas circunstâncias, ou conversamos sobre o Degrasse primeiro e depois voltamos a isso, no tópico próprio, até?
Prefiro começar por aquele tal de "o inteligente nem nota as dicas..."..., se não te importas, fio. Tenho assim uma forte impressão de que entender aquilo tem sido muito relevante para entender o que tem ocorrido por aqui, e alhures. hahahahahahahahaha
Mas desde que tenha direcionamento ao tema do tópico!
Porque se misturar vai ficar uma salada,
Isso! Pare de fazer salada, fio!
muito embora você veja uma interseção onde eu não enxergo uma.
Problema visual... agora não há dúvida...
Sim, eu até já tinha visto por aí alguém dizer que se não é possível ter certeza de nada então nem esta certeza é possível, na confusão de que este aparente paradoxo seja a prova de que a certeza é possível.
Peraí, fio... Estás insinuando que ter certeza, simplesmente a coisa mais difundida e evidenciada no mundo das mentes humanas, aquilo que todos os crentes têm e que também os descrentes têm, estás insinuando que é impossííííível???????????!!!!!!!!!! hahahahahahahahahahha...
Tu tens certeza, mesmo quando tenta fugir dela, afirmando para ti mesmo e ao mundo que não tens, a tens de que tua fuga, que nem admites como tal, é o movimento metódico certo a realizar. Certeza não é somente possível à mente, é a única coisa que ela tem para funcionar.
Estás obviamente confundindo estar certo com ter certeza. Estar certo é perfeitamente possível, mas/só não garantido pela certeza.
Mas vamos examinar com um pouco mais de cuidado:
Não te acompanho nessa filosofaria, não, fio. Vou ler por atenciosidade pura e te dar uns apoios que tanto precisas nuns pontos muito pontuais, nada mais. O resto, pulo tudo. Nada de "cuidado" filosófico.
SE a certeza absoluta é impossível ENTÃO não podemos ter certeza absoluta disso.
É claro, ter certeza absoluta da impossibilidade da certeza absoluta é uma contradição. Mas isto não nos leva a ter certeza absoluta da possibilidade de certeza absoluta, apenas à incerteza sobre a impossibilidade da certeza absoluta. O que é diferente.
Note que a afirmação "NENHUMA CERTEZA É POSSÌVEL" ainda é uma possibilidade mesmo que eu não tenha certeza disso. Já a afirmação "TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE..." não é uma possibilidade se eu não tiver certeza disso. Na incerteza ainda existe possibilidade, mas na certeza não. Incerteza significa que você não tem resposta
definitiva, enquanto a certeza É a resposta definitiva.
É por isso que a certeza demanda PROVA, mas a incerteza, evidentemente, não.
Portanto quando você diz que tem certeza absoluta que algo não existe ( Deus, por exemplo ) é apenas lógico que esperem que esta certeza tenha vindo de uma PROVA, não simplesmente de evidências ou indícios, porque um indício ( como o próprio termo indica ) não exclui TODAS as possibilidades, embora possa excluir algumas.
Até onde eu conheço a Ciência
ISSO!!! Ponto amagal! Até onde tu conheces! Só até a esquina da quadra de trás onde fica o boteco 'filosobar do bate-boca sobre o que seria aquela coisa esquisita ali chamada ciência'. É isso aí!
trabalha com evidências,
Cientistas trabalham com elas, com inevidências, com qualquer coisa, com tudo, com o mundo. O universo de trabalho do cientista é todo o universo, ele mesmo. As "dúvidas", as "crenças", as "ilusões", as "incertezas"... a magia, TU-DO!!!! A filosofia, inclusive! Que nada mais é que abordagem limitada de tudo isso de dentro da máquina cognitiva e das limitações dela mesma. O âmbito de ciência inclui essa própria máquina e seu funcionamento. Neste âmbito de análise, o funcionamento filosófico não passa de uma anomalia muito problemática.
não tem uma ferramenta de prova.
Tem, a empiria. É a mesma que usas! A diferença é que as máquinas científicas a usam 'corretamente' (o modo como se logrou chamar de 'cientificamente') e as outras a usam erradamente, como tu! Ela é como um alto-forno, nunca para de funcionar. Quando das interrupções de manutenção é rodiziada por outros. A tua (TUA, fio, que precisas receber e entender) resposta é dinâmica, não estática. O que é definitivo, em ciência é uma taxa variacional cuja variação é também incluída, não um valor. E é isso tudo o que é o modo científico da máquina funcionar.
E estabelecer certeza sem prova é dogma, mas se a Ciência deve ser anti- dogmática
Cientistas não são ativistas, fio. O trabalho do cientista é estar certo e manter-se assim! É este o trabalho, fio!
e não possui ferramenta de prova então decretar certeza absoluta não é um proceder científico.
Até me surpreende esta observação sobre as leis da estática porque "lei", pra mim, nesse contexto significa apenas a crença em uma determinada regularidade da natureza.
O negrito diz tudo. Contas com a possibilidade de ruptura.
Não tem este significado de algo 100% comprovado para todo o sempre, pairando supremo acima de qualquer dúvida.
Como sabes? Como sabes que as leis da estática não são comprovações eternas em todo âmbito físico em que elas se verificam?
O MESTRE sabe como sabes disso. Mas TU, fio, precisas saber! Que essa tua "dúvida"/"precaução" não passa de uma certeza tua.
E tu dizes logo em seguida!!!!! hahahahahhahahahahahahaha Mas não enxergas!!!!!! (deve ser o probleminha visual... vá fazer exames, fio!) Tu usas a empiria para negar o valor dela! E sabes porquÊ?????? Por que és um pensador mágico, crente, filosófico! É a única ferramenta distorcida que tens para salvaguardares um último local para teus impossíveis desejos acalentados.
Agora, por favor! Não me venhas agredir por isso, fio! Pois, estranhamente (mas nem tanto, se bem pensado... hahahahahahaah), quando toquei nesse ponto aqui, todas as vezes, encolerizaram-se os que se "sentiram atacados"!!!!! hahahahahahahhahahaha...
O que ocorreu com a "Lei de Conservação de Massa"?
Foi adaptada. Mas a massa reconverte-se. E daí?
Mostrou-se ser apenas uma crença equivocada
Não. Mostrou-se incompleta. Escolheste uma amostra
empírica infeliz aqui para tua
evidenciação inequívoca da prova do que defendes, fio. hahahahahahahahhahahahahahhaha
e foi revogada e substituída pela Lei de Conservação de Massa e Energia. Caramba!, e a 2ª Lei de Newton?...
Existe algo no ferramental da Ciência de hoje que seja fundamentalmente diferente do ferramental da Ciência de ontem, e que possa nos garantir, com absoluta certeza, de que nenhuma das leis de hoje poderá ser reconhecida como crença equivocada na Ciência de amanhã?
É isso, então, o que tens como tua PROVA de que crer é melhor que saber?! Que "houve correções em ciência"? E, disso, induzes que deverá assim sempre ser???!!! hahahahahahahahhahahahahah Estás no bom caminho e com a boa ferramenta, fio! Só falta aprender a trafegar nele corretamente e usá-la corretamente, SE for possível a uma máquina cognitiva que nasceu para funcionar crente...
Na minha crença
IIIIISSO!!! Falou e disse, fio!
todo conhecimento é crença. E ainda existem as crenças que não são conhecimento.
Ah, sim... Não pode haver conhecimentos e conhecimentos; são todos iguais... Tem que ser crenças e crenças... Entendo... Os crentes se sentem melhor assim, não?! hahahahhahahahahhahahaha...
Acredito neste princípio,
O MESTRE tem certeza que crês. Não duvides que ele não duvida! hahahahahahahahahahah...
de que todo conhecimento é crença, e nunca será possível provar que um conhecimento é mais que crença.
ISSO! Tua certeza vazando por todos os lados. Tá vendo! Quando é muita, o vaso não contém.
Não posso provar, claro, por isto é um princípio.
Não podes mesmo, mas só porque estás errado, fio.
Mas é um princípio tão forte que nada escapa dele.
O princípio de que nada escapa é a empiria, fio. Só não estás usando direito porque tens esse probleminha visual e não enxergas que está segurando a ferramenta ao contrário! hahahahhahahahahahaha...
De tal modo que até para negar o princípio você precisa reafirmar o princípio: "Eu não acredito no crer".
Hahahahahahahahhahahahaha NÃO crer = crer?! Bela equação e função lógica para alguém tão admirador da matema e da logosa!!! kkkkkkkkkkkkkkkk...
Mas não pode dizer: "Eis aqui a prova de que não é preciso crer."
Claro que posso!!! CREIAS! O MESTRE acaba de pronunciar a frase inteira aqui agora para falsear tua teoria! hahahahahahahahahahah...
O que vem a seguir é um agregado de especulices desconhecimentosas e filosofices que pularei.
Se você topasse fazer um teste agora eu pediria para imaginar uma cor que fosse completamente diferente de qualquer outra cor já vista. Não pode ser um cor obtida a partir de combinações de outras cores, algo como um verde metálico, por exemplo, mas uma cor totalmente diferente de todas as outras. Como o verde é diferente do vermelho.
Ninguém consegue porque é a mente que cria as cores, e não é possível a mente transcender a si mesma. O ser humano existe dentro de uma caixa e não tem como sair dessa caixa para ver como é de verdade lá fora. Esta caixa é a sua mente.
E eu nem mesmo sei se a realidade é apreensível pela mente humana. Sei que a mente de um camundongo não tem esse potencial, e nem mesmo a mente de um macaco. Mas Galileu, Newton, Einstein... todos praticamente macacos. Pegue um chimpanzé, mexa um tiquinho de nada no DNA e você já tem um Leonardo Da Vinci.
Bom, eu não tenho a pretensão de te convencer de nada, muito menos de mudar sua posição. Isso foi apenas um esforço para explicar o meu posicionamento filosófico a respeito destas... destas coisas... porque na minha interpretação todo seu questionamento é entendido como: " Qual é sua posição filosófica? Qual a sua crença?"
Já ia me esquecendo das interseções...
Ah, sim, fio! OBAAAAAA!!!! ...Mas, é uma só!
Se eu incluir a afirmação "TODAS AS MINHAS AFIRMAÇÕES SÃO FALSAS" no conjunto das minhas afirmações, esta afirmação pode ser falsa mas não tem como ser verdadeira.
Se tentar incluir "NENHUMA CERTEZA É POSSIVEL" no conjunto de todas as certezas você cai em uma situação paradoxal, mas isto só ocorre quando você tenta definir o conjunto de todas as certezas acreditando que nenhuma certeza é possível.
Se crê que nenhuma certeza é possível o conjunto de todas as certezas é vazio e não há nenhum paradoxo.
Certos paradoxos na Teoria dos Conjuntos decorrem de se definir conjuntos que não podem ser constuídos. Definir um conjunto não significa automaticamente que possa ser construído.
Vixe!!! O Jovem descobriu a incompletude!!!! Já é uma ferramenta a mais para entender... Infelizmente... tem que ser usada corretamente, TAMBÉM!
Se definirmos o conjunto de todos os triângulos retângulos ( que pode ser definido como o conjunto de todos os triângulos que possuem um ângulo reto ), e demonstrarmos que Pitágoras é uma propriedade geral que se aplica a todos os elementos deste conjunto, então não é preciso testar o de lados 3, 4 e 5. É suficiente saber que é retângulo.
Mas o conjunto dos triângulos retângulos existe, pode ser construído. Conjuntos paradoxais não existem, não podem ser construídos, por isto não podem ser usados como contraprova para invalidar um teorema na Teoria dos Conjuntos.
Logo... demonstrada a generalidade é desnecessário demonstrar cada particularidade.
A generalidade, nesse caso, refere-se a uma propriedade que se aplique a todos os elementos de um conjunto. Não é uma generalidade "geral", do tipo que se aplique a todo o universo, a toda a realidade, mas a um objeto limitado, que você conhece e domina por definição porque você o definiu. O objeto é um conjunto. É possível demosntrar uma generalidade que se aplica ao conjunto dos triângulos retângulos, por exemplo, mas não é possível provar uma generalidade que se aplique a toda a realidade, como a 2ª Lei de Newton.
Fio, essa enrolação toda é para tentar aplicar (o conceito de) provas geométricas para casos estatísticos de populações?!!!! Mas nem é mais para isso aqui... fio...
Por uma simples razão: não somos nós quem definimos a realidade,
Não digas?!!!! Descobriste hoje de manhã?!
seus limites, suas propriedades. E não temos certeza que conhecemos estes limites e estas propriedades.
Tua certeza é maior que a do MESTRE aqui. Inclua ele fora dessa!
Neste caso tudo que podemos fazer é testar a propriedade em particularidades, ou seja, em instâncias da realidade, e se a propriedade se verifica, a isto chamamos de EVIDÊNCIA da generalidade.
E descobriste essa certeza tua como?... hahahahahahaha
Até que um dia você observa uma instância da realidade onde o produto da massa pela aceleração não é diretamente proporcional à força que produziu a aceleração. E então percebe que apesar das inúmeras evidências anteriores, nunca foi uma generalidade.
E tu profetizas tal "evento futuro" (hahahahahahhaah) como, fio?! Tens certeza da validade de tua profetizância?! Tens... claro!!! hahahahahahahahah
Mas nem chega a ser o caso, porque eu não estou tentando provar que nenhuma certeza é possível. É suficiente para a minha incerteza ( porque incertezas prescindem de provas ) que não exista a prova da certeza.
Sim, o MESTRE já entendeu, e há muito! Tens certeza de que a prova da certeza não existe!
Mas cabe àquele que tem a certeza ( de que a certeza é possível ) o ônus de apresentar a prova.
Isso vale para a proposições primárias, fio. Contrapoposições dependem das caracterizações do que seja prova para os propositores. É só dizeres o que é prova de inexistência de deus qualquer que qualquer um apresenta.
Te esquivaste vaselinosamente de encarar o paredão, mas divertiu o MESTRE, de tua sorte que ele até se animou a te mostrar onde erras (e... EEEERRAS, fio!!!...) ali no tema sobre relatividade. Erros mesmo! Crassos desde os do tipo 'comburente/LED/iterações absurdais' até aplicações erradas de formulações inaplicáveis! Eu queria uma reciprocidade, algo que me ensinasses em troca. Mas... é absurdo mesmo -- quem tem que ensinar é o MESTRE, afinal! Ou não é?! hahahahahahahahahahaha...