Depois de um tempo procurando compreender a forte oposição que a DE enfrenta, particularmente neste ambiente, percebi que existe algo espetacular, por trás disto. Fantástico, realmente, se não fosse de baixo nível: são as provas que a internet oferece.
Já não é mais novidade o fato de que, qualquer coisa pode ser provada tendo como fonte a internet. Qualquer movimento de apoio ou resistência, seja lá ao que for, encontrará na net seu fulcro, com toda a paramentação da verdade. Se quiser provar que algo é verdadeiro ou falso, até mesmo simultaneamente, isto pode ser feito pela internet.
Existem os que sabem disso e disso melhor se servem.
Naturalmente não se nega seu valor e importância na divulgação do conhecimento, da informação e da integração. Exceto quanto aos assuntos polêmicos, religião, sexo, política, etc.
É um veículo extraordinário para as denúncias, mas também para as calúnias, tudo isso ao sabor da irresponsabilidade e da impunidade.
Testemunhas falsas, montagem de arquivos e fotos, citação fora de contexto, e por aí vai. Esta é a Internet.
Mas, já que instado, vamos falar um pouco do Espiritismo.
Se alguma coisa pode render benefícios espúrios, lucro, ou poder, não estará livre do assédio repugnante da ignorância e da ambição humana. Isto ocorre também no movimento espírita.
E aqui cabe ressaltar a diferença entre Doutrina Espírita e Movimento Espírita.
Aqueles que conhecem a fundo e com detalhes seus fundamentos, seus pioneiros, seus lideres e trabalhadores, não se abalam com as lastimáveis reações que provoca. Já foi pior.
Por avivar preconceitos e por incomodar certas forças, acostumadas ao poder sem contestação sofreu perseguições políticas e até policiais. Quem conhece a ICAR, militante, sabe seu poder.
Resta uma consideração interessante e curiosa.
Um percentual considerável dos espiritistas já foi ateu ou cético. E isto se deve por remover as causas que levam uma pessoa ao ateísmo ou ceticismo, por exemplo, a profunda decepção com as religiões em geral e a ausência da conexão entre a razão e a crença religiosa.
Por oferecer respostas sensatas aos questionamentos que a ciência e a filosofia propõem no tocante à existência humana, sensibiliza e convence aos que buscam conhecê-la, sem prejulgamentos.
Outro ponto interessante é que essa doutrina dá aos seus adeptos uma convicção e uma certeza tranquilas tanto quanto aos fatos da realidade física quanto da espiritual.
Ah! O proselitismo. Sim, vejamos.
Quando se tenta convencer alguém a mudar a crença que abraça por uma outra, isto é proselitismo. Aqui no fcc, a proposição de argumentos de natureza religiosa tentando convencer aos demais quanto à sua crença, também será, naturalmente, considerado proselitismo.
Contudo, defender seu ponto de vista equilibradamente, quando atacado de forma desairosa em sua crença, isto é o mínimo que se espera de uma pessoa esclarecida e honrada.