Autor Tópico: Argumentos para a existência de Deus.  (Lida 8347 vezes)

Offline Freya

• Nível 13
  • *
Re:Argumentos para a existência de Deus.
« Resposta #100 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:47:57 »
O que muito se discute é o termo "Deus" e acho que se perde muito tempo em defini-lo.

Pra mim, Deus é o termo que eu dou para criação do Universo. Cada um escolhe como caracterizar isso. Um, dois, mil deuses? Como sua mente consegue compreender deus? Se voce consegue entender deus sendo monoteista, bom pra você. Se precisa de dois, deus e deusa, sol e lua, bom pra você, e assim por diante. Se voce nao precisa de nenhum, bom também.
(...)
Porém o que não se pode negar é a existência de algo que deu impulso à criação... esse algo eu chamo de Deus

O que você chama de Deus são as leis da natureza. Eu prefiro continuar chamando de leis da natureza, simplesmente.
O panteísmo é poético, filosoficamente belo, mas em última analise não diz nada, porque se deus é tudo também é nada.

Oi Freya.

Eu quis dizer que deus é o que veio antes das leis. As leis da natureza não se estabeleceram do nada, creio eu. Mas ai ja vamos começar a entrar em loopings.
As leis da natureza regem tudo que existe nessa Terra e no Universo. Deus nao esta mais colocando a mão nessas leis, elas funcionam sozinhas. Mas algo deu o inicio a tudo isso e é isso que EU acredito ser deus. É a coisa que colocou os carrinhos na pista pra correr... mas hoje os carinhos correm por si soh... atraves das leis estabelecidas por algo antes das proprias leis.

Abs Freya.

Oi, Rafael! Blz?

Então, o que eu quero dizer é que "Aquilo" que originou o que entendemos por universo, também deve ser uma lei natural que rege o cosmos, e não há motivos para cogitar uma inteligência superior que tudo arquitetou, pelo menos não até que haja alguma evidência. Na quântica, por exemplo, nem todo efeito tem uma causa. Ainda estamos tentando entender um pouco do universo, e certamente nunca saberemos tudo.

Só porque desconhecemos temos que chamar de deus? Para mim, não. Mas como você bem disse, cada um encara como preferir, não me incomoda que as pessoas tenham crenças, o que eu não tolero é pseudociência, charlatanismo e desonestidade; às vezes também me sito incomodada com essa mania das pessoas de - talvez para convencerem a si mesmas - ficarem distorcendo a ciência para tentar validar suas crenças, já que o método científico possui credibilidade. Mas obviamente sei que esse não é o seu caso, amigo.

Abs  :)
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 18:57:12 por Freya »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #101 Online: 05 de Novembro de 2016, 08:48:55 »

O que muito se discute é o termo "Deus" e acho que se perde muito tempo em defini-lo.

Pra mim, Deus é o termo que eu dou para criação do Universo. Cada um escolhe como caracterizar isso. Um, dois, mil deuses? Como sua mente consegue compreender deus? Se voce consegue entender deus sendo monoteista, bom pra você. Se precisa de dois, deus e deusa, sol e lua, bom pra você, e assim por diante. Se voce nao precisa de nenhum, bom também.
(...)
Porém o que não se pode negar é a existência de algo que deu impulso à criação... esse algo eu chamo de Deus

O que você chama de Deus são as leis da natureza. Eu prefiro continuar chamando de leis da natureza, simplesmente.
O panteísmo é poético, filosoficamente belo, mas em última analise não diz nada, porque se deus é tudo também é nada.

Oi Freya.

Eu quis dizer que deus é o que veio antes das leis. As leis da natureza não se estabeleceram do nada, creio eu. Mas ai ja vamos começar a entrar em loopings.
As leis da natureza regem tudo que existe nessa Terra e no Universo. Deus nao esta mais colocando a mão nessas leis, elas funcionam sozinhas. Mas algo deu o inicio a tudo isso e é isso que EU acredito ser deus. É a coisa que colocou os carrinhos na pista pra correr... mas hoje os carinhos correm por si soh... atraves das leis estabelecidas por algo antes das proprias leis.

Abs Freya.

« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 08:54:04 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 05 de Novembro de 2016, 10:50:47 »
Fotopostagem sem explicação e correlação com a discussão é proibida.
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #103 Online: 05 de Novembro de 2016, 11:05:44 »

Pra mim, Deus é o termo que eu dou para criação do Universo.
Porém o que não se pode negar é a existência de algo que deu impulso à criação... esse algo eu chamo de Deus. Esse algo pode ser ter controle sobre nossas vidas de alguma maneira? Traçar nosso destino? Eu acho que não... mas quem sabe? Não ha como ser racional com o subjetivo.

Deísmo...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #104 Online: 05 de Novembro de 2016, 14:07:11 »
Fotopostagem sem explicação e correlação com a discussão é proibida.
analise que a foto reposta tem tudo haver como argumento do Rafael  :ok:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #105 Online: 05 de Novembro de 2016, 14:54:11 »
Acho que o que o Criaturo quis dizer com a foto é que deus criou a existencia do universo e partiu... Nos deixando viver sob as leis do universo.

Freya, nao entendo nada de quantica. Nao sabia que eles comecaram a provar que os efeitos surgem sem causa. Pq isso, apesar de dizer muitas outras coisas pode tambem ser interpretado como se o efeito deus nao precisasse de uma causa previa. Bem como pode dizer que o universo tambem nao teve uma causa....

Vamos esperar nossos tatatatatatataranetos para termos as respostas....rsrsrs

Abs a todos e bom fds

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #106 Online: 05 de Novembro de 2016, 19:26:14 »
Acho que o que o Criaturo quis dizer com a foto é que deus criou a existencia do universo e partiu... Nos deixando viver sob as leis do universo.

Deísmo...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #107 Online: 06 de Novembro de 2016, 15:10:41 »
Freya, nao entendo nada de quantica. Nao sabia que eles comecaram a provar que os efeitos surgem sem causa. Pq isso, apesar de dizer muitas outras coisas pode tambem ser interpretado como se o efeito deus nao precisasse de uma causa previa. Bem como pode dizer que o universo tambem nao teve uma causa....

Abs a todos e bom fds

Só uma observação: não é que eles provam que todo efeito não tem causa, mas que na física de partícula ocorrem alguns fenômenos assim.
O meu ponto era demonstrar que ainda desconhecemos muitas coisas, e que o fato de desconhecermos nos faz preencher essas lacunas com o que bem entendemos.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #108 Online: 07 de Novembro de 2016, 12:07:11 »

Abs a todos e bom fds

Só uma observação: não é que eles provam que todo efeito não tem causa, mas que na física de partícula ocorrem alguns fenômenos assim.
O meu ponto era demonstrar que ainda desconhecemos muitas coisas, e que o fato de desconhecermos nos faz preencher essas lacunas com o que bem entendemos.

Concordo e discordo Freya, rs. A pessoa pode preencher essas lacunas com aquilo que ela quiser, desde que, como voce mesma ja disse e com muita razão, tiro lucro disso ou seja um charlatão.

Muitas pessoas e grupos criam novas maneiras de ver as coisas e tentam dar muitas respostas ao "desconhecido". Na maioria das vezes, essas pessoas ou grupos nao forçam ninguem a se juntar a eles... essas pessoas se juntam geralmente por afinidade de ideias, credo, ou infelizmente muitas vezes por fragilidade pessoal, alguma coisa muito triste que aconteceu que leva a pessoa a recorrer à "outras esferas".

Algumas pessoas andam eretas pela vida, como um jovem atleta... pessoas que encaram a vida de peito aberto e que muitas vezes basta para essas pessoas saberem que sao animais como os cachorros e que apos morrerem, acontecera um blackout total e fim.

Outras pessoas nao sao assim tao eretas...e precisam andar com algumas muletas. Essas muletas dao a capacidade da pessoa continuar andando, pq para elas, saber que toda essa existencia, sem sentido, onde um nasce pobre o outro rico, onde um come lixo e o outro salmao, para elas essas discrepancias sao tao inquietantes que nao ha sentido em viver tudo isso sem ter algo alem ou talvez outra oportunidade. Pra essas pessoas, uma pessoa que nasce num meio extremamente hostil, como num pais em guerra, ou num lugar onde nao se tem o que comer, deve estar aqui na terra aprendendo algo ou pagando por algo...

Eu não sei qual pensamento é o pior... sermos apenas um animal como um gamba ou ficarmos numa espiral de purgacao de erros e refinamento espiritual, até enfim termos o "direito" de sair dessa realidade muitas vezes grosseira e cruel e ir para um plano "mais elevado".

Do alto dos meus 33 anos tudo que eu sei é que eu nao sei de nada... rsrsrs

Abraço e boa segunda =)

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #109 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:31:34 »
Bem, Rafael, concordo que a crença em "algo maior e incognoscível" é uma questão muito pessoal, e como você mesmo bem disse, cada um encara a vida da forma que pode/consegue, e está tudo bem com isso desde que não haja enganação/estelionato/charlatanismo/curandeirismo e, também, não queriam empurrar essas crenças à todos como se ciência fossem. Ou, ainda, quando os crentes tentam enfiar goela abaixo a ideia de que ateus são "crentes na descrença" só para não se sentirem crentes sozinhos. rsrs
O meu ponto, na verdade, era atentar para a necessidade humana em preencher lacunas do conhecimento, algo que talvez tenha sido um mecanismo bem útil durante a evolução da espécie, mas que hoje em dia não faz muito sentido.

Sobre a sua reflexão, do que seria pior...
Penso hoje, enquanto balzaquiana (rs), que as pessoas confundem muito o sentido com o propósito. Não haver uma continuidade da consciência após a morte não significa que a vida seja desprovida de sentido, apenas que não existe um propósito além do biológico. E eu, particularmente, me sinto melhor e mais em paz sabendo de uma dura realidade do que me iludindo com mentiras confortáveis.

Enfim... muletas para quem precisa ou quer se apoiar, e calos para quem assume a caminhada com todos seus percalços intrínsecos.  :)

Abs e boa semana!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 17:35:20 por Freya »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #110 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:43:35 »
Rafael: podemos tentar explicar o que nos rodeia, mas não colocar o que nós achamos melhor para explicar o que ainda não tem uma explicação. O que geralmente faz a ciência é o contrário, encontra evidências, tenta explicações factíveis, e testa.

O que você descreve é ter uma idéia nova, procurar pessoas que pensam igual e que compartilham da mesma idéia. Como rede social é bacana, mas como ciência não funciona.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #111 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:52:22 »
(...)Sobre a sua reflexão, do que seria pior...
Penso hoje, enquanto balzaquiana (rs), (...)

Falando em balzaquianas ...

Estava ouvindo um podcast sobre a Peste Negra (em espanhol mas muito bom, Memorias de un tambor) falando que quando Honoré de Balzac descrevia as mulheres em geral nos 30, ele se referia a 'mulheres maduras', não idosas mas que estavam no fim da vida -da época. Para nós uma mulher de 30 anos é algo completamente diferente mais por uma questão da expectativa de vida ser diferente ...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #112 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:07:30 »
(...)Sobre a sua reflexão, do que seria pior...
Penso hoje, enquanto balzaquiana (rs), (...)

Falando em balzaquianas ...

Estava ouvindo um podcast sobre a Peste Negra (em espanhol mas muito bom, Memorias de un tambor) falando que quando Honoré de Balzac descrevia as mulheres em geral nos 30, ele se referia a 'mulheres maduras', não idosas mas que estavam no fim da vida -da época. Para nós uma mulher de 30 anos é algo completamente diferente mais por uma questão da expectativa de vida ser diferente ...

Sim, é verdade. Não só pela expectativa de vida, mas em virtude do contexto social da época.
No século retrasado uma mulher de 30 anos já era uma senhora, provavelmente casada e mãe de família. Não era mais uma jovem apaixonada, inocente, ingênua sobre as questões mais profundas da vida e do amor; era uma mulher considerada madura, com certa experiência de vida.

Por isso que, a fim de não cair em um anacronismo, hoje se estende a concepção de balzaquiana para mulheres de 40 ou 50 anos, porque não é raro ver as mulheres de 30 de hoje agindo pior que adolescentes, principalmente em redes sociais. rsrs

Deísmo...

Deus troll!!!
Postou, plantou a treta e caiu fora! haha  :hihi:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #113 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:46:58 »
Bem, Rafael, concordo que a crença em "algo maior e incognoscível" é uma questão muito pessoal, e como você mesmo bem disse, cada um encara a vida da forma que pode/consegue, e está tudo bem com isso desde que não haja enganação/estelionato/charlatanismo/curandeirismo e, também, não queriam empurrar essas crenças à todos como se ciência fossem. Ou, ainda, quando os crentes tentam enfiar goela abaixo a ideia de que ateus são "crentes na descrença" só para não se sentirem crentes sozinhos. rsrs
O meu ponto, na verdade, era atentar para a necessidade humana em preencher lacunas do conhecimento, algo que talvez tenha sido um mecanismo bem útil durante a evolução da espécie, mas que hoje em dia não faz muito sentido.

Sobre a sua reflexão, do que seria pior...
Penso hoje, enquanto balzaquiana (rs), que as pessoas confundem muito o sentido com o propósito. Não haver uma continuidade da consciência após a morte não significa que a vida seja desprovida de sentido, apenas que não existe um propósito além do biológico. E eu, particularmente, me sinto melhor e mais em paz sabendo de uma dura realidade do que me iludindo com mentiras confortáveis.

Enfim... muletas para quem precisa ou quer se apoiar, e calos para quem assume a caminhada com todos seus percalços intrínsecos.  :)

Abs e boa semana!

Tudo nessa vida tem dois lados.

Eu, por exemplo, acho que crer que não ha nada alem do biologico, é muitas vezes otimo para alguns, pois estes dão o maximo de si para tornar essa existência a mais significativa possivel. Ja outros não veem sentido algum nisso tudo e despirocam, rsrs.

Mas as vezes, penso também que crer que somos so animais, é bem desanimador, do ponto de vista que não é possivel isso aqui tudo não ter um sentido !
Não é possivel termos sentido todas essas coisas para depois sumir ! Rs

Concordo com tudo que disse, maaaas, rs, os que usam muletas também tem muitos calos. Não quer dizer que eles não encarem os percalços da vida. Sem muleta ou com muleta os dois passam pela vida e podem deixar marcas incriveis ou médiocres, não é mesmo?

O dialogo com você foi o melhor possivel   =)

Obrigado pela conversa e até mais

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #114 Online: 07 de Novembro de 2016, 19:16:44 »
Rafael: podemos tentar explicar o que nos rodeia, mas não colocar o que nós achamos melhor para explicar o que ainda não tem uma explicação. O que geralmente faz a ciência é o contrário, encontra evidências, tenta explicações factíveis, e testa.

O que você descreve é ter uma idéia nova, procurar pessoas que pensam igual e que compartilham da mesma idéia. Como rede social é bacana, mas como ciência não funciona.

Oi FZapp, tudo bem?
Eu também acho que como ciência não funciona, você esta certo.

O que me deixa com a pulga atras da orelha é que muita gente menospreza a teoria dos outros com um quase odio e certeza de que os outros estão errados, simplesmente porque essas teorias não foram comprovadas.

Mas eu acredito que muitas coisas ainda não foram comprovadas pela ciência e que ela trata essas coisas como sendo apenas "teorias". O que pra mim é muito bom e quase sempre as teorias fazem muito sentido.

O problema é que muita gente trata com muito desprezo a ideia dos outros. Isso que é ruim. Isso que acho desigual e injusto. Até o momento eu so tive boas experiências aqui no forum, mas ja vi uns arranca rabos bem feios, coisa que acho desnecessaria quando estamos debatendo ideias.

Tudo bem que esse é um forum cético. Eu estou aqui sabendo disso e sei que se eu começar a falar sobre coisas infundadas, vou provavelmente ser hostilizado. Porém acredito que o legal de ser cético é poder ouvir teorias novas, sobre qualquer coisa, e poder refletir e reforçar seu ceticismo ainda mais.

Por exemplo, eu me considero uma coisa estranha, porque eu acredito muito em deus, mas acredito muito pouco em todas as teorias sobre deus. Tudo que leio sobre religião me parece alegorico e aquele monte de historias mirabolantes não fazem sentido para mim. Mas mesmo assim eu não consigo abandonar a ideia de um deus, de podermos despertar algo maior em nos mesmos. É mais forte que eu pessoal, é algo como se fosse um chip implantado, rs. E mesmo assim eu to aqui no forum e to achando muito legal o conteudo e as pessoas com as quais tive contato até agora.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #115 Online: 07 de Novembro de 2016, 19:19:51 »
Deus troll!!!

Rsrsrs

Offline 859601175

• Nível 04
  • *
« Resposta #116 Online: 07 de Novembro de 2016, 20:29:20 »

Oi FZapp, tudo bem?

O que me deixa com a pulga atras da orelha é que muita gente menospreza a teoria dos outros com um quase odio e certeza de que os outros estão errados, simplesmente porque essas teorias não foram comprovadas.

Mas eu acredito que muitas coisas ainda não foram comprovadas pela ciência e que ela trata essas coisas como sendo apenas "teorias". O que pra mim é muito bom e quase sempre as teorias fazem muito sentido.

O problema é que muita gente trata com muito desprezo a ideia dos outros. Isso que é ruim. Isso que acho desigual e injusto. Até o momento eu so tive boas experiências aqui no forum, mas ja vi uns arranca rabos bem feios, coisa que acho desnecessaria quando estamos debatendo ideias.

Tudo bem que esse é um forum cético. Eu estou aqui sabendo disso e sei que se eu começar a falar sobre coisas infundadas, vou provavelmente ser hostilizado. Porém acredito que o legal de ser cético é poder ouvir teorias novas, sobre qualquer coisa, e poder refletir e reforçar seu ceticismo ainda mais.

Por exemplo, eu me considero uma coisa estranha, porque eu acredito muito em deus, mas acredito muito pouco em todas as teorias sobre deus. Tudo que leio sobre religião me parece alegorico e aquele monte de historias mirabolantes não fazem sentido para mim. Mas mesmo assim eu não consigo abandonar a ideia de um deus, de podermos despertar algo maior em nos mesmos. É mais forte que eu pessoal, é algo como se fosse um chip implantado, rs. E mesmo assim eu to aqui no forum e to achando muito legal o conteudo e as pessoas com as quais tive contato até agora.

A definição de teoria no campo científico é diferente da definição do senso comum. Teoria, em ciência, é o "rank" mais alto que uma hipótese pode alcançar, significando que existe uma pletora de evidências apontando para aquele lado.

E sim, essa desonestidade intelectual e hostilização é algo muito comum, especialmente na internet e aqui no Brasil. Mas você provavelmente não passará por uma situação parecida aqui no Clube Cético. Até onde eu saiba, os usuários daqui costumam ser respeitosos diante os outros, salvo raras exceções.

Você me aparenta ser cético, porém ainda não consegue abandonar a ideia de que um ser necessário deveria existir para nos conceder um sentido último às coisas?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #117 Online: 07 de Novembro de 2016, 20:43:11 »
Deus troll!!!

Rsrsrs

não tem muita graça até o deus tartaruga sabe o que faz, abandona seu filhotes sabendo que eles conseguiram se virar sozinhos, se virarem alimentos para outros seres a morte tambem faz parte da vida!
alem do mais,  o que não falta é pais adotivos loucos para ficarem cuidando da vida  dos outros..kkkkkkkkkkk
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 20:53:01 por Criaturo »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #118 Online: 08 de Novembro de 2016, 11:52:46 »
Deus troll!!!

Rsrsrs

não tem muita graça até o deus tartaruga sabe o que faz, abandona seu filhotes sabendo que eles conseguiram se virar sozinhos, se virarem alimentos para outros seres a morte tambem faz parte da vida!
alem do mais,  o que não falta é pais adotivos loucos para ficarem cuidando da vida  dos outros..kkkkkkkkkkk

Rsrsrs Bom dia Criaturo.
Temos que aproveitar as oportunidades de rir nessa vida, rs.
Eu entendi perfeitamente sua analogia da tartaruga. E acho que se deus estivesse nos pegando pela mão até hoje, não teriamos evoluido ao ponto que evoluimos.
É so ver como tratamos nossos filhos. Nos fazemos de tudo para ensina-los, mas temos que deixar eles evoluirem sozinhos.

Mas as vezes sinto que deus nos trolou sim, rs, afinal ele podia dar uma olhadinha melhor em algumas coisas que andam acontecendo... mesmo sendo fruto dos nossos atos humanos.

Alguns humanos precisam passar por uma clinica de reabilitação forçada !

Abs e bom dia.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #119 Online: 08 de Novembro de 2016, 14:28:15 »
Deus troll!!!

Rsrsrs

Rsrsrs Bom dia Criaturo.
Temos que aproveitar as oportunidades de rir nessa vida, rs.
Eu entendi perfeitamente sua analogia da tartaruga. E acho que se deus estivesse nos pegando pela mão até hoje, não teriamos evoluido ao ponto que evoluimos.
É so ver como tratamos nossos filhos. Nos fazemos de tudo para ensina-los, mas temos que deixar eles evoluirem sozinhos.

Mas as vezes sinto que deus nos trolou sim, rs, afinal ele podia dar uma olhadinha melhor em algumas coisas que andam acontecendo... mesmo sendo fruto dos nossos atos humanos.

Alguns humanos precisam passar por uma clinica de reabilitação forçada !

Abs e bom dia.

é isso aí! se puder optar por viver rindo,melhor do que chorando! mas esta oscilação é necessária para embalar a vida!
muito provavelmente a razão da sua passagem por aqui é que mesmo ainda tendo fé, pede estimulo  aos descrentes para poder questionar Deus com mais razão cética, pois não consegue entender as "maldades divinas natas", dor e  sofrimentos a partir do berço? animais que precisam se devorar para sobreviverem? aparenta ser uma grande sacanagem divina, não é verdade?
Ja conheci outros  crentes que também se sentem uma das cobaias divinas correndo para lugar nenhum em uma rodinha de espinhos e disto resultou em longas discussões filosóficas bem interessantes!

sds

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #120 Online: 08 de Novembro de 2016, 18:46:16 »
Oi Criaturo.
Então, como disse, eu tenho fé em deus. Eu o respeito como criador de tudo que existe. Isso é fato.

Mas não creio em religiões. Por exemplo, pra mim o genesis da biblia é puramente alegorico. Assim como algumas teorias esotéricas que li também me soam alegoricas.

O problema não é minha falta de fé num deus, e sim que eu ainda busco onde me encaixo nesse monte de teorias que existem... e que no fim, contam a mesma historia de maneiras diferentes.

Abs

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #121 Online: 08 de Novembro de 2016, 21:28:04 »
Oi Criaturo.
Então, como disse, eu tenho fé em deus. Eu o respeito como criador de tudo que existe. Isso é fato.

Mas não creio em religiões. Por exemplo, pra mim o genesis da biblia é puramente alegorico. Assim como algumas teorias esotéricas que li também me soam alegoricas.

O problema não é minha falta de fé num deus, e sim que eu ainda busco onde me encaixo nesse monte de teorias que existem... e que no fim, contam a mesma historia de maneiras diferentes.

Abs
és um deísta! veja aqui uma filosofia teísta não muito tradicional:

https://religiaodeuslivre.wordpress.com/2013/10/25/nao-existe-um-criador/

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #122 Online: 08 de Novembro de 2016, 22:41:27 »

Oi FZapp, tudo bem?

Uma idéia pode ser idiota e alguém dizer ou demonstrar isso, assim não seria menosprezar e sim colocá-la junto com outras idéias bizarras. O que se faz e está errado é menosprezar o oponente.

Já explicaram para você sobre 'teoria' em ciências e 'teoria' coloquialmente falando, mas em todo caso precisamos fazer essa distinção, mas eu aqui preciso reforçar que é mais garantido fazer o contrário. Coletar evidências, tentar explicá-las. Daí você pode ter 'teorias', hipóteses, que mesmo que nã se provem universais , podem ser bons instrumentos para compreender o universo.

O contrário é o problema, ter uma 'teoria' e querer comprová-la distorcendo os fatos para que se acomodem a ela.

Reforçando novamente, talvez a sua idéia seja hostilizada, ridicularizada, mesmo eliminada, mas não você, isso sim seria injusto.

Você não é uma coisa estranha, somente é um pouco mais sincero do que a maioria dos que tem crenças, só que a maioria não diz e não age como você está fazendo, mantendo suas crenças não num pedestal e sim junto com outros conjuntos de idéias.

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #123 Online: 09 de Novembro de 2016, 12:33:40 »
Obrigado pelas respostas Criaturo e FZapp

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!