Um posicionamento que todo ser humano deveria adotar.
Concordo plenamente. Será que um dia a humanidade atingirá esse objetivo (libertar-se de crenças) ?
Em países desenvolvidos como alguns da Europa, já se chegou a esse ponto.
Voce quer dizer que na Europa a maior parte da populaçao é descrente? Porque, pelo que sei, mesmo na Europa a quantidade de teistas/religiosos continua cerca de 70%.
Claro, isso varia muito de acordo com os parametros usados para a enquete. Parece-me que a parcela da populaçao, p.e. do Brasil, mais da metade da populaçao nao segue mas religioes (i.e., nao tomam iniciativas só porque o padre aconselhou). Vide camisinha, etc. Mesmo assim, a grande maioria parece se considerar crente em um deus, uma energia, um qquer coisa onipontente e criador.
Em outras palavras, se voce perguntar quem segue as religioes, tera um valor X, e se perguntar quem acredita em um deus qualquer, tera Y, sendo que Y>X.
Imagino que o simples fato de abrir mao das religioes, de nao mais comparecer aos cultos (como os que se consideram catolicos so para efeitos de censo, como é comum: católicos que acreditam em reencarnaçao) etc, já seria suficiente para considerar que grande parcela da populaçao mundial (senao a maioria) estaria num processo de transiçao para o HC.