O mais importante problema com relação a existência de um Deus é o chamado "problema do mal".
Analisando o nosso mundo, racionalmente só existem duas conclusões lógicas possíveis: Ou Deus não existe, ou se existe não é "bom" segundo o conceito humano de "bom".
De uma maneira concisa vc aborda o paradoxo de Epicuro, que em essência tende a provar a inexistência de Deus, negando suas três virtudes: Onisciência, Onipotência e Oni-benevolência.
Exatamente, mas se notarmos que um Deus não precisa possuir essas virtudes e se notarmos que o nosso mundo
não permite que ele as tenha, ou seja a realidade refuta essa noção de Deus, existe uma conclusão alternativa a inexistência de Deus, que seria a
existência de um Deus
sem essas virtudes.
Vamos questionar a segunda opção mais a fundo. Se Deus existe ele não é bom.
O que isso significa pra nós?
Qual a capacidade da mente humana lidar com a existência de um ser superior que não é bom?
Seria como pensar em uma realidade onde não existe um "Deus" como pensando hoje e sim onde tudo o que existe é um tipo de "Satanás".
(...)
Visto que isso não está acontecendo podemos supor que não se acredita em Deus, ou os que acreditam não o vêem como mau. Em suma, superaram o paradoxo de Epicuro.
Para os crentes que que aceitam Deus sem questionamentos fica demonstrado que sua fé é como uma folha ao vento, Admitem sua existência, mas, tipo "Ele lá e eu cá".
Quando eu era mais jovem, em meio a uma família muito religiosa, e eu, único ateu, pensava comigo: todo religioso é hipócrita ou inconsciente... se eu acreditasse em Deus, eu me esforçaria ao máximo para me tornar um santo.
Os crentes pensam assim a despeito da logica e dos fatos. O problema são as duas opções que o problema do mal permitem, ou Deus não existe ou ele existe mas não é bom.
É fácil concluir que num mundo como o nosso ele não existe, mas ao notarmos que ele existindo e não sendo bom, o mais provável é que ele devesse se esconder de nós devido ao conflito entre a nossa moral, a hipótese da existência não é assim tão fraca quanto parece a principio.
O que mais me dava preferencia pela hipótese inexistência de Deus enquanto ateu era o fato do universo aparentar não possuir um.
Acontece que analisando melhor a situação a hipótese dele existir não é menos plausível em um mundo como o nosso se levamos em conta um Deus que se esconde propositalmente por um motivo justificado no mesmo problema do mal.
Eu tenho mania de julgar subjetivamente hipóteses e acreditar na que acho ter um peso maior, pra mim o problema do mal sempre evidenciou um peso maior na inexistência de Deus, mas questionar a possibilidade de um Deus que se esconde por não ser bom tira bastante desse peso subjetivo que eu sempre atribui a primeira hipótese.
Já questionaram que se existe mesmo um projeto divino numa realidade como a nossa então não seria mesmo fácil saber que Deus existe, pois ele mesmo teria que se esconder de nós?
E se estivermos em um tipo de "Matrix" divina?
Simplesmente, se existe um Deus, sua natureza é tão diferente da nossa, nada tendo de material, e por isso não o veríamos.
Mas um Deus deveria ser capaz de se comunicar conosco caso assim desejasse. Se não o faz teria que ser de modo deliberado, a menos que fossemos um projeto de um Deus que se enjoou de nós e abandonou o projeto a deriva no espaço.
Algum ateu aqui já questionou a possibilidade de Deus se esconder propositalmente? Ou que se Deus existe, ele definitivamente precisa se esconder de nós?
Acho que Deus não precisa se esconder de nós.
Em certas Teologias, o aprimoramento de seus crentes, em grau absoluto os levaria a conhecer este Deus.
Este esforço para o auto aprimoramento, que por certo é extremamente difícil, teria como prêmio conhecer as verdades sobre Deus e torná-los seus emissários - Anjos.
Pois é nessa linha que eu sigo.
Se Deus nos criou e tem um projeto para nós, ele obrigatoriamente teria que se esconder de nós hoje, ainda que um dia ele se mostrasse aqueles que passaram por esse processo de aprimoramento.
Se ele tem uma moral tão diferente da nossa a ponto de não parecer ser "bom" a nosso olhos, ele não pode chegar aqui e se mostrar, dizer o que ele pensa ser o certo. Pra nós isso tudo iria parecer terrível, não aceitaríamos e não conseguiríamos levar uma vida normal onde aprendemos e nos aperfeiçoamos.
Pra nós seria a visão do inferno, ficaríamos loucos, tentaríamos no matar, matar os outros, etc...
Faz sentido que um Deus com uma obra em andamento se esconda enquanto deixa sua criação se pensar sozinha em um sistema com conflitos sociais e dilemas morais onde lentamente elas interajam e mudem até evoluir a uma moral mais próxima da moral de Deus.
Em resumo, não é difícil combinar o mundo a nossa volta com a noção de um Deus. Essa hipótese é perfeitamente plausível, o dilema só refuta a noção de um Deus bom com uma moralidade próxima da nossa.
Um Deus pode existir ele só não pode ser um Deus bom.