Autor Tópico: VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!  (Lida 8676 vezes)

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Online: 10 de Agosto de 2017, 23:18:14 »
De umas semanas para cá descobri umas coisas bizarras! Me fez sentir como um cego não apenas descobrindo, mas cogitando pela primeira vez a possibilidade da visão! A primeira coisa que eu descobri foi que VISUALIZAR É POSSÍVEL! A segunda coisa que descobri, foi que pessoas que visualizam pensam que todo mundo consegue, e pessoas que não visualizam pensam que ninguém consegue (e que dizer "imagine isso" ou "visualize aquilo" é apenas uma metáfora para pensar sobre uma determinada coisa)!

Tudo começou com minha namorada, que é bailarina, e que uma vez estava me contando sobre como costumava "treinar em sua mente", visualizando seus movimentos e o palco. No momento, interpretei aquilo apenas como se ela estivesse "pensando sobre" seus ensaios, ou "lembrando" de suas memórias dos ensaios. Eu estava enganado.

Em seguida, eu estava em uma convocação ritualística da minha sociedade rosacruz e nos instruíram a "visualizar" um determinado cenário. Em seguida, nos guiavam a "interagir" com aquela visualização, e foi aí que fiquei completamente confuso. Até então, eu pensava que era apenas para pensar sobre o cenário, mas depois de discutir o experimento com os irmãos descobri que a intenção era realmente ver e interagir com aquilo como se estivesse diante de meus olhos!

E por fim meu pai, que é físico, costuma "experimentar mentalmente" seus engenhos e teorias no intuito de analisar a aplicação prática de seus conhecimentos. Desde pequeno, eu o via pausando seus estudos, com os olhos fechados, e não entendia o que estava acontecendo. Até pouco tempo atrás, eu pensava que ele estava apenas "lembrando", ou "pensando sobre" aquilo que estuda, mas não! Ele fecha os olhos e começa a VISUALIZAR, como se estivesse DIANTE DELE, para INTERAGIR COM SUA IMAGINAÇÃO VÍVIDA!

Então comecei a conversar com pessoas próximas a respeito deste assunto! Descobri que muitas, assim como eu, não sabiam que isso era possível, e não sabem como fazer uma imagem mental aparecer diante de si! E outras, especialmente meus amigos que são leitores compulsivos, possuem essa habilidade tão desenvolvida que, durante a leitura de um livro, conseguem até mesmo ver as cenas descritas com riqueza de detalhes!

COMO FAZ? ALGUÉM ME AJUDA!
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
SOCORRO!!
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2017, 23:23:33 »
Uma observação interessante - quando essas pessoas (que visualizam) fecham seus olhos, é como se elas imediatamente se transportassem para seu "quadro mental", onde podem invocar as imagens desejadas! Enquanto isso, eu, quando fecho meus olhos, simplesmente vejo minhas pálpebras fechadas. Ora, isso me parecia o óbvio! Se estou de olhos abertos diante da parede, vejo a parede! Se fecho meus olhos, minhas pálpebras ficam entre minha visão e a parede, e então vejo a escuridão de minhas pálpebras fechadas, variável apenas conforme a luz ambiente! Quando contei isso para meus amigos que visualizam, eles fecharam os olhos tentando saber como me sinto, e então disseram que tiveram de se "esforçar" para ver essa escuridão, porque a primeira coisa que acontece quando fecham seus olhos já é se transportar para esse campo da imaginação. E AGORA? COMO DESENVOLVE ISSO?????  :'(
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
EXERCÍCIOS DE VISUALIZAÇÃO
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2017, 23:26:56 »
O mais tosco é que quando você pesquisa a respeito, o que você mais encontra são supostos "exercícios de visualização", que dizem para "começar com algo fácil", como uma "bola azul", "um limão", "algo simples", e ir enriquecendo os detalhes e o cenário aos poucos. TUDO BEM, até entendo esse tipo de exercício para pessoas que VISUALIZAM POUCO e desejam aprimorar essa habilidade. A questão é - eu não sei NEM SEQUER COMO VISUALIZAR!! E me soa até assustador pensar que essas pessoas que eu conheço conseguem fazer APARECER, na escuridão de seus olhos, suas imagens mentais! Elas conseguem até mesmo interagir com imaginações vívidas e ricas, e para mim nada! TUDO PRETO! Como diabos fazer simplesmente uma imagem mental aparecer????
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:33:25 »
Estou curioso, quando você pensa em experiências do passado você não experimenta nenhuma imagem mental? Você não consegue visualizar o rosto de seu pai, por exemplo?

É só com imagens ou sons e sensações cinestésicas também são impossíveis de imaginar?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:49:28 »
Estou curioso, quando você pensa em experiências do passado você não experimenta nenhuma imagem mental? Você não consegue visualizar o rosto de seu pai, por exemplo?

É só com imagens ou sons e sensações cinestésicas também são impossíveis de imaginar?
Experimento minha memória, mas não uma imaginação vívida que surge diante de meus olhos! O que digo é que essas pessoas conseguem VER com os olhos fechados, como se estivesse ALI MESMO, diante delas... na verdade, a imagem SURGE diante delas, podendo inclusive ser manipulada! Eu fecho os olhos e vejo escuridão total, eles fecham os olhos e conseguem, de alguma forma, invocar ALI imagens, realmente VENDO tudo isso... alguém mais tem tal habilidade? Sabe como desenvolvê-la? As pessoas capazes disto pensam que isso é normal, e as pessoas incapazes não costumam saber que isso é possível!
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
sobre o poder da visualização
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:51:18 »
Digo, parece haver alguma diferença entre IMAGINAR e VISUALIZAR, e neste tópico me refiro especificamente ao segundo...
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:55:21 »
Pesquisei na internet e descobri que a incapacidade de criar imagens mentais tem um nome, afantasia. O fenômeno só foi descoberto pela ciência em 2005.

Mas no artigo dizem que as pessoas que sofrem desse fenômeno não conseguem nem mesmo se lembrar de experiências passadas de maneira visual.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:56:53 »
Sim, imaginar pode incluir sons, sensações cinestésicas imagens e etc. Já visualizar pode se referir a imagens especificamente.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2017, 02:08:31 »
Me parece que o primeiro caso documentado data de 2005 mas o primeiro estudo só foi publicado em 2015, então é um fenômeno muito recente para a ciência.

Mas veja como um cientista o descreve:

Indivíduos com afantasia são aptos a descrever um objeto quando o estão vendo, mas não conseguem visualizá-los mentalmente na ausência dele, esclarece Balthazar, que também é professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Por isso, os afetados não podem seguir carreiras como Arquitetura e Desenho Industrial, já que não são capazes de imaginar um produto final.

Você se sente assim?

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
VISUALIZAÇÃO
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2017, 02:33:39 »
Eu consigo me lembrar, eu tenho as memórias... eu só não consigo fazer isso brotar na minha frente como se fosse real... não acredito ser aphantasia, já que vi relatos de pessoas que não conseguem pensar sobre coisas que viram ou lembrar do rosto de familiares... acho que eu não tenho problema nenhum com a "imaginação" em si, mas com o "visualizar", que é um pouco diferente do "imaginar"... meu amigo consegue até mesmo sobrepor a imaginação à realidade física (por exemplo - por meio da vontade, consegue fazer aparecer uma bola azul no chão, e enxergá-la como qualquer outra coisa). É a esta habilidade fenomenal que me refiro...
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2017, 10:02:56 »
Uai, sempre achei que conseguisse visualizar, mas lendo esse tópico, descobri que não. De fato, sempre estranhei quando as pessoas dizem que conseguem ver nitidamente os detalhes das coisas de olhos fechados, mas achava que era apenas um erro de interpretação delas.

No entanto, faço desenhos (inclusive à mão livre) e projetos com relativa facilidade. E tenho uma boa "visão" espacial e tridimensional. Eu consigo, por exemplo, a partir de uma planta baixa, imaginar um ambiente em detalhes, móveis, tipo de piso, cor das paredes e até a iluminação, natural ou artificial, ou como um cômodo vazio ficará depois de mobiliado, não preciso nem fechar os olhos para isso, aliás, é até mais fácil de olhos abertos, mas não consigo visualizar. Fui eu, por exemplo, que projetei os móveis aqui de casa - por hobby, mas para que os demais conseguissem entender, imaginar, visualizar, sei lá, o que eu dizia, só com maquetes eletrônicas.

Já rostos, mesmo familiares, só consigo desenhar olhando. Não consigo lembrar dos detalhes nem por instantes. Não consigo, por exemplo, ir lá na sala, olhar para o rosto da minha filha, voltar para o escritório, sentar e desenhar. Preciso que ela ou uma foto dela esteja na minha frente.   

Quando fecho os olhos, vejo apenas imagens aleatórias em meio a escuridão, traços e pontos dançantes que surgem, se modificam e desaparecem, sem que eu consiga controlar.

Raramente consigo visualizar imagens, sempre escuras e pouco nítidas, mas não é algo que eu consiga controlar, elas simplesmente surgem e desaparecem. E sempre me surpreendo quando acontece. Ontem, por exemplo, quando fui dormir, visualizei uma imagem meio fantasmagórica de um rosto, mas quando tentei "focar" ela foi se modificando, como nuvens no céu, sem que eu conseguisse controlar, até desaparecer. Nunca é uma imagem fixa, nítida ou clara, sempre algo meio nebuloso, como, sei lá, uma nuvem de fumaça escura ocupando todo o raio de visão, com imagens se formando e dissipando aleatoriamente aqui e ali no meio da fumaça.

O máximo que consigo visualizar de olhos fechados é o contraste de imagens - por exemplo, se eu olhar fixamente por algum tempo para um desenho no papel, quando fecho os olhos, em alguns instantes visualizo o negativo da imagem, mas aí é apenas uma reação visual e não uma "visualização". Ou mesmo de olhos abertos, se eu olhar fixamente uma imagem por alguns instantes, depois olhar para uma parede vazia, vejo o negativo da imagem, às vezes em cores, dependendo da cor da imagem. Consigo imaginar facilmente qualquer coisa, sei lá, tipo um híbrido de Fusca com Ferrari ou de uma mangueira com palmeira ou de gente com animal e até de um fusca com um animal, mas não consigo visualizar nada, ao menos, não deliberadamente.

Pessoas que visualizam, visualizam tipo como no exemplo de contraste de imagens que descrevi? Também quero.  :(

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2017, 12:26:14 »
Eu sempre achei que falar sobre "visualizar" as coisas fosse algo muito mais "sutil", não "alucinações voluntárias coordenadas".

Meio como praticamente qualquer pessoa pode "visualizar" um carro ou ambiente com o qual seja bastante familiar, em suas dimensões gerais, e então comparar grosseiramente isso com um ambiente em que realmente se encontra. É mais "saber o que veria", do que realmente "ver" o que não está diante dos olhos.

Mas mesmo essa forma de "visualização", não tão literal, já sendo algo que tem um efeito útil como treino de coisas como dança ou mesmo esportes, segundo alguns estudos. Não requerendo esse aspecto "alucinatório".

Eu imagino que mesmo pessoas que consigam comprovadamente induzir alucinações controladas voluntárias não tenham nisso necessariamente um desempenho muito melhor em tarefas como projetos ou análises espaciais do que as que apenas têm a intuição de dimensões e características do objeto, de maneira mais abstrata.

Como provavelmente é no xadrez, onde mesmo os melhores visualizadores não devem estar alucinando peças e tabuleiros, algo que parece usar uma memória similar à que "pessoas normais" usam para lembrar-se de rostos, e que não vai permití-las sempre recriar rostos perfeitamente, mesmo que a parte de desenho em si não seja problema, por desenharem ou terem um programa de retratos policiais.

Se coisas como sonhos lúcidos e hipnose que causa alucinações são reais, talvez algumas pessoas possam ter "sonhos lúcidos acordadas", ou ter auto-alucinações hipnóticas.

Graphical illustration and functional neuroimaging of visual hallucinations during prolonged blindfolding: a comparison to visual imagery.

Sireteanu R1, Oertel V, Mohr H, Linden D, Singer W.
Author information

Abstract

Visual hallucinations can occur in healthy subjects during prolonged visual deprivation. We investigated the visual percepts and the associated brain activity in a 37-year-old healthy female subject who developed visual hallucinations during three weeks of blindfolding, and then compared this activity with the cortical activity associated with mental imagery of the same patterns. We acquired fMRI data with a Siemens 3T Magnetom Allegra towards the end of the deprivation period to assess hallucination-related activity, and again after recovery from blindfolding to measure imagery-related activity. Detailed subjective descriptions and graphical illustrations were provided by the subject after blindfolding was completed. The subject reported the occurrence of simple and elementary hallucinations, consisting of flashes and coloured and moving patterns during the period of blindfolding. Neural activity related to hallucinations was found in extrastriate occipital, posterior parietal, and several prefrontal regions. In contrast, mental imagery of the same percepts led to activation in prefrontal, but not in posterior, parietal, and occipital regions. These results suggest that deprivation-induced hallucinations result from increased excitability of extrastriate visual areas, while mentally induced imagery involves active read-out under the volitional control of prefrontal structures. This agrees with the subject's report that visual hallucinations were more vivid than mental imagery.

Outra analogia possível talvez fosse com a "visão cega" para a imaginação/vizualização não-alucinatória-voluntária.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2017, 13:13:10 »
Me parece que o primeiro caso documentado data de 2005 mas o primeiro estudo só foi publicado em 2015, então é um fenômeno muito recente para a ciência.

Mas veja como um cientista o descreve:

Indivíduos com afantasia são aptos a descrever um objeto quando o estão vendo, mas não conseguem visualizá-los mentalmente na ausência dele, esclarece Balthazar, que também é professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Por isso, os afetados não podem seguir carreiras como Arquitetura e Desenho Industrial, já que não são capazes de imaginar um produto final.

Você se sente assim?

Que coisa!

Eu sou absolutamente incapaz de descrever um rosto. Sempre que, em um filme, eu vejo alguem fazer um retrato falado eu penso que é algo completamente impossível de se fazer. No máximo eu consigo lembrar que a pessoa tem um nariz grande ou um cabelo comprido, descrever um rosto de forma completa --mesmo um rosto totalmente familiar para mim-- é algo que eu não posso fazer.

Meu aparelho psíquico trabalha somente na forma verbal, não há imagens.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2017, 13:17:12 »
Como provavelmente é no xadrez, onde mesmo...

Já lí não sei aonde que mesmo os grandes enxadristas que jogam às cegas não conseguem visualizar todo o tabuleiro. Eles dizem que visualizam partes "iluminadas" com o restante no "escuro".
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2017, 13:41:46 »
Consigo imaginar facilmente qualquer coisa, sei lá, tipo um híbrido de Fusca com Ferrari ou de uma mangueira com palmeira ou de gente com animal e até de um fusca com um animal, mas não consigo visualizar nada, ao menos, não deliberadamente.

Pessoas que visualizam, visualizam tipo como no exemplo de contraste de imagens que descrevi?
Também não entendi...
 :?:
Estão a dizer que quem consegue "visualizar" "visualiza" não nítida e coerentemente como o que se enxerga pelos olhos :?:
 :duvida:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Agosto de 2017, 14:14:03 »
Como provavelmente é no xadrez, onde mesmo...

Já lí não sei aonde que mesmo os grandes enxadristas que jogam às cegas não conseguem visualizar todo o tabuleiro. Eles dizem que visualizam partes "iluminadas" com o restante no "escuro".

Eu acho que são analogias, forças de expressão, que raramente há o desengate de "alucinações coordenadas", simplesmente não havendo a mesma experiência subjetiva de visão desengatada por estímulo ótico, ou sonho. Mas mais algo como qualquer um sabe que cinco vezes quatro laranjas são vinte laranjas, sem vê-las se multiplicarem por cinco, e contá-las individualmente.

Estou lendo algumas dessas coisas sobre "afantasia" que googlei agora, e acho que, ou eu tenho isso desde sempre, ou isso é uma tremenda de uma bobagem da grossa.

Eu não entendo como esse grau de "imaginação" literal poderia existir e todas as pessoas não serem desenhistas, sem precisar de qualquer treinamento. As pessoas geralmente possuem a coordenação motora necessária para desenho; o problema é na verdade uma falta de capacidade de visualizar. Sejam abstrações tridimensionais, ou uma reprodução bidimensional.

Se as pessoas têm essa capacidade de alucinações fotográficas voluntárias, era só dar uma caneta hidrográfica, colocar a pessoa diante de uma foto ou desenho coberto por um papel vegetal, vendar os olhos, e pedir para a pessoa "desenhar por cima" do que "está vendo" (do que acabou de ver), tal como conseguiria fazer sem dificuldades SEM os olhos vendados. Eu não consigo "alucinar" onde estaria o meu braço ou minha mão com os olhos fechados, mas "sei" perfeitamente onde eles estariam, podendo perfeitamente desenhar algumas coisas simples de olhos fechados, então isso não deve ser um impedimento para pessoas com capacidade superior/literal/alucinatória-voluntária de visualização.

Mas duvido que tal procedimento fosse resultar em desenhos significativamente próximos dos de fato "traçados" por cima visualmente, que seria o esperado de tal capacidade de "imaginação" realista.

Talvez curiosamente a maior parte das pessoas que desenham tenham ironicamente visualização deficiente, já que imagino que sejam a maioria das que fazem exercícios de "desenho de contorno cego", com resultados completamente incompatíveis com o esperado de uma visualização literal:

Não preciso colocar fotos comparativas de objetos reais para que qualquer um "visualize" que seus contornos não irão se sobrepor.

Eu não sei o quanto os autores desses desenhos costumam desenhar; embora alguns desenhos feitos assim possam ser significativamente melhores, virtualmente nenhum chega ao que seria esperado de traçar por cima de algo que está realmente se vendo, que deveria ser o que a maior parte das pessoas "não-afantasiosas" conseguiriam fazer.

A fantasia real parece ser isso de "afantasia".

As pessoas possivelmente em larga escala talvez acreditem que literalmente visualizam, mas não vizualizam "de verdade" coisa nenhuma. Uma espécie de memória falsa, talvez.

Se assim fosse, provavelmente nem haveria tanto interesse e dúvida em torno de induzir "sonhos lúcidos", já que na maior parte seria só "imaginar" ("daydreaming"), não precisa dormir.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #16 Online: 11 de Agosto de 2017, 14:59:29 »
Eu duvido que a maioria das pessoas sejam capaz de criar imagens mentais de forma deliberada e tão nítidas quanto a realidade. Essas pessoas que falam isso não devem saber bem o que estão falando ou você as interpretou de maneira equivocada. Se você imagina um copo de leite sobre a escrivaninha, o contraste, o brilho e a nitidez do copo de leite evidentemente é diferente da escrivaninha e demais objetos ao redor, que são reais. A não ser que você esteja alucinando ou em transe hipnótico, como lembrou o Buck, a diferença entre a imagem criada e os objetos reais ao redor será nítida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2017, 15:29:50 »
Sim, imaginar pode incluir sons, sensações cinestésicas imagens e etc. Já visualizar pode se referir a imagens especificamente.

Acho que não se pode assumir qualquer definição, e a falta de precisão nelas deve ser origem de muita nebulosidade nesses temas.

Etimologicamente, é sugestivo serem sinônimos, derivando dos radicais de "imagem" e "visão", respectivamente. "Imagens" sendo "representações visuais", embora em algumas áreas específicas se possa usar o termo com conotações mais abrangentes e diversas disso, como a "imagem" de todo o conteúdo do disco rígido do computador, cujos aspectos "visuais" são essencialmente irrelevantes.

É curioso notar que até a forma como você tentou frasear a distinção incidentalmente reforça a "sinonimidade"; "visualizar pode se referir a imagens especificamente" -- quando seria esperado que, se houvesse diferença, "IMAGinar" fosse ser mais específico a IMAGENS".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2017, 22:03:22 »
Eu sempre ouço coisas como "imagine o som de uma buzina de carro, ou a sensação do fogo da lareira aquecendo sua pele."

Segundo a Wikipédia, "Imaginação é uma capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaginação). Ou seja, sons e sensações cinestésicas incluídos.

Mas reconheço que "imaginar" possa ter origem em "imagem" e seu sentido esteja mais ligado a construção de pensamentos no sentido visual. Mas que outra palavra você usaria quando quisesse que uma pessoa construísse mentalmente um som ou sensação de tato, olfato ou paladar?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2017, 22:47:15 »
Se uma pessoa não conseguir formar qualquer imagem na mente numa conversação,   terá que reaprender a funcionalidade de cada objeto sempre que ele for mencionado.
Esta pessoa sofre de um distúrbio mental grave.

Por outro lado se alguém diz que forma imagens reais e rigorosamente detalhadas, talvez não seja tanto assim... como sabê-lo?

Buck, uma pessoa pode criar imagens,digamos, de um rosto, e não saber desenhá-lo.
Aliás, principalmente de um rosto porque é uma das transcrições gráficas que exige o maior nível de nuances para distinguir um rosto de outro. Semente artistas ou pessoas com treinamento.

Criso, desencana. Ninguem vê as coisas como essas pessoas acreditam que estão vendo. Você é tão normal quanto qualquer de nós.
O Excepcional aqui é só o Alienígena. Memória espacial e fotográfica invejáveis.  :hihi:

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:13:38 »
Raramente consigo visualizar imagens, sempre escuras e pouco nítidas, mas não é algo que eu consiga controlar, elas simplesmente surgem e desaparecem. E sempre me surpreendo quando acontece. Ontem, por exemplo, quando fui dormir, visualizei uma imagem meio fantasmagórica de um rosto, mas quando tentei "focar" ela foi se modificando, como nuvens no céu, sem que eu conseguisse controlar, até desaparecer. Nunca é uma imagem fixa, nítida ou clara, sempre algo meio nebuloso, como, sei lá, uma nuvem de fumaça escura ocupando todo o raio de visão, com imagens se formando e dissipando aleatoriamente aqui e ali no meio da fumaça.
Perfeito AlienígenA, é isso mesmo. O que acontece é que alguns indivíduos parecem ter a capacidade de desencadear um transe hipnótico no qual essas imagens mentais são exteriorizadas e sobrepostas à visão física. Tenho tentado exercícios e técnicas de visualização e passo pela mesma dificuldade que você - as fantasmagorias se esvaem diante da atenção concentrada.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:14:21 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Se coisas como sonhos lúcidos e hipnose que causa alucinações são reais, talvez algumas pessoas possam ter "sonhos lúcidos acordadas", ou ter auto-alucinações hipnóticas.
Perfeito, Buckaroo. Todos nós sonhamos, logo, temos essa capacidade natural de produzir imagens vívidas... o que algumas pessoas são capazes de fazer (e, nisso, se diferem da maioria) é se transportar para seu próprio campo imaginário e sobrepor o sentido psíquico ao sentido físico. Apesar da habilidade parecer excepcional, ela é citada em muitos livros de proeminentes ocultistas como Bardon, Blavatsky, Atkinson, etc. A habilidade em si existe, nos resta descobrir como acessá-la!
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:14:35 »
Meu aparelho psíquico trabalha somente na forma verbal, não há imagens.
Wowbagger, você sonha? Lembra de seus sonhos? Se sim, não é que seu aparelho psíquico "não trabalhe com imagens", mas você que foi se adaptando a fazer outro tipo de sinapse.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:14:49 »
Gigaview, só de conseguir isso já é alguma coisa... algo que tenho percebido em minhas pesquisas, é que pessoas que dedicaram tempo excessivo em uma atividade repetitiva acabam por facilitar a formação da imagens mentais ao lembrar de suas atividades...
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2017, 23:15:08 »
Eu duvido que a maioria das pessoas sejam capaz de criar imagens mentais de forma deliberada e tão nítidas quanto a realidade. Essas pessoas que falam isso não devem saber bem o que estão falando ou você as interpretou de maneira equivocada. Se você imagina um copo de leite sobre a escrivaninha, o contraste, o brilho e a nitidez do copo de leite evidentemente é diferente da escrivaninha e demais objetos ao redor, que são reais. A não ser que você esteja alucinando ou em transe hipnótico, como lembrou o Buck, a diferença entre a imagem criada e os objetos reais ao redor será nítida.
Perfeito, Skeptikós. O que acontece é exatamente isso - essas pessoas conseguem entrar deliberadamente em transe hipnótico alucinatório visual. Nos resta descobrir - COMO!?
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!