lobrigar o passe de embarque;
olhar os telões no aeroporto;
ACHAR que se embarcou em Sydney e desembarcou na Capital Federal ~14h depois — e achar que a luminosidade celeste corresponde ao que marcou o relógio/celular/moving map do aeróplano (lembrei que em Nosso Lar deve se chamar assim...);
[...]
só pode ser tudo holografia & implantação de memórias falsas feita pela NASA mesmo
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
É um fenômeno psicológico para o qual tenho minhas teses.
Na verdade não precisa comprar passagem para outro continente nem compreender nenhuma explicação complexa. Há formas simples, óbvias, de demonstrar a uma pessoa sem muito estudo - e até pouco inteligente - que a Terra não é plana. Coisas que qualquer um pode verificar por si mesmo.
Por exemplo: no delírio deles, o sol flutua sobre o plano da Terra a 4 mil km de altura, fazendo um círculo. A noite acontece porque o sol está muito longe para iluminar o local onde o observador está. Ou seja, o sol é como um balão, que vai se afastando, afastando, até que não podemos mais vê-lo.
E todos os dias nós podemos verificar que isso não acontece! O tamanho aparente do sol não vai diminuindo até ele virar um pontinho luminoso, como um balão. Qualquer um pode ver (VER literalmente ) que não é verdade, e para tornar esse argumento mais difícil o sol ainda parece até maior quando se pondo na linha do horizonte. Sem mencionar que podemos ver apenas parte do sol acima do horizonte e parte abaixo, então obviamente não poderia estar a 4 mil km acima do observador e ainda assim parte do sol estar sendo coberta pela Terra.
O absurdo fica ainda mais gritante quando observador está tendo que olhar para baixo para ver o pôr do sol. Do alto de uma montanha ou de um avião. Eu não sei como o cérebro do terraplanilson processa o fato de que ele está olhando para baixo para ver um objeto que acredita estar a 4 mil km acima da sua cabeça. É tipo: "Olha lá embaixo o sol lá em cima!".
Qualquer um pode também, em dois minutinhos, buscar imagens da lua vista do Canadá e da Argentina, e descobrir por si mesmo que no hemisfério norte se vê a lua de cabeça para baixo em relação a imagem da mesma lua visualizada no hemisfério sul.
![](http://www.asc-csa.gc.ca/images/astronomie/eclipses/lunar-eclipse-artist-rendition.jpg)
Lua vista do Canadá.
![](https://fotos.perfil.com/2019/02/20/trim/1140/641/supermoon-4-643005.jpg)
Lua vista da Argentina.
Dá para se pensar em muitas maneiras triviais de fazer alguém entender que a Terra não é plana. No entanto, no fundo, as pessoas querem acreditar nesse tipo de coisa por razões que têm peso maior que a própria razão.