Autor Tópico: Movimento pelo Impeachment de Dilma Rousseff  (Lida 113703 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Movimento pelo Impeachment de Dilma Rousseff
« Resposta #825 Online: 14 de Março de 2016, 10:09:42 »
O número exato é uma questão secundária, mas é algo que me irrita como cético e eu fico batendo nessa tecla:

A metodologia da PM é bizarra. Não é muito mais sofisticada do que contar as pessoas em uma porção de solo específica que esteja lotada e depois multiplicar essa concentração pela área total da avenida e dos entornos e pela duração da manifestação. Os números saem absurdamente inflados já que a concentração não é uniforme nem  no espaço e nem no tempo.

Essa metodologia usando celulares incrivelmente chegou a um número ainda mais alto, o que já é motivo para desconfiança. Um dos detalhes notáveis é que ela identifica celulares na área, podendo ser ou não de manifestantes. Provavelmente qualquer pessoa que passava em determinado raio era contabilizada.

Já a metodologia do DataFolha é muito mais sofisticada (são um instituto de pesquisa, oras), usa imagens aéreas, faz mapeamento de diversos trechos da avenida e dos entornos, em diferentes horários e leva em conta até a quantidade de tempo que as pessoas ficavam na manifestação. Se há alguma tentativa realmente séria de contagem, é a deles.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #826 Online: 14 de Março de 2016, 10:20:53 »
O número exato é uma questão secundária, mas é algo que me irrita como cético e eu fico batendo nessa tecla:

A metodologia da PM é bizarra. Não é muito mais sofisticada do que contar as pessoas em uma porção de solo específica que esteja lotada e depois multiplicar essa concentração pela área total da avenida e dos entornos e pela duração da manifestação. Os números saem absurdamente inflados já que a concentração não é uniforme nem  no espaço e nem no tempo.

Essa metodologia usando celulares incrivelmente chegou a um número ainda mais alto, o que já é motivo para desconfiança. Um dos detalhes notáveis é que ela identifica celulares na área, podendo ser ou não de manifestantes. Provavelmente qualquer pessoa que passava em determinado raio era contabilizada.

Já a metodologia do DataFolha é muito mais sofisticada (são um instituto de pesquisa, oras), usa imagens aéreas, faz mapeamento de diversos trechos da avenida e dos entornos, em diferentes horários e leva em conta até a quantidade de tempo que as pessoas ficavam na manifestação. Se há alguma tentativa realmente séria de contagem, é a deles.
Ontem a Renata Loprete, da Globo News, falou uma coisa que concordo: é preciso comparar os números do Datafolha com outros números do Datafolha. Isso é uma série histórica (da metodologia).

E fazendo tal comparação, essa é a maior manifestação desde as Diretas Já (segundo afirmou o Datafolha).

Concordo que os números absolutos ficam irrelevantes quando essa estatística que foi aplicada já demonstra a enormidade das manifestações. Ou seja, esse movimento de ontem tem uma expressão maior do que a maior já registrada pelo instituto.

Saudações

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #827 Online: 14 de Março de 2016, 10:23:56 »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #828 Online: 14 de Março de 2016, 10:24:52 »
Sim, como já comentei anteriormente, foi a maior manifestação política da história recente, mas vamos tirar da cabeça essa história de que foram 1 milhão de pessoas pra Paulista (e outros números inflados para as outras cidades), porque isso é história pra boi dormir.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #829 Online: 14 de Março de 2016, 10:27:17 »
Eu queria ver alguma comparação com o maior dia de 2013. Tenho lido que essa agora foi maior, mas me lembro de alguns números gigantescos das de 2013, também.

Até as do ano passado foram maiores que as de 2013, e a de ontem ainda maior.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1749528-protesto-na-av-paulista-e-o-maior-ato-politico-ja-registrado-em-sao-paulo.shtml

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #830 Online: 14 de Março de 2016, 10:28:54 »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #831 Online: 14 de Março de 2016, 10:38:41 »
Eu queria ver alguma comparação com o maior dia de 2013. Tenho lido que essa agora foi maior, mas me lembro de alguns números gigantescos das de 2013, também.

Até as do ano passado foram maiores que as de 2013, e a de ontem ainda maior.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1749528-protesto-na-av-paulista-e-o-maior-ato-politico-ja-registrado-em-sao-paulo.shtml

Ótimo chart, mas tenhamos em mente o escopo "Av. Paulista".

A coisa se mantém assim contando o cenário brasileiro todo? Provavelmente sim, né?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #832 Online: 14 de Março de 2016, 10:42:29 »

Na de 2013 como não era necessariamente contra o governo, eles não ficaram reduzindo os números como nessas de agora.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #833 Online: 14 de Março de 2016, 10:49:10 »
Sim, como já comentei anteriormente, foi a maior manifestação política da história recente, mas vamos tirar da cabeça essa história de que foram 1 milhão de pessoas pra Paulista (e outros números inflados para as outras cidades), porque isso é história pra boi dormir.

Se a contagem da PM e do software israelense bateram, eu fico com essa contagem. A DataFolha é conhecida por sempre encolher os números.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #834 Online: 14 de Março de 2016, 10:55:43 »

Se a contagem da PM e do software israelense bateram, eu fico com essa contagem. A DataFolha é conhecida por sempre encolher os números.

Esse negócio de contar ip de celular não vale porque os coxinhas são ricos e andam com 3 aparelhos (celular, tablet e kindle). Pode dividir por 3 esse número.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #835 Online: 14 de Março de 2016, 11:24:43 »

Na de 2013 como não era necessariamente contra o governo, eles não ficaram reduzindo os números como nessas de agora.

Teoria da conspiração? Um PIG às avessas?

Em 2013 a organização estimou o número de manifestantes em 1 milhão e o DataFolha disse 110 mil.
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 11:27:20 por Lakatos »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #836 Online: 14 de Março de 2016, 11:25:38 »

Alguma fonte mostrando algum caso onde eles encolheram deliberadamente os números?

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #837 Online: 14 de Março de 2016, 11:30:17 »

Alguma fonte mostrando algum caso onde eles encolheram deliberadamente os números?
É consenso. Se é fato, é outra história...  :biglol:

No entanto podemos usar a lógica. Basta uma imagem da Paulista para nos levar a supor que passou de 500 mil. Se foram quase 1,5 milhão aí não dá pra saber.

No entanto, se é fato que cabem pouco mais de 900 mil na Paulista (como diz o chart), ou esse dado está errado ou usaram photoshop nas imagens. A avenida estava completamente tomada.

Saudações

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #838 Online: 14 de Março de 2016, 11:35:10 »
Não sei se você conhece São Paulo, mas a Avenida Paulista tem quase 3 km de extensão. As fotos mostram apenas uma fração dela, que é a parte onde ficaram os manifestantes.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #839 Online: 14 de Março de 2016, 11:39:55 »
Não sei se você conhece São Paulo, mas a Avenida Paulista tem quase 3 km de extensão. As fotos mostram apenas uma fração dela, que é a parte onde ficaram os manifestantes.
Não conheço. Mas mesmo assim, é uma questão de física.

No final, não importa. O número é menos expressivo que o evento em si. Fico com o fato de ser eleita a maior manifestação política registrada:hihi:

Saudações

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #840 Online: 14 de Março de 2016, 11:40:04 »

Uma fração de quanto?

Pela foto da página anterior eu estimo que algo em torno de 1 km foi ocupado completamente.
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 15:34:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #841 Online: 14 de Março de 2016, 11:46:55 »

Uma fração de quanto?

Pela foto da página anterior eu estimo que algo em torno de 1 km foi ocupado completamente .

Ocupado completamente pressupõe uma densidade de ocupação de várias pessoas por metro quadrado. Para se ter uma ideia, em uma conta rápida dividindo a capacidade de lotação de 900 mil pessoas pela extensão da pista de 2800 metros, concluímos que o nível de lotação é de cerca de 320 pessoas por metro linear da rua, o que daria umas 10 pessoas por metro quadrado considerando a pista e os arredores. Você acha que tem 10 pessoas por metro quadrado nas fotos divulgadas?

Para se contestar os dados do DataFolha é necessário apresentar um número originário de uma metodologia melhor, olhar algumas fotos não resolve o problema.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #842 Online: 14 de Março de 2016, 11:54:26 »
O método da PM e a startUp israelense. Ambos chegaram no mesmo número, com métodos diferentes.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #843 Online: 14 de Março de 2016, 11:59:16 »
O método da PM e a startUp israelense. Ambos chegaram no mesmo número, com métodos diferentes.

Então se um instituto de meteorologia disser que vai chover amanhã, mas uma cartomante e um médium disserem que vai fazer sol, você acredita que vai fazer sol?

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #844 Online: 14 de Março de 2016, 12:01:55 »

Então se um instituto de meteorologia disser que vai chover amanhã, mas uma cartomante e um médium disserem que vai fazer sol, você acredita que vai fazer sol?
Aí você está fazendo uma extrapolação no sense.

Saudações

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #845 Online: 14 de Março de 2016, 12:06:50 »

Aí você está fazendo uma extrapolação no sense.

Saudações

Não, estou apenas ilustrando o fato de um instituto ter chegado a um número utilizando uma metodologia sofisticada e com base científica e duas outras fontes terem chegado a um resultado em comum utilizando metodologias questionáveis. Mesmo que os números fossem sigilosos, ainda poderia ser coincidência, mas como os números foram divulgados publicamente durante todo o dia, não dá nem para descartar a hipótese de terem sido feitos deliberadamente para coincidir.
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 12:09:05 por Lakatos »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #846 Online: 14 de Março de 2016, 12:11:48 »
Em qualquer outro tópico relativo a outros assuntos, como biologia, física ou outras questões sérias, a superioridade de uma metodologia por amostragem estatística feita por um instituto especializado sobre uma "metodologia" de olhar fotos e chutar números sequer estaria sendo discutida. É só nos tópicos de política que as questões travam em disputas como essa com o óbvio precisando ser defendido ferozmente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #847 Online: 14 de Março de 2016, 12:12:51 »

Faria sentido se o método da PM em todo o Brasil e o da startUp israelense fossem pseudociências.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #848 Online: 14 de Março de 2016, 12:13:59 »

Faria sentido se o método da PM em todo o Brasil e o da startUp israelense fossem pseudociências.

E são.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #849 Online: 14 de Março de 2016, 12:14:37 »

E são.

Prove. Quero estudos científicos refutando os dois métodos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!