Autor Tópico: Humanismo Secular  (Lida 10510 vezes)

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
Re:Humanismo Secular
« Resposta #75 Online: 25 de Outubro de 2011, 00:52:43 »
Todo ateu é humanista, desconsiderando o entendimendo folclórico de "apenas não acredita em deus" e considerando os principais ícones do ateísmo e mesmo do humanismo (que são ateus). Até mesmo considerando os agnósticismo que tem muita representação ateísta e humanista. São termos praticamente sinônimos.

Definitivamente não. Alguns dos lados mais "hardcore" dos Direitos dos Animais, um ramo com considerável representação atéia, se veem como anti-humanistas (e anti-especiesistas), assim como acontece com entusiastas da "ética biocêntrica" (ou "ecologistmo" ou "ecologia profunda").

E eu não vejo motivo para ver a definição mais precisa de ateu (que não crê na existência de Deus-es) como "folclórica".

Esta aí toda a filosofia Objetivista como contra-exemplo.

Estranho, porque eu não vejo nada no Objetivismo (tirando o comportamento "cult-like" de muitos dos seus membros) que seja não humanista. E que eu me lembre, a própria "Godess of the Market" via a filosofia objetivista como humanista em sua natureza.
"Make Money, Not War."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 25 de Outubro de 2011, 06:00:28 »
Acho que a principal diferença do Objetivismo para o Humanismo Secular está no âmbito moral, devido à ênfase dada ao egoísmo racionalista e a rejeição do altruísmo pelos objetivistas. Além disso, o Humanismo não tem um forte posicionamento político-ideológico. Mas há pontos de contato sim.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #77 Online: 26 de Outubro de 2011, 17:05:18 »
Humanismo secular não é sinônimo de ateísmo, mas sim um exercício de tolerância às crenças e descrenças a partir de uma moral que seja compatível entre religiosos ou não, acho que é algo assim. Filosofia é o exercício do pensamento, do raciocínio, muitas vezes associado a um pensamento intuitivo. A moral ela é um conjunto de regras de comportamento ligado à afetividade humana. E a religião são instituições que adotam determinadas regras morais para o exercício do desenvolvimento do lado afetivo humano.

Quanto ao anarquismo, ele pode funcionar sim, mas terá que haver uma gestão baseada nele. E não deveria haver uma libertinagem como costumam pregar os anarquistas comuns. Pior é o anarquismo individualista, esse é lixo e só levará a humanidade à ruína. O melhor é o do tipo social, mas daí teria que haver um sistema de guia e influenciado que proponho, mas teria que dar uma explicação complexa sobre isso e sobre as proporções de poder entre eles, mas não tenho tempo para isso agora.

Não é anarcocapitalismo, mas defendo um sistema de crédito ligado somente ao lazer como incentivo ao trabalho. Sem um incentivo material é muito provável que só hajam vagabundos.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #78 Online: 29 de Outubro de 2011, 03:09:31 »
Acho que a principal diferença do Objetivismo para o Humanismo Secular está no âmbito moral, devido à ênfase dada ao egoísmo racionalista e a rejeição do altruísmo pelos objetivistas. Além disso, o Humanismo não tem um forte posicionamento político-ideológico. Mas há pontos de contato sim.

Sim, mas isso não torna o Objetivismo um "contra-exemplo" do Humanismo Secular, mas sim um "ramo" humanista, meio heterodoxo e que costuma a envergonhar muitos humanistas pela sua postura intransigente (ele são os neopentecostais do Humanismo  :) ).

Pior é o anarquismo individualista, esse é lixo e só levará a humanidade à ruína. O melhor é o do tipo social, mas daí teria que haver um sistema de guia e influenciado que proponho, mas teria que dar uma explicação complexa sobre isso e sobre as proporções de poder entre eles, mas não tenho tempo para isso agora.

Só para lembrar: Individualismo não implica em Egoísmo. Coletivismo não implica em Altruísmo. Ser individualista não é ser egoísta, é defender a dignidade e soberania moral do indivíduo (como a "menor das minorias").
« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, 02:15:34 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:43:05 »
Sim, mas isso não torna o Objetivismo um "contra-exemplo" do Humanismo Secular, mas sim um "ramo" humanista, meio heterodoxo e que costuma a envergonhar muitos humanistas pela sua postura intransigente (ele são os neopentecostais do Humanismo  :) ).

Excelente comparação :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!