Se um ajudante de pedreiro tem direito de expor sua opinião aqui, eu acho que criaram-se muitos mitos acerca da assim chamada idade média, que foi criada com propósitos didáticos, não científicos.
O cinema ajudou muito na criação desses mitos e muitos livros também, que influenciaram até livros didáticos, com factóides que viraram matéria escolar.
Claro que o mundo não ficou estagnado intelectualmente na idade média, mas também não foi uma época tão criativa quanto outras, dependendo, claro, das civilizações a que estivermos nos referindo.
A medicina é precária até hoje, mas na idade média, assim como em qualquer outra época anterior aos últimos, digamos, duzentos anos, era uma barbárie.
Até Gutenberg inventar a imprensa, e mesmo depois, o comum eram as pessoas iletradas. O povaréu é ignorante até hoje e posso dizê-lo ex cathedra, pois que dele faço parte, exercendo o honorário ofício de ajudante de pedreiro, enquanto poderia estar por aí roubando, estuprando, gravando funk ou pagode, ou, pior ainda, exercendo cargo político.
Que a Terra era redonda até o Eratóstenes não só sabia, como mediu com uma precisão espantosa o seu diâmetro, isto bem antes do "nascimento" do imaginário nosso senhos Forrest Gump. Será que todos se esqueceram disso na idade média?
A maldita Europa (que o diabo a tenha) é a grande culpada de trazer universidades, hospitais, bibliotecas, etc., para os selvagens das Américas e da África, mas isso foi depois da idade média.
E acho que o Sergio (é assim mesmo, sem acento? - creio que sim, deve ser nome próprio, que se grafa de acordo com o que consta do registro de nascimento) está certíssimo em sua asserção de que aumento de conhecimento empírico existe mesmo dentre outros animais que não os humanos, e desde priscas eras. Nada obstante, o progresso científico como o imaginamos hoje surgiu mesmo na Europa. E nos últimos trezentos anos a quantidade de cientistas europeus é impressionante.