Autor Tópico: Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua  (Lida 5703 vezes)

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Offline _Juca_

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #75 Online: 22 de Janeiro de 2016, 18:14:43 »
Acho tão legal isso de chamar de idiota quem tem ideologias opostas. Tão educado, sensato, gentil.

Não saber o próprio idioma, matemática e história mundial é uma ideologia oposta?


Lá  vem o GRANDE MITO da necessidade geral de Matemática (do atual currículo de matemática de Ensino Médio).


Você afirma que saber matrizes é uma necessidade real para a maioria das pessoas ?

 
Você afirma que saber equações lineares  é uma necessidade real para a maioria das pessoas ?


Você afirma que saber logaritmos é uma necessidade real para a maioria das pessoas ?


Você afirma que saber trigonometria  é uma necessidade real para a maioria das pessoas ?


De forma resumida você afirma que saber o conteúdo de matemática dado no Ensino Médio  é uma necessidade real para a maioria das pessoas ?


Você afirma que pessoas não podem ganhar dinheiro na vida/ terem sucesso na vida se não souberem o atual currículo de matemática de Ensino Médio ?

Seguindo sua filosofia de vida, a alternativa mais viável é abolir a escola e cada um seguir a vida como bem entende, pois o simples fato de terem pessoas ganhando dinheiro sem terem concluído o ensino fundamental já prova que não há necessidade da escola para se dar bem na vida.

Não sei no que você se baseou para dizer que o objetivo da escola é ensinar as pessoas a ganharem dinheiro.

Peraê !!!! JJ está dizendo que o ensino da matemática, por exemplo, tal qual feita nos moldes escolares, não é importante porque a pessoa não tende a usá-la em sua profissão? Então as pessoas devem ser ignorantes para como matérias que elas não vão usar ao longo de sua vida profissional? Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...

Offline Lorentz

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #76 Online: 22 de Janeiro de 2016, 21:03:38 »
Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...

Mas eu acho que realmente não precisam saber das coisas que você citou. Agora, todos eles precisam ter um mínimo de raciocínio lógico e entendimento científico, e uma das maneiras de desenvolver raciocínio lógico é estudando matemática. E entender sobre ciência é estudando física, química e biologia.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #77 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:33:19 »

Peraê !!!! JJ está dizendo que o ensino da matemática, por exemplo, tal qual feita nos moldes escolares, não é importante porque a pessoa não tende a usá-la em sua profissão? Então as pessoas devem ser ignorantes para como matérias que elas não vão usar ao longo de sua vida profissional? Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...


Um engenheiro mecânico precisa saber citologia para que seja um bom engenheiro mecânico, e que deste modo possa ter sucesso em sua profissão*.


A) Verdadeiro.

B) Falso.





*Antes que alguém venha dizer, eu sei que também são necessárias habilidades sociais, além dos conhecimentos técnicos da área, para que um engenheiro mecânico tenha maiores chances de ter sucesso em sua carreira.





« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 10:18:56 por JJ »

Offline JJ

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #78 Online: 23 de Janeiro de 2016, 08:39:20 »
Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...

Mas eu acho que realmente não precisam saber das coisas que você citou. Agora, todos eles precisam ter um mínimo de raciocínio lógico e entendimento científico, e uma das maneiras de desenvolver raciocínio lógico é estudando matemática. E entender sobre ciência é estudando física, química e biologia.


Aí temos outro mito, que é o de que desenvolver raciocínio lógico de forma geral implica obrigatoriamente em ter que aprender o conteúdo de matemática do ensino médio.

Você  poderia apresentar pesquisas científicas rigorosas que comprovam tal relação causal: Aprender o conteúdo de matemática do ensino médio causa desenvolvimento do raciocínio lógico de forma geral, e  que não aprender o conteúdo de matemática do ensino médio impede que uma pessoa possa desenvolver um raciocínio lógico de forma geral.

Ou isto é apenas mais uma crença (sem sólido fundamento), apenas mais um mito que é repetido por várias pessoas sem que haja sólida comprovação científica ?



« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 08:48:52 por JJ »

Offline _Juca_

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #79 Online: 23 de Janeiro de 2016, 10:41:41 »

Peraê !!!! JJ está dizendo que o ensino da matemática, por exemplo, tal qual feita nos moldes escolares, não é importante porque a pessoa não tende a usá-la em sua profissão? Então as pessoas devem ser ignorantes para como matérias que elas não vão usar ao longo de sua vida profissional? Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...


Um engenheiro mecânico precisa saber citologia para que seja um bom engenheiro mecânico, e que deste modo possa ter sucesso em sua profissão* ?


A) Verdadeiro.

B) Falso.





*Antes que alguém venha dizer, eu sei que também são necessárias habilidades sociais, além dos conhecimentos técnicos da área, para que um engenheiro mecânico tenha maiores chances de ter sucesso em sua carreira.







Não se trata da citologia ser importante para um engenheiro mecânico ser um bom profissional, o problema é que a vida profissional é apenas uma parte da vida dele, e mesmo que a citologia não seja importante profissionalmente para um engenheiro mecânico, e não sei se não é, ter conhecimento sobre ela é muito importante para a vida como um todo. Num fórum cético, onde o conhecimento científico é defendido com unhas e dentes contra o misticismo e a ignorância, é surpreendente ver um argumento como esse ser defendido.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #80 Online: 23 de Janeiro de 2016, 12:05:24 »
Mas é mesmo defensável que muito do currículo básico não tem de fato toda a utilidade atribuída.

Em teoria, seria até de se esperar que esse currículo básico, verdadeiramente assimilado, preveniria o sucesso que têm coisas como homeopatia, medicina alternativa, alimentos orgânicos, etc.

Isso deve deixar de ocorrer justamente por fragmentação em detalhes muito específicos sem cultivar uma agência, uma capacidade mais generalizada da pessoa pensar, usar os conhecimentos que têm, e buscar mais quando necessário.

Offline JJ

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #81 Online: 23 de Janeiro de 2016, 14:04:40 »
Num fórum cético, onde o conhecimento científico é defendido com unhas e dentes contra o misticismo e a ignorância, é surpreendente ver um argumento como esse ser defendido.


Reconhecer que o método científico é o melhor método para obter conhecimento confiável, e ser favorável a que ele seja divulgado, não implica necessariamente que uma pessoa deva ser a favor de que os atuais conteúdos de matemática e física (e química) sejam OBRIGATÓRIOS para todos.  Não implica necessariamente que a pessoa deva apoiar a obrigatoriedade de que todos os alunos do ensino médio devam assistir aulas e fazer provas sobre tais conteúdos.

O  método e conhecimento científicos devem ser divulgados sim, só que de forma livre, sem imposições por parte de iluminadas autoridades estatais.



Offline Lorentz

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #82 Online: 23 de Janeiro de 2016, 14:35:42 »
Um lixeiro não precisa saber trigonometria, um padeiro não precisa saber de geografia, um engenheiro mecânico não precisa saber de citologia, porque isso não vai fazer com que ganhem dinheiro? Meio bizarro...

Mas eu acho que realmente não precisam saber das coisas que você citou. Agora, todos eles precisam ter um mínimo de raciocínio lógico e entendimento científico, e uma das maneiras de desenvolver raciocínio lógico é estudando matemática. E entender sobre ciência é estudando física, química e biologia.


Aí temos outro mito, que é o de que desenvolver raciocínio lógico de forma geral implica obrigatoriamente em ter que aprender o conteúdo de matemática do ensino médio.

Você  poderia apresentar pesquisas científicas rigorosas que comprovam tal relação causal: Aprender o conteúdo de matemática do ensino médio causa desenvolvimento do raciocínio lógico de forma geral, e  que não aprender o conteúdo de matemática do ensino médio impede que uma pessoa possa desenvolver um raciocínio lógico de forma geral.

Ou isto é apenas mais uma crença (sem sólido fundamento), apenas mais um mito que é repetido por várias pessoas sem que haja sólida comprovação científica ?


Veja bem, eu não disse que matemática deva ser obrigatória ou que seja a única maneira de desenvolver o raciocínio lógico. Disse que é uma das maneiras. Existem outras, e são igualmente válidas para treinar um pouco a mente do aluno.

Nem tudo o que é ensinado é necessário, mas vale como um bom treinamento.
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Offline Cinzu

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #83 Online: 23 de Janeiro de 2016, 14:56:37 »
Em teoria, seria até de se esperar que esse currículo básico, verdadeiramente assimilado, preveniria o sucesso que têm coisas como homeopatia, medicina alternativa, alimentos orgânicos, etc.

É justamente nesse ponto que quis chegar em outro tópico. Muitas pessoas sem fundamentação científica espalham teorias conspiratórios e divulgam a pseudociência. Conforme já citei, é comum pessoas rejeitarem a evolução, acreditarem que a terra foi criada há 6000 anos, que a arca de noé realmente existiu e os dinossauros viviam juntos com demais animais... Também temos pessoas que afirmam que o aquecimento global é uma farsa, que o homem nunca foi à lua, que a terra é redonda, que o cigarro não faz mal, que o leite faz mal e não deve ser tomado, que vento pode ser estocado, que o filtro solar faz mal, que métodos alternativos de medicina sem embasamento científico substituem diagnósticos e recomendações médicas, que o flúor presente na água é nocivo, que os illuminatis dominam o mundo, que a população mundial não está aumentando¹, que usam fósforo para verificar vazamento de gás e incendeiam a casa², que invadem institutos de pesquisa, que acham que carnaval é mais importante que investimentos em ciência...

Enfim, a lista é infinita.

¹ Proferido por um professor, doutor em filosofia
² http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/01/homem-usa-fosforo-para-verificar-vazamento-de-gas-e-casa-pega-fogo.html
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 15:10:53 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline JJ

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #84 Online: 23 de Janeiro de 2016, 15:11:17 »
Em teoria, seria até de se esperar que esse currículo básico, verdadeiramente assimilado, preveniria o sucesso que têm coisas como homeopatia, medicina alternativa, alimentos orgânicos, etc.

É justamente nesse ponto que quis chegar. Assim como citei no tópico, muitas pessoas sem fundamentação científica espalham teorias conspiratórios e divulgam a pseudociência. Conforme já citei, é comum pessoas rejeitarem a evolução, acreditarem que a terra foi criada há 6000 anos, que a arca de noé realmente existiu e os dinossauros viviam juntos com demais animais... Também temos pessoas que afirmam que o aquecimento global é uma farsa, que o homem nunca foi à lua, que a terra é redonda, que o cigarro não faz mal, que o leite faz mal e não deve ser tomado, que vento pode ser estocado, que o filtro solar faz mal, que métodos alternativos de medicina sem embasamento científico substituem diagnósticos e recomendações médicas, que o flúor presente na água é nocivo, que os illuminatis dominam o mundo, que a população mundial não está aumentando¹, que usam fósforo para verificar vazamento de gás e incendeiam a casa², que invadem institutos de pesquisa, que acham que carnaval é mais importante que investimentos em ciência...

Enfim, a lista é infinita.

¹ Proferido por um professor, doutor em filosofia
² http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/01/homem-usa-fosforo-para-verificar-vazamento-de-gas-e-casa-pega-fogo.html


Para estas questões sobre pseudociências uma boa apostila sobre lógica básica, e um básico sobre epistemologia e método científico seriam certamente muito mais úteis para entender o que é conhecimento científico/conhecimento confiável  do que obrigar pessoas a resolver uma problema de equações lineares, ou de matrizes do ensino médio ou do que resolver um problema de cinemática ou de mecânica  do ensino médio.

Me parece um grande erro uma pessoa achar que ao obrigar alunos do ensino médio a resolverem problemas de matemática e física dados no ensino médio, que eles entenderão qual a melhor forma de adquirir  um conhecimento confiável (de forma geral), e o que seria um conhecimento não confiável (como é o caso de pseudociências e de teorias conspiratórias).



« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 15:33:39 por JJ »

Offline JJ

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #85 Online: 23 de Janeiro de 2016, 15:26:49 »

² http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/01/homem-usa-fosforo-para-verificar-vazamento-de-gas-e-casa-pega-fogo.html



Acho que o que faltou neste caso foi só um pouco de senso comum. Pois mesmo pessoas que não conhecem a matemática e a física do ensino médio sabem que usar um fósforo para testar um possível vazamento de gás é algo temerário/perigoso.


« Última modificação: 23 de Janeiro de 2016, 15:32:11 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #86 Online: 23 de Janeiro de 2016, 15:29:41 »
Citar
Jovem Novo Selvagem

Prof. Luiz Ferraz Netto


[...] Um selvagem abandonado numa ilha deserta tem mais possibilidade de sobreviver que um funcionário de banco.
O homem da cidade científica não se assemelha a um antigo camponês egípcio ou chinês: parece-se muito mais com uma formiga, que morre quando desgarra de seu formigueiro.

[...]

O paradoxo de nossa época é que massas de homens, que sem a Ciência estariam mortas, ignoram tudo da Ciência. O " novo jovem selvagem" passeia por entre "mágicas familiares" --- máquinas de ver à distância, de voar, de curar --- e não tem a menor idéia de como funcionam.

Entre os mais educados dos "novos selvagens" --- e há entre eles pessoas altamente educadas, universitários, literatos, jornalistas, juristas, filósofos --- existe mesmo a crença, muito divulgada, de que a Ciência criou uma vida antinatural para o homem.

[...]

http://web.archive.org/web/20150408204343/http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto00.asp

Offline Cinzu

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #87 Online: 23 de Janeiro de 2016, 16:28:26 »
Como diria o grande mestre: Vivemos numa sociedade totalmente dependente da ciência e tecnologia, onde quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline El Elyon

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Re:Reformulação Curricular do MEC - E a Bovinização Continua
« Resposta #88 Online: 27 de Janeiro de 2016, 03:49:31 »
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Como diria o grande mestre: Vivemos numa sociedade totalmente dependente da ciência e tecnologia, onde quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.

O mesmo pode ser dito de uma quantidade considerável de tópicos igualmente importantes e ignora um princípio fundamental de economia e administração - as vantagens da especialização de trabalho/conhecimento.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

 

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