Autor Tópico: Se existir um Deus criador ele obrigatoriamente tem que se esconder de nós?  (Lida 8034 vezes)

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
O mais importante problema com relação a existência de um Deus é o chamado "problema do mal".
Analisando o nosso mundo, racionalmente só existem duas conclusões lógicas possíveis: Ou Deus não existe, ou se existe não é "bom" segundo o conceito humano de "bom".
Acredito que a maioria dos ateus deve escolher a primeira opção, mas sem questionar a fundo os problemas inerentes a segunda opção. Esse foi o meu próprio caso enquanto fui ateu (hoje sou agnóstico teísta).

Vamos questionar a segunda opção mais a fundo. Se Deus existe ele não é bom.

O que isso significa pra nós?
Qual a capacidade da mente humana lidar com a existência de um ser superior que não é bom?
Seria como pensar em uma realidade onde não existe um "Deus" como pensando hoje e sim onde tudo o que existe é um tipo de "Satanás".
Pra maioria seria a visão do inferno. A mais louca distopia onde tudo o que existe é um tipo de "grande irmão" divino, um tipo de Lúcifer em um universo sem Deus.
A grande maioria dos seres humanos ficaria simplesmente louca e a sociedade entraria em colapso ao se deparar com um Deus que não segue a moral delas e que a seus olhos mais pareceria um tipo de demônio do que propriamente um Deus.

Já questionaram que se existe mesmo um projeto divino numa realidade como a nossa então não seria mesmo fácil saber que Deus existe, pois ele mesmo teria que se esconder de nós?
E se estivermos em um tipo de "Matrix" divina?

Algum ateu aqui já questionou a possibilidade de Deus se esconder propositalmente? Ou que se Deus existe, ele definitivamente precisa se esconder de nós?
Estou pronto!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
Re:Se existir um Deus criador ele obrigatoriamente tem que se esconder de nós?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2016, 22:38:54 »
O mais importante problema com relação a existência de um Deus é o chamado "problema do mal".
Analisando o nosso mundo, racionalmente só existem duas conclusões lógicas possíveis: Ou Deus não existe, ou se existe não é "bom" segundo o conceito humano de "bom".
De uma maneira concisa vc aborda o paradoxo de Epicuro, que em essência tende a provar a inexistência de Deus, negando suas três virtudes: Onisciência, Onipotência e Oni-benevolência.

Qual a capacidade da mente humana lidar com a existência de um ser superior que não é bom?
Seria como pensar em uma realidade onde não existe um "Deus" como pensando hoje e sim onde tudo o que existe é um tipo de "Satanás".
Pra maioria seria a visão do inferno. A mais louca distopia onde tudo o que existe é um tipo de "grande irmão" divino, um tipo de Lúcifer em um universo sem Deus.
A grande maioria dos seres humanos ficaria simplesmente louca e a sociedade entraria em colapso ao se deparar com um Deus que não segue a moral delas e que a seus olhos mais pareceria um tipo de demônio do que propriamente um Deus

Visto que isso não está acontecendo podemos supor que não se acredita em Deus, ou os que acreditam não o vêem como mau. Em suma, superaram o paradoxo de Epicuro.
Para os crentes que que aceitam Deus sem questionamentos fica demonstrado que sua fé é como uma folha ao vento, Admitem sua existência, mas, tipo "Ele lá e eu cá".
Quando eu era mais jovem, em meio a uma família muito religiosa, e eu, único ateu, pensava comigo: todo religioso é hipócrita ou inconsciente... se eu acreditasse em Deus, eu me esforçaria ao máximo para me tornar um santo.
Já questionaram que se existe mesmo um projeto divino numa realidade como a nossa então não seria mesmo fácil saber que Deus existe, pois ele mesmo teria que se esconder de nós?

Simplesmente, se existe um Deus, sua natureza é tão diferente da nossa, nada tendo de material, e por isso não o veríamos.

Algum ateu aqui já questionou a possibilidade de Deus se esconder propositalmente? Ou que se Deus existe, ele definitivamente precisa se esconder de nós?
Acho que Deus não precisa se esconder de nós.
Em certas Teologias, o aprimoramento de seus crentes, em grau absoluto os levaria a conhecer este Deus.
Este esforço para o auto aprimoramento, que por certo é extremamente difícil, teria como prêmio conhecer as verdades sobre Deus e torná-los seus emissários - Anjos.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2016, 22:44:23 por Spencer »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2016, 23:57:23 »
Acredito que a maioria dos ateus deve escolher a primeira opção, mas sem questionar a fundo os problemas inerentes a segunda opção. Esse foi o meu próprio caso enquanto fui ateu (hoje sou agnóstico teísta).

Esse "problema" é absolutamente irrelevante quanto a existência de deuses.

Se tornar ateu porque "se deus(es) existe(m), ele(s) deve(m) ser mau(s)" tem o mesmo sentido de não acreditar em tubarões/terremotos/raios/doenças/demônios/vampiros/lobisomens/gnomos/fadas, etc, por supor que seriam coisas más, existindo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2016, 00:20:39 »
Além disso...

Qual é o conceito humano de bom? E o que é um agnóstico teísta?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2016, 11:40:34 »
Crê em Jeová sentado num trono nas nuvens (ou outro deus "revelado"), mas admite que é algo realmente incogniscível.

Agnóstico deísta seria uma crença num deus genérico pot-pourri/faça-você-mesmo. Comumente javeóide, mas pode ser mais abstrato, como "uma inteligência superior", "uma energia superior*", etc.

* como a energia escura, talvez, muito embora escuridão seja associada ao mal e então aumentaria as chances desse deus não existir, de acordo com a epistemologia de que coisas ruins tem menores chances de serem existentes.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2016, 12:41:54 »

Você está equivocado em afirmar que só existem duas conclusões possíveis. "Deus" pode nem ser bom nem ruim, de acordo com as definições mais comuns dessa dicotomia. Olhando para os eventos naturais, por exemplo, não faz sentido afirmar que um tornado é bom ou ruim. Esses adjetivos simplesmente não se aplicam. Uma criança que queima um formigueiro é "má"? Acho que isso é algo bem relativo.

Estritamente falando, sou agnóstico. Porém, imagino que uma suposta divindade estaria além dessas definições humanas.

A grande maioria dos seres humanos ficaria simplesmente louca e a sociedade entraria em colapso ao se deparar com um Deus que não segue a moral delas e que a seus olhos mais pareceria um tipo de demônio do que propriamente um Deus.

Eu mesmo já pensei sobre isso, mas é o tipo de especulação que não leva a lugar nenhum. O Universo poderia ser, por exemplo, parte de uma grande experiência, e talvez o nosso fosse o "controle", daí a necessidade de não-intervenção. Coisas desse tipo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2016, 13:56:22 »
De uma maneira concisa vc aborda o paradoxo de Epicuro, que em essência tende a provar a inexistência de Deus, negando suas três virtudes: Onisciência, Onipotência e Oni-benevolência.
Exatamente, mas se notarmos que um Deus não precisa possuir essas virtudes e se notarmos que o nosso mundo não permite que ele as tenha, ou seja a realidade refuta essa noção de Deus, existe uma conclusão alternativa a inexistência de Deus, que seria a existência de um Deus sem essas virtudes.
(...)
Visto que isso não está acontecendo podemos supor que não se acredita em Deus, ou os que acreditam não o vêem como mau. Em suma, superaram o paradoxo de Epicuro.
Para os crentes que que aceitam Deus sem questionamentos fica demonstrado que sua fé é como uma folha ao vento, Admitem sua existência, mas, tipo "Ele lá e eu cá".
Quando eu era mais jovem, em meio a uma família muito religiosa, e eu, único ateu, pensava comigo: todo religioso é hipócrita ou inconsciente... se eu acreditasse em Deus, eu me esforçaria ao máximo para me tornar um santo.
Os crentes pensam assim a despeito da logica e dos fatos. O problema são as duas opções que o problema do mal permitem, ou Deus não existe ou ele existe mas não é bom.
É fácil concluir que num mundo como o nosso ele não existe, mas ao notarmos que ele existindo e não sendo bom, o mais provável é que ele devesse se esconder de nós devido ao conflito entre a nossa moral, a hipótese da existência não é assim tão fraca quanto parece a principio.

O que mais me dava preferencia pela hipótese inexistência de Deus enquanto ateu era o fato do universo aparentar não possuir um.
Acontece que analisando melhor a situação a hipótese dele existir não é menos plausível em um mundo como o nosso se levamos em conta um Deus que se esconde propositalmente por um motivo justificado no mesmo problema do mal.

Eu tenho mania de julgar subjetivamente hipóteses e acreditar na que acho ter um peso maior, pra mim o problema do mal sempre evidenciou um peso maior na inexistência de Deus, mas questionar a possibilidade de um Deus que se esconde por não ser bom tira bastante desse peso subjetivo que eu sempre atribui a primeira hipótese.

Simplesmente, se existe um Deus, sua natureza é tão diferente da nossa, nada tendo de material, e por isso não o veríamos.
Mas um Deus deveria ser capaz de se comunicar conosco caso assim desejasse. Se não o faz teria que ser de modo deliberado, a menos que fossemos um projeto de um Deus que se enjoou de nós e abandonou o projeto a deriva no espaço.
Acho que Deus não precisa se esconder de nós.
Em certas Teologias, o aprimoramento de seus crentes, em grau absoluto os levaria a conhecer este Deus.
Este esforço para o auto aprimoramento, que por certo é extremamente difícil, teria como prêmio conhecer as verdades sobre Deus e torná-los seus emissários - Anjos.
Pois é nessa linha que eu sigo.
Se Deus nos criou e tem um projeto para nós, ele obrigatoriamente teria que se esconder de nós hoje, ainda que um dia ele se mostrasse aqueles que passaram por esse processo de aprimoramento.

Se ele tem uma moral tão diferente da nossa a ponto de não parecer ser "bom" a nosso olhos, ele não pode chegar aqui e se mostrar, dizer o que ele pensa ser o certo. Pra nós isso tudo iria parecer terrível, não aceitaríamos e não conseguiríamos levar uma vida normal onde aprendemos e nos aperfeiçoamos.
Pra nós seria a visão do inferno, ficaríamos loucos, tentaríamos no matar, matar os outros, etc...
Faz sentido que um Deus com uma obra em andamento se esconda enquanto deixa sua criação se pensar sozinha em um sistema com conflitos sociais e dilemas morais onde lentamente elas interajam e mudem até evoluir a uma moral mais próxima da moral de Deus.

Em resumo, não é difícil combinar o mundo a nossa volta com a noção de um Deus. Essa hipótese é perfeitamente plausível, o dilema só refuta a noção de um Deus bom com uma moralidade próxima da nossa.
Um Deus pode existir ele só não pode ser um Deus bom.
Estou pronto!

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2016, 14:04:00 »

Esse "problema" é absolutamente irrelevante quanto a existência de deuses.

Se tornar ateu porque "se deus(es) existe(m), ele(s) deve(m) ser mau(s)" tem o mesmo sentido de não acreditar em tubarões/terremotos/raios/doenças/demônios/vampiros/lobisomens/gnomos/fadas, etc, por supor que seriam coisas más, existindo.
Você entendeu errado, eu não disse que alguém se torna ateu porque Deus deve ser mau.
Disse que ateus normalmente chegam primeira conclusão, a de que Deus não existe, porque o mal existe e isso torna um mundo como o nosso incompatível com a existência de um Deus.
O que eu estou questionando é que existe uma segunda hipótese que o problema do mal também permite, que é a existência de um Deus que não é bom (o que também não resulta que necessariamente seja mau). Essa segunda hipótese é pouco questionada.

Um mundo exatamente como o nosso comporta a noção de um Deus com uma moral diferente da nossa e que se esconde de nós por alguma razão, sendo que o próprio problema moral pode dar uma boa justificativa para que ele se esconda.
Ele se esconde porque teríamos medo dele e não aceitaríamos seus planos e seu projeto. Então ele se finge de morto enquanto nos manipula.
Estou pronto!

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2016, 14:17:41 »
Além disso...

Qual é o conceito humano de bom?
O conceito humano de bom varia bastante, mas existem algumas coisas mais universais da qual um Deus bom não poderia fugir.

O ser humano considera a omissão de socorro algo ruim, o estupro e tortura idem.
Um Deus que coloca uma criança em um mundo onde ele sabe que ela irá nascer criada por uma pedófilo sádico que vai estuprar e surrar essa criança, foge aos padrões de "bondade" de 99% das pessoas.
Principalmente se levarmos em conta que ele fez o tal pedófilo como ele é, com uma mente capacitada para desejar crianças e ter prazer sádico com o sofrimento alheio.
Um Deus bom pode se omitir em salvar essa criança?

E uma natureza onde os animais comem uns aos outros e são obrigados a matar se quiserem sobreviver? Isso também foge a moral de 99% das pessoas.
E o que é um agnóstico teísta?
Um agnóstico é alguém que não acredita que é possível provar a existência de um Deus. Mesmo se Deus falar comigo e provar que não é uma alucinação, digamos que ele me conte eventos futuros que provam que não se trata de alucinação, ainda assim eu não poderia saber se é um Deus ou uma entidade alienígena, um ser humano do futuro, um cientista fora da Matrix criando um futuro falso, etc, etc, etc...
Além de tudo eu também não poderia provar esse contato sobrenatural a terceiros.
Só um ser onisciente poderia de fato "saber" se Deus existe ou não.

Um agnóstico pode ser ateu ou teísta e isso se refere meramente ao que o agnóstico acredita ser mais provável sobre a existência ou não de Deus.
No caso eu acho que ele existe embora saiba que isso jamais poderá ser provado ou que eu mesmo jamais poderei ter certeza disso.
Estou pronto!

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2016, 14:43:59 »

Você está equivocado em afirmar que só existem duas conclusões possíveis. "Deus" pode nem ser bom nem ruim, de acordo com as definições mais comuns dessa dicotomia. Olhando para os eventos naturais, por exemplo, não faz sentido afirmar que um tornado é bom ou ruim. Esses adjetivos simplesmente não se aplicam. Uma criança que queima um formigueiro é "má"? Acho que isso é algo bem relativo.
Veja que eu não disse que ele é mau, disse somente que ele não é "bom" segundo o nosso conceito de bom.
Talvez ele não seja nem bom nem mau, ou talvez ele até seja bom segundo outra definição e nós sejamos os verdadeiros maus.
O fato é que segundo o nosso padrão moral Deus não tem como ser "bom" aos nossos olhos.
Estritamente falando, sou agnóstico. Porém, imagino que uma suposta divindade estaria além dessas definições humanas.
Sim, também imagino que esse seja o mais provável.
(...)

Eu mesmo já pensei sobre isso, mas é o tipo de especulação que não leva a lugar nenhum. O Universo poderia ser, por exemplo, parte de uma grande experiência, e talvez o nosso fosse o "controle", daí a necessidade de não-intervenção. Coisas desse tipo.
Sim, vira um pouco como questionar se não somos um cérebro numa cuba.
Mas eu sempre achei que o problema do mal era o melhor argumento contra a existência de um Deus e a favor do ateísmo, mas a verdade é que não é bem assim. No fim parece que estamos condenados mesmo a avaliar isso com base em hipóteses subjetivas as quais muitas vemos damos pesos incorretos só porque não questionamos outras variáveis "plausíveis".
São os limites da lógica.
Estou pronto!

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2016, 15:04:52 »
Eu acho fantástico crentes que acham que Deus existe e que Deus é fodíssimo, e que ainda assim Deus tem que se encaixar em algumas categorias e ter algumas features que o crente humana e limitadamente desenha.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2016, 16:06:35 »
Essas discussões cada vez mais me jogam para o lado do ignosticismo. Não tem como começar uma discussão destas sem um grande cuidado semântico, definindo os conceitos controversos já de início.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2016, 18:18:51 »
Essas discussões cada vez mais me jogam para o lado do ignosticismo. Não tem como começar uma discussão destas sem um grande cuidado semântico, definindo os conceitos controversos já de início.
Este é um princípio cartesiano. Descartes dizia: "se vamos discutir, é necessário definir os termos".
Mas os termos tornar-se-iam do entendimento comum se trouxéssemos este imaginado Deus para mais próximo de nós; como? Supondo que ele nos tenha criado com algum propósito, ou seja, que ele interaja permanentemente conosco. Então, palavras como bondade, dor, beleza, etc. fariam parte de seus propósitos e não seriam tão exclusivamente humanas.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2016, 18:40:43 »
Este é um princípio cartesiano. Descartes dizia: "se vamos discutir, é necessário definir os termos".
Mas os termos tornar-se-iam do entendimento comum se trouxéssemos este imaginado Deus para mais próximo de nós; como? Supondo que ele nos tenha criado com algum propósito, ou seja, que ele interaja permanentemente conosco. Então, palavras como bondade, dor, beleza, etc. fariam parte de seus propósitos e não seriam tão exclusivamente humanas.

Não vejo como isso contribui para restringir a definição de "deus".

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2016, 06:48:24 »
Pelo contrário, estenderia este conceito a cogitações mais amplas e mais próximas das nossas humanas especulações.
Na hagiologia antiga, não me recordo o autor, discutia-se certas limitações aos atributos de Deus, como: - se Deus nunca sorriu ou chorou, não tem todo o conhecimento e poder, pois que não pode experimentar as emoções de sua criatura.
Com todo respeito a aquelas santas e vetustas lucubrações eu diria que se Ele "é" o criador destas mesmas emoções, haverá de conhecê-las.
Deste modo, na condição de criador, não estará tão distante, como comenta Johnny Cash, destas expressões humanas.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2016, 08:14:24 »
Pelo contrário, estenderia este conceito a cogitações mais amplas e mais próximas das nossas humanas especulações.
Na hagiologia antiga, não me recordo o autor, discutia-se certas limitações aos atributos de Deus, como: - se Deus nunca sorriu ou chorou, não tem todo o conhecimento e poder, pois que não pode experimentar as emoções de sua criatura.
Com todo respeito a aquelas santas e vetustas lucubrações eu diria que se Ele "é" o criador destas mesmas emoções, haverá de conhecê-las.
Deste modo, na condição de criador, não estará tão distante, como comenta Johnny Cash, destas expressões humanas.

Se não restringe a definição, não serve para nada. Se tudo pode ser deus, nada é deus.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2016, 14:54:57 »
Se não restringe a definição, não serve para nada. Se tudo pode ser deus, nada é deus. 
Ah! Entendi; restringindo as opções nos aproximamos mais de um conceito, com menos divagações.
Continuo imaginando que o Universo com todas as suas complexidades e possibilidades seja uma assinatura de Deus.
Se, pelo tamanho do dedo se conhece o gigante... :wink:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2016, 18:29:46 »
No panteísmo, Deus é tudo -- e o tudo inclui o nada, de outra forma, não seria tudo, apenas parte.

É nisso que dizem que Einstein acreditava.

Particularmente eu acho meio estranho, como "tudo" pode ser deus? A força da gravidade é deus? O Universo é deus? Isso não abre brechas pra outros tipos de crenças como a astrologia?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2016, 18:45:02 »
Acho que deve ser muitas vezes uma tentativa de negar o ateísmo, seja para si mesmo, ou como "diplomacia social", algo similar a se dizer "agnóstico" quando se é ateu também.

Geralmente se é o caso a pessoa já não deve dar tanta atenção a coisas como astrologia, mas deve haver quem também tenta salvar a astrologia nominalmente com diluições homeopáticas de seus efeitos.

A propósito, se o universo natural é determinista, então todo nosso destino foi determinado já mesmo antes de nascermos, e tem, de certa forma, correlatos nas estrelas, pois somos, nós mesmos, poeira de estrelas. A configuração zodiacal num momento N só permite a um indivíduo específico ter o destino X; não por influência direta, mas por serem dois efeitos da mesma causa inicial. Ou o determinismo da física estaria violado. ( :P )

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2016, 21:41:42 »
Você entendeu errado, eu não disse que alguém se torna ateu porque Deus deve ser mau.
Disse que ateus normalmente chegam primeira conclusão, a de que Deus não existe, porque o mal existe e isso torna um mundo como o nosso incompatível com a existência de um Deus.
(...)

Na verdade o meu ateísmo se baseia em duas descobertas:

- outros animais gregários ou sociáveis cultuam líderes ou divindades, com atributos similares. E nossos governantes usaram esse argumento pelo maior tempo possível, isto é, que eles eram divinos ou tinham atributos divinos. Assim como um cachorro professa uma fé cega no seu dono, é uma questão de sobrevivência, e funciona.

- não há nenhuma necessidade de um deus criador do universo, além de nossa vontade de que exista.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2016, 11:41:15 »
Na verdade o meu ateísmo se baseia em duas descobertas:

- outros animais gregários ou sociáveis cultuam líderes ou divindades, com atributos similares. E nossos governantes usaram esse argumento pelo maior tempo possível, isto é, que eles eram divinos ou tinham atributos divinos. Assim como um cachorro professa uma fé cega no seu dono, é uma questão de sobrevivência, e funciona.

- não há nenhuma necessidade de um deus criador do universo, além de nossa vontade de que exista.
FZapp, sua forma de expressar, como boa razão para o ateísmo, merece, com todo respeito, pequenos reajustes, embora críticos.
Animais não cultuam líderes ou divindades. Entendi o que vc quis dizer, mas altera a base lógica do seu argumento. O comportamento deles, é ditado por genética ou por submissão á força ou ferocidade do líder. No caso dos políticos, muito dinheiro e algumas portas abertas oportunamente.

"... uma questão de sobrevivência, e funciona."
Concordo e penso que quase tudo na vida, se resume a uma questão de sobrevivência, mesmo que indiretamente. Sobreviver. pelo respeito que granjeia na sua arte, ciência, religião...

Então, meu caro Zapp, pode voltar a  ser teísta. :lol: :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Agosto de 2016, 19:17:24 »
Non sense.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:34:33 »
Fantástica essa analogia!

No ventre de uma mãe havia dois bebês.  Um perguntou ao outro:
"Vc acredita em vida após o parto?"
O outro respondeu: "É claro. Tem que haver algo após o parto. Talvez nós estejamos aqui para nos preparar para o que virá mais tarde."
"Bobagem", disse o primeiro. "Que tipo de vida seria esta?"
O segundo disse: "Eu não sei, mas haverá mais luz do que aqui. Talvez nós poderemos andar com as nossas próprias pernas  e comer com nossas bocas. Talvez teremos outros sentidos que não podemos entender agora."
O primeiro retrucou: "Isto é um absurdo. O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o mais de que precisamos.O cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto está fora de cogitação."
O segundo insistiu: "Bem, eu acho que há alguma coisa e talvez seja diferente do que é aqui. Talvez a gente não vá mais precisar deste tubo físico."
O primeiro contestou: "Bobagem, e além disso, se há realmente vida após o parto, então, por que ninguém jamais voltou de lá?"
"Bem, eu não sei", disse o segundo, " mas certamente vamos encontrar a Mamãe e ela vai cuidar de nós."
O primeiro respondeu: " Mamãe, vc realmente acredita em Mamãe? Isto é ridículo. Se a Mamãe existe, então, onde ela está agora?"
O segundo disse: "Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela. É nela que vivemos. Sem ela este mundo não seria e não poderia existir."
Disse o primeiro:" Bem, eu não posso vê-la, então, é lógico que ela não existe."
Ao que o segundo respondeu: "Às vezes, quando vc está em silêncio, se vc se concentrar e realmente ouvir, vc poderá perceber a presença dela e ouvir sua voz amorosa"

Este foi o modo pelo qual um escritor húngaro explicou a existência de Deus.
 Nao sei da autoria Mas a msg é muito boa e por isso tomei a liberdade de partilhar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!