Sobre matar indiscriminadamente, não conheço ninguém que faça isso, pois até psicopatas possuem critérios discriminatórios para escolherem as suas vítimas. Pode ser que exista alguma patologia que leve a este comportamento, mas eu não me lembro de nenhuma.
Caro Skeptikós, nem todo psicopata mata. A propósito, a minoria faz isso. Acho que você está a confundir psicopatas com serial killers, sendo que estes últimos, em sua maioria, sequer psicopatas foram. Pode ser uma esquizofrenia paranoide, ou um sádico-sexual (o mais comum), enfim... E nem todo matador em série possui ''critérios discriminatórios''. Alguns são do tipo ''desorganizados''.
argumento que a " lei não matarás" é absoluta e intrinsecada ao homem , fato observado ja no inicio da consciência infantil.
Ora, se
90% do deus mosaico nada mais é do que a sua auto projeção.
e como a ''lei não matarás'' provém do
Livro dos Mortos do Egito, ela não é absoluta, senão para os egípcios.
O pergunte a uma criança se ele pode sair matando e ferindo os outros, a maioria responderá que não!
Se não fosse a moral cristã e as regras de conduta da nossa sociedade, bem como o medo de serem punidas pelo papai ou pela titia, essas crianças responderiam que SIM. Mas como não podem, devido às amarras, elas fazem isso com seus estilingues e arapucas, matando ino(sper)centes passarinhos, lagartixinhas e vários outros animaizinhos. E se ganham um Playstation 4 e jogam GTA, não resistem à sensação de sair matando INDISCRIMIDAMENTE todos os pobres seres virtuaizinhos que cruzam o seu caminho. Isso se chama ''sublimação''.
Ja nascemos sabendo que matar ou causar sofrimentos aos outros é errado, mas esta razão acaba perdendo-se em meio nossas auto desculpas, querendo justificar o injustificado direito de poder matar!
Mas Caim nasceu sem saber o que era matar porque nunca houve morte antes dele, e mesmo assim matou o Abel sem receio algum. Deveria ter ido para um reformatório (não você, o Caim, mas suspeito que você nunca ouviu falar em reformatórios), mas ao invés disso o EU SOU decidiu puni-lo a vagar pelo deserto. Caim, que descobriu APÓS A PUNIÇÃO que matar era errado, se encheu de temor de ser morto por alguém furioso que encontrasse em seu caminho, ao que o EU SOU lhe colocou uma marca para que ninguém ousasse feri-lo.
Engraçado, quem eram essas outras pessoas que Caim temia tanto, já que não eram filhos dos ''primeiros humanos'', e como elas já sabiam o que era matar se não viram Caim matando o irmão?
Alguns foristas, num tópico como esse, preferem atacar posicionamentos com os quais não concordam, que propriamente trazerem sua colaboração. Ultimamente isto tem se tornado um hábito.
Verdade! eu chamo isso de criticas vazias!
Cabeças vazias!