E por que tais técnicas, mesmo sendo evidentemente muito mais eficientes e gerarem muito mais abundância, não são colocadas em prática neste momento? Minha resposta é o sistema econômico atual, que não comporta tais mudanças necessárias, devendo ser substituído por outro radicalmente mais eficiente (que é o que precisamos: eficiência).
As pessoas sempre buscarão as soluções mais eficientes e baratas.
Então essa ideia de que essas fontes de energia limpa são mais eficientes está errada em algum ponto.
Se alguém me vende uma solução para eu gastar menos com eletricidade, com certeza eu compro. Mas então porque o Brasil não está sendo todo coberto por painéis solares nesse momento de alta dos preços da energia elétrica? Acredito que o motivo é o investimento inicial ser mais caro a ponto de não compensar, ou de se pagar num prazo que se torna irrelevante.
Para ter uma ideia do custo da energia solar* em comparação com outras fontes de energia:
COMPARAÇÃO DO CUSTO ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E FONTES CONVENCIONAIS*RAFAELAMARALSHAYANI, MARCO AURÉLIO GONÇALVES DE OLIVEIRA,
IVAN MARQUES DE TOLEDO CAMARGO
*LABORATÓRIO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA DO DEPARTAMENTO
DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
1. RESUMO
O Brasil necessita aumentar sua oferta de energia, entretanto esta ação estratégica deve ser integrada, de forma a desenvolver a sociedade nas áreas
econômica, social e ambiental. As fontes renováveis de energia promovem o desenvolvimento sustentável, porém as vantagens de sua implantação de forma
distribuída são prejudicadas pela mentalidade arraigada de fornecer energia de forma centralizada, que afeta inclusive a energia solar, a qual é naturalmente
dispersa. As etapas necessárias para transformação dos recursos fósseis, nucleares e solares em energia elétrica são apresentadas, ilustrando a
simplicidade das fontes renováveis. O preço da energia solar, a qual elimina a necessidade de complexos sistemas de transmissão e distribuição, é calculado e
comparado com o valor pago pelos consumidores residenciais finais, ao invés de ser confrontado com o preço ofertado pela usina geradora.
O custo de
implantação da geração solar pode chegar a 50 vezes o custo de uma pequena central hidrelétrica, entretanto o custo da energia gerada durante a vida útil do
sistema, de aproximadamente 30 anos, mostra-se 10 vezes maior para sistemas isolados e 3 vezes maior para geração interligada à rede elétrica. Com a redução
anual do custo dos sistemas solares e a valoração dos custos ambientais e sociais da geração centralizada, o sistema solar tende a se tornar economicamente competitivo a curto prazo.
http://www.gsep.ene.unb.br/producao/marco/sbpe_2006.pdf*artigo de 2006, o custo de equipamentos de energia solar já tiveram alguma queda, mas nada ainda drástico.