Seguindo sua filosofia de vida, a alternativa mais viável é abolir a escola e cada um seguir a vida como bem entende, pois o simples fato de terem pessoas ganhando dinheiro sem terem concluído o ensino fundamental já prova que não há necessidade da escola para se dar bem na vida.
Aí parece que você está criando um espantalho. Pois jamais afirmei isso, sequer falei que se deva abolir de vez os conteúdos de matemática (e física e química) constantes do atual programa de Ensino Médio. Uma sugestão que eu citei de passagem foi a de tornar tais conteúdos opcionais. Apenas isso.
Não sei no que você se baseou para dizer que o objetivo da escola é ensinar as pessoas a ganharem dinheiro.
O objetivo da escola que os pedagogos (e outros "letrados"), e os burocratas dos governos afirmam são bem diferentes dos objetivos que a maioria das pessoas buscam, pois:
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de medicina o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de engenharia o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de direito o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de soldador o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de torneiro mecânico o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de confeiteiro o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de padeiro o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de auxiliar administrativo o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso de designer de moda o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
A grande maioria das pessoas que fazem um curso X o fazem para terem uma profissão, por conseguinte terem renda, ou seja para ganharem dinheiro.
Você discorda que a grande maioria das pessoas façam cursos com o objetivo final (e principal) de terem renda (ou de aumentarem a renda que já tem) ?