Exodo de cristãos e muçulmanos! Por que a Robin Wright se esqueceu do sofrimento dos muçulmanos na guerra da síria? Por que só lembrou dos cristãos?? Viés terrível!
Não tem essa de êxodo cristão, nem muçulmano e sim refugiado sírio, refugiado iraquiano. Muito injusto!
É um viés justificável por um motivo trivial, a
proporcionalidade, já que cristãos, yazidis e mandeanos são desproporcionalmente representandos entre imigrantes e refugiados, tomando o Iraque como um exemplo - afinal, em uma década, o número de cristãos no Iraque declinou à 80% (melhor estimativa) ou 30% (pior estimativa) dos seu números antes da Invasão, e embora eles tenham sido entre 3-6% da população iraquiana, são ao menos 20-40% dos imigrantes e refugiados. Vide
Is This the End of Christianity in the Middle East?. Além, embora provavelmente muçulmanos sejam numericamente significativos entre as vítimas (e são, naturalmente, sendo a maioria populacional nessas regiões), eles são ainda mais significativos entre os perpetradores de atos de violência (que naturalmente, é causada por uma minoria de homens jovens).
E antes que objete, lembre-se, esse é o mesmo critério defendido amplamente por democracias liberais para dar tratamento preferencial a certos grupos minoritários e ao reconhecimento de agressores.