Autor Tópico: Se existir um Deus criador ele obrigatoriamente tem que se esconder de nós?  (Lida 8035 vezes)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
Re:Se existir um Deus criador ele obrigatoriamente tem que se esconder de nós?
« Resposta #26 Online: 08 de Agosto de 2016, 18:37:26 »
  Acho engraçado se usar uma fábula para tentar "corroborar" a um mito.
Não diria corroborar, apenas estabelecer uma analogia entre uma posição cética e outra, crente; ambas caminhando para uma comprovação.
Ao final de tudo, se nada existir, também não vai importar para nenhum dos lados pois não terão consciência disto.
Ao redigir esta resposta me ocorreu algo: se por acaso - e é no que creio - algo de fato existir, nada muda também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Agosto de 2016, 19:15:52 »
É um espantalho do ceticismo sobre algo absolutamente desprovido de provas, colocando-o como análogo ao fictício-fantástico ceticismo de um feto sobre uma realidade banal conhecida, e assim "corroborar" a perspectiva crente oposta a primeira.

Sem os enfeites, é tão oco quanto meramente afirmar "a descrença sobre algo que eu acredito, mas não tenho provas, é análoga à descrença de alguém que ignora a existência de algo que indiscutivelmente sabidamente existe."

Petição de princípio e nada mais.

Dá para enfiar todos os outros deuses já imaginados pela humanidade aí, nas inferências do feto super-dotado, como análogos a pai, familiares, médico, outras pessoas. Talvez até deuses zoomorfos, se ele inferir também a existência de animais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 08 de Agosto de 2016, 19:46:09 »
A diferença é que bebês no útero da mãe só tem a esperança, nós podemos investigar e questionar.

A menos que queira que sejamos sempre bebezinhos esperançosos e obedientes.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Agosto de 2016, 20:25:17 »
Foi a fábula mais lindinha, fofinha e amorosa que já li na vida. Deu até vontade de ser papai de gêmeos. Obrigado Spencer.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Agosto de 2016, 21:56:05 »
Existe uma condição em que um feto de alguma forma "engravida" e fica gestando um mini-feto.

Poderia ter uma continuação então onde o feto gêmeo cêtico levanta o argumento da regressão infinita. Se existe essa tal "mãe" que você supõe, então ela não teria também uma "mãe"?

E esse feto cético estaria correto, apesar de ser um caso de lei de Poe do mundo bizarro saindo pela culatra.

Baby Born Pregnant with Her Own Twins

A baby born in Hong Kong was pregnant with her own siblings at the time of her birth, according to a new report of the infant's case.

The baby's condition, known as fetus-in-fetu, is incredibly rare, occurring in only about 1 in every 500,000 births. It's not clear exactly why it happens.

[...]

http://www.livescience.com/49766-baby-pregnant-twins.html

Não conhecer-se a explicação de tal fenômeno dá ainda um toque poético a coisa toda. Talvez a razão por trás disso seja justamente para nos fazer pensar além, em vez de parar o raciocínio antes da regressão infinita.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Agosto de 2016, 03:25:50 »
O nome dos gêmeos? Albert Einstein e Pelé.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Agosto de 2016, 07:08:22 »
A diferença é que bebês no útero da mãe só tem a esperança, nós podemos investigar e questionar.

A menos que queira que sejamos sempre bebezinhos esperançosos e obedientes.
Fzapp, de fato podemos questionar, diferentemente do bebê; mas não investigar.
O ponto comum entre a crença e o ceticismo é que ambos reconhecem não poderem provar seus pontos de vista. Então o que poderíamos fazer objetivamente seria observar, para conclusões pessoais.
Neste caso, o debate é saudável e estimulante.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Agosto de 2016, 07:15:22 »
Foi a fábula mais lindinha, fofinha e amorosa que já li na vida. Deu até vontade de ser papai de gêmeos. Obrigado Spencer.
Que gay! :lol:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Agosto de 2016, 07:19:03 »
O nome dos gêmeos? Albert Einstein e Pelé.
Muito boa, essa! :histeria:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Agosto de 2016, 07:48:42 »
É um espantalho do ceticismo sobre algo absolutamente desprovido de provas, colocando-o como análogo ao fictício-fantástico ceticismo de um feto sobre uma realidade banal conhecida, e assim "corroborar" a perspectiva crente oposta a primeira.
Mas a finalidade de uma fábula ou "análogo ao fictício-fantástico" é estabelecer um paralelo sugestivo entre uma intenção velada e a realidade simples, concreta.
Havia nas fábulas de Esopo e Fedro propósitos moralizantes.
Não é o caso, acredite.
Sem os enfeites, é tão oco quanto meramente afirmar "a descrença sobre algo que eu acredito, mas não tenho provas, é análoga à descrença de alguém que ignora a existência de algo que indiscutivelmente sabidamente existe."
Non sequitur :lol: Não houve afirmativa, não há petição de princípio.
Mas a expressão "existência de algo que indiscutivelmente sabidamente existe"  :hein: - me pareceu, neste contexto, forçar a barra.

Dá para enfiar todos os outros deuses já imaginados pela humanidade aí, nas inferências do feto super-dotado, como análogos a pai, familiares, médico, outras pessoas. Talvez até deuses zoomorfos, se ele inferir também a existência de animais.
Sim, daria; mas não invalida a sugestão.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #36 Online: 09 de Agosto de 2016, 15:59:33 »

voce cre que Deus seja um mito ? ::)
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Agosto de 2016, 18:46:15 »

Você não perde a chance, né Criatura? Quequeocêacha?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #39 Online: 09 de Agosto de 2016, 19:08:40 »

Você não perde a chance, né Criatura? Quequeocêacha?

era pro creme dental  Buckaroo responder, mas eu acho que voce tem é muita duvida!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #40 Online: 09 de Agosto de 2016, 19:10:19 »

Sim, deuses são seres da mitologia de diversas culturas, sem dúvidas.
se voce cre que Deus seja apenas um mito , permita me  ser cético da sua crença!

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2016, 12:17:47 »

Isso não é assim tão simples. Desprovido de provas não significa desprovido de conhecimento.
Aquilo que o um ateu desconhece pode não ser desconhecido para o outro.

Eu enquanto ateu coloquei minhas convicções em duvida quando passei por uma experiencia que não pude explicar e que é pessoal e intransferível, pois se trata de uma "visão" e não se pode provar uma "visão" a terceiros.
É similar ao problema do "conhecimento revelado".

Eu tive um sonho onde via meu pai em um caixão, ele estava rodeado de flores e com o aspecto muito feito, todo roxo... Esse pesadelo foi muito marcante por conta da aparência dele, eu acordei assustado, levantei e fui tomar um copo de água pra me recuperar.
Pouco tempo depois ele teve um ataque cardíaco fulminante e morreu, durante o funeral eu vi a exata cena com a qual tinha sonhado. Ele envolto em flores, parecendo menor do que era e com um aspecto muito feito, todo roxo.
Eu não vi uma cena "parecida" com a do sonho, ela era IDÊNTICA, era a mesma imagem.

Um relato como esse pra vocês é irrelevante. Vocês não tem como saber se a cena realmente era idêntica.
Pra vocês tudo o que sabem é que prever o futuro é impossível e que isso deve ser algum tipo de coincidência, um relato de alguém que "acha" que sonhou com algo "parecido" com o que veio a ocorrer. Só que pra quem sonhou com um acontecimento tão importante antes dele ocorrer isso é um fato inegável o qual eu pude comprovar pessoalmente e em primeira mão.
Pra mim premonições eram impossíveis e testemunhar o impossível me fez querer rever minhas crenças. Pra quem não viu meu relato continua irrelevante.

Existem basicamente 3 tipos de conhecimento que as pessoas podem ter.

1 - O conhecimento cientifico mais objetivo sobre um objeto ao qual todos tem acesso.
Como comprovar a existência da aguá e que o céu é azul.

2 - O conhecimento mais obscuro que lida com aquilo que pode ser investigado por qualquer um mas que é de desconhecimento da maioria e que não é de fácil acesso por N razões.

Teoricamente qualquer um pode discutir física quântica, mas é preciso estudar anos antes de ver sobre o que aquela galera debate.

É como discutir economia politica com marxista no facebook, você diz que é ciência e que o cara pode estudar e investigar, mas o sujeito diz que economia é uma ciência humana e não é como a física, que ele tem uma opinião diferente pelo que ele pode "ver na prática" vivendo a vida e não em "teorias" de livros.

Ou como um astrônomo em um telescópio de 10 milhões de dólares vendo coisas que "qualquer um" pode ver e comprovar, claro, basta que tenha acesso a um telescópio de 10 milhões de dólares...

Outro exemplo possível disso seria o cara que testemunha um evento raro, como um relâmpago circular vermelho em um pântano. Algumas pessoas investigam e não acham nada, pois o fenômeno é muito esporádico, mas vez ou outra 10% dos moradores da região acabam testemunhando o fenômeno.

Ou ainda um monge que em meditação profunda veja algo que qualquer um em meditação profunda possa ver, mas que pra isso precise ser celibatário há não sei quantos anos e praticar jejuns, etc, etc, etc...

3 - O conhecimento revelado.
Por relevado me refiro a qualquer coisa que por N razões tenha sido revelada a uma unica pessoa de modo intransferível, seja natural ou sobrenatural.
O meu sonho premonitório é um exemplo sobrenatural disso, se Deus aparecer pra alguém e "provar" que ele existe, para o resto de nós esse "conhecimento" não será acessível.
O mesmo vale para coisas naturais, como alguém confidenciar segredos de estado sobre espionagem sem que a pessoa possa provar isso a terceiros.

O caso 1 é o ideal no qual sua frase se baseia, o caso 2 embora seja igual ao caso 1, pode ser tão turvo quanto o caso 3 pela simples razão da dificuldade levar as pessoas a não quererem investigar, eu mesmo poderia te falar sobre coisas verificáveis que você negaria sem ir verificar. Já o ultimo caso simplesmente não tem solução. Um conhecimento intransferível assim permanecerá.

Em fim, existe um grande abismo entre conhecer um fato e poder provar esse fato.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 12:26:03 por BobSponja »
Estou pronto!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #43 Online: 10 de Agosto de 2016, 12:51:05 »
Você duvida que eu não acredite em homens mágicos, ou você acredita em homens mágicos e tem necessidade de ficar alardeando isso? Ah, tanto faz.
o conceito Deus é uma energia inteligente que atua dentro e fora do mundo material, se bem que não ha um dentro e fora.
A questão é se cre que não ha nenhuma inteligencia  fora da materia? Voce possui crença materialista, é um ateu ?Nega a existência  Deus?  :twisted:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #44 Online: 10 de Agosto de 2016, 13:36:25 »
Você duvida que eu não acredite em homens mágicos, ou você acredita em homens mágicos e tem necessidade de ficar alardeando isso? Ah, tanto faz.
o conceito Deus é uma energia inteligente que atua dentro e fora do mundo material, se bem que não ha um dentro e fora.
A questão é se cre que não ha nenhuma inteligencia  fora da materia? Voce possui crença materialista, é um ateu ?Nega a existência  Deus?  :twisted:
Me lembrou o hinduísmo ou seria Elder Scrolls Skyrin?

Onde fazemos parte de um deus que está sonhando.

Mó vibe  :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Agosto de 2016, 14:50:46 »

Acredito naquilo que é comprovadamente real, e não nessas coisas inventadas, como homens gigantes de energia mágica, fadas, etc.

Offline BobSponja

• Nível 08
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Agosto de 2016, 18:11:48 »
Acredito naquilo que é comprovadamente real, e não nessas coisas inventadas, como homens gigantes de energia mágica, fadas, etc.
Nem perca seu tempo tentando explicar nada para o Criaturo. É o sujeito mais teimoso do mundo e pensa que é onisciente... Só tome cuidado, pois para afirmar que coisas não existem é preciso do mesmo tipo de onisciência que ele pensa ter.

Se não tomar cuidado acaba virando um Criaturo ateu.
Estou pronto!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #47 Online: 10 de Agosto de 2016, 20:45:44 »
Me lembrou o hinduísmo ou seria Elder Scrolls Skyrin?

Onde fazemos parte de um deus que está sonhando.

Mó vibe  :hihi:

ou então voce que é um morto  sonhando que esta vivo, só quando morrer conseguira acordar !

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #48 Online: 10 de Agosto de 2016, 20:47:42 »

seu conhecimento limita a realidade? só se for a sua!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #49 Online: 10 de Agosto de 2016, 20:50:45 »
Nem perca seu tempo tentando explicar nada para o Criaturo. É o sujeito mais teimoso do mundo e pensa que é onisciente... Só tome cuidado, pois para afirmar que coisas não existem é preciso do mesmo tipo de onisciência que ele pensa ter.

Se não tomar cuidado acaba virando um Criaturo ateu.
exato Bobs! existem ceticos mais crentes do que eu!
mas me diga ai, como é possível explicar nada ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!