Uai, sempre achei que conseguisse visualizar, mas lendo esse tópico, descobri que não. De fato, sempre estranhei quando as pessoas dizem que conseguem ver nitidamente os detalhes das coisas de olhos fechados, mas achava que era apenas um erro de interpretação delas.
No entanto, faço desenhos (inclusive à mão livre) e projetos com relativa facilidade. E tenho uma boa "visão" espacial e tridimensional. Eu consigo, por exemplo, a partir de uma planta baixa, imaginar um ambiente em detalhes, móveis, tipo de piso, cor das paredes e até a iluminação, natural ou artificial, ou como um cômodo vazio ficará depois de mobiliado, não preciso nem fechar os olhos para isso, aliás, é até mais fácil de olhos abertos, mas não consigo visualizar. Fui eu, por exemplo, que projetei os móveis aqui de casa - por hobby, mas para que os demais conseguissem entender, imaginar, visualizar, sei lá, o que eu dizia, só com maquetes eletrônicas.
Já rostos, mesmo familiares, só consigo desenhar olhando. Não consigo lembrar dos detalhes nem por instantes. Não consigo, por exemplo, ir lá na sala, olhar para o rosto da minha filha, voltar para o escritório, sentar e desenhar. Preciso que ela ou uma foto dela esteja na minha frente.
Quando fecho os olhos, vejo apenas imagens aleatórias em meio a escuridão, traços e pontos dançantes que surgem, se modificam e desaparecem, sem que eu consiga controlar.
Raramente consigo visualizar imagens, sempre escuras e pouco nítidas, mas não é algo que eu consiga controlar, elas simplesmente surgem e desaparecem. E sempre me surpreendo quando acontece. Ontem, por exemplo, quando fui dormir, visualizei uma imagem meio fantasmagórica de um rosto, mas quando tentei "focar" ela foi se modificando, como nuvens no céu, sem que eu conseguisse controlar, até desaparecer. Nunca é uma imagem fixa, nítida ou clara, sempre algo meio nebuloso, como, sei lá, uma nuvem de fumaça escura ocupando todo o raio de visão, com imagens se formando e dissipando aleatoriamente aqui e ali no meio da fumaça.
O máximo que consigo visualizar de olhos fechados é o contraste de imagens - por exemplo, se eu olhar fixamente por algum tempo para um desenho no papel, quando fecho os olhos, em alguns instantes visualizo o negativo da imagem, mas aí é apenas uma reação visual e não uma "visualização". Ou mesmo de olhos abertos, se eu olhar fixamente uma imagem por alguns instantes, depois olhar para uma parede vazia, vejo o negativo da imagem, às vezes em cores, dependendo da cor da imagem. Consigo imaginar facilmente qualquer coisa, sei lá, tipo um híbrido de Fusca com Ferrari ou de uma mangueira com palmeira ou de gente com animal e até de um fusca com um animal, mas não consigo visualizar nada, ao menos, não deliberadamente.
Pessoas que visualizam, visualizam tipo como no exemplo de contraste de imagens que descrevi? Também quero.