Mas quem teria tanto interesse econômico em convencer as pessoas de que a Terra é plana? Nem igrejas insistem nisso mais. Parece mais trollagem ou dissonância cognitiva mesmo.
A terra plana é outra coisa. Pessoas se aproveitam da ignorância e do "wishful thinking" religioso de muitos, e iniciam uma grande campanha para revelar a "maior conspiração de todos os tempos".
A grande sacada aí, a meu ver, é que essa própria teoria da conspiração já funciona com um filtro, selecionando os incautos mais ignorantes, mais religiosamente fanáticos, mais ingênuos e mais burros também, que são justamente os capazes de considerar que a Terra é plana. Ou seja, o perfil ideal do trouxa para se arrancar dinheiro.
Os canais terraplana principais ( que formam um grupo ) faturam com remunerações do Youtube, mas isso rende pouco. A segunda parte é que é interessante: depois que a seita já tem número suficiente de seguidores fanatizados, eles começam a pedir doações para comprar equipamentos, financiar pesquisas, etc... Que é quando os caras se dão bem de verdade.
Mas esse não é o caso do geofísico. Ele não é terraplana, só fez esse vídeo. O discurso dele se alinha mais com o do pessoal do Discovery Institute e do criacionismo científico. Comprovadamente há muito dinheiro sendo investido nesse tipo de propaganda. Agora mesmo, muito recentemente, uma "réplica" da Arca de Noé foi construída ao custo da bagatela de 100 milhões de dólares. E está em um museu criacionista no Kentucky que é uma coisa fantástica, parece um estúdio da Universal. Foi outro projeto com financiamento milionário.
Todo esse dinheiro, claro, está vindo de algum lugar.