Parece que é um assunto polêmico, mas acho que revisionismo é importante. Aqui no Brasil querem enfiar goela abaixo algumas ideias e já cansei de ler outras fontes mostrando outros lados que eram muito mais coerentes do que o status quo.
Uma das coisas que merecem um estudo maior é a ditadura militar. Aqui a ditadura sempre foi considerada o máximo da maldade e vira automaticamente uma lei de Godwin nas discussões.
Pessoalmente acho que foram execráveis e injustificáveis tanto o golpe quanto a ditadura.
Porém, assim como profetizou Hitler, algumas mentiras, de tão repetidas se tornaram verdades.
Via de regra, todos os ex-guerrilheiros são apresentados como jovens que não viram outra opção senão a luta armada para resistir à ditadura. Sempre se referem a pessoas como Dilma como jovens que lutaram pela democracia.
Na verdade, e isto é um fato e não a minha visão pessoal, nenhum dos mais de 40 movimentos em que se fragmentaram a esquerda na luta armada, tinha como objetivo a restauração da democracia e da constituição e a restituição de João Goulart à presidência. Todos estes movimentos sem exceção, e isto está escrito no estatuto de cada um deles, tinha como objetivo instaurar uma ditadura marxista no Brasil. De forma que é absurdo dizer que "lutaram pela democracia". Lutaram contra o regime militar sim, mas por democracia não.
Outra coisa que se precisa dizer, não para atenuar os crimes da ditadura, mas para pôr as coisas em perspectiva: segundo dados da própria Comissão da Verdade foram 434 mortos e desaparecidos em 21 anos de ditadura no Brasil.
Só para termos de comparação no Chile foram mais de 40 mil mortos em 17 anos de ditadura. Com uma população muito menor que a do Brasil.
Na Argentina e Uruguai os números foram altíssimos também.
A ditadura no Brasil talvez tenha sido uma das menos sangrentas da História. É um dado.
Eu não estou aqui querendo fazer juízos de valor, mas a verdade é a verdade. E é a verdade imparcial, e não versões bem intencionadas, que deveriam constar nos livros de Histórial.