Só uma dúvida:
DE ACORDO COM OS TEÓRICOS do liberalismo (ou é libertarianismo?) se algum dia, em algum país, houver o capitalismo de mercado puro-sangue:
1. Não vai haver obsolescência programada;
Empresas fazem o que acharem melhor para si, por vezes se escorando em pratícas não muito saudáveis. O fato de uma empresa incorrer em uma prática ou outra não muito admiráveis não implica a necessidade de regulá-la, afinal das contas, se a concorrência não consegue derotá-la em um ambiente de liberdade, os seus gestores estão fazendo mais bem que mal (oferecendo consumidores produtos mais baratos por preços menores). A apple por exemplo, é uma das empresas que hoje acho ter um grande respeito pelo seu consumidor (com garantia internacional, sem muita burocracia, políticas que ajudam pessoas menos acostumadas com a tecnologia), não é esse capeta que o filme faz você pensar que é. E por incrível que pareça, até mesmo a obsolência tem seu papel no mercado, se uma empresa sabe que existirá um produto 2x mais eficiente em termos de consumo de energia em 10 anos, poderia programar seu produto menos eficiente para pifar em 10 anos. Aqui estou usando a imaginação, sinceramente, para mim os exemplos do vídeo não demonstram que a obsolência programada chegou a ser praticada significamente, somente foi experimentada e contemplada no campo das ideias.
2. Não vai haver cartelização;
Com cartel, sem cartel, não importa, empresários podem ser amigos, coperar uns com os outros e isso não implica em um prejuízo ao consumidor DESDE QUE a entrada de novas empresas em sua área seja livre e eles não tenham como agir contra empresas novas que querem entrar no mercado (ou forçar outras empresas a participarem direta ou indiretamente pelo uso da força).
3. Não vai haver inflação;
Inflação é decidido pela quantidade de moeda, se um dia descobrem um navio pirata que naufragou com toneladas e toneladas de ouro, é natural que o ouro perca valor e os preços em relação ao ouro subam sem que haja uma perda da produção. Mas em geral, acredito que um regime deflacionário seja o mais provável (devido ao aumento contínuo da produtividade graças a tecnologia).
4. Nem desemprego;
Desemprego é um estado com seu devido papel na economia, você quer viajar por mais tempo, fique desempregado e depois volte ao trabalho. Quer trocar de emprego? Saia do seu emprego atual e foque em procurar o emprego em que você acha que será bem sucedido. A taxa ideal de desemprego seria decidida pelo mercado. Em geral, acho que em um livre mercado, se você precisar muito de um trabalho, você provavelmente encontrará algo. Mas isso eu tiro de relatos de pessoas mais velhas que moraram na Nova Zelândia, EUAs, etc. Uma amiga minha me disse que na época dela, se você quisesse um emprego, você entrava na loja, perguntava se eles estavam contratando, eles davam uma olhada em você, e você estava contratado na hora. Hoje você tem que chegar com currículos para ser um atendente de um café.
5. Nem as crises "do capitalismo" que ocorrem rotineiramente; e
As crises de bancos sempre existiram, se existe um banco trabalhando com reservas fracionárias, existe crise. A diferença de hoje para os EUA do século XIX é que hoje quando há uma crise, a economia toda é afetada gravemente pois todos estão no fim das contas atrelados a uns poucos bancos. Antes existiam milhares de bancos, uma parte deles falia, mas os outros continuavam e a economia também era mais desligada do sistema financeiro. O cidadão comum era muito mais blindado de crises econômicas.
Este ponto é talvez para o qual você poderá encontrar mais evidências históricas para corroborá-lo. Eu não sou expert, mas acho que é um dos pontos mais fortes a favor do liberalismo econômico.
6. Será o "seus problemas acabaram"?
Apesar da última pergunta ser jocosa, a dúvida é séria. É isso que eles - os teóricos advogam? Que todos os problemas da sociedade são por causa do Estado e suas intervenções?
Não, o liberalismo diz que os indivíduos devem ser ativos na resolução de seus próprios problemas. Não diz que os problemas de ninguém irão acabar, apenas que os indivíduos terão muito mais controle sobre eles do que em um regime estatista.